Como melhorar sua habilidade de escutar e aprender com os outros

Por
1 min. de leitura

Ouvir2Julian Treasure, durante Ted Talk ministrada em 2011, afirmou que 60% do tempo usado para se comunicar são gastos apenas ouvindo, embora as pessoas apenas absorvam 25% do que escutam. Esta habilidade é importante no mercado de trabalho sobretudo porque existe uma relação entre sucesso e comunicação. O motivo é simples: pessoas capazes de ouvir os outros conseguem aprender com eles.
No entanto, como uma pessoa que vive em meio a tantos ruídos pode aprimorar essa capacidade de modo simples e ainda assim trilhar uma carreira bem-sucedida? Veja alguns exemplos que o próprio Treasure dá para sua plateia:

1 – Fique alguns minutos no completo silêncio

Para que você possa readaptar sua audição para atentar às coisas que você escuta, recomenda-se que você medite por alguns minutos num ambiente quieto diariamente. Deste modo, não apenas você aumentará sua concentração, como também acalmará seus pensamentos.

2 – Decomponha o que você escuta

Ao gravar uma canção, a banda usa diferentes instrumentos, mas que juntos compõem um único som. Para desenvolver essa capacidade é interessante que você tente reconhecer cada um deles separadamente ao escutar a música no seu aparelho. O mesmo vale para situações cotidianas, como viagens de metrô e os barulhos do escritório. Será que você não está ignorando um ruído todos os dias, mas ainda não percebeu?

3 – Pratique com as pessoas

Durante os próximos diálogos que você tiver, lembre-se de olhar as pessoas nos olhos e prestar atenção no que ela diz. Dê outros indícios que demonstrem seu foco na conversa e faça perguntas para ter certeza se compreendeu a mensagem. Por fim, peça para que ela retome os principais pontos discutidos. Talvez esse exercício pareça que dará origem a uma conversa um pouco engessada, mas na realidade esse é um processo recorrente enquanto você se comunica.
Fonte: Universia Brasil

Por
1 min. de leitura

Tudo que sabemos sobre:

advogado projeto exame de ordem