As atividades agropecuárias são um pilar importantíssimo para a realidade brasileira, uma vez que compõem 21% da soma de todas as riquezas produzidas, contribuem para o crescimento da economia e colaboram para a manutenção dos preços dos alimentos internamente.
Mas, para que essas atividades sejam tão expressivas, são necessários diversos fatores e profissionais envolvidos no processo. Entre eles, o agente de atividades agropecuárias, cuja função é garantir a qualidade e a sanidade dos produtos e insumos e prezar pela segurança.
Se você estuda para concursos e busca uma carreira sólida nessa área com vários benefícios, continue a leitura e entenda o que essa profissão faz!
O que são atividades agropecuárias?
Atividades agropecuárias são o movimento destinado ao plantio (agricultura) e à criação de animais (pecuária).
O cultivo da terra pode ser para o consumo interno, para exportação e a manutenção dos animais da pecuária, enquanto a criação de animais envolve toda a produção de carnes, leites, queijos e ovos.
No Brasil, essa área tem grande importância social e econômica, já que colabora para gerar empregos no meio rural e urbano, além de auxiliar na preservação ambiental.
Exemplificando esse ponto, a principal produção brasileira é a soja. A cana-de-açúcar, o café e a laranja também são campeões de exportação do país. Na pecuária, a maior produção é de carne bovina, apesar da intensa produção de outros tipos de carnes e derivados.
Por conta da extensão territorial e variedade climática, há diferentes tipos de agropecuária no país. Os principais sistemas de produção são: agricultura intensiva, pecuária intensiva, agricultura extensiva e pecuária extensiva. A escolha depende do tamanho da propriedade, recursos disponíveis e o nível de investimento.
O que faz um agente de atividades agropecuárias?
Uma vez que você entendeu o que é agropecuária no Brasil, é hora de enfatizar o que faz um agente de atividades agropecuárias. O principal objetivo desse profissional é garantir a segurança, qualidade e a sanidade do que foi produzido, além de garantir que os insumos utilizados também estiveram nas normas estabelecidas.
Suas atribuições envolvem:
- inspecionar, fiscalizar, classificar e controlar produtos vegetais e pecuários conforme as normas do Ministério da Agricultura e Pecuárias (MAPA);
- prevenir e controlar doenças e pragas;
- coletar amostras para comprovar a qualidade do que foi produzido;
- incentivar a pesquisa e o desenvolvimento no setor rural;
- emitir os documentos necessários para o trânsito de produtos agropecuários no país;
- fiscalizar os programas de autocontrole em locais que trabalham com produtos agropecuários;
- coordenar equipes de trabalho.
Qual o salário de um agente de atividades agropecuárias?
Segundo o Glassdoor, o salário de um agente de atividades agropecuárias é de R$ 9.913,00. Porém, é importante ter em mente que esse valor pode variar de acordo com o edital do concurso correspondente.
Além disso, outros fatores influenciam nessa remuneração, como a nomeação de títulos, que pode elevar esse valor.
Como se tornar um agente de atividades agropecuárias?
Para se tornar um agente de atividades agropecuárias, não é necessário ser graduado. A formação em ensino médio técnico de agricultura ou agropecuária já é suficiente.
Para essa carreira, o MAPA instituiu que o processo inclui apenas a análise curricular, em que serão avaliados experiência profissional, estágios, participação em eventos e cursos relevantes na área. Ou seja, não há prova para esse cargo.
- Saiba mais sobre a profissão de analista em reforma e desenvolvimento agrário!
Agora que você sabe mais sobre o que um agente de atividades agropecuárias faz, continue acompanhando nosso blog e confira outros conteúdos sobre profissões relacionadas a esta!
Materiais Gratuitos para o Concurso Nacional Unificado (CNU)
Confira as videoaulas gratuitas do Gran Cursos Online e prepare-se para o CNU:
- CNU | Quiz da Aprovação: Bloco 01 ao 07
- Concurso Nacional Unificado CNU | O que fazer a 30 dias da prova?
- Concurso Nacional Unificado CNU | Prova Discursiva: do Zero a Aprovação
- Tudo sobre o CNU
Veja também:
- Propostas de Temas e Abordagens para o CNU Bloco 8 (Nível Médio) – Redação Discursiva
- Guia de Estudos – CNU (Conhecimentos Gerais – Blocos 1 a 7)
- CNU – Bloco 4 – Dicas de Segurança e Saúde no Trabalho – NRs Explícitas e Implícitas no Edital
Fique por dentro dos concursos abertos e previstos pelo Brasil. Confira também os cursos de graduação e pós-graduação do Gran:
Receba gratuitamente no seu celular as novidades do mundo dos concursos!
Clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente: