Hoje, trago-lhes um assunto que, muitas vezes, gera um pouco de confusão na cabecinha dos candidatos: a distinção entre Gestão e Governança.
Pessoal, o modelo do COBIT 5 faz uma clara distinção entre governança e gestão. Essas duas disciplinas abrangem diversos tipos de atividades, requerem diferentes estruturas organizacionais e atendem a propósitos diferentes. O ponto de vista do COBIT 5 sobre esta fundamental distinção entre Governança e Gestão é:
Governança: garante que as necessidades, condições e opções das partes interessadas sejam avaliadas a fim de determinar objetivos corporativos acordados e equilibrados; definindo a direção através de priorizações e tomadas de decisão; e monitorando o desempenho e a conformidade com a direção e os objetivos estabelecidos.
Gestão: é responsável pelo planejamento, desenvolvimento, execução e monitoramento das atividades em consonância com a direção definida pelo órgão de governança a fim de atingir os objetivos corporativos.
Exemplificando, temos que assim como a Governança, a Gestão é feita por toda a equipe de Tecnologia da Informação e Comunicação – TIC. No entanto, enquanto a Governança é responsabilidade dos executivos ou do conselho executivo, a Gestão é responsabilidade dos gestores.
A Governança de TIC é um conjunto de práticas que podem alinhar todos os recursos, como softwares e sistemas com os objetivos e as diretrizes da empresa. Ela garante que a TIC está agindo de forma adequada e fazendo uma boa aplicação dos recursos organizacionais. Entre suas atribuições estão:
- Direcionar os processos de TI;
- Monitorar o cumprimento das regras estabelecidas.
A Governança combina as atividades que a área de TIC desenvolve com as necessidades e objetivos estratégicos de uma organização, tornando a TIC mais estratégica no negócio. É ela quem estabelece, por exemplo, o processo de solicitação de desenvolvimento de novas aplicações, a Política de Segurança da Informação e Comunicações – POSIC e um plano de Continuidade do Negócio – PCN.
Já a Gestão de TIC tem o objetivo de gerar valor para um negócio pelo uso da tecnologia. Ela consiste num conjunto de atividades, projetos e metodologias com o papel de alinhar a TIC de uma empresa a seu planejamento institucional. Entre suas atribuições estão:
- Manter o desempenho de serviços;
- Promover a transformação digital;
- Manter a satisfação dos usuários e clientes dos serviços;
- Fazer a gestão da equipe de TIC.
A Gestão de TIC diagnostica disfunções no sistema, soluciona problemas de rede e acompanha o gerenciamento de bancos de dados, entre outras.
Para ajudar, memorize o quadro abaixo. Ele contém as principais diferenças entre Gestão e Governança:
Perceba que não é difícil. Mas, pode gerar uma certa “confusão”.
E agora, vamos exercitar?
Agora, vamos exercitar.
(CEBRASPE/CESPE/MP/CE/2020) No que se refere à governança e gestão de tecnologia da informação (TI), julgue o próximo item. Conforme um dos cinco principais princípios do COBIT 5, a organização deve aplicar um único framework integrado, possibilitando assim que a governança e a gestão de TI se tornem únicas.
Nesta questão, o Examinador tentou agregar dois Princípios em um mesmo conceito: 3º Princípio: Aplicar um Modelo Único Integrado e o 5º Princípio: Distinguir a Governança da Gestão.
O 3º Princípio trata de elencar o COBIT como um modelo único integrado, onde há muitas normas e boas práticas relacionadas a TI, cada qual provê orientações para um conjunto específico de atividades de TI. O COBIT 5 se alinha a outros padrões e modelos importantes em um alto nível e, portanto, pode servir como o um modelo unificado para a governança e gestão de TI da organização.
Já o 5º Princípio, define que COBIT 5 faz uma clara distinção entre Governança e Gestão. Essas duas disciplinas compreendem diferentes tipos de atividades, exigem modelos organizacionais diferenciadas e servem a propósitos diferentes. A visão do COBIT 5 sobre esta importante distinção entre Governança e Gestão é:
Portanto, o correto seria que enunciado da questão fosse descrito da seguinte forma: Conforme dois dos cinco Princípios do COBIT 5, a organização deve aplicar um único framework integrado, possibilitando assim que a governança e a gestão de TI sejam diferenciadas, conforme cita o Princípio Distinguir a Governança da Gestão.
É uma questão voltada, especificamente, para os princípios, mas que envolve a distinção entre Gestão e Governança.
Questão Errada.
(CEBRASPE/CESPE/SEFAZ/AL/2020) Julgue o próximo item, a respeito dos fundamentos de COBIT 5.
O COBIT aborda a governança e gestão da informação correlata a partir da perspectiva de toda a organização, ou seja, o sistema de governança corporativa de TI proposto pelo COBIT integra- -se perfeitamente em qualquer sistema de governança, de modo que o COBIT permite regular e controlar tecnologias afins onde quer que essas informações possam ser processadas.
Questão corretíssima. É, exatamente, o que fala o COBIT 5.
Questão Correta.
Bom Pessoal, é isso.
Até logo e bons estudos!
Prof.ª. Samantha Gomes