A maratona

Por
2 min. de leitura

Olá, pessoal! Como está tudo por aí? Espero que ótimo! No artigo de hoje, vou fazer uma analogia sobre a preparação de um atleta iniciante para uma maratona com a jornada de um concurseiro (a) rumo à aprovação no tão almejado sonho.

Para quem não sabe, a maratona é uma corrida realizada na distância oficial de 42.195 km, que acontece normalmente em ruas e estradas. Segundo o site Wikipédia, seu nome foi instituído como homenagem à antiga lenda grega do soldado ateniense Fidípidis, um mensageiro do exército de Atenas, que teria corrido 42 km entre o campo de batalha de Maratona até Atenas para anunciar aos cidadãos da cidade a vitória dos exércitos atenienses contra os persas.

Assim como estudar diariamente, resolver milhares de exercícios e abdicar de muitos prazeres da vida, a preparação para uma maratona requer muita disciplina e força de vontade. Eu diria que, em ambos os processos, a palavra que melhor os define seria a seguinte: SUPERAÇÃO.

A verdade é que ninguém conquista algo grandioso e difícil da noite para o dia. Em primeiro lugar, deve-se aceitar que a preparação começa com pouco. Nesse início, o foco é a construção de uma base sólida e consistente. Essa etapa será mais de autoconhecimento e ajudará a conhecer os seus próprios limites.

Outro ponto importante é não focar nos pensamentos negativos. Eles virão, isso é fato, mas a forma como você dará a devida atenção fará toda a diferença. Escolha bem as suas ferramentas! Pode não parecer, mas o material que vai utilizar na sua preparação fará com que ganhe muito em termos de desenvolvimento. Vale a pena investir!

Uma dica que considero de extrema importância é que você deve planejar e montar um quadro de treinamentos (estudos). Nele deverá conter os horários específicos de cada valência a ser dedicada. Como na preparação para a maratona, alterne a “musculatura” que você irá trabalhar. Coloque uma disciplina de humanas em um determinado horário e, logo em seguida, estude uma de exatas.

Uma sobrecarga em local específico (horas se dedicando à exatas, por exemplo) muito provavelmente acarretará problemas futuros. Nos estudos, estressará o cérebro e atrapalhará o processo de memorização. No esporte, uma lesão pode vir acontecer.

Um fator que muitos relevam e pode fazer toda a diferença é a questão da alimentação. Sabemos que a ansiedade pode fazer com que a pessoa não se alimente da forma mais adequada. Uma dieta saudável fará com que se sinta bem-disposto e provavelmente seus treinamentos/horas de estudos se tornarão mais efetivos.

Para finalizar, assim como em uma maratona, imagine a prova ou o cargo dos seus sonhos. Mentalize, converse consigo mesmo e repita diariamente: “Estudarei até passar! Nada vai me impedir de conquistar o meu objetivo!”. As palavras têm poder e não há nada mais poderoso do que a inabalável fé na vitória! E, por fim, mas não menos importante: CURTA A JORNADA!

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Maratona


Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil?
Clique nos links abaixo:

CONCURSOS ABERTOS

CONCURSOS 2022

Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias do mundo dos concursos!
Clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:

TELEGRAM

Por
2 min. de leitura