Olá, caro leitor, como está tudo por aí? Espero que tudo ótimo! No artigo deste mês, eu desejo chamar a sua atenção para uma situação bem típica que nos acomete todo final de ano: a realização de novos projetos para o ano novo! Já parou para pensar que sempre no final de dezembro projetamos inúmeros desafios que deverão ser conquistados no ano seguinte?
Pois bem, se analisarmos a situação mais profundamente, a maioria desses planos já foi pensada e repensada em anos anteriores, porém nunca chegaram a ser alcançados, nem sequer se iniciaram! Mas por que isso acontece? No meu ponto de vista, é pela falta de percepção da realidade, da própria individualidade e limitações, além da ausência de um hábito que demande esforço (físico e/ou intelectual).
Outro ponto para o qual costumo chamar atenção é o fato de a euforia tomar conta de nós nesse período do ano, quando inegavelmente a maioria das pessoas é tragada pelas redes sociais, onde os trending topics são os objetivos que estão por vir para cada usuário! Não tem jeito, as comparações são inevitáveis! E essas comparações, meu caro, podem ser incentivadoras ou desestimuladoras.
Nessa época, quando olhamos para o ano que se finda como algo que já passou (já era, não há nada mais a ser feito), muitas pessoas costumam projetar para o futuro grandes metas, como se, do nada, todas as suas dificuldades passadas fossem ficar mais fáceis de um dia para o outro.
O que devemos ter em mente é que mudanças de hábitos são difíceis e, muitas vezes, dolorosas. Não será por uma alteração no calendário do dia 31 de dezembro para o 1º de janeiro que magicamente tudo isso vai mudar. Portanto, a forma que acredito ser a mais efetiva para a efetivação dos seus projetos é planejar sonhos palpáveis de curto, médio e longo prazo, independentemente da época do ano.
A realização de pequenos objetivos, como, por exemplo, ir bem num simulado ou acertar uma grande quantidade de questões sobre alguma disciplina, te dará combustível e força para você continuar estudando. A médio prazo, você verá que a base de estudos que adquiriu vai te trazer um grade salto e será um divisor de águas para você em relação aos demais candidatos. Isso é muito perceptível, acredite!
Obviamente, eu poderia elencar a tão sonhada vaga no cargo público almejado como um sonho entre o médio e longo prazo, ao menos foi assim comigo! A conquista do seu objetivo não ocorrerá da noite para o dia, e sim em semanas e meses de muito esforço!
Para 2023, do fundo do meu coração, eu desejo que você coloque em prática seus planejamentos para conquistar tudo aquilo que tanto sonhou e lembre-se sempre: absolutamente NADA lhe será dado de graça – SEJA FORTE!
Clique nos links abaixo:
Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias do mundo dos concursos!
Clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente: