A Advocacia Geral da União deseja abrir concurso público para contratar 332 novos advogados da União já em 2015. Advogoado da União, ministro Luís Inácio Adams, encaminhou consulta para o Ministério do Planejamento sobre a disponibilidade de recursos para realização do concurso.atualmente a AGU possui 1.764 advogados da União distribuídos entre a Procuradoria Geral da União, Consultorias Jurídicas dos Ministérios, Consultoria Geral da União e entre outros órgãos.
Informações enviadas ao Ministério Públlico confirmam que houve um aumento de 437% na produção de manifestações jurídicas entre 2010 e 2013, ano passado chegou a ultrapassar 150 mil peças.Outro dado que reforça a necessidade do aumento do quadro de advogados da AGU é que a instituição tem se empenhado em realizar ações denominadas “proativas” para recuperar os valores devidos aos cofres públicos. Cerca de 154 milhões de reais foram recuperados ano passado.
Os profissionais também precisam atender a uma demanda crescente de processos tanto na área consultiva, quanto na contenciosa.