Dicas essenciais para aqueles que resolveram estudar para concursos públicos

Por
4 min. de leitura

Olá, pessoal! Tudo certo? Espero que sim.

Atualmente, sou Delegada de Polícia Civil no Estado de Minas Gerais e também GranXpert das carreiras jurídicas e policiais aqui no Gran Cursos Online. Fui aprovada nos dois primeiros e únicos concursos que fiz na vida, Delta MG e Delta SP, ambos realizados no mesmo ano em que me formei. E na prova da OAB, fiz 70 de 80 pontos possíveis na primeira fase quando cursava ainda o 9º período da faculdade.

Hoje, quero conversar com você que acabou de começar a estudar para concursos públicos e com você que, apesar de já estar estudando há algum tempo, ainda não conseguiu a tão sonhada aprovação.

A minha finalidade, neste texto, é a de lhe mostrar exatamente o que eu faria se tivesse que voltar a estudar para algum concurso público. Irei lhe dar o passo a passo do que eu faria.

A premissa que você precisa entender é: o que diferencia um aluno que é aprovado rapidamente de um outro que demora muitos anos para passar no concurso é a metodologia e a forma de estudar, ou seja, é o famoso “saber estudar certo e estudar o que realmente cai em prova”.

Isso porque não adianta ter muito tempo para estudar e não fazer isso de forma eficiente. Assim como não adianta estar sempre ocupado estudando e continuar estudando da forma errada.

Bom, vamos lá então. Se você quer um passo a passo que irá levá-lo(a) à aprovação, tome nota das seguintes dicas:

 

  • VOCÊ PRECISA SABER QUAL É O SEU NÍVEL COMO CANDIDATO À PROVA

O primeiro erro que muito concurseiro geralmente cometem é começar a estudar sem saber sequer qual é o seu nível como candidato à prova. Veja bem: como você vai montar um cronograma se não sabe como se saiu nas últimas provas da carreira que escolheu? Como você vai escolher um material-base se não têm noção do próprio nível de estudos?

O que quero lhe dizer é que você deve saber o seu nível como candidato àquela prova, ou seja, deve saber qual é a sua nota global e a sua nota parcial nas principais matérias da prova. Você também precisa entender quais são os temas prediletos dos examinadores que fazem as provas para a sua carreira.

Por isso, antes de começar a estudar, de montar um cronograma e de escolher um material-base, sugiro que você resolva, no mínimo, as três últimas provas do concurso que almeja.

 

  • VOCÊ PRECISA ESCOLHER UM BOM MATERIAL-BASE

O melhor material-base é aquele esquematizado, curto e suficiente para que você consiga focar e compreender exatamente o que é relevante para a sua prova. Muitos alunos compram milhares de cursos e acabam se perdendo dentro deles, por isso, vivem reestudando temas e entram em um ciclo de reprovações.

Alguns concurseiros compram materiais completamente fora da realidade deles, visto que são materiais muito aprofundados ou muito rasos.

Preste muita atenção na escolha do seu material-base, quer seja um bom cursinho preparatório ou livros/PDFs, pois é a partir dele que você irá montar o seu material de revisão. Mantenha-o sempre atualizado e lembre-se: o melhor material é aquele que você constrói e revisa!

 

  • VOCÊ PRECISA ENTENDER QUE SEM REVISÃO NÃO EXISTE APROVAÇÃO

Vamos lá: os concursos exigem que saibamos temas diversos de várias disciplinas. Se você não conseguir manter “quente” na sua cabeça aquilo que estudou, ao mesmo tempo em que estuda temas novos e avança no edital, dificilmente você será aprovado de forma rápida.

Se você não revisar, terá brancos durante a prova. Irá, naturalmente, se esquecer daquilo que estudou apenas uma vez. Ah! Revisar é revisar. Estudar é estudar. Você revisa aquilo que já estudou, entendeu? Por isso é necessário escolher um bom material-base e montar um excelente material de revisão.

Sugiro que você programe sessões de estudo específicas para fazer as revisões.

Por fim, entenda que se você fica trocando de material, você não está revisando.

 

  • VOCÊ PRECISA FAZER SIMULADOS NOS MOMENTOS CERTOS

Simulados têm a função primordial de simular o dia da prova, por mais trivial que isso pareça. Percebo, frequentemente, que os alunos não compreendem essa informação, pois agem de duas formas: ou fazem simulados todas as semanas ou nunca fazem.

Se você começou agora a estudar para concursos públicos, certamente não tem base alguma para ficar fazendo simulados todas as semanas. Então, sugiro que o faça a cada um ou dois meses.

A sua missão, quando começar a fazer simulados, é montar uma boa trajetória de estudos e uma boa estratégia de prova.

 

  • VOCÊ PRECISA DE ORGANIZAÇÃO E PLANEJAMENTO

O mundo não vai parar porque você decidiu estudar. Organize-se para evitar problemas. No entanto, caso apareçam, planeje-se para resolvê-los da forma que demande menos tempo, a fim de poder voltar a cumprir as suas metas de estudo o mais rápido possível.

Monte um cronograma real e sustentável para que você consiga alcançar rapidamente a sua aprovação.

 

  • VOCÊ PRECISA TER UMA MENTALIDADE DE APROVADO

Muita gente romantiza o que é, de fato, estudar para concurso público. Estudar para concurso público, realmente, é muito doloroso. Você perderá momentos importantes com a sua família e com pessoas que ama para conseguir cumprir a sua meta de estudos. Você se sentirá sozinho, ansioso e indeciso. Você duvidará de si mesmo quase todos os dias. E é isso aí… é normal. Todos os aprovados passaram por isso.

Aqueles que já passaram em concursos tinham rotinas imperfeitas, problemas pessoais etc. A questão é que eles fizeram o que era necessário para conseguirem alcançar a aprovação. E o necessário, muitas vezes, exige de nós escolhas difíceis. Decida, portanto, fazer o que for preciso o mais rapidamente possível, a fim de que seja aprovado em breve.

Sabe aquele ditado popular do “antes feito do que perfeito”? Pois bem, estude mesmo que você não consiga cumprir integralmente o cronograma do dia. Estude mesmo que a sua concentração não esteja 100%. Lembre-se: é importante manter a constância e continuar evoluindo, mesmo que de forma imperfeita.

É imprescindível ter esforço, comprometimento, disciplina, foco, propósito e, claro, desequilíbrio. E todos esses atributos não estão na sua zona de conforto.

 

  • TENHA “OUVIDOS SELETIVOS”

Cuidado com aquilo que rouba o seu tempo e energia. Olhe, como já conversamos anteriormente, pare de focar em coisas insignificantes para o seu processo de estudos. Pare de se comparar com outros concurseiros. Pare de gastar o seu tempo com conteúdos que não lhe acrescentam conhecimento. Pare de ouvir conselhos de pessoas que sequer foram aprovadas.

Além disso, saiba filtrar as informações que recebe. Tenha ouvidos seletivos. Não acredite em promessas fáceis de aprovação.

Priorize o seu tempo de estudo.  Estude de forma profissional. Coloque a sua aprovação como sendo o seu projeto de vida.

Por fim, espero que tenham gostado do texto e aguardo o seu feedback. Sugiro, também, que você conheça a nossa equipe do GranXperts, para que possamos auxiliá-lo com as suas metas específicas de estudo, além da possibilidade de organizarmos todo o seu processo de aprendizado.

Caso tenha qualquer dúvida, encontro-me à disposição.  Conte sempre comigo!


Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil?
Clique nos links abaixo:

CONCURSOS ABERTOS

CONCURSOS 2023

Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias do mundo dos concursos!
Clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:

TELEGRAM

Por
4 min. de leitura