“Eu não fiz a prova porque meus pais não me apoiaram”;
“Eu não estudo porque meu marido/namorado não me ajuda”
“Eu não passei porque a pandemia me atrapalhou a estudar”
“Não estou conseguindo por causa da crise”;
“Meu colega me atrapalhou, e eu atrasei meu planejamento”
Quantas e quantas vezes você já ouviu essas afirmações? Ou até mesmo as usou? A verdade é que raramente nós assumimos a responsabilidade pelas coisas que não dão certo em nossa vida, e quase sempre temos uma lista de culpados e de desculpas para justificar nossos fracassos.
Mas a grande verdade é que você é o único responsável pelos seus atos e suas ações. Claro que o ambiente onde estamos inseridos, as pessoas que estão ao nosso redor e as circunstâncias da vida exercem influência sobre nós. No entanto, quando temos total consciência daquilo que somos, quando realmente tomamos as rédeas de nossas vidas, quando temos autorresponsabilidade, nada disso nos desvia daquilo que pretendemos atingir, pois cabe exclusivamente a nós decidirmos nossas ações e omissões, e a mais ninguém.
Autorresponsabilidade é a certeza de que ninguém além de você é responsável por todas as suas experiências de vida e o futuro que você cria. Em outras palavras, o seu futuro é de sua responsabilidade e cabe somente a você mesmo criar sua própria jornada.
Não é o que acontece em nossas vidas que nos paralisa e esmaga nossas esperanças. Pelo contrário, é como respondemos ao que a vida nos traz.
“Você deve assumir sempre a sua responsabilidade. Você não pode mudar as circunstâncias, as estações ou o vento, mas pode mudar a si mesmo. Isso é algo que você deve se cobrar”
Se você acredita que é responsável pelos resultados e pelo futuro que cria, assumirá a responsabilidade e desenvolverá a autodisciplina necessária para atingir seus objetivos.
Por outro lado, se você acha que o sucesso é uma questão de sorte e que algum tipo de força ou circunstância externa é responsável por tudo o que acontece em seu caminho, você simplesmente passará pela vida. Você vai culpar todos e tudo, menos a si mesmo.
Perceba que os seus comportamentos são uma das poucas coisas que você poderá controlar durante a sua fase de estudos para concursos.
Não espere por motivação ou pelo apoio de todos os que te cercam. Pelo contrário, é necessário ter ouvido seletivo durante essa fase da sua vida. E mais: o seu comportamento não pode ter como base o que falam ou o que acham que é o certo para você.
Você precisa entender que é o que você faz hoje que vai te levar à aprovação. Não é ficar no Instagram. Não é bater boca na Internet. Não é a falta de incentivo dos seus parentes. A mágica do concurso público é que só depende de você para chegar lá.
Nesse sentido, tome nota: é a autorresponsabilidade e a disciplina de estudar e fazer o certo repetidamente que vão te fazer ser aprovado na carreira que você quiser. Não minta para você tendo comportamentos de: “semana que vem eu começo a fazer exercícios todos os dias”, “vou comprar o curso X e agora vou passar, porque o meu problema foi ter estudado pelo curso Y”, “vou mudar de carreira porque me falaram que aquela era muito difícil pra mim, e essa é a razão de eu não ter sido aprovado(a) ainda”, “vou estudar para o concurso X pois tem mais vagas, não passei no concurso Y porque as vagas eram poucas”.
Quando você der o seu melhor todos os dias, perceberá os resultados aparecendo na sua vida. É clichê, mas é verdade: a constância é o segredo do sucesso. Isso porque o comportamento de uma pessoa focada mostra o quanto ela é capaz de aguentar até que a aprovação chegue.
Só você conhece os seus pontos fracos e sabe que determinadas ações te levam a procrastinar, inventar desculpas, perder o foco.
Exercite a sua autorresponsabilidade e se questione: você realmente está comprometido em estudar cada vez melhor e realizar as mudanças necessárias?
Compare-se menos. Não seja tão cruel consigo mesmo. Valorize o seu tempo de estudos. Entenda como estudar certo. Dedique-se como se tudo dependesse de você. Exercite a sua disciplina. Preocupe-se, exclusivamente, com os seus comportamentos. Compreenda que o seu futuro é construído pelo seu presente.
Perceba que os seus comportamentos são uma das poucas coisas que você poderá controlar durante a sua fase de estudos para concursos.
Não espere por motivação ou pelo apoio de todos os que te cercam. Já conversamos sobre isso: é necessário ter ouvido seletivo durante essa fase da sua vida. E mais: o seu comportamento não pode ter como base o que falam ou o que acham que é o certo para você.
Você, concurseiro, precisa entender que o que você faz hoje por si vai te levar à aprovação. O segredo do concurso público é que só depende de você conquistar sua aprovação.
Nesse sentido, tome nota: é o estudar certo repetidamente que vai te fazer ser aprovado na carreira que você quiser. Não minta para você tendo comportamentos de “semana que vem eu começo a fazer exercícios todos os dias”, “vou comprar o curso X e agora vou passar, porque o meu problema foi ter estudado pelo curso Y”, “vou mudar de carreira porque me falaram que aquela era muito difícil para mim, e essa é a razão de eu não ter sido aprovado ainda”.
Todos os dias você deve lutar e provar, para si mesmo, que merece ser aprovado. Quando você der o seu melhor todos os dias, perceberá os resultados aparecendo na sua vida. É clichê, mas é verdade: a constância é o segredo do sucesso. Isso porque o comportamento de uma pessoa focada mostra o quanto ela é capaz de aguentar até que a aprovação chegue.
Sugiro, nessa época de estudos, que você foque em você mesmo. Perceba quais tipos de comportamentos te distanciam da sua aprovação. Todos conhecem o seu ponto fraco e sabem que determinadas ações nos levam a procrastinar, inventar desculpas, perder o foco. Exercite a sua autorresponsabilidade e se questione: você realmente está comprometido em estudar cada vez melhor e realizar as mudanças que precisam ser feitas?
Compare-se menos. Não seja tão cruel consigo mesmo. Tenha mais referências. Valorize o seu tempo de estudos. Entenda como estudar certo. Dedique-se como se tudo dependesse de você. Tenha ouvido seletivo. Exercite a sua disciplina. Preocupe-se, exclusivamente, com os seus comportamentos. Compreenda que o seu futuro é construído pelo seu presente.
Lembre-se: “Autorresponsabilidade é a plena convicção de que você é o único responsável pela vida que tem hoje, consequentemente o único responsável por mudá-la.”
Clique nos links abaixo:
Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias do mundo dos concursos!
Clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente: