Carreira na Educação: como se destacar e por onde começar?

Quer começar sua carreira na educação, mas não sabe o que fazer? Então, esse texto é para você!

Avatar


13 de Março7 min. de leitura

Seja dando aula, atuando na gestão ou em projetos de aprendizagem para diferentes grupos, se você quer construir uma carreira na educação, algumas dicas são fundamentais para você se sair bem!

Então, confira no texto quais etapas são importantes, as profissões possíveis e como ter sucesso na sua carreira na educação. Vamos lá?

Se preferir, navegue pelo índice abaixo

Outras notícias em destaque:

Tem dúvidas sobre como começar uma faculdade? Baixe gratuitamente o nosso Guia da Graduação!

Enfrentar novos desafios por vezes vem acompanhado de muitas dúvidas, e é por isso que a equipe da Gran Faculdade preparou um material completo e gratuito que vai te ajudar a compreender melhor como funciona uma Graduação.

No e-book que criamos para você, respondemos perguntas como:

  • O que é Graduação?
  • Quais os tipos de Graduação?
  • Como escolher meu curso de Graduação?
  • Como começar uma Graduação?

Além de te dar estas respostas, também te explicamos de forma simplificada outras questões relacionadas ao universo acadêmico. Não deixe de conferir!

Para receber o material gratuitamente, basta preencher o formulário abaixo:

5 passos para construir uma carreira de sucesso na área da educação?

Sucesso na carreira na educação ou em qualquer outra área é algo muito relativo, já que o que é sucesso para você pode não ser para outra pessoa. No entanto, alguns tópicos são essenciais para você nortear seu próprio caminho até o sucesso.

Entre eles, listamos 5 passos fundamentais:

1. Buscar o autoconhecimento na prática!

Entender quem você é, quais as suas melhores características, o que precisa melhorar, o que gosta e o que não gosta é fundamental para qualquer decisão que você venha a tomar. No campo profissional, isso ajuda a entender qual área seguir e o que evitar.

No entanto, é importante testar esse autoconhecimento na prática. Por exemplo, você pode ser uma pessoa que ama crianças, mas ao virar professor(a) em uma turma de 4º ano, não se encontrou profissionalmente. Isso não anula sua trajetória e você precisa apenas testar novos espaços, grupos, faixa etária, etc.

Por isso, ao longo dos cursos que fizer, busque estágios, projetos de voluntariado e ações que te deixem atuar em diferentes áreas da educação.

Assim, você entende melhor como potencializar suas habilidades e o que precisa desenvolver mais para sua carreira na educação ser assertiva para o que você deseja.

2. Planejar suas metas de carreira na educação

Depois de entender aquilo que você quer, é hora de colocar etapas para realizar seus sonhos e metas. Visualize como quer estar daqui 1, 2, 5, 10 anos. Classifique as etapas necessárias para atingir esses cenários.

Uma opção bem legal é identificar tudo aquilo que você precisa:

  • Continuar fazendo (o que você faz hoje que te ajuda a se aproximar das suas conquistas);
  • Começar a fazer (aquilo que é essencial, mas você acaba adiando por algum motivo: comece!);
  • Parar de fazer (evite tudo aquilo que te afasta dos seus objetivos, mas sem extremismos, lembre-se que saúde física, mental e emocional são fundamentais também).

Detalhe o máximo possível, coloque datas para concluir cada etapa e se comprometa com isso.

3. Identificar o que pode ser otimizado na sua rotina

Nossa rotina do dia a dia costuma ser bastante corrida, por isso, de vez em quando é importante olhar no que você está gastando energia.

Algumas tarefas e ações podem ser automatizadas ou delegadas a outras pessoas, liberando seu tempo ou energia para coisas que só você pode fazer.

Por exemplo, cozinhar uma vez por semana e fazer porções para a semana, ao invés de fazer almoço/jantar todo dia pode te dar uma folga para estudar em uma parte do dia.

Com isso, ao ter metas e etapas do que precisa ser feito, você consegue ajustar seu cronograma para começar as atividades necessárias para a construção da sua carreira na educação.

4. Entenda o contexto do mercado de trabalho da carreira na educação que você quer construir

Apesar de ser incrível realizar o sonho de determinada área/profissão, é importante levar em consideração o contexto do mercado de trabalho. Mas como assim?

Se você quer atuar com educação inclusiva, por exemplo, mas no seu município não há nenhuma instituição para esse público, você vai criar um empreendimento ou uma organização? Vai se mudar para outro lugar? Buscar concursos públicos?

Manter os pés no chão é fundamental para o sonho não se tornar um pesadelo engavetado se você acabar trabalhando em uma área totalmente diferente para pagar as contas. Então, avalie o todo!

5. Estudar, estudar e estudar!

De acordo com o relatório de 2020 do Fórum Econômico Mundial, a aprendizagem ativa, a criatividade, o pensamento analítico e crítico e a inovação são as principais competências para o profissional do futuro dos próximos 5 anos.

Ou seja, desenvolver habilidades técnicas e comportamentais é de extrema importância para quem quer se destacar no mercado.

Quem quer construir uma carreira na educação precisa entender que o estudo é fundamental e constante! No Gran, você encontra três formas de se destacar e ter sucesso na sua carreira na educação!

  1. Estudando para concursos públicos na área educacional: para quem quer um cargo público;
  2. Tirando o sonho da graduação do papel: aqui você encontra cursos de graduação EAD para estudar de onde estiver, de acordo com seu tempo e rotina, com mensalidades acessíveis, sem abrir mão da qualidade. Os cursos para carreira na educação incluem: Pedagogia,
  3. Se especializando com cursos de pós-graduação entre 6 e 18 meses.

(No fim do texto, tem cupons de desconto especiais e mais informações, aproveite!)

Estudar, treinar e desenvolver competências técnicas e comportamentais como didática, comunicação, planejamento e organização são partes fundamentais de um bom plano de carreira.

Além disso, buscar se conectar com pessoas, participar de eventos e projetos na educação, podem ajudar a ampliar horizontes profissionais, contribuindo, e muito, para o sucesso na sua carreira na educação.

O que é um plano de carreira na educação?

Um plano de carreira na educação é um arquivo que reúne os passos e objetivos de um(a) profissional da área educacional com aquilo que se espera alcançar ao longo de sua vida profissional.

Esse plano pode incluir metas de curto, médio e longo prazo, bem como os recursos e estratégias necessários para atingi-las.

Geralmente, um plano de carreira na educação pode abranger aspectos como qualificações acadêmicas, experiência profissional, desenvolvimento de habilidades específicas, progressão na hierarquia organizacional, entre outros.

Não existe um certo ou errado no plano de carreira na educação (ou em qualquer área). É preciso entender o que você quer:

  • Que cursos quer fazer?
  • Quais cargos deseja ter?
  • Que habilidades precisa desenvolver?
  • Quais ferramentas e técnicas você já possui e quais precisa desenvolver?
  • Quanto tempo pretende ficar em cada instituição/projeto?
  • Quais as profissões na área da educação que mais chamam sua atenção?
  • Como você espera medir seu sucesso?
  • Em quais lugares você quer trabalhar?

Perguntas como essas te ajudam a entender melhor seu status atual e quais os próximos passos.

Mas vale a pena manter a flexibilidade e estar aberto(a) a possíveis mudanças, tanto pelo que está no seu controle, quanto pelo que não está.

Por exemplo, você deseja trabalhar em uma escola por 5 anos, mas no meio desse caminho pode ser desligada da empresa ou pode ter um convite para um projeto que faz mais sentido para você.

Quais os melhores cursos para quem quer fazer carreira na educação?

Existem muitos cursos na área da Educação, mas listamos as melhores opções para quem está focado(a) na carreira a médio e longo prazo como um todo.

Pedagogia

Uma das principais bases da carreira na educação, a faculdade de pedagogia prepara profissionais para lecionar na educação básica ou atuar na gestão pedagógica. Além disso, ela possui em sua grade curricular disciplinas para as diferentes áreas da educação básica, o que permite também que os estudantes identifiquem qual sua área de maior interesse.

O curso de graduação em Pedagogia possui duração de 4 anos, tanto na modalidade bacharelado, quanto na licenciatura.

