Olá, meus caros leitores, como vão? Espero que estejam na luta diária, pois é assim que deve ser, caso queiram conquistar algo importante! No artigo passado, eu fiz uma analogia sobre os candidatos a concursos públicos e as pessoas dispostas a participar do evento *Ironman (prova de triatlo em que o atleta deve nadar 3,8 km, pedalar 180 km e correr 42 km).
No artigo de hoje, gostaria de comentar sobre o meu planejamento para o Ironman 2023 que acontecerá em Florianópolis, no dia 28 de maio. A meu ver, é bem parecido com a preparação para concursos públicos.
Em primeiro lugar, no final do ano passado, eu defini objetivos de acordo com o grau de importância das provas, tempo de preparação e dificuldades para executá-las. Dado o start, selecionei provas bem mais curtas ao longo desses cinco meses para que tivesse motivação até a chegada do dia mais esperado. Esse é o primeiro ponto que gostaria que observassem: nem sempre o concurso que você tanto almeja precisa ser realizado primeiro. Às vezes, o certame dos sonhos será em médio ou longo prazo. E o que você vai fazer durante todo esse tempo? Vai aguentar uma rotina de estudos sem a previsão de ser colocado à prova? É uma pergunta a ser feita!
Existem cargos semelhantes, e as provas para eles podem servir como experiência e motivação. Além de, é claro, te proporcionarem a tranquilidade financeira e emocional para continuar na labuta, caso conquiste a aprovação.
Voltando ao assunto do Ironman, definidas as “provas-meio” e o grande objetivo, coloquei as mãos à obra. Como em dezembro eu praticamente não realizei atividades físicas, visto que decidi descansar e passar mais tempo com a família, o meu retorno em janeiro deveria ser progressivo para evitar possíveis lesões. Sendo assim, na primeira semana de 2023, eu conversei com o coach da assessoria de triatlo sobre todos os meus pontos fortes e aqueles que deveriam ser melhorados.
Baseado nessas informações (rotina em casa, trabalho, etc.), ele traçou metas semanais tangíveis, de acordo com a minha realidade, para que não fossem geradas frustrações e desgaste mental. O interessante é que as metas não vão aumentando o volume de treinos de forma ininterrupta. Há semanas com muitas horas de treinos, outras nem tanto. Em alguns períodos, treinamos mais sobre a bicicleta e, em outros, o objetivo é a corrida ou a natação.
Acredito que, assim como nos estudos, essa forma de planejamento ajuda a manter o foco e a disposição para continuar firme no propósito, à medida que alternamos os estímulos. Dito isso, na sequência final, vamos à fase de polimento. Nesse período, fazemos apenas atividades bem leves, pois tudo que poderia ser feito em termos de fortalecimento muscular e cardiorrespiratório já foi realizado. Geralmente, essa fase começa cerca de uma semana e meia antes do evento.
Na preparação para concursos públicos, eu vejo de forma bem semelhante. Não adianta estudar como um louco na semana anterior ao certame. Se o candidato se planejou, essa é a hora de “polir”, pois ele já está pronto para a batalha. Agora, o foco deve ser direcionado para a revisão de todo o conteúdo estudado, e só!
Bem, espero ter ajudado com algumas dicas e, mês que vem, se tudo der certo (e confio plenamente que dará), contarei no nosso blog a experiência de se completar um Ironman (pela segunda vez).
Até lá!
*Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Ironman_Triathlon
Clique nos links abaixo:
Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias do mundo dos concursos!
Clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente: