Concurso Polícia Civil BA paga inicial de até R$ 11,3 mil!
A Polícia Civil da Bahia (Concurso Polícia Civil BA) divulgou o resultado final de sua prova discursiva. O documento já pode ser consultado no site da Vunesp, banca responsável pela organização do certame.
Além dos resultados, a banca também divulgou a convocação para a terceira fase do concurso: o exame biomédico. Clique aqui e confira o documento completo.
Após o exame biomédico, os candidatos passarão por teste de aptidão física, exame psicotécnico, análise de título e por fim investigação social e de conduta pessoal.
Mais de 40 mil inscritos!
O concurso Polícia Civil BA contabilizou 48.018 inscritos. A informação foi divulgada pela Secretaria da Administração do Estado da Bahia. Ao todo, foram 10.625 inscritos para as funções de delegado, 2.422 para escrivão e 34.971 para investigador. O certame oferece 880 vagas para investigador, 82 para delegado e 38 para escrivães. Com isso, a concorrência ficou: 129 inscritos por vaga, para delegado; 63 inscritos por vaga para escrivão; e 39 inscritos por vaga, para investigador.
A prova foi aplicada no dia 22 de abril, em Salvador. Os candidatos foram submetidos à prova escrita objetiva e prova discursiva. A partir de agora passarão por exame biomédico; teste de aptidão física; exame psicotécnico; prova de títulos; e investigação social e de conduta pessoal.
A prova objetiva foi composta por 30 questões de conhecimentos gerais e 70 de conhecimentos específicos. No mesmo dia aconteceu a prova discursiva, que compreendeu o estudo de dois casos e a elaboração de uma peça processual (Delegado) ou a resolução de duas questões dissertativas (Investigador e Escrivão de Polícia)
O prazo de validade do concurso é de dois anos, a contar da data de homologação do resultado final, podendo ser prorrogado por igual período.
Cargos, requisitos e atribuições do concurso Polícia Civil 2018
Os candidatos que vão concorrer a uma das vagas de delegado precisam ter diploma de conclusão do curso de bacharelado em Direito, devidamente registrado e reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC). Já para os interessados em disputar os cargos de investigador ou de escrivão de polícia é exigido diploma de conclusão de curso superior (em qualquer área), devidamente registrado no MEC. Os investigadores deve possuir também Carteira Nacional de Habilitação (CNH) válida, categoria B, no mínimo.
A remuneração inicial para os delegados de polícia, com regime de trabalho de 40 horas semanais, atingirá o valor de R$ 11.389,96. Já os investigadores e escrivães de polícia terão remuneração inicial de R$ 3.915,85, em regime de 40 horas semanais.
Das 880 vagas para o cargo de investigador, 572 serão para ampla concorrência, enquanto 264 vão ser para candidatos negros, conforme a Lei Estadual 13.182/2014, que garante 30% do total para a para cota racial. Outras 44 vagas de investigador serão reservadas para pessoas com deficiência, de acordo com a Lei Estadual 12.209/2011.
Para delegados, vão ser 53 vagas para ampla concorrência, 25 para negros e quatro para pessoas com deficiência. Já para escrivães serão 25 para ampla concorrência, 11 para negros e duas para pessoas com deficiência.
Ao delegado cabe instaurar e presidir inquéritos policiais, formalizar o termo circunstanciado de ocorrência e outros procedimentos legais, instrumentos e atos oficiais, no âmbito de sua competência; exercer as atribuições previstas na legislação processual penal da competência da autoridade policial; planejar.
Já o investigador procede investigação criminal e ao exercício de Polícia Judiciária, exceto quando relacionadas à matéria sob jurisdição militar; participar do planejamento, coordenação, supervisão e fiscalização das atividades operacionais e administrativas do setor sob sua direção.
Por fim, ao escrivão cabe lavrar os atos de inquéritos policiais, termos circunstanciados de ocorrência e outros procedimentos legais, contribuindo na gestão de dados, informações e conhecimentos; expedir, mediante requerimento de interessado e despacho da autoridade policial, certidões e translados.
Provas do concurso Polícia Civil BA
A 1ª Etapa: Provas Objetivas, de caráter eliminatório e classificatório, visa avaliar o conhecimento do candidato para o desempenho das atribuições do respectivo cargo, contendo questões objetivas de múltipla escolha, com 05 (cinco) alternativas cada uma.
A 2ª Etapa: Prova Discursiva composta de Estudos de Caso e Peça Processual para o cargo de Delegado de Polícia e somente de Questões Dissertativas para os cargos de Investigador de Polícia e de Escrivão de Polícia, de caráter eliminatório e classificatório, visando avaliar o domínio do conhecimento jurídico e da prática processual, o desenvolvimento do tema na estrutura proposta, a correta fundamentação, a adequação da linguagem, a articulação do raciocínio jurídico e a capacidade de argumentação, necessários ao desempenho desses cargos. Em todas as provas, será considerada a correção gramatical e uso da norma padrão.
Critérios para aprovação nas provas no concurso Polícia Civil BA
As Provas Objetivas de Conhecimentos Gerais e de Conhecimentos Específicos terão caráter eliminatório e classificatório e serão avaliadas na escala de 0 (zero) a 100,00 (cem) pontos.
Será considerado habilitado nas Provas Objetivas o candidato que, cumulativamente, obtiver na soma dos pontos nota igual ou superior a 70,00 (setenta) pontos.
- Os candidatos habilitados nas Provas Objetivas serão classificados em ordem decrescente de nota, em 03 (três) listas, por cargo, sendo uma com a relação de todos os candidatos habilitados, uma apenas com os candidatos negros habilitados e outra apenas com os candidatos com deficiência habilitados.
Nomeação e concurso Polícia Civil BA
A previsão para o ingresso dos novos policiais civis na corporação até o fim do ano de 2018. Antes de serem convocados os candidatos vão fazer provas objetivas e discursivas. Depois precisam passar por exames médicos e teste de aptidão física, fases que também são eliminatórias. Serão submetidos também a exames psicotécnicos e passarão por investigação social.
Desde 2013 a Polícia Civil (Concurso PC BA) não realiza novos certames, já que os aprovados e convocados só começaram frequentar a Academia de Polícia no último ano.
O resultado final foi divulgado no dia 14 de abril de 2015, com validade até o mesmo dia de 2016. Porém, o governo do estado revelou uma prorrogação do concurso, o fazendo valer até o dia 14 de abril de 2017, já vencido.
Na época os soldos iniciais variavam entre R$ 783,14 e R$ 3.492,90, dependendo do cargo escolhido. Porém, o governo deve realizar reajuste nesses valores. A jornada de trabalho é de 30 horas semanais.
Detalhes do concurso Polícia Civil Bahia (PC BA):
- Concurso: Polícia Civil da Bahia (concurso Polícia Civil BA)
- Banca organizadora: Fundação Vunesp
- Cargo: Escrivão; Investigador; Delegado
- Escolaridade: Nível superior
- Número de vagas: 1.000
- Remuneração: Até R$ 11.300,00
- Inscrições: Entre 1º de fevereiro e 2 de março de 2018
- Taxas: 160 (delegado); R$ 140 (investigador escrivão)
- Provas: 22 de abril de 2018
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