Bruno de Mesquita Martins pode ser um dos concurseiros que conseguiram aprovação para uma carreira específica em tempo recorde. Foram apenas 80 dias de estudos intensivos para ser aprovado no concurso PMDF, para o cargo de Soldado.
“Não estudei pré-edital para a PMDF. Comecei a estudar após a publicação do edital. Montei um cronograma, marquei as partes do conteúdo programático que eu achava mais importantes e/ou tinha mais dificuldade. Estudei de domingo a domingo até a véspera da prova”.
Mas, claro, este não foi o primeiro concurso Martins. Ele já era servidor público há 03 anos e 06 meses e essa experiência contribuiu para sua preparação. Ele estudava sempre após o serviço, cerca de 04 horas e meia por dia. Logo após, fazia preparação física pensando no TAF.
Nos finais de semana, estava sempre na biblioteca da UnB e estudava de 08h às 18h. Levava marmita para não precisar se deslocar para outros lugares e perder mais tempo.
“Dediquei cerca de 70% dos dias às matérias específicas, pois nunca havia estudado Direito Penal, Processual Penal, Penal Militar etc. Primeiramente fechei toda a parte teórica do edital. Após o fechamento, segui o cronograma de exercícios. Ficava em cada matéria por 2h fazendo somente exercício e complementando o material teórico com as explicações das matérias e marcada os conteúdos que eram cobrados com mais frequência. Assim, sempre tive teoria o prática de forma fresca na memória”.
Para potencializar ainda mais o seu aprendizado, ele contou com as aulas do Gran Cursos Online e disse ter obtido bons frutos com essa parceria.
“Adquiri o Mega Aulão de véspera do Gran Cursos Online. Sem dúvida o aulão fez bastante diferença em minha aprovação. Por conta das dicas dadas em redação discursiva, obtive a nota 9,93 (de 10,00). Esse feito me fez pular de 432 para 128”.
Agora, Martins permanecerá focado no início de sua jornada na PMDF. Quer conhecer melhor as atribuições da corporação. Por isso dará tempo nos concursos. Mas poder ser que volte a estudar para concorrer a outros cargos no futuro.