É com muita atenção que acompanhamos as tendências em temas de redação para concurso. Os temas para concurso da área bancária são, na maioria das vezes, provenientes de assuntos que rondam o mundo da tecnologia da informação, finanças pessoais e empresariais e o que é tendência no universo de crédito, operações bancárias e similares.
Vou trazer, a partir de agora, dois temas que foram objeto dos últimos concursos para área bancária para você treinar e se preparar visando o máximo do seu potencial.
O tema 1 é do último concurso do BRB que inovou trazendo um assunto bastante oportuno sobre educação financeira.
Já o tema 2 é do concurso do BB do ano de 2021 que trouxe os efeitos da pandemia na área da educação de crianças e jovens.
A) APOSTAS QUENTES: TEMA 1
Texto 1:
A Lei do Superendividamento (Lei 14.181/2021) incluiu no CDC, de forma expressa e incontestável, os princípios da preservação do mínimo existencial dos consumidores e, também, do crédito responsável, na linha do que já previa o Enunciado n. 3 do BRASILCON, aprovado em um dos seus Congressos Brasileiros. Sobre o superendividamento em si, o §1 no novo art. 54-A da Lei 8.078/1990 o define como a impossibilidade manifesta de o consumidor pessoa natural, de boa-fé, pagar a totalidade de suas dívidas de consumo, exigíveis e vincendas, sem comprometer seu mínimo existencial. Como se pode perceber, a própria ideia em estuda consta da definição do instituto tratado pela legislação emergente.
Texto 2:
Código de Defesa do Consumidor
“Art. 54-A. Este Capítulo dispõe sobre a prevenção do superendividamento da pessoa natural, sobre o crédito responsável e sobre a educação financeira do consumidor (incluído pela Lei n 14.181 de 2021)
- 1º Entende-se por superendividamento a impossibilidade manifesta de o consumidor pessoa natural, de boa-fé, pagar a totalidade de suas dívidas de consumo, exigíveis e vincendas, sem comprometer seu mínimo existencial, nos termos da regulamentação.
- 2º As dívidas referidas no § 1º deste artigo englobam quaisquer compromissos financeiros assumidos decorrentes de relação de consumo, inclusive operações de crédito, compras a prazo e serviços de prestação continuada.
- 3º O disposto neste Capítulo não se aplica ao consumidor cujas dívidas tenham sido contraídas mediante fraude ou má-fé, sejam oriundas de contratos celebrados dolosamente com o propósito de não realizar o pagamento ou decorram da aquisição ou contratação de produtos e serviços de luxo de alto valor.”
Considerando que os textos apresentados têm caráter motivador, redija um texto dissertativo e (ou) descritivo com o seguinte tema: Proteção do consumidor e o superendividamento no Código de Defesa do Consumidor. Aborde necessariamente, os seguintes tópicos:
a) Conceito de superendividamento;
b) Desafio de conceituar mínimo existencial; e
c) Importância do crédito responsável.
B) O QUE ESCREVER NO TEMA 1 PARA TER UMA REDAÇÃO NOTA 100:
O ponto principal é do texto é debater o Código de Defesa do Consumidor que está mais moderno e permite com que se avalie as condições de cada em relação às condições de pagamento de dívidas. Por isso, o foco deve ser mais em economia, educação financeira e crédito responsável (uma expressão que será muito vista nos próximos anos).
O que podemos esperar de uma redação nota 100,00?
Que o candidato consiga dividir sua redação em introdução, parágrafos de desenvolvimento (de preferência abordando os tópicos a, b e c) e uma conclusão coerente.
Para isso, é preciso saber que o conceito de superendividamento deve ser explorado em algum momento do texto. O ideal é que se desenvolva argumento em cima do conceito que diz que existem dois perfis de superendividados: o ativo e o passivo. O primeiro é aquele consumidor que consome além das possibilidades de seu orçamento. Já no segundo caso, o endividamento excessivo costuma acontecer por imprevistos da vida, como desemprego, redução de salários, separação, doenças, nascimento de filhos etc.
