Faaaaaala seus lindos!!! Tudo bem com vocês?
Estamos cada vez mais nos especializando em dissertar sobre diversos temas relativos ao Gerenciamento Ágil de Projetos, e o eXtreme Programming é o tema de hoje!
Nesse artigo vamos comentar uma avaliação discursiva da Secretaria de Estado de Planejamento e Orçamento do Estado de Roraima (SEPLAN/RR) para o cargo de Analista de Planejamento e Orçamento – Especialidade: Tecnologia da Informação, aplicada em janeiro de 2023 pela banca Cespe Cebraspe.
Essa avaliação cobrou de forma muito abrangente os conhecimentos sobre a Metodologia XP. Vejamos:
Tendo em vista que o XP é um dos modelos de engenharia de software ágil indicado para times pequenos e médios que desenvolvam software baseado em requisitos, redija um texto dissertativo, citando e descrevendo três valores do XP [valor: 26,00 pontos]; três
práticas do XP [valor: 25,00 pontos]; e três papéis dos membros da equipe XP [valor: 25,00 pontos].
Para responder o item 1, seria necessário conhecer os valores do XP, que são: Comunicação, Simplicidade, Feedback, Coragem e Respeito. Aproveitando a oportunidade, Coragem e Respeito também são valores do Scrum. Vamos às definições:
O primeiro valor do XP é a Comunicação, que deriva do Manifesto Ágil – Comunicação Face a Face. Para que os desenvolvedores possam compreender precisamente a necessidade do cliente e para que o cliente participe ativamente como parte da equipe, o Extreme Programming propõe conversas presenciais e diretas entre as partes.
Outro valor é a Simplicidade, que também deriva dos princípios do manifesto, que busca manter a simplicidade evitando desperdícios, de forma a não adicionar complexidades desnecessárias. O foco é reduzir custos e tempo e que o design e as funcionalidades sejam os mais simples possíveis, priorizando o que é absolutamente necessário para o projeto.
O Feedback é fundamental para que as práticas ágeis possam ser aplicadas. Feedbacks constantes, antecipados e em ciclos curtos sobre os resultados alcançados durante o processo é fundamental para garantir ajustes rápidos e mais precisos. Respostas rápido às mudanças e adaptação depende de feedbacks constantes.
Coragem e Respeito são fundamentais para equipes ágeis. Corabem para estar aberto a mudanças, encarar as falhas, aceitar os feedbacks, propor melhorias e Respeito para que se atenda a uma das premissas do XP, que é o trabalho em equipe. É preciso que os membros se respeitem e valorizem um bom relacionamento, com colaboração.
Apesar de ter sido mencionado os 5 Valores do XP, bastaria ter mencionado 3 deles para garantir a pontuação total. Por isso lembre: Coragem e Respeito também são valores do Scrum, e assim, 2/3 da questão estaria garantido.
Para a Questão 2, o candidato precisaria mencionar apenas 3 daquela lista gigante de práticas vistas nas aulas. Aqui, poderíamos tanto usar as práticas do Kent Beck quanto aquelas do Sommerville:
- Jogo de planejamento
- Planejamento Incremental
- Entregas frequentes
- Uso de metáforas
- Uso de Histórias de Usuário
- Projeto simples
- Desenvolvimento Test-Fisrt
- Refatoração
- Programação em pares
- Propriedade coletiva do código
- Integração contínua
- Ritmo sustentável / 40 horas de trabalho semanas
- Cliente presente / Feedback Constante
- Padrões de codificação
Por fim, para resolver a terceira questão, apenas seria necessário descrever 3 dos vários papéis definidos pelo XP. Vejamos:
Programador: o programador é essencial ao XP, pois o seu principal foco é a implementação.
Cliente: Representante da empresa, responsável por definir os requisitos e prioridades do projeto.
Desenvolvedor/Programador: é o membro da equipe de desenvolvimento responsável por escrever o código e criar o software de acordo com as especificações do cliente.
Testador: é o membro da equipe de desenvolvimento responsável por garantir que o software funcione corretamente e atenda aos requisitos do cliente. (realiza testes de unidade, testes de integração e testes de aceitação)
Coach/Treinador: é o membro da equipe de desenvolvimento responsável por orientar a equipe sobre as práticas e valores do XP, ajudando a manter o foco na qualidade do software e no processo de desenvolvimento.
Tracker/Rastreador: é o membro da equipe de desenvolvimento responsável por monitorar o progresso do projeto e ajudar a equipe a manter o foco nas tarefas mais importantes.
Consultor: é o membro da equipe de desenvolvimento responsável por trazer expertise técnica ou de negócios para o projeto.
Gerente: Responsável por gerenciar o projeto e garantir que a equipe esteja cumprindo prazos e orçamentos. O gerente trabalha em colaboração com a equipe para identificar e mitigar riscos, e é responsável por garantir que o software esteja alinhado com os objetivos do negócio.
Programador líder: Responsável por liderar a equipe técnica de desenvolvimento, garantindo a qualidade e a consistência do código produzido.
Assim, mais uma vez demonstramos aqui que, fazer uma prova dissertativa, não é nada complicado quando temos consciência do que devemos enfatizar. Ainda, como nesse caso, não são as técnicas de redação que são a prioridade da correção, e sim, a menção dos termos importantes que constam no gabarito do examinador:-)
Ah, você deve ter percebido a marcação em negrito daqueles termos importantes, que o examinador quer ler, não é? Não vamos esquecer deles! São muito importantes!
E antes que eu me esqueça!! Temos um curso completo de Gerenciamento de Projetos, PMBOK 6ª edição e 7ª Edição, com 500 questões comentadas em cada um, além de um curso TOP de Gerenciamento Ágil de Projetos abordando o Manifesto Ágil, o framework SCRUM, a metodologia eXtreme Programming – XP e o Kanban, com muitas questões comentadas, como sempre!
Bora estudar!!
Um grande abraço!!
Professor Darlan Venturelli
Clique nos links abaixo:
Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias do mundo dos concursos!
Clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente: