Faaaaaala seus lindos!!! Tudo bem com vocês?
Nesse artigo vamos comentar duas provas dissertativas, realizadas pela banca Cebraspe, para os cargos de Analista em Tecnologia da Informação – ATI do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (2015), agora Ministério da Gestão e Inovação para Serviços Públicos. Apesar de uma prova de 2015, é uma prova que nos ajuda a compreender como as bancas podem cobrar esse tema em uma prova discursiva.
Primeiramente vamos para a prova de ATI, que cobrou uma parte bem básica do Framework COBIT 5 (versão atual no momento). Vejamos:
O Modelo de referência de processo do COBIT 5 subdivide os processos de governança e gestão de tecnologia da informação (TI) de uma organização em duas áreas de atividades principais – governança e gestão -, divididas em dois domínios de processos que recebem esses mesmos nomes.
Considerando que o fragmento de texto acima tem caráter unicamente motivador, redija um texto dissertativo acerta do seguinte tema.
Fundamentos de COBIT (VERSÃO 5)
Ao elaborar seu texto, faça o que se pede a seguir:
- Discorra sobre a principal distinção entre governança e gestão, de acordo com o modelo COBIT5 [valor 3,50 pontos]
- Apresente o nome e a descrição dos cinco processos do domínio governança relacionados à tecnologia da informação [valor: 25,00 pontos, 5,00 pontos para cada processo]
Considerando o momento da prova, vamos fazer esse comentário pensando em como seria uma boa resposta, adequada ao contexto do COBIT 2019.
Tratando da primeira questão, que pede um ponto inovador do COBIT 5, que se mantém para a versão 2019, é a distinção entre governança e gestão. Nesse contexto, o COBIT 5 então, ao fazer essa diferenciação, adicionou ao modelo o domínio Avaliar, Dirigir e Monitorar (EDM), que tinha em seu escopo, processos de governança.
Naquele momento tínhamos processos nos domínios de governança e outros processos nos domínios de gestão. Porém, no contexto do COBIT 2019, temos objetivos de governança e objetivos de gestão, sendo que um objetivo de governança ou gestão sempre se relaciona a um processo (com um nome idêntico ou semelhante) e um série de componentes relacionados de outros tipos para ajudar a atingir o objetivo. Assim, um objetivo de governança está relacionado a um processo de governança, enquanto um objetivo de gerenciamento está relacionado a um processo de gerenciamento.
Para acertar essa questão era só lembrar das nossas aulas, onde enfatizamos que a governança tem uma relação forte com fornecer o direcionamento para a organização, traçando objetivos estratégicos, priorizando ações e tomando decisões no âmbito organizacional, e monitorando o desempenho e a conformidade com a direção e os objetivos estabelecidos. Já no contexto da gestão, esta é responsável pelo planejamento, desenvolvimento, execução e monitoramento das atividades em consonância com a direção definida pelo órgão de governança a fim de atingir os objetivos corporativos.
O segundo item da questão cobrou um conhecimento um pouco mais aprofundado do COBIT, mas nada que um conhecimento da estrutura do nosso framework não nos ajudasse a resolver.
Resolvendo a questão no âmbito do COBIT 2019, temos cinco objetivos de governança no escopo do COBIT 2019 (que se relacionam a um processo de nome idêntico ou semelhante, como já mencionado), que fazem parte do domínio Avaliar, Dirigir e Monitorar (EDM). Vejamos:
EDM01 – Definição e Manutenção de um Framework (Modelo) de Governança Assegurados.
Este objetivo de governança requer que sejam definidos os requisitos para a governança corporativa de TI. Também é responsável por manter estruturas, princípios e processos, com clareza de responsabilidades e autoridade para alcançar a missão, as metas e os objetivos da organização.
EDM02 – Entrega de Benefícios Assegurada.
Este objetivo de governança busca garantir a entrega de valor para o negócio a partir dos processos de negócio, serviços e ativos de TI, proveniente dos investimentos em TI realizados pela organização.
EDM03 – Otimização de Riscos Assegurada.
Este objetivo de governança é busca assegurar que o apetite e tolerância a riscos da organização sejam conhecidos, comunicados, monitorados e controlados.
EDM04 – Otimização de Recursos Assegurada.
Este objetivo de governança busca assegurar que as capacidades adequadas e suficientes relacionadas à TI (pessoas, processos, estruturas organizacionais, infraestrutura tecnológica e aplicações) estejam disponíveis para apoiar os objetivos da organização.
EDM05 – Engajamento com as Partes Assegurado.
Este objetivo de governança busca assegurar que a medição e os relatórios de desempenho e conformidade da TI corporativa sejam transparentes para que as partes interessadas estejam engajadas em nível adequado.
Mas e se não lembrarmos todos os objetivos de governança e gestão? Como podemos garantir pontos nessa prova?
A base de tudo são os princípios, e conhecendo-os, resolvemos a prova. Vamos verificar!
- Prover valor para as partes interessadas.
Esse princípio, se for mencionado na prova, remete facilmente ao objetivo EDM05 – Engajamento com as Partes Interessadas Assegurado.
- Abordagem holística
Fazendo um bom discurso sobre esse princípio, seria fácil convencer o examinador que você entende que, através de uma visão holística da organização, é possível otimizar os recursos organizacionais, ou seja, EDM04 – Otimização de Recursos Assegurada.
- Sistema de governança dinâmico, Governança distinta do gerenciamento e Sistema de governança fim-a-fim
Esses princípios têm uma relação forte com o objetivo EDM01 – Definição e Manutenção de um Framework (Modelo) de Governança Assegurada. Com certeza, discorrendo sobre esse princípio, o examinador concederia pontuação.
- Adaptar-se às necessidades da empresa
Discorrendo sobre esse princípio, o candidato facilmente demonstraria conhecimento o foco na entrega de valor, ou seja, EDM02 – Entrega de Benefícios Assegurada.
Por fim, sempre quando fizerem uma discursiva cujo tema seja governança ou gestão, nunca deixe de falar sobre gestão de riscos, ou seja, falando de COBIT 2019, EDM03 – Otimização de Riscos Assegurada.
Sempre comento em nossas aulas a importância de conhecer os termos chave de cada tópico estudado, que como eu sempre digo, são o DNA da resposta correta a ser marcada em uma prova objetiva, e, é importante que estejam presentes em uma prova dissertativa.
Já falei isso em outros tópicos de estudo: é importante conhecer como um avaliador corrige a sua prova, para que o candidato escreva exatamente o que a banca quer ler naquela resposta. E não podemos esquecer que, em um momento posterior à correção, quando falta aquele pontinho para aumentar as suas chances de classificação, para que nós, professores, possamos te ajudar na elaboração de um bom recurso, é importante escrever conteúdo útil relacionado ao tema.
Assim, mais uma vez demonstramos aqui que, fazer uma prova dissertativa não é nada complicado quando temos consciência do que devemos escrever.
Ah, você deve ter percebido a marcação em negrito daqueles termos importantes, que o examinador quer ler, não é? Não vamos esquecer deles! São muito importantes!
E antes que eu me esqueça!! Temos um curso completo de Gerenciamento de Projetos, PMBOK 6ª edição e 7ª Edição, com 500 questões comentadas em cada um, além de um curso TOP de Gerenciamento Ágil de Projetos abordando o Manifesto Ágil, o framework SCRUM, a metodologia eXtreme Programming – XP e o Kanban, com muitas questões comentadas, como sempre!
Bora estudar!!
Um grande abraço!!
Professor Darlan Venturelli
Clique nos links abaixo:
Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias do mundo dos concursos!
Clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente: