Temas quentes para a prova discursiva são sempre alvo de previsão nos cursinhos em aulões de véspera e nas aulas que são disponibilizadas aos alunos.
No entanto, ninguém imaginava que a banca Cebraspe iria tão direto ao ponto em relação ao tema de povos indígenas e o descaso que foi retratado em todos os noticiários no mês de janeiro de 2023.
É preciso entender a tendência em provas de atualidades de não mais tratar temas de forma abrangente ou atemporal. Os temas que estão aparecendo, cada vez mais, são específicos e demandam atenção máxima para que os candidatos não pulem o que está fazendo parte da agenda do dia na sociedade.
Realmente é um acerto e um tema riquíssimo, fonte de muitas discussões em redes sociais, entre amigos e família. Veja os principais comentários a seguir diante do texto para alcançar a nota máxima.
1) PROVA DISCURSIVA – REDAÇÃO – TEMA:
Texto motivador:
“Em 1984, foi proposto um modelo para o estudo dos determinantes da sobrevivência de crianças nos primeiros cinco anos de vida. Destaco três pontos importantes do modelo. Primeiro, sob condições ideais, cerca de 97% das crianças deveriam sobreviver até os cinco anos de idade. A morte durante essa etapa da vida é, em sua maioria, uma consequência do efeito acumulado de fatores adversos que progressivamente deterioram a saúde. Segundo, há cinco categorias de determinantes próximos que afetam diretamente a sobrevivência das crianças, entre os quais estão incluídos fatores maternos (como idade da mãe), contaminação ambiental (ar, comida, água, insetos), deficiências nutricionais, acidentes e formas de controle de doenças. Terceiro, variáveis socioeconômicas afetam a sobrevivência de crianças. Essas variáveis estão relacionadas aos pais, ao domicílio e ao contexto ecológico, político e institucional no qual a criança está inserida. A crise humanitária na terra Yanomami, a maior do país e localizada em Roraima, exemplifica esse modelo. A crise não é resultado de um evento único, imediato. O quadro severo de desnutrição das crianças, o pior já reportado entre comunidades indígenas nas Américas, não aconteceu da noite para o dia. A crise é reflexo de sucessivas ações de negligência, negação de direitos e mudanças na legislação ambiental.”
Internet: (com adaptações).
Considerando que o texto acima tem caráter apenas motivador, redija um texto dissertativo sobre o seguinte tema.
CRISE YANOMAMI: MÚLTIPLAS DIMENSÕES DE UMA TRAGÉDIA HUMANITÁRIA
Ao elaborar seu texto, faça, necessariamente, o que se pede a seguir.
1 Demonstre como os fatos constitutivos da crise nas terras Yanomami competem a diversas áreas de políticas públicas, estabelecendo uma inter-relação entre o problema e, no mínimo, duas dessas áreas. [valor: 3,50 pontos]
2 Cite as causas da referida crise, relacionando-as com as áreas de políticas públicas que tenham sido mencionadas anteriormente. [valor: 3,00 pontos]
3 Discorra sobre medidas em vias de implementação ou que possam ser adotadas em relação ao problema em questão. [valor: 3,00 pontos]
2) ANÁLISE DO PEDIDO E ORGANIZAÇÃO DAS IDEIAS
Em primeiro lugar, é preciso entender o tema de maneira global. Por isso, apesar dos três pedidos da banca, é preciso introduzir o tema principal no parágrafo de introdução.
Assim, é interessante começar o texto com uma breve introdução em que constem palavra-chave como “tragédia humanitária”, “povos indígenas”, “povos originários”, “políticas públicas em prol de minorias”.
Nessa ideia, a introdução ficaria mais ou menos assim:
“Sabe-se que a precarização nos últimos anos das políticas públicas atingiu fortemente os povos Yanomami e foi noticiada com grande destaque em diversos meios de comunicação. Tal fato acarreta debate urgente em torno da saúde indígena e da violência contra os povos originários.”
Seguindo para os parágrafos de desenvolvimento, é preciso abordar itens que são importantes para o entendimento do quadro.
a) Demonstre como os fatos constitutivos da crise nas terras Yanomami competem a diversas áreas de políticas públicas, estabelecendo uma inter-relação entre o problema e, no mínimo, duas dessas áreas
No primeiro momento, é preciso situar o leitor ao trazer a perspectiva de que o acesso a políticas públicas efetivas é fundamental para que as áreas em que o governo deve atuar sejam parte de soluções, e não de problemas para as tribos indígenas que vivem no território.
O argumento pode ser o seguinte:
“Diversos fatos contribuem para a crise em terras indígenas no território Yanomami. Por possuir terras na fronteira entre o Brasil e a Venezuela, naturalmente, a acessibilidade e o desenvolvimento de políticas públicas se tornam difíceis se não forem planejadas e executadas com eficiência. Um mau atendimento em saúde pública dos indígenas pode acarretar dificuldades futuras, como em casos de: diarreias, pneumonias e doenças tropicais. Da mesma forma, é possível fazer o paralelo em relação ao meio ambiente, pois, quando o Ibama, ICMBio e outras entidades não conseguem atuar efetivamente, as populações sofrem problemas com a floresta desregulada.”
Em seguida, é preciso abordar:
b) Cite as causas da referida crise, relacionando-as com as áreas de políticas públicas que tenham sido mencionadas anteriormente
Aqui é preciso destacar que a crise humanitária se constitui de diversas faces: saúde, violência, descaso ambiental, desequilíbrio do meio ambiente, garimpo ilegal.
É preciso trazer conexões que demonstrem que o território dos Yanomami foi, aos poucos, esquecido por causa dos conflitos que ali existem e que levam a uma espécie de genocídio dos povos indígenas.
Uma boa abordagem seria:
“A crise humanitária nas terras Yanomami possui diversas causas e problemas inter-relacionados. O povo Yanomami foi duramente penalizado com o descaso do Estado, e um dos principais elementos do problema está na invasão de terras do garimpo ilegal. Com a ocupação das terras por garimpeiros, contaminando água e terra pelo mercúrio utilizado nas suas atividades, a violência e a morte de indígenas passaram a ser frequentes. É possível, ainda, relacionar os fatos com a desnutrição infantil, casos de malária e desassistência à saúde coletiva como uma das principais consequências da falta de políticas públicas numa região que deveria ser preservada permanentemente.”
Diante dos argumentos, acima é preciso concluir o texto com base no seguinte pedido:
c) Discorra sobre medidas em vias de implementação ou que possam ser adotadas em relação ao problema em questão
É fundamental que o candidato consiga compreender nesse momento que, ao abordar esse tópico, há um encaminhamento claro para o que o texto discursivo-argumentativo chama de proposta de soluções. Isso consequentemente nos deixa mais inclinados a incluir a resposta para essa última pergunta no parágrafo final de conclusão. Assim será feito como proposta, portanto:
“Diante dos fatos discorridos acima, é possível diagnosticar as causas e propor algumas soluções para a situação de crise humanitária atualmente vivida. Tais soluções passam pelo restabelecimento do controle e da presença do Estado na região por meio de forças-tarefas de emergência na saúde, combate à desnutrição infantil e ao surto da malária. Ademais, é preciso redobrar a fiscalização e o policiamento do território que são fundamentais para a expulsão dos garimpeiros ilegais como forma de contornar os problemas.”
Com esse último parágrafo, é possível dizer que uma discursiva com nota máxima aborda necessariamente esses e outros aspectos.
De forma que a redação completa ficaria assim:
“Sabe-se que a precarização nos últimos anos das políticas públicas atingiu fortemente os povos Yanomami e foi noticiada com grande destaque em diversos meios de comunicação. Tal fato acarreta debate urgente em torno da saúde indígena e da violência contra os povos originários.
Diversos fatos contribuem para a crise em terras indígenas no território Yanomami. Por possuir terras na fronteira entre o Brasil e a Venezuela, naturalmente, a acessibilidade e o desenvolvimento de políticas públicas se tornam difíceis se não forem planejadas e executadas com eficiência. Um mau atendimento em saúde pública dos indígenas pode acarretar dificuldades futuras, como em casos de: diarreias, pneumonias e doenças tropicais. Da mesma forma, é possível fazer o paralelo em relação ao meio ambiente, pois, quando o Ibama, ICMBio e outras entidades não conseguem atuar efetivamente, as populações sofrem problemas com a floresta desregulada.
A crise humanitária nas terras Yanomami possui diversas causas e problemas inter-relacionados. O povo Yanomami foi duramente penalizado com o descaso do Estado, e um dos principais elementos do problema está na invasão de terras do garimpo ilegal. Com a ocupação das terras por garimpeiros, contaminando água e terra pelo mercúrio utilizado nas suas atividades, a violência e a morte de indígenas passaram a ser frequentes. É possível, ainda, relacionar os fatos com a desnutrição infantil, casos de malária e desassistência à saúde coletiva como uma das principais consequências da falta de políticas públicas numa região que deveria ser preservada permanentemente.
Diante dos fatos discorridos acima, é possível diagnosticar as causas e propor algumas soluções para a situação de crise humanitária atualmente vivida. Tais soluções passam pelo restabelecimento do controle e da presença do Estado na região por meio de forças-tarefas de emergência na saúde, combate à desnutrição infantil e ao surto da malária. Ademais, é preciso redobrar a fiscalização e o policiamento do território que são fundamentais para a expulsão dos garimpeiros ilegais como forma de contornar os problemas.”
Está aí uma redação com aproximadamente 28 linhas para você seguir como base comparativa.
3) ASPECTOS ESPERADOS PELA BANCA
Fique ligado porque sua nota será a soma de alguns itens na grade de correção, que resultará 10,00 pontos. Com a experiência que eu tenho de mais de seis anos com o assunto discursivas, entendo que o padrão de resposta do Cebraspe dá margem para argumentação forte de reversão de pontos nessa fase de recursos do concurso.
Acredito que será fundamental e necessário o questionamento da nota, caso sua nota seja comprometida após a divulgação do resultado preliminar previsto para o dia 14 de abril.
O padrão de resposta cita, em sua última parte, que haverá concessão de nota a partir de 4 escalas de conceitos (0, 1, 2, 3 e 4), mas estes estão muito abertos, amplos, sem especificidade, o que dá margem para questionamentos plausíveis.
Veja como exemplo o que a banca colocou no item 2.1 para enquadramento da nota de 3,5 pontos:
Quesito 2.1
Conceito 0 – Não abordou nenhum fato da crise Yanomami.
Conceito 1 – Abordou fatos da crise Yanomami de modo superficial, sem dar exemplos; OU Abordou fatos da crise Yanomami apresentando exemplos, mas não os vinculou a nenhuma área de política pública.
Conceito 2 – Abordou fatos da crise Yanomami apresentando exemplos, mas os vinculou a apenas uma área de política pública.
Conceito 3 – Abordou fatos da crise Yanomami apresentando exemplos, vinculou-os a, no mínimo, duas áreas de política pública, mas não apresentou inter-relação entre as áreas.
Conceito 4 – Abordou fatos da crise Yanomami apresentando exemplos, vinculou-os a, no mínimo, duas áreas de política pública e apresentou inter-relação entre as áreas.
Vamos analisar esses dois conceitos:
Conceito 2 – Abordou fatos da crise Yanomami apresentando exemplos, mas os vinculou a apenas uma área de política pública.
Conceito 3 – Abordou fatos da crise Yanomami apresentando exemplos, vinculou-os a, no mínimo, duas áreas de política pública, mas não apresentou inter-relação entre as áreas.
Veja que é muito sutil a diferença do que se deve abordar entre as duas escalas possíveis. A diferença está no inter-relacionamento entre as áreas. No conceito 2, o candidato recebe 1,75 pontos, mas, ao se enquadrar no conceito 3, recebe 2,63 pontos, uma diferença de 0,87 pontos.
Portanto, demonstrar para a banca na fase de recurso que se abordou duas áreas de políticas públicas apresentando a inter-relação entre elas é fundamental para subir no enquadramento e sair do conceito 2 para o conceito 3 no item 2.1, culminando no aumento de 8,7% da nota total possível.
Por isso, caso se sinta injustiçado com a nota recebida, é preciso utilizar o período de recurso fornecido pela banca organizadora para tentar reaver pontos preciosos.
Como a prova de redação será avaliada na escala de 0 a 10 pontos, não fique parado. Cada décimo de ponto é importante para você ganhar posições na classificação final.
Portanto, não fique parado.
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Para quem não me conhece: Sou Bruno Pimentel, Auditor Federal de Finanças e Controle (AFFC) do Tesouro Nacional.
Realizo coaching no Gran. Sou da equipe de estrelas do GranXperts. Sou membro da Sociedade Latino Americana de Coach (SLAC) e certificado em coaching, a certificação Professional Coach Certification (PCC®).
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