Roupa para entrevista de emprego: 5 dicas de como se vestir!

Está na dúvida sobre como se vestir para entrevista de emprego? Confira dicas e saiba como escolher sua roupa para entrevista de emprego!

Por
5 min. de leitura

Escolher roupa para entrevista de emprego é um desafio, não é? Seja presencial ou online, escolher a roupa adequada para essa etapa do processo seletivo é uma preocupação comum. Pensando nisso, listamos 5 dicas de como se vestir para uma entrevista de emprego!

Então, vamos lá, se preferir navegue pelo índice abaixo:

5 dicas de como se vestir para uma entrevista de emprego

A busca por um emprego às vezes pode ser uma longa jornada e escolher a roupa certa pode trazer mais segurança e tranquilidade.

Algumas dicas do que vestir e do que não vestir podem fazer muita diferença na hora de causar uma boa impressão na etapa de entrevista, seja online ou presencial. Então, vamos lá!

1. Estude a empresa

Sim, estudar a empresa é uma dica fundamental para se preparar bem para a entrevista, mas como isso se aplica à roupa? De acordo com Dandara Assis, analista de atração e seleção do Gran, esse é um detalhe que pode te destacar ao longo do processo. “Estude o branding e a cultura da empresa para a qual está se candidatando”, destaca ela.

Ao considerar se candidatar para a uma vaga, é muito importante que você avalie se aquela empresa faz sentido pra você, seja no propósito de trabalho, valores, objetivos de carreiras, cultura organizacional e até mesmo em relação às vestimentas exigidas.

Quando você se identifica com os comportamentos e propósitos da empresa, é mais fácil se sentir pertencente e com uma maior satisfação pessoal.

2. Identifique o estilo da empresa (e o dress code)

Ainda reforçando a dica anterior, entenda o lugar! Algumas empresas possuem normas sobre como se vestir de acordo com a cultura seguida, é o chamado dress code (código de vestimenta).

É comum que algumas empresas possuam diretrizes de vestimentas para o ambiente corporativo. Existem vestimentas mais conservadoras, como, por exemplo, o uso de terno. Por outro lado, algumas empresas possuem um estilo mais casual, que podem incluir calças ou saias sociais, combinadas com camisas mais despojadas.

Além disso, tem empresas que exigem o uso de uniforme ou até uma vestimenta específica de algum setor. E tem empresas que não possuem uma exigência tão grande e permitem que seus colaboradores sejam diversos e únicos e que tenham autonomia para escolherem suas roupas.

Por isso, é muito importante avaliar o que faz sentido para você. Afinal, caso você seja aprovado(a), vai trabalhar com esse estilo de roupa em seu dia a dia.

3. Seja você!

Já sabemos que é preciso identificar se as vestimentas da empresa combinam com o seu estilo. Mas é muito importante destacar que você não precisa mudar o seu jeito para se encaixar no padrão da empresa. Ao escolher sua vestimenta, procure aquela que te deixe confortável e que você sinta segurança.

Encontre um equilíbrio! Você pode usar roupas que refletem seu estilo pessoal e, ao mesmo tempo, estar de acordo com as diretrizes de vestimenta da empresa.

Cada empresa é única, e as expectativas em relação às vestimentas podem mudar, seja por conta da empresa ou até mesmo por conta do cargo. O importante é encontrar um equilíbrio entre ser você mesmo(a) e atender às exigências profissionais durante o processo seletivo.

4. Mostre sua personalidade por meio de respostas

Sabemos que a aparência pode preocupar muitas pessoas, mas uma forma de você demonstrar a sua personalidade é por meio das suas respostas e do seu comportamento.

Tenha autenticidade e fale de forma natural, como se estivesse tendo uma conversa mesmo. Isso ajudará você a se conectar melhor com a pessoa recrutadora.

Conte histórias reais: ao invés de apenas listar suas qualificações, compartilhe exemplos de situações em que você aplicou suas habilidades e obteve resultados positivos.

E o mais importante: autoconhecimento! Antes da entrevista, reflita sobre suas habilidades, experiências e realizações. Conhecer suas próprias competências e valores ajudará você a responder de maneira autêntica.

5. Evite acessórios em excesso

Tudo em excesso deve ser evitado, por isso cuidado na hora de montar o look e incluir muitos acessórios ou elementos.

