Concurso Polícia Penal DF: como foi o último certame

Concurso Polícia Penal DF deve publicar edital em breve. Saiba mais como foi a última prova e prepare-se!

Por
3 min. de leitura

Concurso Polícia Penal foi realizado pela última vez em dezembro de 2014 para o cargo de Agente de Atividades Penitenciárias. Na época o edital ofertava 200 vagas e formação de cadastro reserva de 900 vagas. A seleção da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária do Distrito Federal teve como banca organizadora a a Fundação Universa.

Segundo a Assessoria de Imprensa da Secretaria de Segurança Pública do DF, todos os agentes aprovados no último certame organizado em 2014 foram nomeados, sendo a última turma indicada em abril de 2019.

Em mais notícias, o Concurso Polícia Penal DF 2022 definiu banca organizadora dia 10 de fevereiro de 2022 para o provimento de 1.179 vagas, distribuídas em imediatas e de formação de cadastro de reserva para o cargo de Policial Penal (Agente de Execução Penal). Acompanhe a matéria para ficar por dentro de todos os detalhes!

Concurso Polícia Penal DF: etapas do certame 2014

O certame contou com duas etapas. A primeira etapa foi composta das seguintes etapas:

  • 1.ª (primeira fase) – prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, a ser realizada pela Fundação Universa;
  • 2.ª (segunda fase) – teste de aptidão física, de caráter unicamente eliminatório, a ser realizada pela Fundação Universa;
  • 3.ª (terceira fase) – avaliação psicológica, de caráter unicamente eliminatório, a ser realizada pela Fundação Universa;
  • 4.ª (quarta fase) – sindicância de vida pregressa e investigação social, de caráter unicamente eliminatório, a ser realizada pela Fundação Universa.

A Segunda etapa foi o Curso de Formação, de caráter unicamente eliminatório.

Concurso Agepen 2014: prova objetiva

No último concurso, as provas objetivas do concurso Agepen DF contaram com os seguintes conteúdos:

  • Conhecimentos Gerais
    • Língua Portuguesa;
    • Atualidades;
    • Ética No Serviço Público;
    • Noções De Informática;
    • Raciocínio Lógico.
  • Conhecimentos Específicos
    • Noções De Direito Constitucional;
    • Noções De Direito Penal;
    • Noções De Direito Processual Penal;
    • Noções De Direitos Humanos.

A prova objetiva teve duração de 4 (quatro) horas. Ela foi composta de 150 itens, valendo 150,00 pontos e avaliou as habilidades e os conhecimentos do candidato.

Teste de Aptidão Física

O teste de aptidão física, de caráter unicamente eliminatório, visou avaliar a capacidade mínima do candidato para suportar, física e organicamente, as exigências da prática de atividades físicas e demais exigências próprias do cargo de Agente de Atividades Penitenciárias, sendo o candidato considerado apto ou inapto.

As provas e os índices mínimos do teste de aptidão física obedeceram o seguinte:

MASCULINO

  • Flexão dinâmica de braço na barra fixa: 5 (cinco) repetições;
  • Flexão Abdominal: 35 (trinta e cinco) repetições, realizadas de forma ininterrupta;
  • Corrida de 12 (doze) minutos: 2.300 (dois mil e trezentos) metros.

FEMININO

  • Flexão estática de braço na barra fixa: 10 (dez) segundos;
  • Flexão Abdominal: 28 (vinte e oito) repetições, realizadas de forma ininterrupta;
  • Corrida de 12 (doze) minutos: 1.900 (mil e novecentos) metros.

Teste Psicológico

A avaliação psicológica, de caráter unicamente eliminatório, visou avaliar os requisitos psicológicos necessários para o exercício do cargo de Agente de Atividades Penitenciárias, sendo o candidato considerado apto ou inapto.

A avaliação psicológica consistiu na aplicação e na avaliação de baterias de testes e de instrumentos psicológicos, de aptidão, de nível mental e de personalidade, visando avaliar as condições psíquicas do candidato e identificar as características de capacidade, concentração, atenção, raciocínio lógico, maleabilidade/flexibilidade, perseverança, solução de problemas, capacidade de resolver detalhes, capacidade de observação, inteligência, perspicácia, segurança, rapidez de raciocínio, capacidade de relacionamento interpessoal, prudência, resistência à fadiga e à frustração, controle emocional, discernimento, maturidade, energia vital, capacidade de memória, senso crítico, bom senso, discrição, dinamismo, iniciativa, criatividade e objetividade, inerentes ao exercício das funções do cargo, bem como os distúrbios de personalidade prejudiciais e restritivos ao desempenho do cargo.

Investigação Social

A sindicância de vida pregressa e investigação social, de caráter unicamente eliminatório, na qual o candidato foi considerado recomendado ou não recomendado, foi para fins de avaliação da conduta pregressa e da idoneidade moral, requisitos indispensáveis para aprovação no concurso Agepen DF.

A sindicância de vida pregressa e investigação social será realizada com base em documentos oficiais e informações constantes no formulário próprio, contendo perguntas de caráter pessoal, a ser disponibilizado oportunamente, o qual deverá ser preenchido pelo candidato.

Curso de Formação

O curso de formação, de caráter unicamente eliminatório, teve a duração de 420 (quatrocentas e vinte) horas/aulas. As aulas foram ministradas de segunda-feira a sexta-feira, podendo, ainda, a critério exclusivo da Secretaria de Estado de Administração Pública do Distrito Federal, estender-se aos sábados, domingos e feriados e ao período noturno.

No término do curso de formação, foi aplicada prova de verificação de aprendizagem, que avaliou as habilidades e os conhecimentos do candidato, conforme as disciplinas e os conteúdos ministrados nas aulas.

Saiba todos os detalhes do concurso Polícia Penal DF aqui 

Materiais gratuitos do Concurso Polícia Penal DF

Você é imparável? Tem um sonho grande em mente que te motiva a seguir em frente em busca de uma vida melhor, mesmo com as dificuldades que aparecem no caminho (falta de tempo, desafios de conciliar a rotina, insegurança)? Se sim, então este curso é para você!

Organizamos de forma objetiva e prática em um só material algumas das principais disciplinas e conteúdos cobrados em concursos públicos para intensificar as suas chances de aprovação, tudo preparado por nossa equipe de colaboradores e professores especialistas no assunto. E o melhor: todo o conteúdo é totalmente gratuito! Mesmo se você ainda não começou a estudar, não deixe essa oportunidade passar. Nunca é tarde! Garanta a sua oportunidade no Curso Gratuito Imparável!

Clique AQUI para se inscrever gratuitamente!

Resumo do concurso Polícia Penal DF

Concurso Polícia Penal DF Secretaria de Estado de Administração Penitenciária do Distrito Federal 
Situação atual Banca definida 
Banca organizadora Instituto AOCP
Cargos Polícia Penal (Agente de Execução Penal)
Escolaridade Nível superior
Carreiras Segurança Pública
Lotação Distrito Federal
Número de vagas 400 vagas + 779 CR
Remuneração de R$ 4.475,00 a R$6.369,83
Clique aqui para fazer o download do último edital do concurso Polícia Penal DF

 

Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil?
Clique nos links abaixo:

CONCURSOS ABERTOS

CONCURSOS 2022

Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias do mundo dos concursos!
Clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:

TELEGRAM

 

Por
3 min. de leitura

Tudo que sabemos sobre:

banca definida