Concurso Câmara dos Deputados: conheça as atribuições

Concurso Câmara dos Deputados: edital publicado. Veja as tarefas a desempenhar pelos futuros servidores

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O concurso Câmara dos Deputados oferta muitas oportunidades e uma pode ser sua! São 140 vagas imediatas e ainda haverá formação de cadastro de reserva.

Iniciais vão de R$ 26 mil a R$ 34,8 mil, concurseiro(a)! Veja abaixo o que você irá fazer após ser nomeado(a) em um dos cargos na Casa!

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Concurso Câmara dos Deputados: atribuições

Conheça mais sobre as atividades a desempenhar:

Informática Legislativa

Atividades de nível superior de supervisão, orientação e execução de tarefas relacionadas com desenvolvimento de sistemas, suporte técnico, engenharia de rede, administração de banco de dados, administração de objetos e administração de produção necessários aos desempenho de trabalhos legislativos e administrativos.

Assistente Social

Atividades de nível superior envolvendo análise de aspectos sociais e ambientais que impactam na vida dos servidores; avaliar, implementar, executar, elaborar e supervisionar estudos, pesquisas, planos, programas e projetos no âmbito de atuação do serviço social; avaliar aspectos sociais dos usuários para fins de benefícios junto a órgãos da Administração Pública.

Consultoria Legislativa

Atividades de nível superior estabelecidas pela Resolução n.º 103/1984, pelo art. 6º, incisos I a X, c/c o art. 2º, incisos I a VII, da Resolução n.º 48/1993, e pelo Ato da Mesa n.º 56/2012, envolvendo, entre outras, prestar consultoria ou assessoramento técnico-especializado diretamente às Comissões ou à Administração, por determinação superior, observado o disposto no art. 9º da Resolução n.º 48/1993; integrar temporariamente, por indicação do Diretor, o Conselho de Altos Estudos e Avaliação Tecnológica; desempenhar outras tarefas correlatas de consultoria ou assessoramento cometidas pelo Diretor da Consultoria Legislativa.

Também prestar assistência especializada à Mesa, às Comissões, às Lideranças e à Administração em matéria constitucional, regimental, de técnica legislativa e de procedimentos administrativos; elaborar minutas e fornecer subsídios à produção de documentos de natureza legislativa e administrativa. Sem prejuízo do conteúdo temático previsto para cada área de seleção, os Consultores Legislativos podem, a critério do Diretor da Consultoria Legislativa, ser solicitados a elaborar trabalhos sobre matérias de outras áreas temáticas.

Consultoria de Orçamento e Fiscalização Financeira

Atividades de nível superior estabelecidas pela Resolução n.º 24/1979, envolvendo, entre outras, a prestação de assessoramento técnico-especializado à Comissão de Fiscalização Financeira e Controle e à Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização, e compreendendo:

I – estudos, pesquisas, análises, elaboração de relatórios, pareceres e projetos: a) nos processos de tomada de contas do Presidente da República e de entidades da Administração Indireta; b) na abertura de créditos adicionais; c) nas representações do Tribunal de Contas da União e nos recursos de suas decisões; d) nos planos e programas de desenvolvimento nacional ou regional; e) na retificação de leis orçamentárias; f) nas requisições de informações, relatórios, balanços e inspeções sobre as contas de órgãos e entidades da Administração Federal; g) na elaboração das leis orçamentárias anuais e plurianuais e demais ações.

Técnica Legislativa

Atividades de nível superior de planejamento, orientação e execução de tarefas relativas ao desenvolvimento de trabalhos administrativos e legislativos, envolvendo prestar apoio técnico e administrativo necessário ao funcionamento da Câmara dos Deputados, bem como assistência à Mesa, às Comissões, às Lideranças e à Administração em matéria constitucional, regimental, de técnica legislativa e de procedimentos administrativos; fornecer subsídios à elaboração de documentos de natureza legislativa e administrativa; coletar dados e informações, organizá-los e atualizá-los, relativos à matéria legislativa, administrativa, financeira e orçamentária.

Técnico em Material e Patrimônio

Atividades de nível superior envolvendo planejar, organizar, executar e controlar atividades inerentes às áreas de compras e contratação pública, de gestão de almoxarifados e de administração patrimonial.

Contador

Atividades de nível superior estabelecidas na Resolução n.º 560/1983 do Conselho Federal de Contabilidade e demais atividades desenvolvidas nas respectivas unidades administrativas de lotação.

Enfermeiro

Atividades de nível superior estabelecidas na Lei n.º 7.498/1986 e no Decreto n.º 94.406/1987, no que couber, descritas como atividades de planejamento, avaliação ou execução de ações relativas à observação, ao cuidado, à assistência e à aplicação de medidas destinadas à prevenção de doenças, à educação e à promoção da saúde do indivíduo ou de grupos específicos.

Farmacêutico

Atividades de nível superior estabelecidas no Decreto n.º 85.878/1981 e na Resolução n.º 585/2013 do Conselho Federal de Farmácia, no que couber, descritas como atividades de execução especializada, em tarefas inerentes à atividade farmacêutica com formação generalista e às relacionadas com a composição, o fornecimento e o controle de produtos específicos da área.

Médico

Para todas as especialidades:

Atividades de nível superior estabelecidas na Lei n.º 12.842/2013, no que couber, descritas como atividades de avaliação, elaboração, implementação e execução de planos, programas e projetos no âmbito de atuação da Medicina, para promoção, proteção e recuperação da saúde,
prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças e reabilitação dos enfermos e portadores de deficiências.

Sem prejuízo da especialidade médica prevista para cada área de seleção, os médicos podem, a critério do Diretor do Departamento de Atenção à Saúde, ser solicitados a prestarem assistência como generalistas na emergência ou no ambulatório, na forma como for requerida.

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Pós-graduação em Análise e Consultoria Legislativa é na Gran Faculdade

A nova pós-graduação em Análise e Consultoria Legislativa do Gran busca formar consultores legislativos para atuar em diferentes áreas políticas. O objetivo geral do curso é desenvolver competências e habilidades envolvidas na análise e consultoria legislativa.

O curso de pós-graduação para consultor legislativo apresenta matriz curricular com abordagem acadêmica transversal, contemplando os principais eixos temáticos relacionados às funções desempenhadas na análise e consultoria legislativa.

Em geral, você vai se formar um consultor legislativo com competências e habilidades ao exercício pleno e efetivo da atividade legislativa. O curso é um diferencial para quem busca se preparar para atuar no setor público, atuando em mandatos e casas legislativas, ou no setor privado, prestando assessoria e consultoria.

Confira tudo sobre o Concurso Câmara dos Deputados

Resumo do concurso

concurso Câmara dos Deputados Câmara dos Deputados
Situação Edital publicado
Banca organizadora Fundação Getúlio Vargas
Cargos Analista legislativo (especialidades diversas)
Escolaridade Nível superior
Carreira Legislativa
Lotação Brasília/DF
Número de vagas 140 vagas + cadastro de reserva
Remuneração de R$ 26.196,30 a R$ 34.812,19
Período de inscrição de 28 de agosto de 2023 a 04 de outubro de 2023
Taxa de inscrição de R$ 95,00 a R$ 120,00
Data da prova objetiva 3 de dezembro de 2023 e 10 de dezembro de 2023
Confira os documentos 👉 Veja aqui o edital do concurso Câmara dos Deputados 2023:


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