Gabarito Agente PF Extraoficial: confira a correção!

Concurso PF: provas para todos os cargos aconteceram neste domingo (27/7)!

Por
Atualizado em
Publicado em
30 min. de leitura

As provas do concurso PF 2025 foram aplicadas, concurseiro! A partir das 14h30 do domingo (27), os candidatos ao cargo de Agente de Polícia Federal realizaram a etapa objetiva e discursiva do certame.

A oferta é de mil vagas no total e, destas, 630 são para Agente, que exige nível superior em qualquer área e possui inicial de R$ 14.164,81.

Nesta matéria, você poderá conferir o gabarito Agente PF extraoficial elaborado pelos professores do Gran! Depois de fazer a prova, retorne aqui e confira a resolução das questões elabora pelos nossos especialistas.

Logo do WhatsApp Clique aqui para seguir o canal do Gran no Whatsapp!

Navegue pelo e saiba todos os detalhes sobre a Prova Agente PF 2025:

Concursos PF - WhatsApp

Gabarito Agente PF: gabarito extraoficial

Acompanhe no vídeo abaixo a correção dos professores Gran da prova Agente PF! Você também pode conferir o gabarito extraoficial aqui. Nesta matéria, disponibilizamos os comentários dos professores. Acompanhe!

Gabarito Agente PF: comentários

Para auxiliar os candidatos do concurso PF, o Gran disponibilizará o gabarito extraoficial das questões da prova para o cargo de Agente comentadas por nossos professores especialistas.

Este conteúdo será atualizado de acordo com o recebimento dos comentários.

Veja aqui a prova de correção

Navegue pela lista de disciplinas abaixo e confira os comentários:

Gabarito Língua Portuguesa

Prof.Letícia Bastos

QUESTÃO NÚMERO: 1
GABARITO PRELIMINAR: E
COMENTÁRIO: 

Item 1. O texto sugere que o gênero policial é o preferido do público na literatura, na televisão e no cinema.

Comentário: O texto aborda o sucesso do gênero policial ao longo do tempo, relacionando-o às preocupações sociais e à busca por justiça, mas não afirma nem sugere que seja o “preferido”. A palavra “preferido” implica um julgamento comparativo com outros gêneros, o que não está presente no texto.

QUESTÃO NÚMERO: 2
GABARITO PRELIMINAR: E
COMENTÁRIO: 

Item 2. Entende-se da leitura do texto que a frequente transposição da narrativa de best-sellers para as telas da televisão e do cinema se justifica pela expectativa de repetição do sucesso obtido na venda das respectivas obras literárias.

Comentário: Apesar de parecer coerente à primeira vista, o texto não explicita essa justificativa comercial. Ele apenas afirma que muitos filmes são baseados em livros e menciona a “crescente quantidade de best-sellers adaptados”, sem atribuir essa transposição à busca por lucro ou repetição de sucesso de vendas. Logo, trata-se de uma inferência não sustentada diretamente pelo texto.

QUESTÃO NÚMERO:3
GABARITO PRELIMINAR: C
COMENTÁRIO: 

Item 3. A partir das ideias de Carlos Gerbase reproduzidas no texto, conclui-se que as histórias narradas em livros e filmes podem nortear a conduta social de leitores e espectadores.

Comentário: Carlos Gerbase afirma que as narrativas ajudam o público a se identificar, compreender a vida e refletir. Embora a ideia de normatização da conduta esteja mais diretamente ligada à parte em que se afirma que a literatura funciona como “guia universal”, a interpretação ampla permite sim, com base nas ideias de Gerbase, inferir que essas narrativas podem influenciar comportamentos sociais, justificando o gabarito como certo.

QUESTÃO NÚMERO:4
GABARITO PRELIMINAR: E
COMENTÁRIO: 

Item 4. O termo “crescente” (segundo período do primeiro parágrafo) poderia ser substituído, sem prejuízo do sentido original do texto, por considerável.

Comentário: “Crescente” indica um processo de aumento progressivo, enquanto “considerável” apenas aponta grande quantidade. Substituir um termo que expressa progressão por outro que não contém essa nuance altera o sentido do texto, que trata da intensificação contínua de adaptações cinematográficas.

QUESTÃO NÚMERO: 5
GABARITO PRELIMINAR: E
COMENTÁRIO: 

Item 5. No segundo período do segundo parágrafo, a oração “que as histórias têm começo, meio e fim” classifica-se sintaticamente como subordinada adjetiva restritiva.

Comentário: A oração “que as histórias têm começo, meio e fim” não é adjetiva, mas sim subordinada substantiva objetiva direta, pois completa o sentido do verbo “explica” — “O autor explica que as histórias têm começo, meio e fim…”. Ela exerce função de objeto direto e não de adjunto adnominal restritivo.

QUESTÃO NÚMERO: 6
GABARITO PRELIMINAR: C
COMENTÁRIO: 

Item 6. A supressão da vírgula empregada após “personagem” (primeiro período do terceiro parágrafo) prejudicaria a correção gramatical do texto.

Comentário: A vírgula após “personagem” isola uma oração adjetiva explicativa: “quando nos identificamos com determinado personagem, aprendemos a como agir socialmente…”. A supressão dessa vírgula comprometeria a pontuação exigida para esse tipo de oração, prejudicando, sim, a correção gramatical. Portanto, o uso da vírgula é obrigatório, e sua retirada configura erro.

QUESTÃO NÚMERO: 7
GABARITO PRELIMINAR: C
COMENTÁRIO: 

Item 7. O pronome presente no termo “nela” (último parágrafo) tem como referente “a narrativa policial”.

Comentário: No trecho “os indivíduos, que buscam nela sanar suas preocupações…”, o pronome “nela” refere-se à narrativa policial, mencionada anteriormente como responsável por abordar questões de segurança e justiça. O referente está claro e bem estabelecido no parágrafo. Portanto, a referência pronominal está correta.

QUESTÃO NÚMERO: 8
GABARITO PRELIMINAR: C
COMENTÁRIO: 

Item 8. No segundo parágrafo, o intercambiamento das expressões “Logo” (terceiro período) e “Além disso” (quarto período), embora alterasse as relações coesivas entre os períodos, manteria a coerência das ideias do texto.

Comentário: De fato, “Logo” estabelece uma relação conclusiva (a narrativa aproxima o público porque ele se identifica), enquanto “Além disso” introduz uma adição de ideias (as narrativas também permitem viagens e reflexões). A troca desses conectivos alteraria a coesão lógica imediata entre os períodos, mas não comprometeria a coerência geral, pois o encadeamento de ideias permanece compreensível. O texto ainda faria sentido, apesar da perda de precisão coesiva.

QUESTÃO NÚMERO: 9
GABARITO PRELIMINAR: C
COMENTÁRIO: 

Item 9. Os assuntos objetos dos expedientes oficiais devem ser tratados de forma estritamente impessoal, uma vez que a redação oficial é elaborada sempre em nome do serviço público e em atendimento ao interesse geral dos cidadãos.

Comentário: Perfeitamente de acordo com o Manual de Redação da Presidência da República: a impessoalidade é um dos pilares da redação oficial. Os textos são redigidos em nome da instituição, e não do servidor que os assina, sempre voltados ao interesse público. O item está totalmente correto ao afirmar a impessoalidade como princípio basilar.

QUESTÃO NÚMERO: 10
GABARITO PRELIMINAR: C
COMENTÁRIO: 

Item 10. Na redação oficial, os pronomes de tratamento são empregados em três contextos: endereçamento, vocativo e corpo do texto.

Comentário: De acordo com o Manual, os pronomes de tratamento realmente aparecem em três contextos principais:

  • Endereçamento (no envelope ou cabeçalho);
  • Vocativo (na saudação da correspondência, como “Excelentíssimo Senhor Ministro”);
  • Corpo do texto, quando se refere à autoridade destinatária (como: “Solicito a Vossa Excelência…”).

Portanto, o item reflete fielmente o conteúdo normativo do Manual. Correto.

Gabarito Noções de Direito Administrativo

Prof. Diogo Surdi

QUESTÃO NÚMERO: 11
GABARITO PRELIMINAR: E
COMENTÁRIO:
A primeira parte da questão está correta, uma vez que a presunção de veracidade implica em afirmar que os fatos alegados pela Administração Pública, até que se prove o contrário, são considerados verdadeiros.

Contudo, o atributo mediante o qual a Administração Pública se impõe a terceiros é a imperatividade, e não a presunção de legitimidade.

