Recursos Bombeiros GO: prazo até 27/10. Confira!

Veja as questões passíveis de recurso e confira a fundamentação elaborada pelos nossos mestres

Por
5 min. de leitura

As provas do concurso Bombeiros GO aconteceram no último domingo (23)! Os candidatos realizaram as provas para o cargo de Soldado Combatente do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás.

Estão sendo ofertadas 500 vagas no concurso Bombeiros GO para o cargo de Soldado Combatente, a remuneração ofertada é de R$6.353,13. Veja abaixo os possíveis recursos Bombeiros GO.

 

Ser aprovado é questão de treino: Segurança Pública com Érico Palazzo

Confira abaixo os recursos elaborados por nossa equipe de especialistas:

QUESTÃO NÚMERO 02

GABARITO PRELIMINAR: E

GABARITO EXTRAOFICIAL APRESENTADO PELO PROFESSOR CLAITON NATAL: B

QUESTÃO: Considere o excerto a seguir e assinale a alternativa que o analisa corretamente: “Uma vez negociado e compreendido o que está em jogo em uma data interação, o indivíduo passa a gerir a apresentação do seu Eu (Self) em relação às impressões anteriormente estabelecidas, com vistas a alcançar objetivos formulados previamente, de maneira consciente ou não”.

(A) O termo “alcançar” poderia ser substituído por “alcance”, desde que fosse marcado o uso d acento grave, indicativo de crase, diante dessa substituição.

(B) Em “dada interação”, o termo em destaque é um verbo com função adjetiva que se refere à ação realizada pelo “indivíduo”.

(C) As vírgulasa usadas no trecho servem para separar elementos coordenados entre si.

(D) A expressão “passa a gerir” pode ser substituída por “gerindo”, visto que ambas fazem referência ao futuro.

(E) A expressão “com vistas a” poderia ser substituída por “com vista a”, preservando o sentido e a correção gramatical.

RECURSO: Deve-se considerar a alternativa “B” correta, pois o vocábulo “dada” no trecho “está em jogo em uma dada interação” está na forma nominal de particípio, que textualmente caracteriza o substantivo “interação”. Ressalto: é flagrante a função atributiva (adjunto adnominal) do vocábulo “dada”. Acrescento ainda que é incontestável a afinidade entre particípio e adjetivo. Esta afinidade se revela, principalmente, quando o particípio (eixo paradigmático) e o adjetivo (eixo sintagmático) desempenham função atributiva (adjunto adnominal) e predicativa (núcleo nominal de um predicativo). 

Exemplo:

Alguns de meus colegas traziam escondidas nos bolsos baganas apanhadas na rua, roubadas a seus pais ou ganhas de amigos.” (Verissimo) 

Alternativa “E”

A construção vernácula é plural “com vistas a”, porquanto há expressão fixa pluralística, conforme prescrição gramatical. 

Observe o que assinala Napoleão Mendes de Almeida: “É português o emprego de vistas no plural para significar intento, intuito, mira; a locução do verbete deve de preferência terminar em ‘em’ e não em ‘a’: com vistas no prêmio, com vistas no aumento, com vistas em aumentar a produção”. 

Pede-se que considere a alternativa “E” incorreta, visto que a construção no singular “com vista a” não atende ao rigor gramatical. 

Nesses termos, solicita-se considerar CERTA a alternativa “B”. 

Bibliografias:

José Carlos de Azeredo – Gramática Houaiss 

Napoleão Mendes de Almeida – Dicionário de Questões Vernáculas. 

Celso Cunha & Lindley Cintra – Nova Gramática do Português Contemporâneo.

 

QUESTÃO NÚMERO 03

GABARITO PRELIMINAR: D

GABARITO EXTRAOFICIAL APRESENTADO PELO PROFESSOR MÁRCIO WESLEY: B

QUESTÃO: Assinale a alternativa que indica o gênero textual ao qual o texto de apoio pertence.