Saiba mais sobre o curso de Pedagogia EAD da Gran Faculdade!

Licenciatura em áreas específicas

Se você quer lecionar uma disciplina específica, como matemática, língua portuguesa ou educação física, as licenciaturas específicas são as mais indicadas. A maioria dos cursos possui duração de 4 anos e pode ser encontrada nas modalidades presencial ou online (EAD).

Nesse caso, são algumas possibilidades as licenciaturas em:

  • Letras (Português ou outros idiomas);
  • Matemática;
  • História;
  • Geografia;
  • Artes;
  • Música;
  • Ciências Biológicas;
  • Sociologia;
  • Filosofia;
  • Física;
  • Teologia;
  • Educação Física;
  • Dança;

Uma ideia para quem quer participar também de coordenação pedagógica na sua área ou agregar outra matéria, é cursar a segunda licenciatura. Com o aproveitamento de disciplinas, é possível concluir uma segunda licenciatura em cerca de 18 meses.

Conheça o curso de Licenciatura em Letras – Língua Portuguesa da Gran Faculdade.

Docência no ensino superior

Apesar da docência ser considerada qualquer forma de ensinar e estimular o aprendizado, quando falamos sobre carreira na educação para docência diz mais respeito à docência no ensino superior.

Para isso, vale lembrar que é importante uma formação profissional com curso de graduação e pós-graduação (lato e/ou stricto sensu). Uma opção na Gran Faculdade é a pós-graduação em docência no ensino superior.

A carreira docente é uma das mais promissoras e bem remuneradas da educação, especialmente para instituições de ensino superior. Para isso, valem as 5 dicas do início do texto para você encontrar a área em que quer atuar e traçar as etapas necessárias para alcançar seus objetivos.

Mas uma dica bônus é que se você quer se destacar, vale a pena observar as características dos melhores docentes com os quais você teve contato. Quais pontos tornaram um(a) professor(a) exemplar na sua trajetória acadêmica? Como você pode desenvolver isso em você?

Psicopedagogia

Como o próprio nome sugere, a psicopedagogia mescla as áreas de conhecimento da psicologia e da pedagogia. Seu objetivo é analisar e atuarem fatores psicossociais da aprendizagem.

Além de encontrar graduação em Psicopedagogia, profissionais da Pedagogia ou da Psicologia podem cursar uma especialização para atuar na área.

Gestão Escolar

O papel da escola no desenvolvimento da sociedade como um todo é inegável, mas para ter bons resultados, é preciso uma participação ativa de toda a comunidade. Para pensar a escola como um todo e conseguir atuar na gestão escolar, seja em cargos de diretoria, supervisão ou outros, é preciso se especializar na área.

Para atuar nessa frente, também é importante desenvolver comportamentos de liderança e logística.

O curso de graduação em Processos Escolares é uma formação rápida e útil para essa atuação, mas também é possível buscar diretamente por uma pós-graduação em Gestão Escolar ou em Coordenação Pedagógica e Supervisão (se você já tiver um diploma de nível superior).

Educação Especial e Inclusiva

Um campo que tem se ampliado, graças ao maior acesso a diagnóstico, é a demanda por profissionais qualificados na educação inclusiva. Para atuar nessa área, é preciso entender melhor as deficiências (físicas e intelectuais), os distúrbios de aprendizagem e os transtornos do desenvolvimento.

Além disso, conhecer a legislação e conseguir aplicar as técnicas e ferramentas facilitadoras para a inclusão e a aprendizagem é fundamental.

Essa é uma área com bastante espaço para desenvolvimento e possibilidades de ações multidisciplinares para atender melhor o contexto da criança ou da pessoa adulta.

Além da formação em Psicopedagogia, é possível se especializar com cursos da perspectiva da Educação Inclusiva.

Carreira na Educação: qual profissão é mais valorizada?

Essa questão varia de acordo com uma série de fatores, como: formação profissional, região do país, demandas locais, porte e segmento de atuação da instituição, etc.

Atualmente, entre os cargos com maior média salarial da carreira na educação, estão cargos de direção escolar e de professores concursados (especialmente para nível superior). Além disso, os salários tendem a subir conforme o(a) profissional se qualifica com especializações (pós-graduação, mestrado e doutorado).

