A Lei Orçamentária Anual (LOA Federal de 2026) reforça um cenário especialmente favorável para quem busca concursos DF, no Distrito Federal, já que grande parte dos órgãos contemplados no orçamento possui sede ou lotação principal em Brasília.
Isso posiciona a capital como um dos principais polos de oportunidades para candidatos às carreiras públicas federais em 2026. Há chances para os poderes legislativo, judiciário e executivo!
Clique aqui para seguir o canal do Gran no Whatsapp!

Concursos no DF em 2026
Entre os destaques está o Poder Legislativo, com previsão de provimentos e criação de cargos na Câmara dos Deputados, no Senado Federal e no Tribunal de Contas da União (TCU) — todos com sede em Brasília e forte tradição de concursos atrativos, com altos níveis de remuneração e estabilidade.
Inclusive, a Câmara dos Deputados prevê a publicação de novos editais para técnico e analista legislativo para ingresso de novos servidores.
No Poder Judiciário, a concentração de oportunidades no DF é ainda mais evidente. Órgãos como o Supremo Tribunal Federal (STF), o Superior Tribunal de Justiça (STJ), o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e o Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) aparecem no orçamento com previsão de criação e/ou provimento de cargos. Esses tribunais e conselhos têm sede em Brasília e costumam oferecer vagas com lotação direta no Distrito Federal, especialmente para cargos de técnico, analista e outras formações.
A Justiça Federal, a Justiça Eleitoral e a Justiça do Trabalho também constam na LOA 2026 com autorizações relevantes. Embora esses ramos tenham atuação nacional, suas estruturas centrais e administrativas (TSE, TST e outros) estão concentradas em Brasília, ampliando as chances de lotação no DF, sobretudo em órgãos de cúpula, secretarias e áreas de apoio estratégico.
Outro ponto de destaque é o Ministério Público da União, incluindo o Ministério Público Federal (MPF), o Ministério Público do Trabalho (MPT), o Ministério Público Militar (MPM), o MPDFT e o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). Todos possuem sede no Distrito Federal e aparecem no orçamento com previsão de provimento de cargos vagos, reforçando a previsão de nomeações com lotação em Brasília e em outros estados.
Por fim, a Defensoria Pública da União (DPU), também sediada no DF, figura no orçamento com previsão de criação e provimento de cargos, fortalecendo ainda mais o cenário para quem busca concursos jurídicos e administrativos.
Veja aqui o documento na íntegra
Embora a LOA não represente autorização automática para novos editais, a concentração desses órgãos no orçamento federal de 2026 confirma Brasília como epicentro dos concursos públicos federais.
Leia depois: concursos no DF abertos e previstos
Para o candidato que deseja trabalhar no DF, o planejamento orçamentário sinaliza que 2026 pode ser um ano decisivo para intensificar a preparação e acompanhar de perto os próximos passos desses órgãos.
Comece agora sua preparação com o GRAN e saia na frente da concorrência!
Prepare-se com o Gran: Assinatura Ilimitada 11
Assine agora e receba acesso IMEDIATO a plataforma que mais aprova em concursos públicos e, o melhor, com acesso às 5 novidades da plataforma: Cronograma com 1 clique, Raio-X, Jornada do Aprovado, Legislação Comentada e a Revisão Inteligente. Faça o teste por 7 dias. O Gran está comprometido com a sua preparação! Satisfação garantida ou seu dinheiro de volta!
*Os cursos para OAB, CFC e Residências não estão disponíveis na Assinatura Ilimitada.
Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil? Clique nos links abaixo:
Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias do mundo dos concursos. Clique no link abaixo e inscreva-se:
![[Reinvenção 2026] Último lote – Cabeçalho](https://blog-static.infra.grancursosonline.com.br/wp-content/uploads/2026/01/08120844/CABECALHO-1238X216-17-1.webp)
![[Reinvenção 2026] Último lote – Post](https://blog-static.infra.grancursosonline.com.br/wp-content/uploads/2026/01/08121039/POST-730X150-16-1.webp)