O tempo é, sem dúvida, um dos maiores desafios para quem faz concursos públicos. Considerando isso, em 27 de maio, foi apresentado na Câmara dos Deputados o Projeto de Lei nº 2.567/2025, de autoria do deputado Gutemberg Reis (RJ).
O PL propõe uma mudança significativa: tornar obrigatória a disponibilização de um mecanismo visível de controle de tempo, cronômetros ou relógios digitais, durante a realização de concursos públicos, vestibulares e exames profissionais.
O PL altera a Lei nº 14.965/2024, que regulamenta os concursos no Brasil, para garantir que todos os candidatos tenham acesso a um dispositivo de medição do tempo visível ao longo de toda a prova, tanto em ambiente presencial quanto em plataformas digitais.
Continue acompanhando esta matéria e entenda as implicações do Projeto de Lei.
Clique aqui para seguir o canal do Gran no Whatsapp!
Destaques: |
Panorama dos Concursos 2025: o MELHOR ANO da história para os concurseiros
Novos editais estão saindo todos os dias e é só o começo: o número de vagas previstas para concursos federais é o maior dos últimos 10 anos!
No total, são mais de 120 mil oportunidades de ingressar no serviço público em todas as esferas ainda em 2025.
Confira no Panorama 2025 quais são os maiores concursos do país, as vagas disponíveis, as melhores carreiras e as excelentes oportunidades que o mundo dos concursos tem para você e como se preparar para elas! Construa seu futuro desde já!
A partir de 30 de junho, você terá acesso a dicas dos nossos especialistas sobre o que estudar, como estudar e quando agir para conquistar sua aprovação.
Preencha o formulário abaixo ou INSCREVA-SE AQUI e garanta sua vaga no MAIOR evento para concurseiros do Brasil. Participação 100% gratuita e totalmente online!
Concursos públicos: o que diz o projeto de lei?
Como comentamos, o PL altera a Lei nº 14.965/2024, que regulamenta os concursos públicos no Brasil.
Segundo o texto:
- O cronômetro ou relógio digital deverá estar em local estratégico e visível a todos, sem que o candidato precise se deslocar para ver o tempo;
- Quando houver apenas relógio convencional, os fiscais deverão informar periodicamente o tempo restante com meios visuais não sonoros (como lousas ou cartazes);
- Nas provas online, o cronômetro deverá estar sempre visível na interface da plataforma, independentemente da navegação pelas questões;
- A ausência do controle de tempo pode levar à nulidade da prova ou do certame.
Além dos concursos públicos, a regra se aplica a vestibulares e processos seletivos educacionais, ENEM, avaliações do Sistema Nacional da Educação Superior, seleções para residência médica e exames de habilitação para o exercício de profissões regulamentadas (como OAB e CRC).
Em sua justificativa, o deputado destaca que a ausência de um controle padronizado e visível do tempo prejudica candidatos e compromete a equidade dos certames.
A iniciativa busca aumentar a transparência e reduzir desigualdades, especialmente em provas de longa duração ou com elevado nível de exigência.
O que muda para os concursos?
Se aprovado, o projeto exige que todos os editais publicados após 180 dias da sanção da lei incluam as regras sobre o controle de tempo. Isso significa que organizadoras como Cebraspe, FGV, Fundação Carlos Chagas e outras terão que se adaptar, tanto em estrutura física quanto tecnológica.
Na prática, o candidato poderá acompanhar em tempo real quanto tempo ainda tem — o que pode ajudá-lo a distribuir melhor sua atenção entre as questões e evitar surpresas na reta final da prova.
Prepare-se com o Gran: Assinatura Ilimitada X
Assine agora e receba acesso IMEDIATO a plataforma que mais aprova em concursos públicos e, o melhor, com acesso às 5 novidades da plataforma: Tutor 24h, Gran Comunidade, Banco de Discursivas Exclusivas, Vade Mecum Facilitado e o Guia do Aprovado. Faça o teste de 07 dias. O Gran está comprometido com a sua preparação! Satisfação garantida ou seu dinheiro de volta!
*Os cursos para OAB, CFC e Residências não estão disponíveis na Assinatura Ilimitada.
Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil? Clique nos links abaixo:
Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias do mundo dos concursos. Clique no link abaixo e inscreva-se: