Ao nos depararmos com o estudo para concursos, descobrimos que a forma de estudar que “aprendemos” no Ensino Médio pode não ser tão eficaz assim. “Mas, Yuri, que forma de estudar é essa que você está falando?”. Bom… corrija-me se eu estiver errado, mas, durante o Ensino Médio e até mesmo no período de faculdade (caso você seja formado), o que você fazia era o seguinte:
- Você fazia anotações de basicamente tudo que o professor escrevia no quadro e falava em sala de aula;
- Fazia os exercícios do livro somente após a leitura do capítulo e apenas aqueles solicitados pelo professor;
- Na semana da prova, você lia e relia suas anotações do caderno até não aguentar mais e fazia o mesmo com os capítulos do livro escolhidos pelo professor para cada disciplina;
- Os alunos que faziam apenas isso (o que não é muito) conseguiam obter um bom resultado na prova.
No entanto, quando você se depara com uma prova de concurso público, percebe que a quantidade de informação a ser absorvida é muito maior, mas MUITO maior mesmo. Ainda assim, você estuda da mesma forma como estudava no Ensino Médio, acreditando que obterá êxito. Quando chegar o resultado da prova, a frustração é quase certa. Nesse momento, muitos começam a pensar que:
- É impossível passar em concurso público.
- Concurso público é armação. Todos que passam devem ter comprado o gabarito.
- Só passa em concurso quem é GÊNIO.
- Sou burro! Meu cérebro não funciona!
Calma, respira , não pira…. Pode ficar tranquilo. Principalmente em relação ao último item. Você não é burro e seu cérebro funciona perfeitamente. O que está acontecendo é simplesmente uma falha na metodologia utilizada.
Existem metodologias de estudo mais eficientes para você; algumas dessas eu utilizo com meus alunos de Mentoria e Coaching aqui do Gran Cursos Online. Vou apresentar algumas dessas agora. Antes de você julgar ou dizer “EU JÁ SEI DISSO”, leia até o fim, você se surpreenderá.
Leitura Dinâmica
Em seu livro Leitura Dinâmica para Principiantes, o autor Tony Buzan nos ensina algumas técnicas e fornece algumas informações que auxiliarão na execução de métodos mais eficientes de estudo. Um desses métodos é a leitura dinâmica, e o outro se chama SQ3R.
Sobre a leitura dinâmica, entenda dois pontos :
- Ler a mesma linha ou o mesmo trecho mais de uma vez e sem intervalo pouco influenciará na melhoria da sua compreensão do texto.
Portanto é contraproducente e perda de tempo ler a mesma página novamente assim que você termina de lê-la. Acontece que o cérebro necessita de um tempo para assimilar a informação obtida, vasculhando em sua memória um sentido lógico para armazenar aquela novidade. A releitura apenas é eficiente quando feita de maneira intervalada.
Quando você lê novamente um material ao qual já teve acesso antes, a sua compreensão e retenção do conteúdo aumentam, pois aquilo que está sendo apresentado não é algo totalmente novo, mas sim uma matéria já conhecida, a qual você está relembrando e esclarecendo o que tenha ficado obscuro.
- Fazer a leitura com o auxílio de uma caneta ou com o dedo indicador, utilizando a técnica da Leitura Guiada, pode dobrar a sua velocidade de leitura.
Isso ocorre porque, quando utilizamos um guia para direcionar nossa leitura, evitamos cometer o erro de ler a mesma linha mais de uma vez. Além disso, podemos controlar a velocidade da nossa mão; isso força nossos olhos a se movimentarem mais rápido para acompanharem o guia, melhorando nossa velocidade de leitura.
Entenda uma coisa simples, absorva essa dicas e acredite: elas funcionam. Caso você queira se aprofundar mais em leitura dinâmica, aconselho que leia o livro de Tony Buzan já mencionado, ou o livro de Willian Douglas sobre leitura dinâmica, pois ele também é muito bom. Só reitero que não vai adiantar só ler os livros; o segredo está em praticar o que se aprende.
Vamos mudar um pouco de assunto. Se eu te dissesse que você pode ser assertivo em suas anotações e resumos, que você pode reter somente aquilo que realmente interessa da matéria, você acreditaria em mim? Ainda fica melhor, essas anotações serão voltadas aos assuntos que realmente caem na prova.
O que vou contar a seguir, sem sombra de dúvida, é muito melhor do que a técnica de “anota o que você não entendeu ou o que você acha que é mais importante” – quando se está estudando uma matéria nova, essa é a receita perfeita para se perder tempo.
Pensa comigo, se você não conhece a matéria, TUDO é desconhecido e TUDO parece importante. Suas anotações ficarão gigantescas, você fará psicografias das aulas, até o espirro do professor você vai anotar, e com todo o material que você tem pela frente, parecerá impossível concluir seus estudos.
Por isso, o método de estudo SQ3R aplicado aos estudos para concurso será muito mais eficiente. Esta técnica não é algo conceitual, mas precisa de aplicabilidade. Consiste em:
– Survey (pesquisar/examinar): nessa fase, você faz uma leitura prévia e rápida no material a ser estudado. Comece pelo sumário para que sua mente conheça o conteúdo que virá pela frente. Leia os títulos e os subtítulos, prestando atenção se aquele é ou não um conteúdo conhecido.
É muito importante se ater às palavras-chave e às informações em destaque. Tenha consciência de que essa primeira leitura não é para você compreender toda a matéria; ela serve apenas como um sobrevoo de reconhecimento e visa deixar sua mente alerta sobre o estudo a ser realizado.
– Question (perguntas): a orientação aqui é que você formule perguntas a respeito do texto que estudou. NO ENTANTO, o material de estudo do Gran Cursos Online dispõe de um caderno de questões elaboradas por professores especializados na área. Portanto, não se dê ao trabalho de formular novas perguntas, vá direto às que já existem, pois foram selecionadas para você.
Pode parecer errado ir direto a questão antes de estudar o material de estudo, mas a intenção aqui não é ser correto, e sim estudar com eficiência.
– Read (leitura): agora você lerá o texto todo de uma vez, buscando identificar e destacar as respostas para as perguntas levantadas pelo professor daquele material. Essa leitura deve ser feita com atenção. Não adianta você avançar na matéria se não estiver compreendendo o conteúdo.
– Recite (recitar): embora a palavra recitar signifique “dizer em voz alta”, não é necessário que você faça isso. Você fará anotações dos assuntos associados às respostas encontradas no texto. É importante que essas respostas não sejam meramente transcrições daquilo que foi encontrado na leitura.
Você deve fazer resumos pessoais, parafraseando e escrevendo de tal forma que o conteúdo fique claro para VOCÊ. Destaco a palavra você, pois muitas pessoas perdem tempo tentando elaborar o material mais perfeito do mundo, algo que qualquer um possa entender. Como sua intenção não é revender esse material, e sim aprender com ele, faça esses resumos de forma que fiquem compreensíveis ao menos para você.
– Review (revisão): após finalizar a confecção do resumo, revise o que você criou, assim será possível aumentar a compreensão e a retenção da matéria estudada. Você também pode refazer os exercícios. Dessa vez eu tenho certeza de que seu rendimento e entendimento daquilo que está sendo perguntado será muito maior.
Observação: a fim de otimizarmos o nosso tempo, eu sugiro que as partes da leitura e do recitar sejam feitas juntas.
Sei que você deve estar pensando: “Esse cara deve estar maluco, eu não tenho tempo para isso. Vou demorar uma vida inteira para finalizar meus estudos se fizer dessa forma. Isso é perda de tempo”.
Entenda o que vou te falar: perder tempo é gastar horas estudando e não aprender nada. ISSO SIM é perda de tempo. É por isso que nós, os Gran Xperts, existimos aqui no Gran Cursos Online: a nossa missão é mudar vidas através da educação, e isso significa tornar eficientes os estudos de nossos alunos, para que eles sejam aprovados – e isso de fato acontece.
Entenda que um Gran Xpert alavanca todo o seu estudo. Tenha a virtude de ser acompanhado pelos melhores. Vem ser acompanhado por um Gran Xpert, assim você terá chances muito maiores de chegar à sua tão sonhada aprovação.
Referências Bibliográficas
BUZAN, Tony. Leitura Dinâmica para principiantes. Rio de Janeiro: Sextante, 2009.
SOARES, Ricardo e DOUGLAS, William. Leitura Dinâmica e Memorização. Rio de Janeiro: Impetus, 2017.