Não é preciso estar com o “nome sujo” para ser considerado um superendividado. Na verdade, muitos que se encontram nessa situação são bons pagadores, mesmo possuindo sua renda mensal quase ou totalmente comprometida. Isso porque pedem empréstimos e usufruem de outras linhas de créditos para não ficar inadimplentes.
O Decreto 11.150/2022 cita que o mínimo existencial para conciliação de superendividados é a de 25% do salário mínimo, ou seja, 330,00 reais, de acordo com os atuais R$ 1.320,00. De acordo com o decreto, esse é o valor do salário a ser preservado quando pessoas endividadas estiverem negociando o pagamento de débitos com bancos ou instituições para garantir do mínimo existencial. Esse decreto veio para regulamentar uma lacuna deixada pela Lei do Superendividamento no CDC.
Por fim, é interessante que o candidato tenha dado soluções para que o ambiente de negócio entre tomadores e prestadores de crédito seja estável no país. É preciso que ambas as partes tenham consciência de que há um risco de endividamento excessivo, que pode levar à ruína financeira se créditos não forem usados de uma forma séria e responsável. Antes de adquirir um empréstimo, é essencial que considere a capacidade financeira e a capacidade de pagar o crédito. Isto significa que os pagamentos mensais deverão ser levados em conta na concepção e gestão do orçamento familiar. É também preciso destacar a atuação dos conciliadores e a educação financeira individual para que tenhamos um ecossistema bancário mais saudável e coerente.
Informações acima retiradas da Fonte: https://guiadosbancosresponsaveis.org.br/superendividamento/
C) APOSTAS QUENTES: TEMA 2
Texto Motivador:
O grave efeito colateral da Covid na educação
Há um ano e meio, a pandemia do novo coronavírus deixa seu rastro na vida de todos nós. Também nos rouba o futuro, ao empurrar milhões de crianças e jovens para um prolongado compasso de espera. Esse é o efeito mais perverso de longo prazo da Covid-19, que ceifa o direito ao desenvolvimento pleno e à educação de uma geração inteira. O retorno das atividades presenciais tem se dado de forma arrastada e desigual. Nesse cenário, o ensino remoto ainda é a única chance para que muitos alunos continuem estudando. No entanto, é preciso avançar em ritmo acelerado para garantir às escolas a conectividade que permita o acesso de qualidade às atividades. Sem aulas presenciais e sem conexão adequada, a aprendizagem dos estudantes poderá retroceder até quatro anos, segundo pesquisa. As nossas crianças e jovens não podem esperar mais. É o futuro de cada um deles que está em risco. É o futuro do país que está em jogo.
MIZNE, Denis e SAAD, David. O grave efeito colateral da Covid na educação. Disponível em: https://blogs.oglobo.globo.com/opiniao/post/o-grave-efeito-colateral-da-covid-na-educacao.html. Acesso em: 20 jul. 2021. Adaptado.
No texto, discutem-se as dificuldades do ensino remoto no Brasil e a sua relação com a pandemia de Covid-19, pontuando que há um “efeito perverso de longo prazo da Covid-19, que ceifa o direito ao desenvolvimento pleno e à educação de uma geração inteira”.
Considerando as informações veiculadas no texto motivador, elabore um texto dissertativo-argumentativo em que você discuta o seguinte tema: Efeitos negativos da pandemia no futuro da educação no Brasil.
D) O QUE ESCREVER NO TEMA 2 PARA TER UMA REDAÇÃO NOTA 100:
A pandemia COVID-19 foi bastante impactante na educação de crianças e jovens. Esse deve ser o ponto principal para introduzir o tema. As sinalizações do parágrafo introdutório devem permear a falta de igualdade e de oportunidade entre as diferentes classes sociais ao lidar com o isolamento imposto para não alastramento da doença.
Segundo o relatório do Banco Mundial, 70% das crianças brasileiras podem não aprender a ler adequadamente. Mesmo diante deste cenário, a professora Ellen Ferreira, coordenadora executiva do Projeto Pretinhas Leitoras e Articuladora Territorial e Educacional de iniciativas em arte-educação, ressalta que o ensino remoto não substitui a sala de aula, mas é o melhor a ser feito neste momento de pandemia
Segundo ela: “O ensino remoto nem de perto substitui o ensino presencial porque a educação não é só conteúdo. Educação é construção de conhecimento coletivo, educação é partilha de saberes e, ao mesmo tempo, é acúmulo de habilidades para construção de um bem comum, para construção sobretudo de um bem que exige da gente habilidades emocionais, habilidades intelectuais, que transformam o nosso eu e que incidem na coletividade da qual pertencemos”.