Algumas opções de carreira na educação incluem a área de materiais didáticos e de pesquisa, mas são nichos que costumam ser mais valorizados somente em segmentos e regiões específicas.

Quais as profissões na área da educação?

Entre as profissões da área da educação, é comum encontrarmos cargos de:

  • Professor;
  • Pedagogo;
  • Coordenador Pedagógico;
  • Orientador Educacional;
  • Psicopedagogo;
  • Gestor Escolar;
  • Especialista em Tecnologia Educacional;
  • Educador Social;
  • Educador Infantil;
  • Educador Físico Escolar;
  • Professor de Educação Especial;
  • Fonoaudiólogo Escolar;
  • Bibliotecário Escolar;
  • Monitor de Recreação;
  • Instrutor de Idiomas;
  • Educador Ambiental;
  • Educador Cultural;
  • Professor Universitário;
  • Secretário Escolar;
  • Coordenador de Cursos;
  • Tutor EAD;
  • Coach Educacional;
  • Analista de Educação;
  • Supervisor Escolar;
  • Inspetor Escolar;
  • Palestrante Educacional;
  • Assessores Pedagógicos;
  • Educador Financeiro;
  • Conselheiro Escolar;
  • Tradutor e Intérprete Educacional, entre outros.

Aproveite as vantagens da Gran Faculdade para sua carreira na educação!

Aqui no Gran, nossos alunos contam com profissionais qualificados e disciplinas que ajudam você a desenvolver seu plano de carreira para iniciativa privada, esfera pública ou outras possibilidades.

A Gran Faculdade é resultado do sonho de democratizar o acesso ao ensino superior de qualidade, para que as pessoas possam transformar suas vidas por meio da educação e da tecnologia. Aqui, você encontra:

  • Entrada imediata para você não precisar aguardar o início de um novo semestre letivo para começar a conquistar seu diploma – você se matricula e pode começar o curso no mesmo dia;
  • Faculdade EAD com curso 100% digital que possibilita conciliar a rotina do dia a dia com os estudos;
  • Plataforma simples e intuitiva, assim, você estuda de onde estiver, em qualquer dispositivo;
  • Professores renomados, didáticos e que preparam os alunos para a prática profissional;
  • Mensalidades que cabem no seu bolso para que você possa realizar seus sonhos, com valores fixos ao longo de todo o curso, sem pegadinhas ou letras miúdas;
  • Acessibilidade e ferramentas de inclusão, afinal, aqui, todo mundo pode! E muito mais.

Aproveite os valores e vantagens para conquistar seu diploma.

Cupons de desconto Graduação EAD

Confira os descontos abaixo e selecione a opção que melhor se encaixa para você (cupons válidos até o preenchimento das vagas disponíveis):

CategoriaValor mensalCupom
Graduação SocialR$ 94,90GRADSOCIALGRAN
Graduação Social MulherR$ 89,90GRADSOCIALGRANMULHER
Graduação Alunos e Ex-alunos GranR$ 94,90GRADALUNOGRAN
Graduação Alunas e Ex-alunas Gran (Mulher)R$ 89,90GRADALUNOGRANMULHER
Novos AlunosR$ 114,90NOVOGRADGRAN
Novas Alunas (Mulher)R$ 109,90NOVOGRADGRANMULHER

Além disso, você pode obter 10% de desconto fazendo o pagamento à vista. Ou, se não tiver limite do valor semestral no cartão de crédito, se matricular com pagamento recorrente (o valor da mensalidade é descontado a cada mês, sem comprometer o limite).

30 dias para testar! Aqui, confiamos no serviço que prestamos e no nosso propósito de mudar vidas por meio da educação da tecnologia. Então, se você não estiver satisfeito(a) em 30 dias, pode receber seu dinheiro de volta!

Garanta sua matrícula com desconto!


Quer ficar por dentro da Faculdade EAD mais inovadora do Brasil? Então, clique nos links abaixo:

Se preferir, receba gratuitamente no seu celular as principais notícias sobre a Gran Faculdade, clique no link abaixo e inscreva-se no canal:

TELEGRAM

Avatar


13 de Março7 min. de leitura