Mantenha a simplicidade e dê preferência para o minimalismo ao escolher sua roupa para entrevista de emprego. Lembre-se que o seu objetivo é transmitir profissionalismo e confiança, sem causar distrações desnecessárias.

Que tipo de roupa usar para entrevista de emprego?

Bom, agora que você já conferiu dicas fundamentais sobre como se vestir para uma entrevista de emprego, vamos ver exemplos e peças básicas que funcionam? Para se vestir bem para uma entrevista de emprego dois itens são fundamentais: bom senso e conforto.

Bom senso nesse caso é analisar bem o contexto, as dicas que vimos anteriormente podem ajudar: verifique o código de vestimenta da empresa, analise se aquele modelo de empresa combina com o seu jeito de ser, use roupas adequadas, mas confortáveis e seja você mesmo(a).

Por outro lado, o conforto é fundamental para você se sentir mais seguro(a) na entrevista. Não adianta comprar uma roupa para a entrevista que te machuca ou não faz parte do seu estilo pessoal.

Caso você tenha receio do que vestir, pergunte à pessoa responsável pelo processo seletivo se existe alguma norma na empresa sobre vestimenta.

Se fizer sentido para você, siga as instruções que serão passadas. E se a empresa não possuir um código de vestimenta, sempre opte por roupas confortáveis e que, ao mesmo tempo, levem a imagem profissional que aquele contexto exige.

Uma dica é ir à página de carreiras da empresa, ou até mesmo no LinkedIn. Por lá, você encontrará fotos de pessoas que trabalham no local, publicações de colaboradores, eventos e pode se inspirar nelas, caso seja de sua preferência.

O que não usar na entrevista de emprego:

Por fim, vale reforçar aquilo que você não deve usar em uma entrevista de emprego:

  • Roupas curtas, justas e decotadas;
  • Joias demais (uma boa dica é escolher 2 pontos: brincos e colar ou colar e pulseira, por exemplo);
  • Estampas chamativas;
  • Roupas com frases (principalmente se for em outro idioma e você não souber o significado);
  • Sapatos altos ou informais, como chinelos, rasteirinhas, sandálias abertas, botinas e calçados de escalada.

Como se vestir para uma entrevista de emprego online?

Antes de mais nada, vale o aviso: não tem como se vestir para uma entrevista de emprego de forma adequada só da cintura para cima, só porque a entrevista é online. Afinal, caso você precise se levantar por algum motivo, tudo pode ir por água abaixo.

Portanto, siga as mesmas dicas para uma entrevista presencial e inclua o cuidado com o ambiente que aparecerá na videochamada. Encontre um espaço organizado, de preferência com um fundo neutro e uma boa iluminação.

Destaque seu currículo com uma pós-graduação do Gran!

Além de se vestir de maneira adequada, para conquistar a vaga dos sonhos, é preciso destacar seu currículo entre os demais candidatos. Por isso, uma pós-graduação do Gran pode te ajudar.

Curso 100% digital, que pode ser concluído entre 6 e 18 meses e com mensalidades que cabem no seu bolso! Além disso, no Gran você encontra:

  • Flexibilização de horários para estudar de acordo com a sua rotina;
  • Professores qualificados e didáticos que te preparam tanto para a teoria, quanto para a prática profissional;
  • Plataforma simples e intuitiva que pode ser acessada de qualquer dispositivo, para você estudar de onde estiver;
  • Recursos de acessibilidade e inclusão para que todos possam estudar com qualidade;
  • Recursos tecnológicos que melhoram seu desempenho nos estudos e otimizam seu tempo e conhecimento;
  • E muito mais, então, vem ser Gran!

São 67 opções de pós-graduação nas áreas de gestão, finanças, educação, saúde, direito, engenharia, tecnologia e nas carreiras policial e fiscal. Encontre a sua!


Quer ficar por dentro da Faculdade Digital mais inovadora do Brasil? Então, clique nos links abaixo:

GRADUAÇÃO

PÓS-GRADUAÇÃO

TUDO SOBRE A GRAN FACULDADE

Ou ainda, receba gratuitamente no seu celular as principais notícias sobre a Gran Faculdade:

TELEGRAM

Por
5 min. de leitura