(A) Resenha

(B) Resumo

(C) Sinopse

(D) Carta

(E) Fichamento

RECURSO: O link citado pela banca ao final do texto como fonte é: https://ea.fflch.usp.br/obra/representacao-do-eu-na-vida-cotidiana . Esse link abre um verbete da Enciclopédia de Antropologia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP. Na página acessada, o próprio texto original se encerra com os dizeres: “Como citar este verbete: MACIEL, Diogo Barbosa & BERBEL, Gustavo dos Santos. 2015. “A representação do eu na vida cotidiana”. In: Enciclopédia de Antropologia. São Paulo: Universidade de São Paulo, Departamento de Antropologia. Disponível em: <http://ea.fflch.usp.br/obra/representação-do-eu-na-vida-cotidiana>”

Ora, está fora de propósito considerar a resposta da questão como “(D) Carta”, quando o próprio produtor do texto o classifica como verbete de uma enciclopédia. No entanto, entre as opções oferecidas pela banca, aquela mais condizente com o trecho apresentado na prova é “(B) Resumo”, uma vez que esse trecho se dedicou a apresentar as ideias principais da obra referida no início do verbete constante na página web acessada. 

A título de esclarecimento, uma carta deveria apresentar remetente e destinatário, com saudação inicial e final daquele para este, além de uma linguagem que evidenciasse interação entre os interlocutores. Mas isso não ocorre no texto. Em vez disso, ocorre meramente o registro informativo das ideias principais da obra citada (A Representação do Eu na Vida Cotidiana). Trata-se, portanto, de resumo.

O texto de apoio na prova mencionava com frequência o autor da obra original resumida. Isso é habitual em resumos, segundo Machado, Anna Rachel (org.), em Resumo, editora Parábola, 2004, p. 47: “Um resumo é um texto sobre outro texto, de outro autor, e isso deve ficar sempre claro, mencionando-se frequentemente o seu autor, para evitar que o leitor tome como sendo nossas as ideias que, de fato, são do autor do texto resumido.”

Para distinguir resumo e resenha, a obra “Resenha”, de Machado, Anna Rachel (org.), editora Parábola, 2004, p. 15, informa: “Inúmeros tipos de textos se caracterizam por apresentar informações selecionadas e resumidas sobre o conteúdo de outro texto. Outros, além de apresentar essas informações, também apresentam comentários e avaliações. Os primeiros são resumos […] e os segundos são resenhas.”

Ora, como o texto dado na prova apenas registrou uma seleção de informações da obra citada, sem comentar nem avaliar, então temos mesmo resumo, e não resenha.

Também não se tratava de fichamento, pois este faria simplesmente a anotação de trechos transcritos literalmente como citações de uma obra colecionadas para posterior uso na produção de uma monografia.

Conclusão: a única resposta possível para a questão só pode mesmo ser “(B) Resumo”.

PEDIDO: alterar o gabarito da opção “(D) Carta” para a opção “(B) Resumo”.

 

QUESTÃO NÚMERO 11

GABARITO PRELIMINAR: C

GABARITO EXTRAOFICIAL APRESENTADO PELO PROFESSOR JEFERSON BOGO: C

QUESTÃO: Um soldado recebeu, por mensagem de texto, as coordenadas geográficas (latitude e longitude) de um prédio onde estava ocorrendo um incêndio. Qual programa e/ou sistema a seguir NÃO pode ser usado para planejar uma rota para o local da ocorrência?

(A) Waze

(B) Google Maps

(C) MindMapper

(D) OpenStreelMap

(E) Google Earth

RECURSO: O conteúdo abordado na questão número 11, da prova tipo 4, que aborda programas para traçar rotas para o destino de uma ocorrência e que tem como resposta um programa usado para confeccionar mapas mentais, extrapola o conteúdo citado no respectivo edital do concurso. Não temos no edital a previsão para cobrança de programas utilizados para essa finalidade. Ainda que pudéssemos entender a cobrança de tais programas citados nas alternativas “A”, “B”, “D” e “E”, de acordo com o item “3” do edital (“3. Rede de Computadores: conceitos básicos; ferramentas; aplicativos; procedimentos de Internet e Intranet…”), a resposta atribuída à questão, letra “C” (“MindMapper”), não está alocado em nenhum tópico do edital, não sendo, portanto, obrigação do candidato conhecê-lo.

