Aprenda a não contar seus objetivos

Por
4 min. de leitura

Você é do tipo de pessoa que, quando vai fazer uma viagem, estuda diretamente para uma prova ou vai fazer uma entrevista de emprego, conta para todo mundo ou espera dar certo até ter o resultado final? Ou antes de começar a estudar posta no Instagram que está estudando? O mais lógico a se fazer é contar para a família e para os amigos, esperando o apoio deles. No entanto, essa não é a atitude mais indicada.

Por acaso sua entrevista deu errado ou sua viagem foi adiada? Sua prova deu errado ou a procrastinação começou? Não conte seus planos se quer que eles se realizem.

Minha experiência prática mostrou que, na minha vida, as coisas que mais dão certo são aquelas que não conto para ninguém. Só mostre ou conte depois que seus planos já se concretizaram, já se realizaram.

Quando compartilhamos nossos sonhos ou objetivos, esperamos apoio, e o nosso subconsciente considera como se aquilo já tivesse sido realizado. Daí que advém a falta de motivação ou frustração, pois o seu cérebro confunde o “contar” com o “acontecer”. Por isso, trabalhe sem cessar, incansavelmente, seja aos finais de semana, seja durante o seu dia, para concretizar seus planos, porque só você pode lutar por isso.

O mais importante é você ser aprovado, e não os seus amigos saberem. Ensine a sua mente diariamente a proteger o seu sonho, pois ela depende única e exclusivamente de você.

Para evitar futuros problemas, não conte. Compartilhar seus planos pode dar certo quando ambos têm os mesmos planos, batalham pelos mesmos ideais. Nesse caso, é ótimo contar pelo incentivo mútuo, pelos estudos juntos, ou pela caminhada e troca de experiências a ser compartilhada.

O grande problema é que, por mais que não seja por mal, na maioria das vezes, as pessoas, por mais que queiram o seu bem, desejam o que você tem, ou sentem inveja das suas vitórias e conquistas. Cada um tem seu caminho a percorrer, alguns encontram mais dificuldades e obstáculos pelo caminho, ou tem que batalhar mais do que você para ter os mesmos resultados, por isso é tão importante selecionar bem as pessoas com as quais você vai compartilhar seus planos e sonhos. As crenças limitantes do outro podem limitar você.

A crença do outro faz ele pensar que o concurso do Senado Federal é impossível ou só para gênios, e por isso ele nem tenta começar os estudos, julgando ser impossível. Contudo, você sabe exatamente do que é capaz, e, para quem acredita e batalha diariamente e incansavelmente pelos seus objetivos, o impossível é só questão de tempo e persistência, porque a força e a vontade de vencer é muito maior. As pessoas querem te ver bem, mas nunca melhor do que elas, por isso, mesmo que inconscientemente, torcem para que dê errado ou para que o outro continue onde está.

Talvez seja mesmo real que, quando contamos nossos planos para o mundo, eles tendem a dar errado. Isso porque, na mesma proporção que há pessoas que ficam genuinamente felizes pelas nossas conquistas, há aquelas que mandarão muita inveja, ou seja, xô mau olhado!

O pensamento do outro, por vezes, inveja aquilo que você conquista, mas ele não consegue alcançar, e quanto mais você espalha seus planos e objetivos, maior a chance dessa negatividade te contaminar também. Faça a experiencia de se calar e aguardar seus resultados positivos.

Só conte para alguém que já atingiu o que você deseja ou que pode somar com você, contribuir positivamente. O primeiro porque já conquistou o que queria, e o segundo porque, em geral, vai ser alguém que pode te ajudar, dando apoio e força ao seu projeto.

Aprender a ficar calado é primordial. Esse silêncio vai evitar críticas desnecessárias e que nada podem acrescentar, e podem gerar apenas desmotivação e frustração. As pessoas não vão criticar aquilo que elas não sabem que você está planejando ou fazendo. E tenha certeza: o seu silêncio vai valer a pena no final. Sei que quando compartilhamos nossos sonhos e planos parece que ficamos mais perto de atingi-los, mas é muito mais relevante se manter no casulo enquanto se passa pela tempestade.

Reveja sua forma de contar seus planos e sonhos, ao invés disso coloque seus planos no papel, faça um quadro dos sonhos ou uma listagem de metas e prazos a cumprir. É importante se autoanalisar e exercitar o silêncio, pois ele te ajudará a afastar qualquer influência negativa ao colocar os seus planos em prática.

Lidando com a frustração

Um motivo plausível para que você não conte seus planos é a possibilidade de ter que lidar com a frustração. Isso porque uma das piores sensações é quando nossos planos dão errado ou não acontecem da forma que esperávamos. Sendo assim, ter que lidar com a sensação de derrota é inevitável.

E se contamos às pessoas sobre nossas pretensões, a sensação de frustração piora, porque seremos cobrados pelos resultados. Além disso, teremos que explicar o porquê de não ter dado certo, ou seja, temos que lidar com a sensação de derrota e perda e, também, com a opinião alheia.

Isso acontece, em parte, por causa do excesso de exposição das redes sociais, pois se trata de um espaço onde somos constantemente pressionados a mostrar uma felicidade e vida perfeita que não existem, ou que não queremos mostrar por autopreservação.

Menos internet, mais vida real!

Que tal, ao invés de postar diariamente sobre seus planos, você escrever apenas para você, como um diário? Mantenha sua vida mais reservada. Isso é saudável até mesmo para a manutenção da nossa paz interior, pois muitas vezes a internet nos obriga a ser quem não somos!

Não somos obrigados a compartilhar nossa vida só porque a maior parte da sociedade assim o faz. Logo, passar menos tempo ocioso na internet e curtir mais a vida real como ela é nos faz ter outra visão de mundo e compreender por que a vida é um momento precioso.

Quando passamos a viver mais em função da internet do que da vida real, a vida passa e nossos planos acontecem enquanto perdemos nosso precioso tempo planejando o que compartilhar nas redes para ter cada vez mais seguidores e likes. E, numa sociedade em que as pessoas gostam de cuidar da vida alheia, imagina quantas pessoas podem estragar seus planos se intrometendo na sua rotina?

Gaste sua energia trabalhando duro para realizar seus projetos, e não perdendo tempo em compartilhar com quem não pode acrescentar nada de relevante na sua trajetória. Se você acredita na influência negativa alheia ou não, guarde seus sonhos e planos para você, trace metas objetivas, trabalhe duro e dê o seu melhor todos os dias em silêncio. Deixe tão somente o seu sucesso fazer barulho por você.

Com nossas vidas cada vez mais expostas, é muito importante que possamos nos resguardar e nos preservar, pois o que as pessoas não sabem, elas não têm como criticar ou opinar. Ademais, na maioria das vezes, a opinião alheia é carregada de inveja e comentários que em nada acrescentam nos nossos planos.


Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil?
Clique nos links abaixo:

CONCURSOS ABERTOS

CONCURSOS 2023

Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias do mundo dos concursos!
Clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:

TELEGRAM

Por
4 min. de leitura