O brasiliense Henrique Gomes de Faria sempre olhou com bons para a carreira pública. O exemplo vem de casa: o pai e a mãe, além de vários outros familiares, são concursados. Ao longo da vida, Henrique conseguiu observar vários exemplos de pessoas que se realizaram no setor público e conseguiram construir uma vida confortável. Toda essa história levou à aprovação em segundo lugar no concurso Banco do Brasil.
Como foi o início?
Ele já fazia concursos antes, mas conta que começou a se concentrar de fato nos estudos em 2020, após concluir a faculdade e decidir que realmente queria seguir a carreira pública. Inicialmente, Henrique optou por se concentrar no cargo de contador, já que essa era sua formação. No entanto, devido à pandemia, surgiram poucas oportunidades para o cargo de contador.
Concurso Banco do Brasil: nova oportunidade
Quando o edital de 2021 foi publicado, Henrique nem pensava em fazer a prova, mas, quando as inscrições começaram, ele decidiu se inscrever sem grandes pretensões.
Ele estava focado em concursos para o cargo de contador; logo, não estudou de forma focada para o concurso Banco do Brasil. Faltando três semanas para a prova, Henrique conseguiu uma folga no seu planejamento, pois já não havia previsão de provas para contador em 2021. O resultado? Henrique foi aprovado em segundo lugar na ampla concorrência para o cargo de agente comercial.
Concurso Banco do Brasil: preparação
Durante os estudos, Henrique não exercia atividade profissional. Desde o início de 2020, já estava focado no estudo para concursos. Apesar do foco, ele tinha alguns hobbies que ajudam a desestressar durante esse período.
Henrique teve três semanas para focar no concurso Banco do Brasil. Sabendo disso, ele decidiu focar no básico de cada matéria. Durante essas três semanas, ele estudou de sete a oito horas por dia.
Henrique utilizou o material do “Projeto 80/20”. “Encontrei bons resumos das principais matérias do concurso”, conta. O Projeto 80/20 é uma forma de direcionar os estudos aos principais pontos do edital. Dessa forma, o aluno pode aproveitar melhor o tempo e estudar o que realmente importa.
Para Henrique, a junção de sua experiência e do material resumido de qualidade foi o que permitiu ser aprovado em uma colocação tão boa.
Concurso Banco do Brasil: dica de aprovado
Uma das dicas do aprovado Henrique é a administração do tempo. “Acho que uma das coisas mais importantes para alguém que estuda, não só para concursos, é saber administrar bem o seu tempo e entender seus limites”, explica.
Para Henrique, a aprovação depende muito de uma dedicação máxima do tempo possível do dia aos estudos, mas ele ressalta um ponto importante: “observando os limites do seu corpo e sua mente e sempre deixando períodos bem estabelecidos para o lazer e cuidado com a saúde”.
Outro dica muito importante, de acordo com o aprovado, é a realização de uma grande quantidade de questões de prova.
Próximos passos
Ao ver que havia sido aprovado e em uma colocação tão boa no concurso Banco do Brasil, Henrique conta que ficou surpreso. “Não imaginava que me sairia tão bem com tão
pouco tempo de estudo”, relembra.
Agora, ele pretende seguir estudando para o cargo de contador em algum órgão público. Por fim, ele deixa uma mensagem aos futuros aprovados:
“Dedique-se de fato aos estudos, pois a recompensa pode vir até de forma inesperada.”
Concurso Banco do Brasil 2023
O Banco do Brasil está com novo edital publicado. O concurso está ofertando seis mil vagas para o cargo de escriturário, nas funções de agente comercial e agente de tecnologia.
A Fundação Cesgranrio é a banca organizadora do certame. As inscrições podem ser feitas até o dia 24 de fevereiro, por uma taxa de R$ 50,00. As provas estão marcadas para o dia 23 de abril.
Saiba tudo sobre o concurso Banco do Brasil