Olá, concursando! Muito prazer!
Sou Marcos Almeida, servidor público há 18 anos, aprovado em vários concursos públicos. Eu já estive aí também estudando e me sacrifiquei muito para alcançar meus resultados. Eu tinha certeza de uma coisa: seria recompensador. E é até hoje.
Hoje vim lhe trazer dicas de como iniciar seus estudos para concursos, já que você decidiu que é isso o que você realmente quer para a sua vida. Chegou a hora de irmos para a prática de como você vai fazer com que essa decisão seja uma das melhores decisões que já tomou em sua vida.
Primeiramente você precisa escolher uma carreira, se é administrativa, jurídica, ou policial, por exemplo. Aí, você deve me perguntar: “mas, professor, tenho mesmo que escolher isso, se apenas quero ser aprovado e garantir minha vaga no serviço público?” A resposta é sim! Porque, quando você escolhe uma carreira e não um concurso, isso lhe dá outras oportunidades de provas de concursos dentro da mesma carreira. Ou seja, quando abrir um novo edital de concurso, você também estará preparado, com as matérias comuns já estudadas, tendo de focar somente o que há de novo naquele concurso, como, por exemplo, a legislação específica. O grande objetivo dos seus estudos é se tornar especialista nas matérias que são mais cobradas naquela carreira, por isso você deve iniciar pelas matérias “base” e, à medida que for avançando, colocando as específicas, a depender do seu edital.
Depois de ter escolhido a carreira, chegou a hora de separar as matérias básicas dessa carreira. Por exemplo, digamos que tenha escolhido a área policial. Você terá que dominar todas as matérias que caem em todos os concursos dessa área, sendo elas Português, Raciocínio Lógico, Direito Constitucional, Direito Administrativo, Penal e Processo Penal. Sendo assim, quando abrir um outro concurso dessa carreira, você terá que se preocupar com a parte de legislação, porque normalmente difere.
Lembrando que eu não estou te falando para você sair atirando para todos os concursos da carreira sem ter um foco em determinado concurso. É importante ter um foco, por exemplo, PRF, Polícia Federal, Receita Federal etc. Porém, na sua preparação, você vai priorizar as principais disciplinas daquela área para que você possa prestar outros concursos. Se você estuda para a área policial, além de PRF e como iniciar seus estudos para concursos, temos os concursos de policial civil, policial militar, agente penitenciário, policial legislativo e outros. Para a área fiscal, além da Receita Federal, temos os concursos de SEFAZ estadual e de fiscos municipais.
Então, domine todas essas matérias comuns, faça questões e busque estar com um nível acima de 80% em questões e simulados dessas disciplinas. Quando você já estiver nesse nível, com certeza, você se sentirá mais seguro para o seu concurso-alvo e, depois de aprovado, também terá o privilégio de escolher. À medida que for avançando nessas matérias básicas da sua área, você vai inserindo outras matérias em grau de importância a depender do seu concurso-alvo e de editais que estão próximos de sair. Para as matérias que já finalizou, você fará o “modo revisão”: basicamente revisará por meio de questões dando uma pincelada naqueles assuntos que você está com maior dificuldade. É interessante que, ao sair o seu edital, você já esteja no modo revisão, pois terá mais tempo de se dedicar para as disciplinas diferenciais e, também, aumentará absurdamente a sua carga de resolução de questões.
Bom, é isso e eu espero que você implemente essas simples e valiosas ações que farão toda a diferença em seus estudos. Eu sei que você é capaz de chegar lá! Estude, foque, determine e acredite na sua real capacidade.
Um abraço e me siga nas redes sociais: @marcosalmeidacoach.
Foi uma honra contribuir com a sua vida.