Está chegando a tão esperada prova para o cargo de professor da Secretaria de Educação do Distrito Federal. No próximo domingo, 29 de janeiro, você colocará em prática todo o conhecimento absorvido nos últimos meses e, nós do Gran Cursos Online, estamos torcendo pela sua aprovação e estaremos também com você no pós-prova, inscreva-se aqui.
Nesse momento, qualquer orientação extra e dica é importante, por isso, os nossos professores especialistas elaboraram, de acordo com o conteúdo programático, dicas do que poderá ser objeto de cobrança na prova.
Lembre-se, você está a um passo da realização de um sonho e a prova nada mais é do que uma lista de exercícios, que você já fez com os nossos professores.
Confira no link abaixo as dicas e boa prova!
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Professor Rodrigo Cardoso – Lei Complementar 840
Não se esqueça de que reintegração é a reinvestidura do servidor no cargo anteriormente ocupado, ou no cargo resultante de sua transformação, quando invalidada a sua demissão por decisão administrativa ou judicial, com o restabelecimento dos direitos que deixou de auferir no período em que esteve demitido. Caso o cargo do reintegrado esteja provido, o seu eventual ocupante deve ser reconduzido ao cargo de origem – sem direito a indenização – ou aproveitado em outro cargo ou, ainda, posto em disponibilidade.
Professor Rodrigo Francelino – LODF
A LODF assegura a concessão de licença para atendimento de cônjuge ou dependente com deficiência e horário especial de serviço independentemente de compensação de horas.
Professor Carlinhos Costa – Conhecimentos Pedagógicos
Entenda que a resolução 01/2012 CEDF trata de escolas públicas e privadas, já o Regimento Escolar trata apenas das unidades públicas de Ensino.
Professor Rodrigo Rodrigues – Conhecimentos Pedagógicos
Nas Bases Legais da Educação Inclusiva, é importante se atentar aos instrumentos internacionais que embasam a construção dessa Educação, situando-os em seu momento histórico e entendendo o que cada um trouxe de importante para a discussão do tema em todo o mundo: Jomtien, 1990 (Educação Para Todos); Salamanca, 1994 (princípios da educação inclusiva); e Guatemala, 1999 (ações para o alcance da acessibilidade).
Professor Elias Santana – Gramática
Querido(a), a banca Cespe possui alguns assuntos prediletos: crase, concordância (principalmente a verbal), pontuação (principalmente vírgula), funções do QUE, funções do SE e conjunções. Todos os assuntos envolvem raciocínio; o último, memorização. Por isso, sempre recomendo aos meus alunos a leitura frequente da minha tabela de conectivos. Essa organizadora também adora questões de reescritura; para resolvê-las, aprecie primeiro as possíveis alterações gramaticais, e, em seguida, as diferenças semânticas. Ademais, organize bem o seu tempo: faça primeiramente gramática; em seguida, texto. E não se esqueça de ter total cuidado com a redação! Um abraço! Faça uma excelente prova. Fique com Deus.
Professor Willian Dornela – Conhecimentos Pedagógicos
A educação escolar é divida em 2 níveis: básica e superior. A educação básica, em 3 etapas: educação infantil, ensino fundamental e ensino médio. A educação básica obrigatória e gratuita vai dos 4 (quatro) aos 17 (dezessete) anos de idade (não inclui a creche).
Professor Leandro Gabriel – Currículo em Movimento – Pressupostos Teóricos
Princípios da educação integral: integralidade, intersetorialização, transversalidade, diálogo escola e comunidade, territorialidade, trabalho em rede.
A SEEDF adota o termo avaliação para as aprendizagens (VILLAS BOAS, 2012) porque nos situa no campo da educação com a intenção de avaliar para garantir algo, e não apenas para coletar dados sem comprometimento com o processo. A avaliação da aprendizagem se sustenta no paradigma positivista e, portanto, distancia-se do avaliado, buscando certa “neutralidade”. Já a avaliação para as aprendizagens se compromete com o processo e não somente com o produto da avaliação.
Professora Rebecca Guimarães – Atualidades
Uma dica importante é sobre a questão da violência na escola. No ano passado, entrou em vigor a lei que obriga escolas e clubes a adotarem medidas de prevenção e combate ao bullying.
Outro tema que também pode ser abordado é a questão da sustentabilidade, que está diretamente ligada ao tripé formado pela dimensão social, econômica e ambiental.
Lembre-se de que o caminho para construirmos uma sociedade melhor está em professores bem preparados e dignificados profissionalmente; escolas de padrão físico compatível com sua importância e aparelhadas satisfatoriamente; além de maior participação da família no processo educacional de que seus filhos participam.
Professora Telma Freires – Conhecimentos Pedagógicos
Estudos recentes sobre jovens e adultos como sujeitos de conhecimento e aprendizagem apontam para a Andragogia como uma teoria da aprendizagem do adulto baseada nas suas experiências, na vontade de aprender e na motivação. Propõe-se, nessa perspectiva, que as atividades sejam organizadas a partir do reconhecimento de suas necessidades e interesses, considerando-se as suas situações de vida, suas experiências e as diferenças acerca dos processos de aprendizagem. Nessa concepção, o professor é aquele que participa do cotidiano dos adultos, engajando-se no processo de mútua investigação.
Professora Vânia Araújo – Redação
1ª) Se o comando trouxer aspectos a serem abordados, seja bastante objetivo(a).
- Abra um parágrafo para cada aspecto a ser desenvolvido/esclarecido, sendo que, na introdução do primeiro aspecto, você deve apresentar, de modo sucinto, o assunto que será explanado no texto.
- Não deixe de esclarecer nenhum dos aspectos. Mesmo que tenha pouco domínio do assunto, você deve escrever pelo menos um pouquinho sobre ele para não ser apenado. A profundidade dada aos outros aspectos compensa a superficialidade na abordagem de um deles.
- Não há necessidade de abrir parágrafo para a conclusão: feche o texto depois do esclarecimento do último aspecto proposto.
O pós-prova SEDF será neste domingo, ao vivo a partir das 18h30 para o cargo de Atividades e em nosso blog para os demais cargos. Não perca!!
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