Meus caros leitores, começarei o artigo de hoje com a seguinte pergunta: como anda a saúde mental de vocês? Para início de conversa, gostaria de dizer que, definitivamente, não existe saúde sem saúde mental. Na minha concepção, muito embora não seja especialista no assunto, muito menos tenho formação na área, entendo que a saúde mental é uma espécie de nuvem que envolve todas as situações de nossas vidas. Por isso que é tão importante cuidarmos dela.
Sentimentos como ansiedade, tristeza, felicidade, medo, raiva etc. são a base de todo nosso conhecimento psíquico, e certamente todo mundo já experimentou, em algum momento, essas emoções. A forma pela qual se dá a relevância e a intensidade para cada uma dessas situações é que faz toda a diferença.
Outro ponto que gosto muito de conversar com meus alunos é sobre não depositar todas as nossas aspirações de felicidade sobre a aprovação em um concurso público. É sempre bom ter mais opções e equilíbrio na vida pessoal, e podemos buscar justamente isso nas nossas relações, com prática esportiva, relacionamentos familiares etc.
Sempre procurei agir dessa forma para que não ficasse extremamente frustrado por não conseguir algo e sentir um vazio grande por dentro. Lembro-me perfeitamente quando fiz um concurso para a Polícia Federal em Porto Velho-RO (na época, havia certames regionalizados para ingresso na PF), nos idos de 2004.
Naquela época, eu, apesar do pouco tempo de estudo e de ser o meu primeiro concurso, acreditava sinceramente que estava preparado. Ledo engano. Saí arrasado da sala de prova. Confesso que aquela ressaca durou uns três dias, porém, quando olhei ao lado e vi que alguns amigos haviam conseguido uma boa nota, eu decidi que iria continuar até passar e que esse resultado não me abalaria de forma a me congelar. Era o momento de reagir!
O que me fez não afundar no que eu chamava de “luto pós-prova” foi o fato de pensar (quase que como um mantra) na minha boa saúde para poder continuar os estudos e agradecer a Deus por ter tido a oportunidade de estar ali naquele momento. A palavra que deveria caracterizar toda aquela jornada deveria ser: Aprendizado.
Gostaria de compartilhar essa experiência com vocês, pois vejo muitos candidatos depositarem todas as suas energias mentais exclusivamente nos estudos e, após uma prova malsucedida, ficarem com a autoestima muito para baixo, por vezes demorando meses para se recuperar.
Saibam que tudo tem o seu tempo de maturação. Assim como tive as minhas três reprovações antes de passar em cinco concursos públicos, vocês terão o tempo das suas caminhadas. Respeitar e aceitar isso é fundamental na jornada da aprovação para o cargo público. Continuem, meus amigos, CONTINUEM…
Clique nos links abaixo:
Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias do mundo dos concursos!
Clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente: