Fala, Futuro Fiscal,
No acender das luzes de Natal, trataremos sobre mais um tema que estará presente na sua prova de contabilidade geral. Você sabe que as bancas de concursos adoram trazer as novidades na área de contabilidade fiscal para suas provas, então, você precisa se manter atualizado e o GranOnline tem por objetivo ser o seu facilitador nesse processo.
Nesse sentido, Futuro Fiscal, o Conselho Federal de Contabilidade (CFC), nesse finalzinho de ano (Diário Oficial da União – Seção 1 – Edição n. 245, de 22/12/2016, Pág. 193), publicou mais uma atualização nas normas gerais (NBC TG), em especial, no que tange aos EFEITOS DAS MUDANÇAS NAS TAXAS DE CÂMBIO E CONVERSÃO DE DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS NBC TG 02 (R2).
Quintiliano, o que mudou da NBC TG 02 (R1) para a NBC TG 02 (R2)? Qual o impacto disso nos meus estudos? Vamos lá, meu Caro Fiscal, observe o quadro abaixo.
Vigente até 21/12/2016 |
Depois da Alteração |
Taxa de câmbio à vista é a taxa de câmbio normalmente utilizada para liquidação imediata das operações de câmbio; no Brasil, a taxa a ser utilizada é a divulgada pelo Banco Central do Brasil. (NBC TG 01 (R1)) |
Taxa de câmbio à vista é a taxa de câmbio normalmente utilizada para liquidação imediata das operações de câmbio. (Alterada pela NBC TG 02 (R2)) |
É isso mesmo, a partir do próximo exercício contábil, as demonstrações contábeis poderão se valer de suas taxas de câmbio à vista de outras fontes de informações além daquela divulgada pelo Banco Central (BC). Isso significa que as questões de concursos que cobrem o conhecimento ainda no sentido da vinculação à taxa de câmbio fornecida pelo BC estarão incorretas. E agora você sabe por quê?
Por fim, essa alteração ganha especial destaque no atual cenário cambial brasileiro e, portanto, passível de cobrança em sua prova. E nós, do GranOnline, estamos atentos para isso, visando a sua melhor e mais completa preparação.
Agora sim, Boas Festas!!!
Samuel Quintiliano – Auditor Fiscal de Atividades Urbanas do DF. Aprovado em vários concursos públicos, dentre eles, Auditor Fiscal do Tesouro Estadual de Pernambuco, Auditor de Controle Externo do Tribunal de Contas da União, Analista de Finanças e Controle, área contábil, do Tesouro Nacional.
Estudando para concursos da área fiscal ? Prepare-se com quem tem tradição de aprovação e 27 anos de experiência em concursos públicos. Cursos online com início imediato, visualizações ilimitadas e parcelamento em até 12x sem juros
Depoimentos de alunos aprovados AQUI. Casos de sucesso: