O concurso do INSS é um dos mais aguardados pelos concurseiros de plantão desde o início deste ano, 2014. O pedido de autorização para abertura do concurso foi enviado para o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG) no mês de fevereiro, e desde então todos aguardam ansiosamente por mais informações acerca do número de vagas e prazos para o lançamento de um edital.
Nesta semana o deputado Amauri Teixeira planeja realizar uma reunião para acelerar o processo de autorização do concurso, visando uma provável liberação das oportunidades ainda no mês de agosto. O Portal de Notícias do CERS acompanhará toda a movimentação quanto ao novo concurso do INSS.
Sobre o certame
O INSS solicitou 3.080 vagas, sendo 2 mil para técnico (nível médio; R$4.400,87) e 1.080 para perito médico (R$10.056,80). No entanto, de acordo com um grupo de parlamentares que esteve reunido com a ministra do Planejamento, Míriam Belchior, a previsão é de que sejam autorizadas 1.500 vagas, todas para o cargo de técnico.
Segundo o presidente da Associação Nacional dos Servidores da Previdência e da Seguridade Social (Anasps), Alexandre Lisboa, a realização de um novo concurso do INSS é inevitável. De acordo com Alexandre, a seleção é imprescindível para que a autarquia continue a prestar um bom serviço à população. O certame aguarda autorização do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG).
Última seleção
No último concurso para as carreiras, realizado em 2011, os técnicos resolveram 60 questões objetivas, sendo 20 sobre Conhecimentos Gerais (Ética no Serviço Público, Regime Jurídico Único, Noções de Direito Constitucional, Noções de Direito Administrativo, Língua Portuguesa, Raciocínio Lógico e Noções de Informática) e 40 sobre Conhecimentos Específicos. Para os médicos, foram cobradas 80 questões – 30 sobre, agrupando as disciplinas de Português, Ética no Serviço Público, Noções de Direito Constitucional e Noções de Direito Administrativo, e 50 específicas.
A aprovação esteve condicionada à obtenção de, pelo menos, 30% de acertos em Conhecimentos Gerais, 30% em Conhecimentos Específicos e de 40% do total de pontos da prova. Os peritos aprovados nessa etapa passaram por uma avaliação de títulos. A organização coube à Fundação Carlos Chagas (FCC).
Participe de nosso grupo de estudos para o INSS no Facebook
Aproveite para antecipar seus estudos!
CLIQUE AQUI e confira nossos cursos Online
CLIQUE AQUI e confira nossas Turmas Presenciais
CLIQUE AQUI e confira o último edital.