 

QUESTÃO NÚMERO 36

GABARITO PRELIMINAR: D

GABARITO EXTRAOFICIAL APRESENTADO PELO PROFESSOR YURI LIMA: D

QUESTÃO: Em caso de crise convulsiva, quanto à conduta no atendimento, NÃO se deve

(A) manter a permeabilidade das vias aéreas

(B) manter a vítima em posição confortável

(C) aguardar a duração normal da crise (1 a 5 minutos)

(D) inserir objetos ou os dedos na boca da vítima

(E) proteger a cabeça da vítima

RECURSO: Sr. Presidente da Banca Examinadora, 

Solicito a ANULAÇÃO  da referida questão, pois o assunto Crise Convulsiva  foge do que foi pedido no edital. O tema abordado não compõe conteúdo programático, visto que o Edital na Matéria de Noções de atividade Bombeiro Militar no item 2 , cobra : 2. Segurança e avaliação da vítima; Suporte básico de vida (Capítulos 1 e 2 do Protocolo de Suporte Básico de Vida – CBMGO, 2020). 

E o tema da questão Crise Convulsiva compõe o Capítulo 04 do Protocolo de Suporte Básico de Vida – CBMGO, 2020. 

Sendo assim,reitero,minha solicitação de ANULAÇÃO da referida questão.



QUESTÃO NÚMERO 50

GABARITO PRELIMINAR: E

GABARITO EXTRAOFICIAL APRESENTADO PELO PROFESSOR YURI LIMA: E

QUESTÃO: Em casos de ferimento nos olhos, NÃO se deve

(A) lavar com soro fisiológico nos casos que não haja transfixação

(B) aplicar atadura oclusiva em ambos os olhos

(C) remover a lente de contato apenas em vítimas inconscientes, com tempo de transporte prolongado

(D) em caso de protusão do globo ocular, proteger com atadura e gazes embebidos em soro fisiológico

(E) retirar objetos que estejam transfixados

RECURSO: Sr. Presidente da Banca Examinadora, 

Solicito a ANULAÇÃO  da referida questão, pois o assunto Ferimentos Oculares  foge do que foi pedido no edital. O tema abordado não compõe conteúdo programático, visto que o Edital na Matéria de Noções de atividade Bombeiro Militar no item 2 , cobra : 2. Segurança e avaliação da vítima; Suporte básico de vida (Capítulos 1 e 2 do Protocolo de Suporte Básico de Vida – CBMGO, 2020). 

Sendo assim, reitero, minha solicitação de ANULAÇÃO da referida questão. 

 

Resumo do Concurso Bombeiro GO

Concurso Bombeiros GO Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás
Situação atual edital publicado
Banca organizadora Instituto AOCP
Cargos diversos
Escolaridade Nível superior
Carreiras Segurança Pública
Lotação Goiás
Número de vagas 612 vagas
Remuneração de R$6.353,13 a R$13.901,60
Inscrições de 09/08/2022 às 23h59min do dia 08/09/2022 (Soldado Combatente e Cadete)

de 09/08/2022 a 31/10/2022 (Soldado Músico e 2º Tenente)

Taxa de inscrição R$ R$110,00 e R$130,00
Data da prova objetiva 16 de outubro de 2022 (Cadete)

23 de outubro de 2022 (Soldado Combatente)

05 de fevereiro de 2023 (Soldado Músico)

12 de fevereiro de 2023 (Tenente)

Clique aqui para ver o edital Bombeiros GO 2022

Clique aqui para ver o edital Bombeiros GO 2022 Músico


Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil?
Clique nos links abaixo:

CONCURSOS ABERTOS

CONCURSOS 2022

CONCURSOS 2023

Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias do mundo dos concursos!
Clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:

TELEGRAM

Por
5 min. de leitura

Tudo que sabemos sobre:

edital publicado