Carlos Henrique Gonçalves Pinto conquistou o primeiro lugar para o cargo de Analista Judiciário – Área: Arquivologia no concurso TJ AM – Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas. “Estudava de duas a três horas por dia, pois trabalhava e esse era o tempo disponível”, conta.
Ele nasceu em Brasília, mas passou sua infância e adolescência em São Luís, situada no Estado do Maranhão. Porém, posteriormente, decidiu retornar para a capital do país em busca de uma vida melhor, iniciou sua trajetória nos estudos para concursos públicos em busca de sua vaga efetiva.
O aprovado escolheu a carreira pública por conta da estabilidade. Mas isso é algo que ele já conhece, Carlos Henrique é servidor há mais de 15 anos. “Quando voltei para Brasília, no início do ano de 2000, prestei alguns certames e obtive êxito. Trabalhei no Banco de Brasília – BRB, Banco do Brasil – BB e em 2004 entrei na Polícia Federal – PF”, narra. De acordo com ele, o retorno aos estudos foi há dois anos.
Para a sua rotina, o concurseiro utiliza de uma planilha para registrar as horas estudadas e o controle do conteúdo e das revisões. “Essas foram minhas técnicas: quando terminava um assunto, fazia muitas questões e mensurava meu desempenho. Nunca esqueci das revisões, elas são muito importantes!”
“O Gran Cursos Online me auxiliou muito, pois além de ter ótimos professores (como os de Língua Portuguesa e o de Legislação Institucional – Gilcimar Rodrigues), uso as aulas degravadas para a minha revisão. Também utilizo muito do acelerador de videoaulas”, reforça.
Carlos conta como foi a sensação de saber sobre mais uma aprovação e ainda na área de formação no concurso TJ AM:
“Já passei em outros concursos. A sensação maior foi ver meu nome em primeiro lugar. Já vinha obtendo bons resultados desde que voltei a estudar pra concursos. Mas ver meu nome em primeiro lugar num concurso para nível superior foi uma experiência única e extremamente gratificante. Ali percebi o quanto foi importante ter me mantido no foco e não ter me deixado abater pelas frustrações anteriores”.
O concurseiro dá dicas pontuais e certeiras para você que iniciou agora ou já estuda há algum tempo para concursos públicos:
- 1. Focar numa carreira específica;
- 2. Fazer um levantamento dos assuntos mais cobrados nas provas da área pretendida;
- 3 Definir o tempo de estudo;
- 4. Fazer revisões periódicas;
- 5. Utilizar ciclos de estudos;
- 6. Resolver questões.
Confira a mensagem especial deixada pelo aprovado no concurso TJ AM:
“A persistência é o mais importante. Ao longo da jornada haverá momentos de frustração, de quase chegar lá. É importante que esses momentos sejam usados como estímulo para seguir em frente!”