Está marcado para o dia 9 de agosto, a segunda fase do concurso da Polícia Civil do DF (Delegado PCDF) para provimento de vagas no cargo de Delegado de Polícia. Serão convocados os 800 candidatos mais bem classificados na prova objetiva, aplicadas no dia 17 de maio. Veja aqui o resultado. Eles serão ordenados de acordo com os valores decrescentes da nota final na prova objetiva.
A prova discursiva, de caráter eliminatório e classificatório, abordará os objetos de avaliação de Direito Administrativo, Direito Constitucional, Direito Penal, Direito Processual Penal, Direito Tributário, Direito Civil/Empresarial, Direito Ambiental e as respectivas Legislações Complementares. Neste dia (9/8/15) os aprovados na primeira fase terão que responder três questões dissertativas, em até 20 linhas cada. O valor máximo é de 5,00 pontos cada uma. Terão ainda que elaborar uma peça prático-profissional, de até 120 linhas, relativa à atividade de polícia judiciária, com valor máximo de 15,00 pontos.
Dica
Na prova discursiva de conhecimentos jurídicos, o concorrente não pode deixar de rever todo o material estudado na avaliação anterior (prova objetiva). Aprofundar esses conteúdos, revisar as questões, além de estudar as legislações complementares dispostas no edital irão colaborar para uma preparação completa. Também serão avaliados aspectos do domínio da modalidade escrita como ortografia, morfossintaxe e propriedade vocabular.
Para a nova etapa da prova não bastará o conhecimento intuitivo dos conceitos do edital: você terá que demonstrar domínio inequívoco! Neste caso o melhor método é de construção tópica do conhecimento com a elaboração de mapas conceituais que permitam a recordação e a delimitação dos assuntos cobrados. Venha fazer conosco o ajuste final da sua preparação para ingressar em uma das mais disputadas carreiras do mundo jurídico!
Aula Grátis – Delegado de Polícia/DF – Peças Práticas – Prof. Sérgio Bautzer
Como foi esta fase do último concurso?
No último concurso realizado para o cargo delegado, também organizadora pela Fundação Universa em 2009, os candidatos foram avaliados pelo mesmo modelo que será cobrado no deste ano, questões discursivas e peça. Os temas foram os mais variados e cobravam a análise de situações problemas (hipotéticas) dos candidatos. Acesse todo a última prova aqui.
Demais etapas
Avaliação de Capacidade Física
Nesta fase do concurso, o futuro delegado é avaliado quanto a sua capacidade para suportar física e organicamente, as exigências da prática de atividades físicas a que será submetido durante o curso de formação.
Serão aplicados os seguintes testes: dinâmico de barra fixa, de flexão abdominal, de meio sugado e de corrida.
O candidato será considerado apto quando atingir 50% (cinquenta por cento) da pontuação para ser aprovado naquele teste. Cada teste físico valerá de 00 (zero) a 100 (cem) pontos.
Dicas: Uma rotina de preparação física e uma dieta rigorosa são essenciais para a aprovação nessa etapa. Na prova física, não adianta só ter domínio do conteúdo teórico, o que vale é a sua preparação e condicionamento durante a avaliação.
O principal aliado do concurseiro antes dessa etapa é o cardápio. Uma alimentação balanceada e programada ajudam não só no aumento da força física, como também tem reflexo direto na resistência do candidato.
Prova Oral e de Títulos
O candidato, na prova oral, versará sobre as disciplinas de Direito Constitucional, Administrativo, Penal e Processual Penal, em sessão pública perante todos os membros da banca examinadora. Nessa etapa será imprescindível o conhecimento das disciplinas em seu aspecto técnico, de acordo com os temas sorteado. A banca vai avaliar o domínio do conteúdo jurídico, a articulação do raciocínio, a capacidade de argumentação e o uso correto do vernáculo.
Na prova de títulos serão aceitos os títulos de Doutorado, Mestrado, Pós-graduação e experiência profissional. A pontuação de cada título pode ser analisada no edital abaixo. Mais detalhes aqui.
Curso de Formação Profissional
O curso, de caráter eliminatório e classificatório, terá carga horária de 406 h/a. As aulas serão de segunda-feira a sexta-feira, nos turnos matutino e vespertino, podendo se estender aos sábados, domingos, feriados e período noturno, a critério exclusivo da Academia de Polícia Civil.
Curso completo para a 2ª fase: Prova Discursiva + Peças Práticas
Equipe e conteúdo programático:
Confira também:
Detalhes:
- Banca organizadora: Fundação Universa
- Cargo: Delegado de Polícia
- Número de vagas: 100
- Remuneração: R$ 16.830,85
- Período de inscrições: Encerrado
- Valor da taxa: R$ 192
- Data das provas discursiva: 9 de agosto de 2015