QUESTÃO NÚMERO: 12
GABARITO PRELIMINAR: C
COMENTÁRIO:
De acordo com as regras vigentes em nosso ordenamento jurídico, a responsabilidade civil ensejadora de ação de indenização contra os agentes públicos apenas pode ser proposta contra o Estado, e não diretamente contra os agentes públicos responsáveis pelo dano.

Após o julgamento da ação de indenização, o Poder Público verifica se o agente agiu com dolo ou culpa. Em caso positivo, é ajuizada a ação de ressarcimento.

QUESTÃO NÚMERO: 13
GABARITO PRELIMINAR: E
COMENTÁRIO:
A razoabilidade está relacionada com a exigência de que as decisões administrativas sejam baseadas em bom senso, moderação e critérios objetivos.

O princípio da proporcionalidade, por sua vez, é que está relacionado com a observância dos limites aceitáveis, sem excessos que possam prejudicar as partes envolvidas.

QUESTÃO NÚMERO: 14
GABARITO PRELIMINAR: C
COMENTÁRIO:
As empresas estatais (sociedades de economia mista e empresas públicas) desempenham, dentre outras, atividades econômicas. Ressalta-se que tais entidades também podem ser prestadoras de serviços públicos.

Duas das diferenças entre as mencionadas entidades são a composição do capital (empresa pública possui capital totalmente público, ao passo que a SEM possui capital público e privado) e a organização (SEM deve adotar a forma de sociedade anônima, ao passo que as empresas públicas podem adotar todas as formas admitidas pelo Direito).

QUESTÃO NÚMERO: 15
GABARITO PRELIMINAR: E
COMENTÁRIO:
A suspensão será cancelada, na verdade, após 5 anos de efetivo exercício, não gerando qualquer tipo de efeitos retroativos.

Art. 131.  As penalidades de advertência e de suspensão terão seus registros cancelados, após o decurso de 3 (três) e 5 (cinco) anos de efetivo exercício, respectivamente, se o servidor não houver, nesse período, praticado nova infração disciplinar.

Parágrafo único.  O cancelamento da penalidade não surtirá efeitos retroativos.

QUESTÃO NÚMERO: 16
GABARITO PRELIMINAR: E
COMENTÁRIO:
A licitação, na situação mencionada pela questão, será dispensável, e não inexigível.

Art. 75. É dispensável a licitação:

VI – para contratação que possa acarretar comprometimento da segurança nacional, nos casos estabelecidos pelo Ministro de Estado da Defesa, mediante demanda dos comandos das Forças Armadas ou dos demais ministérios;

Gabarito Agente PF: Noções de Direito Constitucional

Prof. Diogo Surdi

QUESTÃO NÚMERO: 17
GABARITO PRELIMINAR: E
COMENTÁRIO:
O que o texto da Constituição Federal estabelece, na verdade, é que (art. 5º, XII) “é inviolável o sigilo da correspondência e das comunicações telegráficas, de dados e das comunicações telefônicas, salvo, no último caso, por ordem judicial, nas hipóteses e na forma que a lei estabelecer para fins de investigação criminal ou instrução processual penal”.

QUESTÃO NÚMERO: 18
GABARITO PRELIMINAR: E
COMENTÁRIO:
As formas de Governo referem-se à maneira como ocorre a relação entre governantes e governados, podendo ocorrer, basicamente, por meio da república ou da monarquia.

Já o estudo dos sistemas de governo preocupa-se com a relação entre o Poder Executivo e o Poder Legislativo, podendo resultar no parlamentarismo ou no presidencialismo.

QUESTÃO NÚMERO: 19
GABARITO PRELIMINAR: C
COMENTÁRIO:
Estabelece o §3º do artigo 225 que “As condutas e atividades consideradas lesivas ao meio ambiente sujeitarão os infratores, pessoas físicas ou jurídicas, a sanções penais e administrativas, independentemente da obrigação de reparar os danos causados”.

QUESTÃO NÚMERO: 20
GABARITO PRELIMINAR: E
COMENTÁRIO:
A Polícia Federal exerce, com exclusividade, as funções de polícia judiciária no âmbito da União, e não nos demais entes federativos mencionados pela questão.

Art. 144, § 1º A polícia federal, instituída por lei como órgão permanente, organizado e mantido pela União e estruturado em carreira, destina-se a:

IV – exercer, com exclusividade, as funções de polícia judiciária da União.

QUESTÃO NÚMERO: 21
GABARITO PRELIMINAR: E
COMENTÁRIO:
O patrulhamento ostensivo das ferrovias federais é realizado, diferente do que afirmado, pela Polícia Ferroviária Federal.

Art. 144, § 3º A polícia ferroviária federal, órgão permanente, organizado e mantido pela União e estruturado em carreira, destina-se, na forma da lei, ao patrulhamento ostensivo das ferrovias federais.    

QUESTÃO NÚMERO: 22
GABARITO PRELIMINAR: C
COMENTÁRIO:
Nos termos do §3º do artigo 231, consta a informação de que “O aproveitamento dos recursos hídricos, incluídos os potenciais energéticos, a pesquisa e a lavra das riquezas minerais em terras indígenas só podem ser efetivados com autorização do Congresso Nacional, ouvidas as comunidades afetadas, ficando-lhes assegurada participação nos resultados da lavra, na forma da lei”.

Gabarito Agente PF: Noções de Direito Penal e de Direito Processual Penal

Direito Penal – Prof.Douglas Vargas

QUESTÃO NÚMERO:  23
GABARITO PRELIMINAR: C
COMENTÁRIO:
Questão baseada no INFO 846 do STJ:

Tese de julgamento: “1. O dolo específico para o crime de prevaricação exige a satisfação de interesse ou sentimento pessoal de forma objetiva e concreta. 2. Desídia e comodismo não configuram o dolo específico necessário para o crime de prevaricação”.

Dispositivos relevantes citados: Código Penal, art. 319; Código de Processo Penal, art. 386, III; Lei nº 9.099/1995, art. 89.

Jurisprudência relevante citada: STJ, HC 390.950/SP, Rel. Min. Jorge Mussi, Quinta Turma, julgado em 16/5/2017, DJe de 24/5/2017.

(AgRg nos EDcl no AREsp n. 2.693.820/SP, relator Ministro Ribeiro Dantas, Quinta Turma, julgado em 11/3/2025, DJEN de 19/3/2025.)

QUESTÃO NÚMERO:  24
GABARITO PRELIMINAR:  C

COMENTÁRIO: Outra questão baseada em um info do STJ, dessa vez o 842:

DIREITO PENAL. AGRAVO EM RECURSO ESPECIAL. ROUBO MAJORADO. EMPREGO DE ARMA BRANCA. CABO DE VASSOURA. ARMA BRANCA IMPRÓPRIA. DESNECESSIDADE DE PERÍCIA. COMPROVAÇÃO DA SUA UTILIZAÇÃO NA AÇÃO CRIMINOSA POR OUTROS MEIOS DE PROVA. POSSIBILIDADE. RECURSO ESPECIAL DESPROVIDO.

I. Caso em exame 

1. Agravo em recurso especial interposto contra decisão do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios que não admitiu recurso especial. O recorrente alega indevida aplicação da causa de aumento do art. 157, § 2º, VII, do Código Penal, argumentando que um cabo de vassoura não possui potencial lesivo suficiente para ser considerado arma branca.

2. Fato relevante. O recorrente utilizou um cabo de vassoura de alumínio para exercer violência e grave ameaça contra as vítimas, colocando-o contra os pescoços delas para viabilizar o crime de roubo.

3. As decisões anteriores. A sentença de primeiro grau e o acórdão recorrido confirmaram a aplicação da causa de aumento, considerando o cabo de vassoura como arma branca imprópria com potencial lesivo.

II. Questão em discussão 

4. A questão em discussão consiste em saber se o uso de um cabo de vassoura pode ser considerado como arma branca para fins de aplicação da causa de aumento de pena prevista no art. 157, § 2º, VII, do Código Penal, independente de perícia sobre a lesividade do artefato.

III. Razões de decidir 

5. A jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça considera que o conceito de arma branca inclui instrumentos capazes de causar dano à integridade física, mesmo que não fabricados especificamente para tal fim (arma branca imprópria), como no caso de um cabo de vassoura.

6. A apreensão e perícia da arma branca não são necessárias para a aplicação da majorante, podendo o julgador formar seu convencimento com base em outros elementos probatórios, como os depoimentos das vítimas.

7. No caso concreto, os depoimentos das vítimas confirmam o uso do cabo de vassoura de forma lesiva, justificando a aplicação da causa de aumento de pena.

IV. Dispositivo e tese 

8. Recurso especial desprovido.

(AREsp n. 2.589.697/DF, relatora Ministra Daniela Teixeira, Quinta Turma, julgado em 11/2/2025, DJEN de 17/2/2025.)

QUESTÃO NÚMERO:  25
GABARITO PRELIMINAR:  E
COMENTÁRIO: 
Outra questão que deriva da jurisprudência do STJ, baseada no informativo 843: É desnecessária perícia técnica para configurar a qualificadora referente à escalada em furto cujo iter criminis foi testemunhado pelos policiais.

STJ. 6ª Turma. AgRg no AREsp 2.703.772-DF, Rel. Min. Rogerio Schietti Cruz, julgado em 18/2/2025 (Info 843).

QUESTÃO NÚMERO:  28
GABARITO PRELIMINAR: E
COMENTÁRIO:
Na verdade, há sim outra hipótese de aplicação de lei penal brasileira mesmo para o caso de embarcação privada:

Territorialidade

        Art. 5º – Aplica-se a lei brasileira, sem prejuízo de convenções, tratados e regras de direito internacional, ao crime cometido no território nacional. (Redação dada pela Lei n.º 7.209, de 1984)

     § 1º – Para os efeitos penais, consideram-se como extensão do território nacional as embarcações e aeronaves brasileiras, de natureza pública ou a serviço do governo brasileiro onde quer que se encontrem, bem como as aeronaves e as embarcações brasileiras, mercantes ou de propriedade privada, que se achem, respectivamente, no espaço aéreo correspondente ou em alto-mar. (Redação dada pela Lei nº 7.209, de 1984)

Direito Processual Penal – Prof. Lorena Ocampos

QUESTÃO NÚMERO: 26

O inquérito policial poderá ser iniciado mediante requerimento do ofendido, mesmo nos crimes de ação pública incondicionada.


GABARITO PRELIMINAR: CERTO


COMENTÁRIO: 

É o que dispõe a o art. 5º, inciso II, do Código de Processo Penal.

Art. 5º Nos crimes de ação pública o inquérito policial será iniciado:

I – de ofício;

 II – mediante requisição da autoridade judiciária ou do Ministério Público, ou a requerimento do ofendido ou de quem tiver qualidade para representá-lo.

QUESTÃO NÚMERO: 27

A autoridade policial deve instaurar inquérito policial sempre que qualquer pessoa do povo comunicar, verbalmente ou por escrito, a ocorrência de uma infração penal, independentemente da natureza da ação penal ou da verificação da procedência das informações.


GABARITO PRELIMINAR: ERRADO


COMENTÁRIO: 

O item contém vários erros. 

Um deles diz respeito à palavra “sempre” e outro à palavra “independentemente”. Nos termos do art. 5º, § 3º, do Código de Processo Penal, qualquer pessoa do povo que tiver conhecimento da existência de infração penal em que caiba ação pública poderá, verbalmente ou por escrito, comunicá-la à autoridade policial, e esta, verificada a procedência das informações, mandará instaurar inquérito.

Além disso, a depender da espécie da ação penal, a autoridade policial precisa da manifestação de vontade da vítima para a instauração do inquérito policial. 

Nos termos do art. 5º, § 4º, do Código de Processo Penal, o inquérito, nos crimes em que a ação pública depender de representação, não poderá sem ela ser iniciado.

E, ainda, nos termos do art. 5º, § 5º, do Código de Processo Penal, nos crimes de ação privada, a autoridade policial somente poderá proceder a inquérito a requerimento de quem tenha qualidade para intentá-la.

Gabarito Agente PF: Direitos Humanos

Prof. Direitos Humanos

QUESTÃO NÚMERO: 29
GABARITO PRELIMINAR: E
COMENTÁRIO: REGRAS DE MANDELA Regra 40.1.
Nenhum preso deve ser empregado, a serviço da unidade prisional, em cumprimento a qualquer medida disciplinar.

QUESTÃO NÚMERO: 30
GABARITO PRELIMINAR: C
COMENTÁRIO: REGRAS DE MANDELA Regra 7
. Nenhuma pessoa será admitida em um estabelecimento prisional sem uma ordem de detenção válida. As seguintes informações serão adicionadas ao sistema de registro do preso quando de sua entrada: (e) Um inventário de seus bens pessoais.

