Olá Meu querido aluno(a),
Hoje vamos falar sobre um ponto importantíssimo e muito cobrado nas provas quando o assunto é PMBOK. O tema de hoje é a EAP!
Quando estamos desenvolvendo um projeto, um dos aspectos principais é definir o que será entregue. A definição do que será entregue compõem o escopo. Existem há dois tipos de escopos: projeto e produto.
O escopo do projeto que envolve o trabalho a ser realizado. E o escopo do produto que envolve as características do produto, serviço ou resultado a ser entregue. Nesse post, vamos falar sobre o escopo do projeto em mais detalhes.
Não é fácil nem trivial pensar em todo o escopo do projeto de uma única vez. Por isso, o PMBOK adota a chamada elaboração progressiva.
Na elaboração progressiva à medida que o projeto avança mais detalhes são conhecidos e com isso é possível fazer um melhor detalhamento das atividades. Para gerar as atividades do cronograma é preciso saber o que será entregue. Para ter a visão geral do que será entregue utilizamos uma EAP (Estrutura Analítica do Projeto).
A EAP provê uma decomposição hierárquica do escopo. O que isso significa?
Quando falamos em decomposição hierárquica estamos querendo dizer que o escopo é pensado de um nível mais alto para um nível mais baixo. Ou seja, de um nível com menor detalhes para um com maior detalhes. Vamos pensar em um exemplo.
Imagine que queremos construir um avião. No nível mais alto da EAP teremos simplesmente isso um avião. Em um nível abaixo temos que quebrar esse escopo. Nesse nível inferior ao do avião podemos encontrar as partes que compõem o avião, por exemplo: motor e asas. Cada uma das partes desse nível pode, por sua vez, ser quebrada em mais partes. Dessa forma temos níveis inferiores que descrevem os componentes que devem ser entregues para formar o motor e as asas. Esse processo segue até que chegamos no nível mais baixo da EAP chamado de pacote de trabalho.
Segundo o PMBOK,
A EAP é uma decomposição hierárquica do escopo total do trabalho a ser executado pela equipe do projeto a fim de alcançar os objetivos do projeto e criar as entregas requeridas. A EAP organiza e define o escopo total do projeto e representa o trabalho especificado na atual declaração do escopo do projeto aprovada
Dessa forma, criar uma EAP consiste no processo de subdivisão das entregas e do trabalho do projeto em componentes menores e mais facilmente gerenciáveis.
Segundo o PMBOK,
Um pacote de trabalho pode ser usado para agrupar as atividades onde o trabalho é agendado, tem seu custo estimado, monitorado e controlado. No contexto da EAP, o trabalho se refere a produtos de trabalho ou entregas que são o resultado da atividade e não a atividade propriamente dita.
Por fim guarde que uma EAP também pode ser organizada por fases.
Grande Abraço!