A Advocacia-Geral da União (Concurso AGU 2015) deverá divulgar até o fim deste mês os editais de abertura das inscrições dos dois concursos para o órgão, sendo um para 22 vagas de advogado da União e outro para 16 vagas de procurador da Fazenda Nacional, somando 38 oportunidades. Ambas as funções exigem graduação em Direito, registro na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e prática jurídica de, no mínimo, dois anos. A remuneração inicial é de R$ 17.330,33. O último entrave para a publicação do concurso para advogado foi dirimido nesta sexta-feira, dia 3, por meio do contrato celebrado entre o órgão e o organizador, que é o Cesbraspe (Cesppe/UnB). Com isso, a expectativa para até o fim deste mês pode ser frustrada a qualquer momento.
Segundo uma nota publicada no site da AGU, os participantes deverão ser avaliados em um processo dividido por várias etapas. As primeiras consistem em uma prova objetiva e três discursivas, aplicadas em todas as capitais do país. Os classificados passarão, então, por uma prova oral realizada em Brasília e, depois, por uma avaliação de títulos. A última seleção, realizada em 2012, também teve essa estrutura. Na ocasião, 287 candidatos foram aprovados e nomeados.
Já a outra seleção, que destina-se a selecionar procuradores, ficará sob responsabilidade da Escola de Administração Fazendária (Esaf). Além das 22 vagas autorizadas para advogados, a AGU estudará junto com o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão a possibilidade de nomear um número maior de candidatos aprovados, conforme a disponibilidade orçamentária e os critérios previstos no edital do processo seletivo.
Detalhes:
- Banca organizadora: Cespe (Cebraspe) e Escola de Administração Fazendária (Esaf)
- Cargos: Procurador; Advogado
- Escolaridade: Nível superior em direito
- Número de vagas: 38
- Remuneração: Inicial de R$ 17.330,33
- Situação: Confirma
- Link do último edital: – Procurador – Advogado
Prepare-se com quem mais aprova há 25 anos e conquiste a sua vaga!
O Gran Cursos Online preparou um curso exclusivo para o certame, abordando toda a parte teórica do edital, com professores (auditores, procuradores, doutores, mestres, especialistas) renomados no mercado educacional.
Depoimentos de alunos aprovados AQUI.