Após analisar os esclarecimentos prestados pela Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) e pela Fundação Universa, o TCDF (Tribunal de Contas do DF) decidiu, na sessão ordinária desta quinta-feira (10), autorizar a continuidade do concurso público para o cargo de Delegado de Polícia da PCDF.
O andamento da disputa e a divulgação do resultado provisório da prova subjetiva haviam sido suspensos cautelarmente depois que o MPCDF (Ministério Público de Contas do DF) protocolou uma representação denunciando possíveis irregularidades. O MPC apontou supostas exigências, na prova discursiva, de conteúdo não previsto, bem como alteração do edital sem obedecer ao prazo para impugnação previsto na Lei nº 4.949/12.
A Fundação Universa, organizadora do concurso, esclareceu que a aplicação da prova subjetiva antes do prazo não representou qualquer impedimento à posterior impugnação e que nenhum candidato veio a impugnar o Edital nº 14/2015 no prazo legal.
Além disso, segundo o TCDF, explicou que a banca examinadora decidiu anular algumas questões controversas do exame antes mesmo da correção da prova e apresentou justificativas sobre a abrangência do conteúdo cobrado.
O concurso
Para ser delegado é preciso formação superior em direito, e três anos de prática jurídica ou atividade policial. As provas objetivas para o posto de delegado, foram aplicadas no dia 17 de maio; e as discursivas em 9 de agosto.
A seleção será composta ainda por exames biométricos e avaliação médica, sindicância de vida pregressa e investigação social, e curso de formação profissional (composto por mais de 400 horas/aulas).Haverrá ainda ainda prova oral e de títulos.
Detalhes:
- Banca organizadora: Fundação Universa
- Cargo: Delegado de Polícia
- Número de vagas: 100
- Remuneração: R$ 16.830,85
- Período de inscrições: Encerrado
- Valor da taxa: R$ 192