Faaaaaala seus lindos!!! Tudo bem com vocês?
A gestão e a governança de TI têm evoluído significativamente ao longo dos anos, e cada vez mais são cobrados em concursos, seja nas provas objetivas, seja nas provas discursivas. Por isso, hoje vamos falar de Manifesto Ágil, COBIT 2019, ITIL 4 e PMBOK 7ª edição, mas de uma forma bem diferente! Vamos enfatizar os valores e princípios de cada modelo e principalmente, na convergência desses modelos com base nos seus valores e princípios! Essa abordagem de estudo integrado entre os modelos com certeza nos ajuda a entender melhor o conteúdo.
Como comentado nas aulas, essas quatro referências oferecem princípios e práticas que, quando integrados, fornecem uma base sólida para a gestão eficaz e eficiente.
Vamos explorar didaticamente como esses princípios se relacionam e se complementam.
1. Valores e Princípios do Manifesto Ágil
O Manifesto Ágil, criado em 2001, enfatiza a flexibilidade, a colaboração e a entrega contínua de valor. Seus quatro valores centrais são:
Indivíduos e interações mais que processos e ferramentas.
Software em funcionamento mais que documentação abrangente.
Colaboração com o cliente mais que negociação de contratos.
Responder a mudanças mais que seguir um plano.
Esses valores são apoiados por 12 princípios que promovem a entrega frequente de software funcional, a acolhida de mudanças, a colaboração contínua com o cliente e o empoderamento das equipes.
2. Princípios do PMBOK 7ª Edição
A 7ª edição do PMBOK (Project Management Body of Knowledge) introduz uma abordagem mais orientada por princípios, com 12 princípios de gerenciamento de projetos:
Ser um gestor diligente, respeitoso e atencioso.
Criar um ambiente colaborativo para o time.
Engajar partes interessadas proativamente.
Focar no valor do projeto.
Sistemas de liderança para eficácia.
Demonstrar comportamento ético.
Adaptar-se ao contexto do projeto.
Incorporar qualidade nos processos e entregas.
Navegar pela complexidade.
Otimizar a resposta a riscos.
Adotar a adaptabilidade e resiliência.
Habilitar a mudança no projeto.
3. Princípios do ITIL 4
Foco no valor.
Começar de onde você está.
Progresso iterativo com feedback.
Colaboração e promoção da visibilidade.
Pensar e trabalhar holisticamente.
Manter simples e prático.
Otimizar e automatizar.
4. Princípios do COBIT 2019 para um sistema de Governança de TI
Prover valor às partes interessadas.
Manter uma abordagem holística.
Distinguir governança de gestão.
Sistema de Governança Fim a Fim
Sstema de Governança dinâmico
Adaptação às necessidades da Empresa
Vejamos que todos os modelos de referência enfatizam a importância de focar no valor entregue ao cliente e às partes interessadas.
Outro Ponto importante é a importância dada por cada modelo de referência à necessidade de Colaboração e Comunicação. Os valores e princípios do Manifesto Ágil enfatizam a colaboração e interação contínua com o cliente, e esses valores são absorvidos e reforçados pelo ITIL 4, que promove a colaboração e a visibilidade, pelo PMBOK 7ª edição, que incentiva o engajamento proativo das partes interessadas, e pelo COBIT 2019 que também apoia a colaboração ao distinguir claramente entre governança e gestão, promovendo a comunicação eficaz entre diferentes níveis da organização.
Além dessses, a adaptabilidade e a resiliência, relacionados à capacidade de responder a mudanças, é um valor central do Manifesto Ágil e um princípio do PMBOK 7ª edição, que incentiva a adaptabilidade e resiliência. O ITIL 4, com seu princípio de progresso iterativo com feedback, e o COBIT 2019, com sua abordagem baseada em princípios, também enfatizam a importância de ajustar as práticas e processos conforme o contexto e as necessidades mudam.
Por fim, a simplificação e a eficiência é um princípio importante do Manifesto Ágil, que é refletido no ITIL 4, que destaca a importância de manter as coisas simples e práticas, como um de seus princípios orientadores. Ainda, o PMBOK 7ª edição e o COBIT 2019 também promovem a eficiência, incentivando a otimização de processos e a automação onde possível.
E ai, vocês já tinham feito uma análise integrada desses principais modelos de referência? As provas estão cobrando esse framework cada vez mais profundamente, e por isso essa análise nos ajuda a simplificar o estudo, que deve ser feito de forma integrada para evitar memorização e preconizar a compreensão.
E antes que eu me esqueça!! Temos um curso completo de Gerenciamento Ágil de Projetos, COBIT 2019, PMBOK 7ª edição, ITIL 4, sempre com muitas questões que nos ajudam a compreender como as bancas cobram o conteúdo!
Bora estudar!!
Um grande abraço!!
Professor Darlan Venturelli
Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil?
clique nos links abaixo:
Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias do mundo dos concursos!
clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente: