Faaaaaala seus lindos!!! Tudo bem com vocês?
Nesse artigo vamos falar sobre PMBOK, Gestão de Projetos e um tema que deixa algumas pessoas com dúvida. Não que o tema seja difícil, mas o PMBOK 6ª edição economiza um pouco nas explicações. Por outro lado, o Guia PMBOK 7ª edição inovou e trouxe em seu conteúdo um domínio de desemepenho dedicado à abordagem de desenvolvimento e do ciclo de vida. Vamos então entender as diferenças entre Ciclo de Vida do Projeto, da Abordagem de Desenvolvimento, e Ciclo de Vida do Produto.
Em nossas aulas, sempre enfatizamos os termos importantes para cada tema, termos esses que eu chamo de DNA da resposta correta. Porém, quando se trata de consolidar uma base de conhecimentos que nos permitem evoluir no estudo sobre um tema, é importante colocarmos lado a lado temas que podem causar dúvidas ou alguma confusão pelo nosso aluno!! Então vamos lá, iniciando pelo ciclo de vida do produto, e vai ser bem fácil entender!
Ciclo de Vida do Produto
Um produto é um artefato produzido, quantificável e que pode ser uma entrega final ou uma entrega parcial ou componente. O Gerenciamento do produto trata da integração de pessoas, dados, processos e sistemas de negócio para criar, atualizar, melhorar ou evoluir um produto ou serviço em seu ciclo de vida. Assim, o ciclo de vida do produto se refere às diferentes fases pelas quais um produto passa desde o seu lançamento, passando pelo seu momento de crescimento e maturidade, até o seu declínio e descontinuação. O Guia PMBOK 7ª edição traz uma estrutura básica para o ciclo de vida do produto com as seguintes etapas: Introdução, crescimento, maturidade e declínio/retirada de circulação.
O Gerenciamento do produto pode iniciar programas ou projetos em qualquer momento do seu ciclo de vida. Por exemplo: para introduzir um produto no mercado, um projeto pode ser iniciado para o seu desenvolvimento. Assim, projetos podem ser iniciados para trazer novas funcionalidades ao produto, e ainda, para tornar esse produto maduro, resolvendo problemas que não foram percebidos na sua concepção, além de aproveitar oportunidades também não percebida naquele momento. Por fim, quando esse produto já deixa de ser interessante para a organização, um projeto pode ser necessário para retirá-lo do mercado, descontinuando-o. Assim, podemos ter o gerenciamento de programas no âmbito do ciclo de vida do produto, gerenciamento de projetos nesse contexto, e ainda o gerenciamento do produto no âmbito de um programa, nesse caso, se aplicando ao ciclo de vida completo de um produto dentro dos limites de um programa.
Essa explicação, pode ser vista no nosso curso de PMBOK 7ª edição, na plataforma do Gran!:-)
Explicando como um projeto ou programa se enquadra dentro de um programa, vamos entender como podemos determinar o ciclo de vida desse projeto.
Ciclo de Vida do Projeto e Abordagens de Desenvolvimento
Inicialmente, podemos conceituar Ciclo de Vida do Projeto como o conjunto de fases pelas quais um projeto passa, desde o seu início até o seu encerramento. Essas fases devem conectar a entrega de valor de negócio e as partes interessadas do início ao fim do projeto. Ainda, essas fases devem facilitar a abordagem de entrega e desenvolvimento necessárias para produzir os produtos entregues pelo projeto. Cada fase do ciclo de vida do projeto tem seus próprios objetivos específicos e marcos a serem alcançados.
Apesar de o guia PMBOK 6ª edição descrever uma estrutura básica de ciclo de vida do projeto com etapas de iniciação do projeto, organização e preparação, execução do trabalho e término do projeto, que é uma estrutura básica que se aplica aos projetos independentemente do trabalho do projeto específico envolvido, sabemos que o projeto é único e suas fases são geralmente definidas pelo contexto e particularidades do projeto e pelas metodologias adotadas pela organização.
Entendendo o conceito de ciclo de vida do projeto, como tudo o que acontece do momento da concepção até o seu término, precisamos compreender o que vai acontecer nesse intervalo, para que o produto seja entregue. E mais, é preciso compreender, ou determinar, como as ações acontecerão. Isso é a abordagem de desenvolvimento, o que no PMBOK 6ª edição está descrito na seção 1.2.4.1 Ciclos de vida do projeto e do desenvolvimento. Nessa versão do Guia PMBOK, descreve-se que os ciclos de vida do projeto podem ser preditivos ou adaptativos, e os ciclos de vida de desenvolvimento podem ser preditivos, iterativos, incrementais, adaptativos ou híbridos. Já no PMBOK 7ª edição, essas são as abordagens de desenvolvimento, enquanto as abordagens iterativa e incremental, estão dentro do contexto da abordagem híbrida, onde um projeto pode ter fases com características preditivas, e outras fases com características voltadas aos padrões ágeis ou adaptativos.
Existem diversas variáveis que influenciam na escolha de uma abordagem de desenvolvimento, como seu grau de inovação, a certeza dos requisitos, a estabilidade do escopo, a facilidade das mudanças, a cadência das entregas, os riscos envolvidos, os requisitos de segurança, regulamentações do ambiente, e muitos outros, como estrutura organizacional, cultura, tamanho e localização das equipes, tipo e número de fases necessárias, etc.
Então, percebemos que abordagens de desenvolvimento (ou ciclo de vida do desenvolvimento) é um conceito aplicado principalmente à criação de produtos, serviços ou resultados. Ele engloba o como as fases (por exemplo: análise de viabilidade, design, construção, testes, implantação, encerramento) serão organizadas desde a concepção inicial até a entrega final do produto ao mercado.
Isso definido, eu tenho o ciclo de vida do projeto, que será caracterizado pelas abordagens de desenvolvimento adotadas. Por isso que podemos dizer que um ciclo de vida do projeto tem características de uma abordagem preditiva (também conhecida como Cascata), quando a abordagem adotada define os requisitos do projeto e do produto, seu escopo, cronograma, custos, recursos e riscos nas etapas iniciais. Por outro lado, um ciclo de vida tem características de um modelo adaptativo quando a abordagem de desenvolvimento adotada compreenderem um alto nível de incerteza e volatilidade nos requisitos, podendo mudar ao longo do projeto. Por fim, um ciclo de vida pode ter um pouco de características incorporadas pelas abordagens preditivas, além de característica das abordagens adaptativas, em diferentes fases do projeto, o que chamamos de ciclo de vida híbrido!
Como conclusão, podemos entender que embora os termos ciclo de vida do projeto, ciclo de vida do desenvolvimento e ciclo de vida do produto estejam relacionados à gestão de projetos e desenvolvimento de produtos, cada um deles possui um escopo e características únicas. O ciclo de vida do projeto abrange as fases específicas do projeto, desde o início até o encerramento. O ciclo de vida do desenvolvimento se concentra na criação de um produto ou serviço, desde a concepção até o lançamento. Por fim, o ciclo de vida do produto refere-se às diferentes fases do produto no mercado, desde a introdução até o declínio.
Vamos ver como esse tema já foi cobrado em prova:
UDESC – 2019 – IMA-SC – Economista (adaptada)
Analise as proposições em relação ao ciclo de vida de um projeto, segundo PMBOK® Guide.
II. O ciclo de vida de um projeto pode ser definido como o conjunto de fases desenvolvidas ao longo da realização deste projeto.
Correto!! O ciclo de vida é a série de fases pelas quais o projeto passa desde seu início até sua conclusão, sendo as Fases o conjunto de atividades do projeto logicamente relacionadas que culmina na conclusão de uma ou mais entregas, podendo ser sequenciais, iterativas ou sobrepostas.
IESES – 2016 – BAHIAGÁS – Analista de Processos Organizacionais – Tecnologia da Informação – Infraestrutura (adaptada)
Com relação ao ciclo de vida preditivo de um projeto, é correto afirmar que:
B) O ciclo de vida preditivo é aquele onde o escopo, tempo e custos exigidos são determinados o mais cedo possível no ciclo de vida do projeto.
Correto: esse é o conceito de ciclo de vida Preditivo.
AOCP – 2018 – FUNPAPA – Administrador
Todos os projetos podem ser mapeados para a estrutura genérica de ciclo de vida que inclui o início do projeto, a organização e preparação, a execução do trabalho do projeto e o encerramento do projeto. Assinale a alternativa que apresenta o ciclo de vida conhecido como direcionado à mudança ou utilizador de métodos ágeis.
A) Ciclo de vida preditivo.
B) Ciclo de vida planejado.
C) Ciclo de vida iterativo.
D) Ciclo de vida incremental.
E) Ciclo de vida adaptativo.
Resposta Correta: Alternativa E – Adaptativo!! Abordagem adaptativa ou abordagem ágil são sinônimos!
Para encerrar, uma questão antiga, mas que pode nos ajudar a fechar essa discussão com chave de ouro:
ESAF – 2016 – ANAC – Especialista em Regulação de Avaliação Civil – Área 4
Correlacione as colunas abaixo e, ao final, assinale a opção que contenha a sequência correta para a coluna II.
COLUNA I
(1) Uma fase só poderá iniciar depois que a fase anterior terminar.
(2) Uma fase tem início antes do término da anterior.
(3) As fases do projeto intencionalmente repetem uma ou mais atividades de projeto, à medida que a compreensão do produto pela equipe do projeto aumenta.
(4) O escopo, assim como o tempo e custos exigidos, são determinados o mais cedo possível no ciclo de vida do projeto.
(5) Interessados no projeto devem estar continuamente envolvidos para fornecer o feedback sobre as entregas, garantindo que o backlog do produto reflita suas reais necessidades.
COLUNA II
( ) Ciclo de Vida Predeterminado.
( ) Ciclo de Vida Iterativo.
( ) Ciclo de vida Adaptativo.
( ) Relação Sequencial.
( ) Relação Sobreposta.
Resposta: Sequência correta -> 4,3,5,1,2. Essa associação nos ajuda compreender a definição de cada abordagem estudada!
Nossas aulas mencionam sempre os itens importantes, que não podem faltar em uma prova discursiva, e que indicam a resposta correta em uma prova objetiva: o nosso DNA da resposta correta!! Por isso, em uma prova discursiva, é importante escrever, mas sempre, devemos utilizar os termos adequados, termos chave, para que nossa resposta seja considerada aderente ao padrão de respostas!
Aahh, antes que eu me esqueça!! Temos um curso completo de Gerenciamento de Projetos, PMBOK 6ª edição e 7ª Edição, com 500 questões comentadas em cada um! E ainda, temos um curso completão de Gerenciamento Ágil de Projetos, com muitas questões sobre o Manifesto Ágil, Scrum, Extreme PRogramming – XP e Kanban!!
Bora estudar!!
Um grande abraço!!
Professor Darlan Venturelli
Clique nos links abaixo:
Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias do mundo dos concursos!
Clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente: