Tão importante quanto estudar devidamente é a necessidade de se fazer um acompanhamento de todo seu progresso. Particularmente aos meus alunos, eu sempre gostei da passar a eles a obrigação de fazer um relatório semanal para as metas, e sempre cobrei isso. A meta é algo muito importante porque desenha o trajeto que deve ser percorrido e dá as linhas do que se deve fazer e como isso deve ser feito. Já o relatório se transforma na conclusão e espelho das tarefas executadas.
É através do relatório que temos uma visão clara e bem definida do progresso de cada aluno, e também de suas dificuldades. É claro que essa é minha visão como professor e orientador, mas me deixe contar um segredo: quando estudava para concursos, eu também me cobrava um relatório semanal de desempenho. A razão para isso é justamente o que falei no começo desse parágrafo. Com meu relatório, eu conseguia ver nitidamente onde estava errando, o que precisava fazer para traçar o melhor caminho, perceber a necessidade de reforço em alguma matéria ou disciplina, além de saber quando era o tempo adequado para fazer revisões.
Não é difícil fazer um relatório próprio (prometo a você que deixarei um modelo aqui no final do artigo), mas, apesar disso, é algo que demanda um pouco de esforço e de disciplina. Antes de me aprofundar sobre isso, eu gostaria de observar que prefiro o método de relatório semanal, pois acredito ser este o lapso temporal adequado para constar as informações de desempenho. Quinze dias para mim é muito, diariamente é pouco. E o que vai nesse relatório?
Bom, o relatório é o espelho da meta. Para elaborar um, você primeiro deve ter uma meta bem elaborada. Se não sabe como traçá-la, deixo como sugestão nossos artigos, além das mentorias no canal do Gran Cursos no Youtube, onde há várias dicas de como traçar uma meta adequada.
Feito esse aparte, vamos ao relatório. Primeiro ele deve conter o seu progresso em relação à sua meta (o quanto dela foi cumprido, o quanto está atrasado). Essa parte é muito importante porque, se houver atrasos, isso significa que a semana seguinte está comprometida. Nesse caso, você tem duas escolhas: se o atraso não for muito relevante, terá de aumentar o seu tempo de estudos na semana posterior, ou utilizar o final de semana como forma de compensação. Porém, se o atraso for muito relevante, isto é, se compromete a semana seguinte de forma a tornar sua meta inviável, a melhor solução é suspender a próxima meta e compensar o atraso da meta posterior.
A segunda dica é colocar na sua meta a quantidade de questões que você fez ao longo da semana. Muito já foi dito sobre a necessidade de fazer exercícios durante o seu estudo, por isso, vou me abster desse comentário, porém, é necessário você ter um controle sobre a quantidade de questões que realiza. E mais, é necessário você manter um controle acerca de seu desempenho. Como se faz isso? Muito simples. Coloque em seu relatório a quantidade de questões que você fez, divididas por disciplinas, com a quantidade de erros e acertos. Dessa forma, você conseguirá sempre olhar para o seu relatório e ter uma ideia clara de onde está cometendo mais erros, onde se mostra necessário um reforço ou até mesmo uma volta às videoaulas.
Já a terceira dica é colocar no seu relatório o seu progresso. Exemplo, eu estou estudando através da leitura de um livro de Processo Penal. Nesse caso, eu colocarei em meu relatório as seguintes informações: capítulo no qual eu me encontro e o número da página. Assim, eu consigo olhar para trás e ver de forma clara o momento de fazer revisões. Como eu gosto do método de revisão por conteúdo (sugiro fazer a leitura de nosso artigo sobre como fazer revisões), colocando essas informações em meu relatório, eu consigo visualizar o momento exato de revisá-las.
Claro, de forma a evitar que você faça revisões em demasia, e com isso não progrida em suas tarefas, também é importante colocar o momento no qual está fazendo essas reavaliações, qual meta revisou, qual meta utilizou apenas para fazer questões.
Para a minha dica final, eu necessito fazer uma explicação prévia. A meta, como você bem sabe, contém todas as minhas informações e horários de meu estudo (ela traça meu programa e planejamento de estudos). Para ser boa, ela deve ser individualizada e concreta. O que significa isso? Ela deve conter seus horários de forma específica, ou as tarefas com as respectivas determinações de cumprimento. Isso tudo deve estar planejado de tal forma que você consiga realmente dar conta de todas as suas tarefas. Do contrário, a meta se transformará apenas em uma catalisador de ansiedade e desespero.
Dito isso, imagine a seguinte cena como exemplo hipotético: eu tenho a parte da manhã livre, logo, posso me dedicar ao estudo das 8h até as 12h. Porém, em alguns dias no mês, eu tenho uma folga à noite, e poderia estudar das 20h até as 21h. Nesse caso, posso atribuir certas tarefas a mim, que não são de rotina obrigatória, porém, sempre que eu as fizer, isso me ajudará a melhorar meu desempenho. Eu as chamo de obrigações extrametas. Algumas obrigações extrametas são: leitura de lei seca, leitura de informativos de jurisprudência, resolução de questões ou revisão de algum assunto que gerou dificuldade. Não preciso fazer essas obrigações diariamente, mas, sempre que as fizer, meu estudo ficará mais avançado. E quando as fizer, eu devo inseri-las no relatório em forma de observação, para que consiga medir meu desempenho.
Como prometido, segue abaixo um modelo de relatório:
Informativo:
Extrameta:
Simulados: acima.
Observações:
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