A resposta é que, provavelmente, você foi prejudicado com a separação dos temas em três tipos de provas diferentes.
A banca Cesgranrio inovou nas provas para o cargo de Escriturário – Agente Comercial ao incluir três temas diferentes no que eles chamaram de provas do tipo A, B e C.
Foram três temas diferentes para um mesmo cargo.
Deixa eu explicar melhor, para quem ainda não entendeu: como forma de diminuir os riscos de fraudes e cópias na prova, a banca optou por distribuir provas de diferentes tipos para os concorrentes do cargo de Agente Comercial.
QUAL O PROBLEMA COM OS TRÊS TIPOS DE PROVA?
Em tudo na vida, há o lado bom e o lado ruim. O lado ruim disso tudo é que há um desequilíbrio flagrante em um dos princípios do concurso público: A ISONOMIA.
Fazer três tipos de provas cobrando itens diferentes para as questões objetivas é uma coisa, mas incluir os temas de redação também nessa variação passa a complicar os efeitos esperados no certame.
Ao incluir em cada tipo de prova um tema de redação diferente, há um prejuízo na isonomia do concurso. O candidato que fez a prova do tipo A teve de escrever sobre um tema diferente do candidato que fez a prova do tipo B ou do tipo C.
Essa separação, por si só, já quebra bastante o critério de isonomia e justiça em relação às cobranças. Os temas podem estar favoráveis ou desfavoráveis para determinadas pessoas.
Fica muito evidente que existe uma relação sorte e azar. E concurso não pode ser um jogo de sorte ou azar em estruturas internas de cobrança da prova.
Por exemplo, se você é uma pessoa formada e pós-graduada em Psicologia do Trabalho e, na sua prova, cai um tema sobre “satisfação e desempenho dos funcionários no trabalho”, provavelmente você se sairá muito bem em relação a outros candidatos que não têm a mínima ideia sobre os conceitos básicos do assunto. Legal. Esse foi um caso de sorte. Tudo combinou perfeitamente, e o candidato vai se dar bem.
O outro lado da moeda é quando você, por exemplo, leu tudo sobre “tecnologia e privacidade na Era Digital”. Você sabe muito sobre o assunto e fez diversos treinos apostando nesse tema, mas, na sua prova, foi cobrado o tema “O Brasil no cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)”. Difícil, né? Chega bate um desespero na hora, porque é um tema totalmente inusitado. Depois da prova, você percebe que seu tipo de prova não favoreceu para que você pudesse escrever aquilo que estudou e treinou tanto para acontecer. Nesse caso, resta rezar para ter desenvolvido o tema incluído no seu tipo de prova de forma coerente ao esperado pela banca.
Percebeu como essa é uma situação nada fácil? A banca acabou prejudicando os perfis ao tirar na sorte quem pegaria o tema A, o tema B ou o tema C.
O QUE A BANCA INFORMOU APÓS AS POLÊMICAS?
Em nota, a banca organizadora explicou que:
“A FUNDAÇÃO CESGRANRIO, organizadora da Seleção Externa – Edital nº 01 – 2021 do BANCO DO BRASIL, destinada a selecionar candidatos com oferta de vagas e para formação de cadastro de reserva para provimento de vagas no cargo de Escriturário: Agente de Tecnologia e Agente Comercial, informa que foram elaborados três conjuntos de provas para o cargo de Escriturário – Agente Comercial, cada um deles com cinco gabaritos, e apenas um conjunto de prova para o cargo de Escriturário – Agente de Tecnologia, também com cinco gabaritos.
Ressaltamos que a aplicação dos diferentes conjuntos de provas para o cargo de Escriturário – Agente Comercial observou a divisão geográfica de UF/Macrorregião/Microrregião que consta no Anexo I do Edital supramencionado, de modo que os candidatos que concorrem à mesma vaga fizessem as mesmas provas, conforme previsão do subitem 2.2.5 do Edital. Sendo assim, afirmamos categoricamente que o princípio da isonomia foi respeitado.
Dessa forma, reiteramos que o cronograma da referida Seleção Externa continuará sendo cumprido normalmente, bem como desejamos boa sorte a todos os candidatos que compareceram às provas no último domingo (26/09/2021)”.
Tire suas próprias conclusões. Vamos seguir ao que interessa:
QUAIS FORAM OS TEMAS?
Você pode achar que esse não é um grande problema, mas os temas foram de grandes e diferentes áreas do conhecimento.
O tipo A trouxe tema de tecnologia e privacidade na rede.
O tipo B trouxe tema sobre mercado de trabalho e satisfação pessoal.
O tipo C trouxe tema sobre meio ambiente e os objetivos para o desenvolvimento sustentável.
Isto é: tecnologia, mercado de trabalho e sustentabilidade.
