O concurso CFS acontece anualmente e tem como objetivo a oferta de vagas de nível médio, em especialidades variadas, para ingresso no Curso de Formação de Sargentos da Aeronáutica. As vagas são de lotação em âmbito nacional. O aprovado no Exame de Admissão ao CFS entra como Praça Especial e após a formação é promovido ao posto de Terceiro Sargento.
O concurso CFS 1 e CFS 2 estão com edital publicado para ingresso no Curso de Formação em 2025. Vale lembrar que o edital CFS 1 oferta vagas para o primeiro semestre de 2025 e edital CFS 2 oferta vagas para o segundo semestre.
Veja abaixo o índice com informações sobre o concurso CFS:
- Sobre a Escola Militar
- Remuneração e Benefícios
- Cargos e Vagas
- Carreira
- Formas de Ingresso
- Etapas de Avaliação
- Sobre o Curso de Formação
Concurso CFS: sobre a Escola Militar
O Curso de Formação de Sargentos ocorre na Escola de Especialistas da Aeronáutica (EEAR), tendo como objetivo formar Sargentos Especialistas para o Comando da Aeronáutica, abrangendo instruções nos Campos Geral, Militar e Técnico-Especializado.
A Escola de Especialistas da Aeronáutica (EEAR) é o maior complexo de ensino técnico militar de toda a América do Sul e possui sua sede em Guaratinguetá, na grande São Paulo.
Concurso CFS: remuneração e benefícios
O candidato, no momento da matrícula, mediante ato do Comandante da EEAR, passa à situação de Aluno (Praça Especial l, conforme a Lei nº 6.880, de 9 de dezembro de 1980 – Estatuto dos Militares), situação essa a ser mantida durante todo o Curso de Formação.
A remuneração (soldo + adicionais militares) como Praça Especial, Aluno da Escola de Formação de Sargentos, é de R$ 1.355,00. Além disso, o aluno contará com alimentação, alojamento, fardamento, assistência médico-hospitalar e dentária.
O aluno não tem direito líquido e certo à promoção e à graduação de Terceiro Sargento, pois, para ser promovido, necessita, entre outros requisitos, concluir o Curso com aproveitamento.
Havendo a promoção, o então Terceiro Sargento receberá uma remuneração (soldo + adicionais militares) de R$ 5.978,00.
O concurso CFS oferta vagas de nível médio para a formação de Sargentos da Aeronáutica em diversas especialidades. Confira abaixo a lista com as especialidades oferecidas no Curso de Formação:
Grupamento Básico
- Comunicações
- Controle de Tráfego Aéreo
- Eletricidade e Instrumentos
- Eletrônica
- Equipamento de Voo
- Estrutura e Pintura
- Fotointeligência
- Material Bélico
- Mecânica de Aeronaves
- Meteorologia
- Intendência
- Suprimento
Grupamento de serviço
- Administração
- Bombeiro
- Cartografia
- Desenho
- Eletricidade
- Eletromecânica
- Enfermagem
- Guarda e Segurança
- Informações Aeronáuticas
- Laboratório
- Metalurgia
- Música
- Pavimentação
- Radiologia
- Sistema de Informação
- Topografia
Concurso CFS: carreira
O candidato ao fazer a matrícula no Curso de Formação de Sargentos passa a ser considerado Aluno da Escola de Formação de Sargentos.
Após a conclusão da formação, há a possibilidade de promoção para o posto de Terceiro Sargento.
Concurso CFS: formas de ingresso
O concurso público para ingresso no Curso de Formação de Sargentos ocorre anualmente.
Requisitos básicos para ingresso
- ser brasileiro(a) nato;
- não ter menos de 17 anos e nem completar 25 anos de idade até 31 de dezembro do ano da matrícula no CFS; e
- ter concluído com aproveitamento o Ensino Médio do Sistema Nacional de Ensino.
Concurso CFS: etapas de avaliação
O edital do concurso CFS costuma ser composto por duas etapas com diferentes fases, são elas:
Prova Escrita
As Provas Escritas são classificatórias e eliminatórias. As provas serão compostas de questões objetivas de múltipla escolha, com quatro alternativas em cada questão, das quais somente uma será a correta.
Disciplinas
As Provas Escritas serão compostas das seguintes disciplinas:
- Língua Portuguesa;
- Língua Inglesa;
- Matemática; e
- Física.
Eventos Complementares
Todas as fases abaixo, exceto o Procedimento de Heteroidentificação Complementar, são de caráter eliminatório.
- Inspeção de Saúde
- Exame de Avaliação Psicológica
- Teste de Avaliação do Condicionamento Físico
- Procedimento de Heteroidentificação Complementar
- Validação Documental
Inspeção de Saúde
A Inspeção de Saúde é uma perícia médica destinada a avaliar as condições psicofísicas do candidato no dia e horário determinados no Calendário de Eventos, por meio de exames clínicos, de imagem e laboratoriais, inclusive toxicológico, definidos em instruções, de modo a comprovar não existir patologias ou características incapacitantes ou restritivas para a carreira, para o Serviço Militar nem para as atividades previstas para o Curso.
