Olá, Pessoal. Tudo bem?
Hoje, falaremos um pouquinho sobre os benefícios da implantação da Governança de TI.
Vamos lá…
Fundamentalmente, a Governança de TI ou Estratégia Organizacional de Governança de TI está preocupada com a entrega de valor ao negócio e com a mitigação de riscos voltada à transformação digital.
Sendo assim, 03 resultados principais podem ser esperados após o sucesso da Governança de TI:
- Realização de benefícios: consiste em criar valor para a organização por meio da TI, mantendo e aumentando valor derivado de investimentos existentes em TI, e eliminando iniciativas e ativos de TI que não estão criando valor suficiente.
O princípio básico do valor de TI é a entrega de serviços e soluções adequados à finalidade, no prazo e dentro do orçamento, que geram os benefícios financeiros e não financeiros pretendidos. O valor que a TI oferece deve estar alinhado diretamente aos valores nos quais o negócio está focado. O valor da TI também deve ser medido em uma forma que mostra o impacto e as contribuições dos investimentos habilitados para TI no processo de criação de valor do empreendimento.
Resumindo todas as ações ou demandas de TI devem buscar, em primeiro lugar, a entrega de benefícios para a área de negócios;
- Otimização de risco: isso envolve abordar o risco de negócios associado ao uso, propriedade, operação, envolvimento, influência e adoção de TI dentro de uma organização. O risco de negócios relacionado a TI consiste em negócios relacionados a eventos de TI, que podem impactar potencialmente os negócios.
A gestão de riscos relacionados a TI deve ser integrada dentro da abordagem de gerenciamento de risco corporativo para garantir um foco na TI por parte da organização. Também deve ser medido em uma forma que mostra o impacto e as contribuições da otimização de riscos de negócios relacionados a TI na preservação de valor.
Resumindo é entrega valor, mas sempre gerenciando e otimizando os riscos;
- Otimização de recursos: isso garante que os recursos apropriados estejam disponíveis para executar o plano estratégico, de forma que os recursos suficientes, apropriados e eficazes sejam fornecidos.
A otimização de recursos garante um sistema integrado, uma infraestrutura de TI econômica fornecida e nova tecnologia introduzida conforme exigido pelo negócio.
Resumindo, é fazer o bom uso de todos os recursos que a área de TI dispõe (recursos financeiros, recursos técnicos, pessoas…).
Sempre que se está desenhando um sistema de governança, é importante que se pergunte o seguinte:
- nosso sistema está permitindo, de fato, a entrega de valor?
- Está sendo feita uma boa gestão de riscos?
- A gestão de recursos está eficiente? A organização está fazendo um bom e certo uso dos seus recursos?
ATENÇÃO:
Alinhamento estratégico e medição de desempenho são de suma importância e se aplicam em geral a todas as atividades para garantir que os objetivos relacionados à TI estejam alinhados com as metas da organização.
É, isso, Pessoal.
Bons estudos e até mais.
Profª. Samantha Gomes