A estabilidade é um dos maiores motivos de muitos concurseiros se dedicarem aos estudos, mas para Patrese Abreu havia algo a mais, o seu sonho de ser policial. De família pobre e com ensino de escola pública o novo Agente Penitenciário viu que os estudos era a única forma de conseguir sua tão sonhada carreira policial e sua vaga no concurso da Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania do Ceará (concurso Agepen CE).
Nascido e criado em Cajazeiras, Patrese iniciou seus estudos com foco na área policia, pois estava determinado em tornar seu sonho realidade e assim o fez. “Comecei a estudar para concursos no início de 2017, focado exclusivamente na área policial, pouco antes do meio do ano surge o edital de agente penitenciário do RN e me dediquei a este edital. Depois da realização dessa prova o governador do Ceará anunciou o concurso para agente e deu data certa para o edital sair. Com está notícia eu começo a me preparar para o concurso com base no edital do concurso anterior, sai o edital e tudo que eu estava estudando anteriormente foi colocado no edital’, conluiu.
Patrese enfrentava uma dificuldade em sua vida, que era conciliar os estudos com o tralho de 9h por dia. Sua rotina de trabalho o atrapalhava um pouco, mas nada que tirasse o foco dos estudos e nem o fazia parar. Os momentos de descanso no serviço eram dedicados exclusivamente aos estudos. Era com uso de cronômetros e cálculo de tempo que ele estudava, para aproveitar e ter noção se estava ou não estudando pouco.
O agente conta como se dedicou às partes específicas do edital. “Como a parte específica era a que valia mais pontos eu dediquei mais tempo, a ela eu dedicava 2 dias na semana. Respondi muitas questões, todas disponíveis na Internet, até que já não tinha mais, então eu comecei a elaborar questões para um amigo e ele elaborava para mim. E foi elaborando que eu aprendi mais (prova é que eu gabaritei a parte específica)”, disse.
Gran Cursos Online foi um diferencial na busca do seu sonho
“Me preparei com o Gran e foi o que me ajudou. As vídeos aulas e o material de apoio foram muito importante, mas o que eu mais gostei foi do recurso das áudio aulas, pois no treino, na academia, eu estava lá com meu fone no ouvido escutando as aulas. Em nome do Professor Bogo eu quero agradecer aos outros professores do curso que também foram importantes nessa aprovação.”
Patrese ainda tem mais um sonho, se tornar Policial Rodoviário Federal. ” Meu sonho é a PRF, continuo estudando e só paro um dia quando eu estiver vestido na farda da gloriosa.
O Agente conta ainda qual é a sensação de ver seu nome na lista de aprovados. “Não acreditei, pedi para várias pessoas olharem se realmente era eu. Mas quando a ficha caiu foi muito emocionante, passa um filme na cabeça, de todas as dificuldades enfrentadas. Com seu nome lá você responde a uma pergunta que se faz quase todos os dias: será que vale a pena e vai dar certo? Deu certo, medo, angústia, pressão, tudo isso fica pra trás e você continua estudando mais tranquilo”, finalizou.
Aprovado e nomeado no concurso Agepen CE, Patrese dá uma dica para quem está em busca de uma carreira pública.
“Primeiro: NÃO DESISTA, é possível, acredite em você, estude muito, não escute os que querem desmotivá-lo (que são muitos). Se desligue do mundo, tenha foco, esqueça baladas (quando aprovado não vai faltar), para obter resultados é necessário foco e disciplina. Quando você é aprovado não falta concurseiros pedindo uma fórmula mágica da aprovação. Fórmula não há, mas você só chega com
foco e dedicação. Durante essa jornada vocês se perguntarão várias vezes se vai dar certo, pessoas tentar tirá-lo do foco, amigos e familiares dirão que você está exagerando nos estudos, mas nenhum sabe o quanto é difícil. Portanto o “segredo” é não parar, você pode não passar no primeiro, segundo, terceiro ou até décimo concurso, mas se você insistir uma hora o dia chega e quando chegar você vai ver o quanto valeu a pena.”
Clique aqui e confira todas as informações sobre o concurso Agepen CE