O principal objetivo de uma empresa é vender seu produto. Quanto mais, melhor. Mas, para isso, é preciso entender qual o seu público-alvo e como está o cenário econômico. Esses dois itens ditam muitas das estratégias da instituição, e é nesse momento que entra o analista de mercado.
Ele é responsável por coletar, analisar e interpretar dados para ajudar a empresa a tomar decisões sobre seus serviços ou produtos. Na prática, ele atua como um intermediador entre a economia e as instituições.
Se você se interessou pela carreira ou tem vontade de seguir nessa área, confira conosco os detalhes dessa profissão!
O que faz um analista de mercado?
A principal função do analista de mercado é realizar pesquisas de mercados por meio de dados estatísticos, relatórios econômicos, análise de comportamento do consumidor e pesquisa e opinião para identificar padrões, tendências e projeções.
A partir dos dados coletados, esse profissional entende o cenário econômico atual e como as pessoas estão se comportando e auxilia a empresa nas tomadas de decisões.
Portanto, muito além de olhar para os resultados, ele também é uma peça muito importante para a saúde financeira e o bom andamento do negócio, afinal, as vendas só acontecem se o produto interessar o público-alvo.
Como é o mercado de trabalho para analista de mercado?
O mercado de trabalho para o analista de mercado é muito amplo e diverso. Justamente por desempenhar um papel tão importante, ele consegue se enquadrar em:
- empresas privadas;
- empresas públicas;
- agências de marketing;
- instituições financeiras;
- consultorias de mercado.
Em organizações de outros setores, ele é responsável por auxiliar no entendimento dos rumos que devem ser tomados para a instituição seguir crescendo. Já em uma consultoria de mercado, ele pode prestar serviços para outros negócios que não possuem esse profissional em sua equipe.
Essa é uma profissão que permite a entrada em múltiplas áreas.
- Conheça também a profissão de gerente de marketing!
Onde um analista de mercado pode atuar?
Falando em áreas, é importante entender onde exatamente um analista de mercado pode atuar. Como falamos, ele tem as possibilidades de integrar times de marketing, oferecer consultorias para empresas e ingressar em uma empresa de consultoria ou no time de mercado financeiro.
Claro que tudo converge para a análise de como o negócio deve se comportar para continuar crescendo e obter lucro, mas há algumas diferenças. Na equipe de marketing, por exemplo, o profissional apoiará os analistas de marketing para construírem estratégias mais efetivas.
Nas instituições financeiras, seu trabalho será mais voltado para a análise de investimentos e riscos tanto para os clientes quanto para o empregador. Em vez de colaborar para uma estratégia de marketing, o analista de mercado colaborará com uma estratégia de investimento.
No fim do dia, ele trabalha com diversos tipos de estratégias dependendo da empresa e de sua equipe.
Qual o salário de um analista de mercado?
Segundo o Glassdoor, o salário médio de um analista de mercado no Brasil é de R$ 3.836,00, porém, esse valor pode variar de acordo com a cidade e estado.
Além disso, o tamanho da empresa que você trabalha, seu nível — júnior, pleno ou sênior — e a equipe que você participa também são fatores importantes nessa conta. Apesar de ser uma média, é preciso ter em mente que muitos fatores podem alterar esse valor.
Como se tornar um analista de mercado?
Por ser uma profissão mais genérica, é possível se tornar um analista de mercado sendo graduado em vários cursos de ensino superior, como a Administração, Economia, Marketing, Ciência de Dados, Estatística ou Ciências Sociais. No entanto, hoje em dia, já existem instituições que oferecem cursos de Analista de Mercado ou Inteligência de Mercado.
Além da graduação, é essencial estar em dia com a sua educação continuada para desenvolver habilidades de análise, marketing, negócios e tecnologia. Esses são alguns conhecimentos muito exigidos desses profissionais e que você precisa ter na ponta da língua para se diferenciar.
A pós-graduação também é um caminho muito certeiro para quem quer seguir nessa área. Ter uma formação e investir em uma pós que te auxilie a ser um analista de mercado também pode ser um bom caminho.
Se você quer percorrer essa carreira, conheça a Graduação EAD da Gran Faculdade! Com mais de dois milhões de alunos pelo país, nós oferecemos uma plataforma de aprendizado inovadora e professores renomados, além de te proporcionarmos tudo que você precisa estudar quando e onde quiser.
Quer saber mais? Acesse nosso site, conheça nossos cursos e comece a estudar já!