Devo me preocupar agora com a 2ª fase do CACD?

Por
4 min. de leitura

Por melhor que seja a preparação de um candidato a um concurso, suas chances de aprovação serão drasticamente reduzidas se não tiver um bom método de estudos, foco e disciplina. No caso do Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata – CACD, isso é ainda mais importante, por se tratar de uma longa maratona, não de uma corrida de 100 metros rasos. E costumo afirmar ainda, sem medo de errar, que essa maratona tem barreiras, ao contrário da competição atlética da vida real.

Ninguém consegue chegar entre os primeiros de uma maratona, ou mesmo completar o percurso, se resolver se preparar do dia para a noite. Para quem está fora de forma e acima do peso, por exemplo, é preciso emagrecer, começar a caminhar, fortalecer a musculatura, cuidar da alimentação e ir aumentando o ritmo aos poucos. Se pular etapas, corre risco de infarto ou lesões musculares.

Pois bem. Quis traçar esse paralelo com o CACD, nem com tanto exagero, porque considero que a analogia se aplica perfeitamente ao exame, especialmente à Segunda Fase, constituída da terrível prova escrita de Língua Portuguesa, a mais difícil do Concurso. E se é a mais complicada, consequentemente uma bom método preparação deve dar atenção a esse exame logo no início dos estudos.

Em geral, os CACDistas (candidatos à carreira diplomática) em início de preparação concentram todo ou quase todo seu foco no Teste de Pré-Seleção (TPS), que é a prova objetiva da Primeira Fase do Concurso. Acham, erroneamente, que ao estudar para esse exame inicial, que cobra conteúdo de todas as disciplinas do CACD, estão automaticamente se preparando para as etapas posteriores, todas discursivas, com exceção da avaliação de Francês e Espanhol, que também é objetiva e cobra apenas noções básicas, além de não cair no TPS.

Ao cometerem esse erro comum, já vi bons candidatos serem aprovados entre os primeiros colocados no TPS e depois caírem com uma nota baixa da Segunda Fase. Isso porque não basta saber gramática ou até escrever bem para passar na Prova de Língua Portuguesa. Os critérios de correção são rigorosos, o formato do exame, bem específico e o nível dos candidatos, altíssimo. Nesse contexto, a diferença está, na maioria das vezes, nos detalhes.

Assim como a maratona exige preparação paciente e de longo prazo, os bem aprovados na prova de Português são quase sempre os que não esperam o TPS passar para se preparem. E como deve ser a preparação? Do mesmo modo como você se prepararia para correr uma maratona: 1) treino, 2) treino, 3) treino.

Não adianta apenas saber o percurso da maratona e que é preciso correr 42 mil, 195 metros para enfrentar bem o desafio. Se durante meses você não sair quase que diariamente para se exercitar, seguindo um plano de preparação, não será bem sucedido. Para a prova escrita de Português, vale exatamente o mesmo. Leia o edital do ano passado[1], porque o formato do concurso não muda de um ano para outro, e comece desde já a treinar redações e exercícios no formato exigido no CACD.

Mas o que fazer com os textos que você produzir? Como receber retorno e orientação adequada para melhorar sua produção textual até chegar ao nível exigido para aprovação no Concurso? E se você morar em cidade onde não exista nenhum professor capaz de te ajudar? E se te faltarem recursos financeiros e tempo para viajar a locais onde possa encontrar algum desses professores?

Agora vem a excelente notícia que dará resposta a todas as perguntas acima, com custo-benefício inigualável, sem a necessidade de qualquer deslocamento. O Gran Cursos Online acaba de lançar módulo de preparação para a Segunda Fase do CACD[2], dando sequência da preparação para o TPS, lançado no ano passado.

Com esse curso, único no mercado nesse formato, você poderá conhecer o formato da Prova de Língua Portuguesa e receber dicas de preparação, inclusive leituras, por intermédio de vídeo-aulas, ter acesso a materiais escritos, interagir com nossos professores ao vivo (durante os aulões) ou por meio do fórum de dúvidas, além de enviar seus textos escaneados, que serão corrigidos um a um e comentados de acordo com os mesmos critérios de avaliação utilizados pela Banca de Língua Portuguesa do CACD. Assim, você poderá ir progredindo aos poucos e estar em plena forma para encarar a mais difícil barreira dessa maratona, logo após sua aprovação no TPS, facilitada também pelo módulo para a Primeira Fase[3].

Tenho muita satisfação de participar desse projeto porque sei o quanto pode ajudar a democratizar o acesso a uma boa preparação para o CACD, especialmente a candidatos com excelente potencial e que não conseguiam ser aprovados por estarem distantes dos grandes centros urbanos – como Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília – ou por não disporem de recursos para investirem numa preparação muito custosa. Dezessete anos após minha aprovação nesse mesmo concurso, fico feliz em ver lançada uma ferramenta inédita que colocará a carreira diplomática ao alcance de todos. Boa sorte!

[1] Cf. em https://sistemas.mre.gov.br/kitweb/datafiles/IRBr/pt-br/file/concurso/2016/EDITAL_DE_ABT_N___1___IRBR_2016.PDF

[2] Veja em https://www.grancursosonline.com.br/cursos/por-concurso/diplomata-cacd-2017-segunda-fase-prova-dissertativa-de-portugues

[3] Cf. https://www.grancursosonline.com.br/concurso/diplomata-cacd


Prof.Jean Marcel Fernandes – Coordenador Científico

Jean MarcelNomeado Terceiro-Secretário na Carreira de Diplomata em 14/06/2000. Serviu na Embaixada do Brasil em Paris, entre 2001 e 2002. Concluiu o Curso de Formação do Instituto Rio Branco em julho de 2002. Lotado no Instituto Rio Branco, como Chefe da Secretaria, em julho de 2002. Serviu na Embaixada do Brasil em Buenos Aires – Setor Político, entre 2004 e 2007. Promovido a Segundo-Secretário em dezembro de 2004. Concluiu Mestrado em Diplomacia, pelo Instituto Rio Branco, em julho de 2005. Publicou o livro “A promoção da paz pelo Direito Internacional Humanitário”, Fabris Editor, Porto Alegre, em maio de 2006. Saiba +


Com o objetivo de preparar os candidatos para o concurso de Admissão à Carreira de Diplomata, um dos mais difíceis do país, o Gran Cursos Online lançou um novo curso de preparação extensiva para o CACD 2017, composto por teoria e exercícios. Nosso objetivo é ajudá-lo na consolidação de seu conhecimento e, consequentemente, na realização de uma excelente preparação para o próximo concurso. Além das orientações de uma equipe altamente qualificada (diplomatas e especialistas), que irá destacar e desvelar os principais tópicos de cada disciplina, você contará, ainda, com as preciosas dicas sobre as particularidades da banca CESPE, um ano de acesso ao conteúdo, visualizações ilimitadas e outros diferenciais. Com esse curso você se prepara de forma antecipada e eficaz!

matricule-se3

diplomata-arte

Por
4 min. de leitura