Esse tipo de argumento pode ser utilizado como um dos efeitos negativos. O texto pode ser concluído com algumas alternativas diante dos impactos adversos, como a necessidade de as famílias isoladas com seus filhos precisarem buscar alternativas na área educacional, mesmo que de maneira remota.
Informações acima retiradas da Fonte: https://www.futura.org.br/impactos-da-pandemia-na-educacao/
E) ATEÇÃO AOS REQUISITOS PARA SE DAR BEM:
As orientações fundamentais que todo candidato deve ter em mente para fazer uma boa prova desse concurso e seguir avançando para ser classificado na região escolhida são as seguintes:
- A 1ª Etapa é constituída de provas objetivas (70 questões de múltipla escolha), sendo (25 questões) de Conhecimentos Básicos e (45 questões) de Conhecimentos Específicos, de caracteres eliminatório e classificatório, totalizando 100,0 pontos. Cada questão apresentará cinco alternativas (A; B; C; D e E) e uma única resposta correta;
- Será considerado habilitado para a prova de Redação (2ª Etapa), o candidato que estiver classificado, na 1ª Etapa, em uma posição que não ultrapasse o triplo do somatório do total de número de vagas e do número de cadastro de reserva;
- A Redação deve ser estruturada na forma de texto em prosa do tipo dissertativo-argumentativo, e valerá 100,0 (cem) pontos;
- A Redação será avaliada conforme os critérios a seguir: adequação ao tema proposto; adequação ao tipo de texto solicitado; emprego apropriado de mecanismos de coesão (referenciação, sequenciação e demarcação das partes do texto); capacidade de selecionar, organizar e relacionar de forma coerente argumentos pertinentes ao tema proposto; pleno domínio da modalidade escrita da norma-padrão (adequação vocabular, ortografia, morfologia, sintaxe de concordância, de regência e de colocação);
- A Redação deverá ser feita com caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente;
- Será atribuída nota ZERO à Redação do candidato que: fugir ao tipo de texto em prosa dissertativo-argumentativo; fugir ao tema proposto; apresentar texto sob forma não articulada verbalmente em língua portuguesa (apenas com desenhos, números e palavras soltas ou em forma de verso); for assinada e/ou apresentar qualquer sinal que, de alguma forma, possibilite a identificação do candidato; for escrita a lápis, em parte ou na sua totalidade;
- Atenção: Serão eliminados os candidatos que obtiverem nota inferior a 70,0 (setenta) pontos na prova de Redação.
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Por fim, espero que tenha gostado do texto e que esteja conseguindo manter o foco nesse período difícil em que vivemos.
Sugiro que você conheça a nossa equipe de GranXperts para te auxiliar com metas de estudo, organizar seu processo de aprendizado e acelerar sua entrada no serviço público.
Espero que tenha gostado das dicas e que esteja consciente da importância que a nota da discursiva tem no certame do BB 2023.
Não perca a oportunidade de entrar em contato com a nossa equipe de GranXperts para que possamos te auxiliar nesse processo e que cada batalha seja vencida.
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Você é capaz.
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Para quem não me conhece: Sou Bruno Pimentel, Auditor Federal de Finanças e Controle (AFFC) do Tesouro Nacional.
Realizo coaching no GranCursos Online. Sou da equipe de estrelas do GranXperts. Sou membro da Sociedade Latino Americana de Coach (SLAC) e certificado em coaching a certificação Professional Coach Certification – PCC®.
Tenho 12 anos de experiência como servidor público federal, logrando êxito em diversos certames federais e estaduais com as bancas: Cespe/Cebraspe, FCC, FGV e ESAF.
Possuo mestrado e sou especialista em discursivas com foco em Estudos de Caso e em Peças Técnicas: elaboro temas, corrijo textos e dou consultoria no tema.
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