Veja os enunciados de prova a seguir:
Escriturário – Prova tipo A: tema “Privacidade digital: eu não tenho nada a esconder”
A privacidade digital é o controle, pelo indivíduo, da disponibilidade de informações a seu respeito, relacionadas à navegação em sites de compartilhamento, redes sociais e comércio eletrônico. Considerando a importância da segurança de dados para a vida dos cidadãos, elabore um texto dissertativo-argumentativo em que você discuta o seguinte tema: Diferentes interesses de empresas e clientes e os limites da privacidade digital.
Escriturário – Prova tipo B: tema “Relação entre satisfação e desempenho laboral”
Reflita sobre as variáveis que podem contribuir para a elevação dos patamares de satisfação profissional e assim impactar os serviços prestados ao público por uma instituição como o Banco do Brasil. Considerando as reflexões suscitadas pelos textos motivadores, elabore uma redação de caráter dissertativo-argumentativo, abordando o seguinte tema: A influência da satisfação no trabalho sobre o desempenho do funcionário.
Escriturário – Prova tipo C: tema “Os objetivos de desenvolvimento sustentável no Brasil”
Há preocupação de organizações mundiais, como a ONU, com o desenvolvimento de ideias e a implantação de ações que tornem o mundo mais sustentável, um lugar mais humano e saudável para viver. Essa preocupação com a sustentabilidade é urgente? Quais medidas seriam mais importantes de serem adotadas? Escreva um texto claro e objetivo, de caráter dissertativo-argumentativo, explicitando seu ponto de vista sobre o seguinte tema: O papel do cidadão no cumprimento dos objetivos de desenvolvimento sustentável no Brasil.
Propostas bem diferentes, não é mesmo?
Acredito que a falha da banca esteve em fazer a escolha de indicar um dos três temas aleatoriamente ao candidato e pedir para ele dissertar sobre ele. O ideal seria se ela pudesse colocar as três opções em todos os tipos de provas para todos os candidatos. Isso mesmo: TODOS OS CANDIDATOS TERIAM AS TRÊS OPÇÕES.
Acredito que seria uma boa solução para continuar com bons níveis de isonomia e de competitividade. Os candidatos teriam de fazer UMA ESCOLHA ENTRE AS TRÊS OPÇÕES.
A escolha do tema ficaria a cargo do candidato na hora da prova. Bem melhor se fosse assim, não acha?
O QUE ESPERAR DA CORREÇÃO DA DISCURSIVA?
Como todos os candidatos sabem, a seleção foi feita por meio da aplicação de provas objetivas (1ª etapa), de caráter eliminatório e classificatório, e da prova de redação (2ª etapa), de caráter apenas eliminatório.
Bem, após a 1ª etapa, os candidatos serão eliminados se não obtiverem aproveitamento inferior a 50% da pontuação das provas objetivas, se tiverem desempenho inferior a 50% do total da pontuação da prova objetiva de Conhecimentos Básicos ou se tiverem aproveitamento inferior a 50% do total da pontuação da prova objetiva de Conhecimentos Específicos.
O edital expressamente cita que os candidatos não eliminados serão classificados em ordem decrescente do total de pontos obtidos nas provas objetivas. A correção da prova discursiva se dará em relação ao número TOTAL DA SOMA DO NÚMERO DE VAGAS E DO NÚMERO DO CADASTRO RESERVA.
Como assim?
Vamos ao exemplo prático, conforme o ANEXO II do edital. Veja:
Vamos ao caso do estado do Ceará, que está pintado em uma caixa vermelha. O total de redações corrigidas será a soma de 37 e 28. O 37 representa a coluna do total do número de vagas, e o 28 é o número total do cadastro de reserva que será formado. Portanto, o número de redações que serão corrigidas no Ceará será de 37 mais 28, que é igual a 65 redações.
São muitas redações só para o Ceará. Multiplique para o Brasil inteiro e para as mais diversas macro e microrregiões nas quais o concurso foi dividido. Esse é um grande diferencial desse concurso.
O QUE ESPERAR DA AVALIAÇÃO DA BANCA?
A Cesgranrio foi muito bem ao expressamente já deixar as regras bem evidentes no edital. A redação será avaliada conforme os critérios a seguir:
a) adequação ao tema proposto;
b) adequação ao tipo de texto solicitado;
c) emprego apropriado de mecanismos de coesão (referenciação, sequenciação e demarcação das partes do texto);
d) capacidade de selecionar, organizar e relacionar de forma coerente argumentos pertinentes ao tema proposto;
e) pleno domínio da modalidade escrita da norma-padrão (adequação vocabular, ortografia, morfologia, sintaxe de concordância, de regência e de colocação).
Portanto, são cinco itens de avaliação. Todos bem diretos. Não há muitas dúvidas de que o primeiro diz respeito a abordar o tema proposto, o segundo é sobre utilizar as características de um texto dissertativo-argumentativo, o terceiro é o de utilizar elementos de coesão no texto, o quarto item diz respeito à capacidade argumentativa do texto e o último é o aspecto gramatical.
Os critérios de avaliação da Cesgranrio estão bem nítidos. Além disso, o edital diz que a seleção na 2ª etapa será feita por meio de prova de redação de texto em prosa do tipo dissertativo-argumentativo que vale 100,00 pontos. São eliminados os candidatos que obtiverem nota inferior a 70,00 pontos na prova de Redação.
Portanto, a prova de Redação é de caráter eliminatório. Se você gabaritou os 100,00 pontos ou se fez 70,00 pontos, tanto faz! Você não foi eliminado no paredão.
Caso você tenha tirado nota interior a 70,00 pontos, você está em uma situação de eliminação do concurso.
Mas isso tem saída!
Há a fase de recurso. O recurso da prova discursiva tem sido cada vez mais uma etapa crucial para os candidatos.
A revisão da nota de Redação pode ser solicitada à banca examinadora entre os dias 04 e 05/11/2021.
ATENÇÃO. O EDITAL DIZ, NOS ITENS 9.2.2 e 9.2.3:
“9.2.2 – A nota do(a) candidato(a) poderá ser mantida, aumentada ou diminuída.
9.2.3 – Considerando-se que a 2ª Etapa – Prova de Redação é de caráter eliminatório, somente serão aceitos pedidos de revisão de candidatos(as) que obtiverem nota inferior a 70,0 (setenta) pontos nessa prova”.
Portanto, só pedirá recurso quem tiver nota interior a 70,00 pontos, ou seja, quem estiver virtualmente eliminado.
E o item 9.2.2 diz que a nota poderá ser aumentada, mantida ou diminuída.
A nota pode ser diminuída? Sim, mas, nesse caso, isso não é nenhum problema!
Diminuir a nota de quem já está eliminado é o mesmo que manter a nota; é o mesmo que manter a condição inicial. Sem desespero.
Exemplo do candidato Fulano: teve a nota de 67,00 pontos. Estava preliminarmente eliminado. Fez o recurso e foi para 77,00 pontos na nota final da redação. Ótimo. Entrou na lista dos aprovados na classificação final.
Exemplo da candidata Sicrana: teve nota de 60,00 pontos. Está preliminarmente eliminada. Ela fez o recurso, e a banca abaixou a nota para 55,00 pontos. Não muda nada. Foi eliminada do mesmo jeito que seria antes.
A dica que eu dou é: SE ESTIVER ELIMINADO, ENTRE COM RECURSO INVARIAVELMENTE, PORQUE VOCÊ NÃO TERÁ NADA A PERDER!
Apenas atenção aos candidatos que já têm nota maior que 70,00 pontos. Se esse for seu caso, ss seus recursos não serão considerados, pois você já obteve a nota suficiente para não ser eliminado. “Ah, professor! Mas eu achei injusta a minha nota ser 75,00 pontos, queria que fossem 80,00 pontos.” Esquece! Não será possível fazer nenhuma alteração e isso não mudará em nada sua vida no concurso. Você já está classificado!
DICA FINAL:
Atenção! É possível interpor recurso na prova discursiva assistindo a vídeos de professores no Youtube que explicam como fazer. Seja direto e objetivo no pedido à banca, embasando-o bem e procure fugir de uma linguagem demasiadamente coloquial.
Isso pode não ser fácil para quem está fazendo pela primeira vez, mas não é impossível elaborar um recurso.
Se considerar uma tarefa mais difícil do que você pode entregar, há a possibilidade de contratar um especialista para fazer seu recurso. Conheço alguns bons professores que prestam esse serviço, cumprindo rigorosamente seus prazos e sendo referência na área, com histórico de majoração em diversos certames.
Dica final: PROCURE UM AUXÍLIO PROFISSIONAL PARA PODER TE AJUDAR NESSA ETAPA. PENSE NISSO!
Entre com um recurso de peso, caso esteja preliminarmente eliminado no concurso do BB.
…
..
.
Por fim, espero que tenha gostado do texto e que esteja conseguindo manter o foco nesse período difícil em que vivemos. Sugiro que você conheça a nossa equipe de GranXperts para que possamos te auxiliar com metas de estudo, organizar seu processo de aprendizado e acelerar sua entrada no serviço público.
Espero que tenha gostado das dicas e que esteja consciente da importância que a nota da discursiva tem para a sua sobrevivência no certame.
Não perca a oportunidade de entrar em contato com a nossa equipe de GranXperts para que possamos te auxiliar nesse processo e que cada batalha seja vencida.
Se tiver qualquer dúvida nessa fase ou se quiser indicação de especialista em recurso, você pode entrar em contato comigo:
– mandando um e-mail para prof.brunopimentel@gmail.com;
– enviando um direct no Instagram em @prof.brunopimentel; ou
– dando um “oi” para mim no Telegram: t.me/profbrunopimentel.
Foco na missão, guerreiro!
Você é capaz.