Por: Projeto Exame de Ordem | Cursos Online
Querido (a) aluno (a),
Vamos revisar o assunto mais cobrado no Exame de Ordem: requisitos para a inscrição do advogado, previsto no art. 8º do Estatuto da Advocacia e da OAB.
Inscrição do advogado:
Para a inscrição do advogado é necessário:
I – Capacidade civil;
II – Diploma ou certidão de graduação em direito, obtido em instituição de ensino oficialmente autorizada e credenciada;
III – Título de eleitor e quitação do serviço militar, se brasileiro;
IV – Aprovação em Exame de Ordem;
V – Não exercer atividade incompatível com a advocacia;
VI – Idoneidade moral;
VII – Prestar compromisso perante o Conselho.
O Exame de Ordem é regulamentado pelo provimento do Conselho Federal da OAB.
Idoneidade moral:
Deve ser declarada mediante decisão de 2/3 dos votos do conselho competente.
Não atende ao requisito de idoneidade moral aquele que tiver sido condenado por crime infamante, salvo reabilitação judicial.
Inscrição do estagiário:
I Capacidade civil;
II Título de eleitor e quitação do serviço militar, se brasileiro;
III Não exercer atividade incompatível com a advocacia;
IV Idoneidade moral;
V Prestar compromisso perante o Conselho.
Ter sido admitido em estágio profissional da advocacia.
Inscrição principal do advogado:
Deve ser feita no Conselho Seccional em cujo território pretende estabelecer o seu domicílio profissional (sede principal da advocacia).
Inscrição suplementar:
Limite: cinco causas por ano.
Cancelamento da inscrição:
I – assim o requerer;
II – sofrer penalidade de exclusão;
III – falecer;
IV – passar a exercer, em caráter definitivo, atividade incompatível com a advocacia;
V – perder qualquer um dos requisitos necessários para a inscrição.
Licença profissional:
I – assim o requerer, por motivo justificado;
II – passar a exercer, em caráter temporário, atividade incompatível com o exercício da advocacia;
III – sofrer doença mental considerada curável;
Questão 09 (X Exame de Ordem)
Um jovem advogado inicia sua carreira em seu estado natal, angariando clientes em decorrência das suas raras habilidades de negociador. Com o curso do tempo, sua fama de bom profissional se espraia e, em razão disso, surgem convites para atuar em outros estados da federação. Ao contatar um cliente no Estado Y, distante mais de mil quilômetros do seu estado natal, é surpreendido pelas autoridades de Y, com determinação restritiva ao seu exercício profissional, por não ser advogado do local.
a) O advogado deve restringir o exercício profissional ao local em que obteve sua inscrição.
b) O advogado deve solicitar autorização a cada processo em que atuar fora do local de inscrição.
c) O advogado deve realizar Exame de Ordem em cada estado em que for atuar.
d) O advogado pode exercer sua profissão em todo o território nacional.
Comentário: Além da principal, o advogado deve promover a inscrição suplementar nos Conselhos Seccionais em cujos territórios passar a exercer habitualmente a profissão, considerando-se habitualidade a intervenção judicial que exceder cinco causas por ano (Art. 10, §2º, EAOAB).
Gabarito: D
Questão 08 (IX Exame de Ordem)
José da Silva, advogado renomado, é acometido por doença mental considerada pela unanimidade dos médicos como incurável, perdendo suas faculdades de discernimento e sendo considerado absolutamente incapaz por sentença judicial. Nos termos das regras estatutárias, sua inscrição como advogado será
a) Suspensa até laudo médico sobre a doença portada.
b) Cancelada diante da incurabilidade da doença.
c) Extinta por decisão de junta médica convocada para tal fim.
d) Suspensa temporariamente para avaliação pelo Conselho Seccional.
Comentário: A inscrição do advogado na OAB é cancelada quando há perda de um dos requisitos necessários para inscrição, a exemplo da capacidade civil (Art. 11, inciso V c/c art. 8º, inciso I do EAOAB).
Gabarito: B
Questão 02 (VI Exame de Ordem)
Terêncio, após intensa atividade advocatícia, é acometido por mal de origem psiquiátrica, mas diagnosticado como passível de cura após tratamento prolongado. Não podendo exercer os atos da vida civil, apresenta requerimento à OAB. No concernente ao tema, à luz das normas aplicáveis, é correto afirmar que é caso de
a) Cancelamento da inscrição como advogado.
b) Impedimento ao exercício profissional, mantida a inscrição na OAB.
c) Licença do exercício da atividade profissional.
d) Penalidade de exclusão por doença.
Comentário: A licença profissional é concedida quando o advogado sofrer doença mental considerada curável (Art. 12, inciso III, EAOAB).
Gabarito: C
Questão 08 (IV Exame de Ordem)
Semprônio reside no Estado W, onde mantém o seu escritório de advocacia, mas requer sua inscrição principal no Estado K, onde, em alguns anos, pretende estabelecer domicílio. No concernente ao tema, à luz das normas estatutárias, é correto afirmar que:
a) O advogado pode eleger qualquer seccional para inscrição principal ao seu arbítrio.
b) O Conselho Federal pode autorizar a inscrição principal fora da sede do escritório do advogado.
c) Na dúvida entre domicílios, prevalece o da sede principal do exercício da advocacia.
d) A inscrição principal está subordinada ao domicílio profissional do advogado.
Comentário: A inscrição principal do advogado deve ser feita no Conselho Seccional em cujo território pretende estabelecer o seu domicílio profissional, na forma do Regulamento Geral (Art. 10, EAOAB).
Gabarito: D
Questão 04 (XVIII Exame de Ordem)
Fernanda, estudante do 8º período de Direito, requereu inscrição junto à Seccional da OAB do estado onde reside. A inscrição foi indeferida, em razão de Fernanda ser serventuária do Tribunal de Justiça do estado. Fernanda recorreu da decisão, alegando que preenche todos os requisitos exigidos em lei para a inscrição de estagiário e que o exercício de cargo incompatível com a advocacia não impede a inscrição do estudante de Direito como estagiário.
Merece ser revista a decisão que indeferiu a inscrição de estagiário de Fernanda?
A) Sim, pois Fernanda exerce cargo incompatível com a advocacia e não com a realização de estágio.
B) Não, pois as incompatibilidades previstas em lei para o exercício da advocacia também devem ser observadas quando do requerimento de inscrição de estagiário.
C) Sim, pois o cargo de serventuário do Tribunal de Justiça não é incompatível com a advocacia, menos ainda com a realização de estágio.
D) Não, pois apenas estudantes do último período do curso de Direito podem requerer inscrição como estagiários.
Comentário: Para a inscrição de estagiário é necessário: a) capacidade civil; b) título de eleitor e quitação do serviço militar; c) não exercer atividade incompatível com advocacia; d) idoneidade moral; e e) prestar compromisso perante o conselho. (Art. 8º, incisos I, III, V, VI, VII, Estatuto da Advocacia e da OAB).
Gabarito: B
Atenção: O aluno de curso jurídico que exerça atividade incompatível com a advocacia pode frequentar o estágio ministrado pela respectiva instituição de ensino superior, para fins de aprendizagem, vedada a inscrição na OAB. (Art. 9º, §4º, Estatuto da Advocacia e da OAB).
Daniela Menezes – Advogada. Mestranda em Políticas Públicas pelo Uniceub, Professora Substituta do Uniceub, Advogada, Formação e Capacitação de Juíza Arbitral do Brasil, Europa e Mercosul.
Estude conosco e tenha a melhor preparação para o XXII Exame de Ordem!
O Gran Cursos Online desenvolveu o Projeto Exame de Ordem focado na aprovação dos bacharéis em Direito no Exame Nacional da Ordem dos Advogados do Brasil. A renomada equipe de professores, formada por mestres, doutores, delegados, defensores públicos, promotores de justiça e especialistas em Direito, preparou um método online que dará o apoio necessário para o estudante se preparar e conseguir a aprovação. O curso proporciona ao candidato uma preparação efetiva por meio de videoaulas com abordagem teórica, confecção de peças jurídicas e resolução de questões subjetivas. É a oportunidade ideal para aqueles que buscam uma preparação completa e a tão sonhada carteira vermelha.