Você alguma vez ja chegou ao final de uma página e percebeu que não faz ideia do que você acabou de ler? Acontece com todo mundo, em um momento ou outro: Seu tempo é curto demais ou você tem interesse de menos para passar mais um minuto sequer com Homero ou Shakespeare? Felizmente, aprender a ler de maneira inteligente e fazer algumas boas anotações tornará a leitura muito mais fácil, rápida e divertida. Veja o passo 1 para mais informações.
Parte 1 de 3: Lendo de maneira inteligente
- Torne uma leitura divertida, pegando uma bebida, um lanche, e ficando mais confortável. Acenda uma vela aromática ou leia na banheira, para ficar o mais confortável e tornar a leitura mais agradável possível, especialmente se estiver lendo sobre algum assunto que não seja nada animador para você . [1]
Folheie primeiro e depois Leia atentamente. Se você está lendo algo difícil, não precisa se preocupar demais em saber o final antes da hora. Se você ler um parágrafo e tiver que recomeçá-lo, considere dar uma passada de olho na história toda, ou folhear um pouco o livro, para ter uma noção do enredo, personagens principais e Tom da leitura e, então, você saberá no que focar, uma vez que você faça uma leitura mais profunda do texto.
- Se você souber inglês, dar uma olhada no Cliff’s Notes ou ler sobre o livro online pode ser uma boa maneira de conseguir um bom resumo da leitura para ajudá-lo a passar por isso mais facilmente. Não se esqueça de voltar e ler com mais atenção.
- Procure sempre ler poesias em voz alta. Ler A Odisseia torna-se uma experiência muito mais impressionante quando você invoca as musas em voz alta.
Pesquise palavras, locais, ou idéias que você não reconhece. Você pode usar pistas de contexto para ajudar a descobrir as coisas por si só, mas é sempre uma boa ideia gastar um tempinho aprendendo quaisquer referências que possam ter escapado da primeira vez. Isso tornará a leitura mais fácil.
- Na escola, pesquisar uma palavra desconhecida ou conceito sempre fará você ganhar pontos bônus. Essa é uma ótima coisa para tornar um hábito.
Faça pausas. Certifique-se de que você guardou tempo suficiente para fazer a sua leitura, para que possa completá-la confortavelmente e fazer pausar frequentes. Para cada 45 minutos de leitura, jogue vídeo game por 15 minutos, ou faça outro tipo de lição de casa, para dar a sua mente um descanso, e permitir que ela se concentre em outras coisas por um tempo. Quando estiver pronto, volte animado e de cabeça fresca para a história.
Parte 2 de 3: Tomando notas
Faça marcações no texto. Escreva perguntas na margem, sublinhe as coisas que você acha interessante, destaque conceitos ou idéias importantes. Não tenha medo de fazer muitas marcas em seu texto enquanto você lê. Alguns leitores acham que segurar um lápis ou marcador torna um leitor mais ativo, dando-lhes algo para “fazer” enquanto leem. Descubra se isso funciona para você.
- Não sublinhe ou destaque demais, e definitivamente não destaque passagens aleatórias por pensar que é esperado que você faça isso. Destacar aleatoriamente não só vai te atrapalhar a estudar, como também tornar muito mais difícil retornar ao texto.
Escreva pequenos resumos no final de cada página. Se você estiver lendo algo difícil, e por vezes precisando voltar na leitura para buscar alguma informação perdida, comece retomando página por página. No final de cada página, ou mesmo no final de cada parágrafo, escreva um breve resumo do que aconteceu nessa página. Esse tipo de interrupção na sua leitura vai fazer com que você passe por ela com mais atenção.
Escreva as perguntas que lhe ocorrerem sobre o que você leu. Se você encontrar algo confuso, ou perceber que algo está lhe causando dificuldades, anote sempre. Isto pode se tornar uma boa pergunta para fazer em sala de aula, ou dar-lhe algo para pensar, a medida que você continua lendo.
Anote suas opiniões. Assim que terminar de ler, imediatamente comece a escrever suas opiniões sobre história, livro ou capítulo do livro que você leu. Escreva sobre o que parecer importante, sobre sua opinião a respeito da finalidade da leitura, e sobre suas sensações como leitor. Não é necessário fazer um resumo, mas você pode achar útil resumir, se isso for lhe ajudar a memorizar melhor o que você leu.
- Não anote o que você não gostou da história, ou o que você achou “chato”. Em vez disso, foque em como ele fez você se sentir. Sua primeira resposta pode ser, “Não gostei desta história, porque a julieta morre no final”, mas pense no por que de você se sentir assim. Por que seria melhor se ela tivesse vivido? Teria sido? O que Shakespeare pode ter tentado passar? Por que ele matou ela? Esta é uma reação muito mais interessante.
Parte 3 de 3: Falando sobre sua leitura
Junte-se com amigos ou colegas e discuta a leitura. Não é trapaça discutir sobre o que você leu, antes ou depois da aula. Na verdade, a maioria dos professores provavelmente ficaria emocionado. Fale sobre suas opiniões com seus colegas de classe e compare com as deles. Continue tentando não falar sobre o que foi ou não chato, mas veja se alguém tem alguma boa explicação sobre algo que lhe pareceu difícil ou confuso. Ofereça sua própria experiência de leitura para ajudar seus amigos.
Pense em perguntas abertas para explorar a leitura. Escreva algumas perguntas em seu caderno, que possam tornar as discussões de classe interessantes. Seja para um dever de casa, ou por conta própria, isso fará com que você se envolva mais com a leitura.
- Não faça perguntas que possam ser respondidas com “Sim” ou “não”. Aprender a perguntar “como” é uma maneira útil de fazer de perguntas grandes discussões.
Marque páginas importantes com post-its. Se você tiver uma pergunta posterior, ter a página cuja qual você quer falar sobre já marcada pode ajudar, em vez de gastar dez minutos tentando lembrar onde foi a grande fala de polônio.
Coloque-se no lugar dos personagens. O que você faria se fosse a Julieta? Você teria gostado Holden Caulfield se ele fosse da sua classe? Como seria estar casada com Ulisses? Fale sobre isso com outras pessoas que leram o mesmo livro. Como as pessoas responderam a essas mesmas perguntas? Aprender a inserir-se em uma leitura e interagir com o texto, é uma boa maneira de vivê-lo e compreendê-lo. Imagine-se no livro.
Fonte: WikiHow
2ª Fase de Penal do XIX é no Projeto Exame de Ordem!! Matricule-se!
O Gran Cursos Online desenvolveu o Projeto Exame de Ordem focado na aprovação dos bacharéis em Direito no Exame Nacional da Ordem dos Advogados do Brasil. A renomada equipe de professores, formada por mestres, doutores, delegados, defensores públicos, promotores de justiça e especialistas em Direito, preparou um método online que dará o apoio necessário para o estudante se preparar para a 2ª fase e conseguir a aprovação. O curso proporciona ao candidato uma preparação efetiva por meio de videoaulas com abordagem teórica, confecção de peças jurídicas e resolução de questões subjetivas. É a oportunidade ideal para aqueles que buscam uma preparação completa e a tão sonhada carteira vermelha.