Exame de Avaliação Psicológica
O Exame de Avaliação Psicológica avaliará condições comportamentais e de personalidade, por de meio técnicas psicológicas, homologadas e definidas em Instruções do COMAER, de modo a comprovar não existir inaptidão para o Serviço Militar nem para o desempenho das atividades previstas.
O EAP tem amparo legal na Lei nº 4.375/1964 (Lei do Serviço Militar), no Decreto nº 57.654/1966 (Regulamenta a lei do Serviço Militar), na Lei nº 12.464/2011 (Lei de Ensino na Aeronáutica), e na Lei nº 6.880/1980 (Estatuto dos Militares) e no Decreto nº 9.739/2019.
Teste de Avaliação do Condicionamento Físico
O Teste de Avaliação do Condicionamento Físico avaliará os padrões individuais de resistência e vigor físico, por meio de exercícios físicos, definidos e fixados em Instruções do COMAER de modo a comprovar não existir incapacitação para o Serviço Militar nem para as atividades previstas no curso.
Procedimento de Heteroidentificação Complementar
Os candidatos negros que se autodeclararem pretos ou pardos, conforme o previsto na Lei nº 12.990, de 9 de junho de 2014, e que optarem por concorrer às vagas reservadas serão convocados, desde que aprovados nas etapas anteriores, para o PHC, realizado pela CHC da EEAR, para verificação da veracidade de sua autodeclaração. Considera-se PHC a identificação por terceiros da condição autodeclarada.
Validação Documental
A Validação Documental do processo seletivo será realizada por meio da análise e conferência da documentação prevista para matrícula no curso, quando deverão ser apresentados todos os documentos previstos nos respectivos editais.
Concurso CFS: sobre o curso de formação
O curso de formação não é uma etapa de avaliação, mas sim um estágio final do certame.
Informações básicas
|
Conteúdo Programático do Curso de Formação
O CFS é ministrado sob regime de internato militar na EEAR e abrange instruções nos Campos Geral, Militar e Técnico Especializado. Confira abaixo:
- A instrução ministrada no Campo Geral, comum a todas as especialidades, reúne os conhecimentos básicos necessários à habilitação dos alunos nos seus diferentes níveis. Esta instrução é ministrada de maneira gradual e contínua, objetivando nivelar os conhecimentos de alunos de diferentes origens e formações, além de aumentar-lhes a capacidade de assimilação proveniente dos conhecimentos técnico especializados próprios do CFS.
- A instrução ministrada no Campo Militar busca, primordialmente, transmitir e reforçar os postulados básicos da vida castrense referentes à futura graduação, bem como desenvolver elevado grau de vibração, devoção e entusiasmo pela carreira na Força Aérea. Além das características de resistência física, necessária ao profissional militar, procura-se por meio da referida instrução sedimentar no aluno os princípios basilares da instituição (Hierarquia e Disciplina), como também, os fundamentos de ética e da estrutura organizacional do COMAER, de modo que, ao término do Curso, o futuro Sargento esteja dotado de atributos e competências que o qualificarão a ser um integrante do Corpo de Graduados da Aeronáutica.
- A instrução ministrada no Campo Técnico Especializado constitui-se na fase da formação em que o discente é preparado para obter um desempenho profissional dentro dos padrões estabelecidos pelo COMAER. Desse modo, ela está dimensionada com conhecimentos teóricos e práticos, de tal forma que o aluno, ao longo dos quatro semestres letivos, torne-se capaz de atingir um nível de proficiência eficaz e compatível à especialidade.
Uniforme e Traje
Para os eventos do Exame de Admissão ao Curso de Formação de Sargentos, realizados em Organizações Militares (incluindo Colégios Militares), o candidato militar da ativa, das Forças Armadas ou Auxiliares, deverá comparecer uniformizado, em acordo com o Regulamento de Uniformes para os Militares da Aeronáutica (RUMAER) ou com o respectivo Regulamento de Uniformes de cada Força.
O candidato que descumprir a regra prosseguirá no Exame, porém, por tratar-se de transgressão disciplinar, o fato será comunicado ao seu Comandante, Chefe ou Diretor.
Para os eventos do Exame realizados em instituições civis, o candidato militar da ativa poderá comparecer em traje civil ou uniformizado.
Em qualquer situação ou local, todos os candidatos deverão sempre trajar roupa condizente com o ambiente.
Prepare-se com o Gran: Assinatura Ilimitada 9.0*
Assine agora e receba acesso IMEDIATO a plataforma que mais aprova em concursos públicos e, o melhor, com a Maia, a Inteligência Artificial do GRAN que veio para revolucionar como você estuda. Faça o teste de 07 dias. O Gran está comprometido com a sua preparação! Satisfação garantida ou seu dinheiro de volta!
*Os cursos para OAB, CFC e Residências não estão disponíveis na Assinatura Ilimitada.
Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil? Clique nos links abaixo:
Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias do mundo dos concursos. Clique no link abaixo e inscreva-se: