Saúde Mental para Estudantes: o que é e qual a importância?

Por
3 min. de leitura

Entre os temas mais importantes quando falamos sobre saúde e qualidade de vida, está a saúde mental. Por isso, o Janeiro Branco é um movimento para informar e conscientizar pessoas, além de debater o assunto em diferentes esferas da sociedade. Assim, essa semana o Gran preparou uma série de artigos especiais falando sobre o que é saúde mental e por que ela é importante, especialmente para estudantes.

Então, aproveite para saber mais sobre o tema e colocar em prática as dicas presentes ao longo da semana. Vamos lá?

Se preferir, navegue pelo índice abaixo.

O que é saúde mental?

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), saúde mental não é apenas como um indivíduo administra sentimentos e emoções. É preciso considerar todo o contexto que envolve cada pessoa e os fatores:

  • Sociais;
  • Culturais;
  • Econômicos;
  • Políticos;
  • Ambientais.

Por exemplo, a saúde mental pode ter diferentes significados e visões para pessoas de diferentes países, classes sociais, posicionamentos políticos, gêneros, etc. Como veremos ao longo da semana.

Mas o que é saúde mental, de fato? Para facilitar o entendimento desse conceito, podemos traçar um paralelo com algo mais habitual: a saúde física.

Consideramos uma pessoa fisicamente saudável quando ela:

  • Realiza atividade física regularmente (corrida, caminhada, academia, etc.);
  • Se alimenta de forma equilibrada e ingere a quantidade de água adequada para seu peso;
  • Realiza seus exames e consultas médicas de forma adequada com sua idade;
  • Faz o tratamento adequado (acompanhamento médico e medicação), quando necessário; entre outros quesitos.

O cenário ideal é muito difícil de se atingir e tudo bem. A chave é sempre buscar o equilíbrio e que os hábitos saudáveis sejam a maior parte do dia a dia, para que a pessoa tenha qualidade de vida e bem-estar.

Além disso, quando surge algum problema grave, a pessoa busca atendimento imediato no profissional de saúde especializado na área em questão.

Assim também é com a saúde mental, para considerar que uma pessoa é saudável, mentalmente falando, é preciso levar em consideração diversos pontos. Se ela cultiva bons hábitos, se faz tratamento adequado quando possui algum sintoma, se tem um acompanhamento de rotina com profissionais especializados, etc.

Volte ao topo

Saúde mental para estudantes: qual é a importância?

Equilíbrio emocional é importante para todas as pessoas. Mas no caso dos estudantes, frequentemente, há fatores que exigem um cuidado especial. Por exemplo, antes de uma prova ou apresentação, é preciso lidar com ansiedade, estresse, entre outros sentimentos que podem ser paralisantes.

Não conseguir lidar com tudo isso, além de prejudicar o bem-estar e a qualidade de vida pode afetar os resultados do seu esforço. Isso vem como um “branco” na hora da prova, como a dificuldade de se concentrar ou de memorizar conteúdos (que pode ser sintoma de doenças, inclusive).

Os sentimentos são naturais do ser humano, mas alguns sintomas, especialmente quando se tornam persistentes, podem sinalizar que há necessidade de apoio. Portanto, como toda doença, devem ser tratadas por profissionais devidamente especializados.

Também é importante entender que o corpo manifesta sintomas físicos quando algo não vai bem na saúde mental. Taquicardia (quando o ritmo do coração acelera), cansaço extremo e dor de cabeça, por exemplo, são alguns sintomas que podem aparecer. Ou seja, nosso emocional influencia o funcionamento de todo o nosso corpo e o acúmulo de ansiedade, estresse, entre outros, pode interferir no bem-estar geral.

Volte ao topo

Quais são os principais problemas de saúde mental entre estudantes?

Os índices de saúde mental mundo afora ainda são pouco medidos e gerenciados. Tanto pelos tabus e vergonha que muitas pessoas ainda sentem para falar sobre o assunto, quanto pela dificuldade em quantificar isso em números.

Entretanto, a OMS estima que até 2030, a depressão seja a doença mais comum do mundo, com dados ainda mais alarmantes para países mais pobres e pessoas jovens.

O período de estudos pode trazer sobrecarga emocional e prejudicar a saúde como um todo (física, mental e emocional). Alguns dos problemas de saúde mental mais comuns entre estudantes são:

  • Depressão;
  • Transtornos de ansiedade;
  • Outros quadros de perturbação neurótica relacionados ao estresse, como Síndrome do Pânico e Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC).

Ao longo desta semana abordaremos mais sobre cada um deles, para que você conheça um pouco mais sobre o que são e como se manifestam essas condições.

Volte ao topo

Como os cursos do Gran podem ajudar sua saúde mental?

Sabemos que o período de estudos impacta e muito na saúde mental, física e social. Temos menos tempo para família e amigos, a tendência é adotar estilos de vida mais sedentários e com uma alimentação menos saudável e o sono é afetado negativamente, entre outros fatores.

Além de precisarmos buscar um equilíbrio pensando em manter a qualidade de vida e ainda assim alcançar nossos objetivos e sonhos, escolher instituições que respeitem as pessoas é importante nesse caminho.

Aqui no Gran, sabemos que tanto a vida dos concurseiros, quanto dos alunos de ensino superior já costuma ser intensa. Por isso, nossos cursos são totalmente online e podem ser feitos de onde você estiver, de acordo com o seu tempo.

Nosso propósito é transformar vidas por meio da educação e da tecnologia. Isso se reflete na escolha de profissionais (professores e colaboradores que prestam atendimento ao longo do curso), em plataformas acessíveis e que ajudam na sua organização e diversos materiais de apoio.

Esse é o primeiro post da série “Janeiro Branco: Saúde Mental e Estudos” que estará disponível essa semana aqui no Blog do Gran.

Desejamos que você tenha um ano de conquistas e que possamos estar junto com você nessa caminhada, com saúde!

Gosta de saber mais sobre saúde mental e estudos? Então, confira toda terça-feira aqui no Gran: o divã do Concurseiro. Programa conduzido pela psicóloga clínica e neuropsicóloga, criadora da teoria sobre equilíbrio emocional para concursos, Juliana Gebrim e convidados. Para assistir o programa, clique no link abaixo:

Quero acessar o Divã do Concurseiro!

 

Por
3 min. de leitura