QUESTÃO NÚMERO: 31
GABARITO PRELIMINAR: E
COMENTÁRIO: REGRAS DE MANDELA Regra 11.
As diferentes categorias de presos devem ser mantidas em estabelecimentos prisionais separados ou em diferentes setores de um mesmo estabelecimento prisional, levando em consideração seu sexo, idade, antecedentes criminais, razões da detenção e necessidades de tratamento. Assim: (a) Homens e mulheres devem, sempre que possível, permanecer detidos em unidades separadas. Nos estabelecimentos que recebam homens e mulheres, todos os recintos destinados às mulheres devem ser totalmente separados; (b) Presos preventivos devem ser mantidos separados daqueles condenados; (c) Indivíduos presos por dívidas, ou outros presos civis, devem ser mantidos separados dos indivíduos presos por infrações criminais; (d) Jovens presos devem ser mantidos separados dos adultos.

QUESTÃO NÚMERO: 32
GABARITO PRELIMINAR: C
COMENTÁRIO: PACTO INTERNACIONAL SOBRE DIREITOS CIVIS E POLÍTICOS Art. 14.5.
Toda pessoa declarada culpada por um delito terá o direito de recorrer da sentença condenatória e da pena a uma instância superior, em conformidade com a lei.

QUESTÃO NÚMERO: 33
GABARITO PRELIMINAR: C
COMENTÁRIO: CONVENÇÃO CONTRA A TORTURA Art. 8.1.
Os crimes a que se refere o Artigo 4° serão considerados como extraditáveis em qualquer tratado de extradição existente entre os Estados Partes. Os Estados Partes obrigar-se-ão a incluir tais crimes como extraditáveis em todo tratado de extradição que vierem a concluir entre si.

QUESTÃO NÚMERO: 34
GABARITO PRELIMINAR: E
COMENTÁRIO: CONVENÇÃO RELATIVA AO ESTATUTO DOS REFUGIADOS Art. 32.1.
Os Estados Contratantes não expulsarão um refugiado que se encontre regularmente no seu território senão por motivos de segurança nacional ou de ordem pública.

Gabarito Legislação Especial

Prof. Wilson Garcia

QUESTÃO NÚMERO: 35
GABARITO PRELIMINAR: C
COMENTÁRIO:
“Segundo a Lei de Migração, desde que exista disposição especifica em tratado, o pedido de prisão cautelar poderá ser transmitido à autoridade competente para extradição no Brasil, mediante canal estabelecido com o ponto focal da INTERPOL no país, devidamente instruído com a documentação comprobatória da existência de ordem de prisão proferida por Estado estrangeiro.”

LEI 13.445/23

Art. 84, § 2º O pedido de prisão cautelar poderá ser transmitido à autoridade competente para extradição no Brasil por meio de canal estabelecido com o ponto focal da Organização Internacional de Polícia Criminal (Interpol) no País, devidamente instruído com a documentação comprobatória da existência de ordem de prisão proferida por Estado estrangeiro, e, em caso de ausência de tratado, com a promessa de reciprocidade recebida por via diplomática.

QUESTÃO NÚMERO: 36
GABARITO PRELIMINAR: E
COMENTÁRIO: “
No âmbito da segurança privada, compete à Polícia Federal renovar, a cada dois anos, a autorização de funcionamento das empresas de monitoramento de sistemas eletrônicos de segurança que atuam, simultaneamente, em mais de um estado da Federação”.

COMENTÁRIOS: LEI 14.967/2024

Art. 40. No âmbito da segurança privada, compete à Polícia Federal:

I – conceder autorização de funcionamento aos prestadores de serviço de segurança privada e aos serviços orgânicos de segurança privada;

II – renovar a autorização referida no inciso I:

a) a cada 2 (dois) anos, das empresas de serviços de segurança, das escolas de formação de profissionais de segurança privada e das empresas e dos condomínios edilícios possuidores de serviço orgânico de segurança privada; e

b) a cada 5 (cinco) anos, das empresas de monitoramento de sistemas eletrônicos de segurança;

QUESTÃO NÚMERO: 37
GABARITO PRELIMINAR: C
COMENTÁRIO:
O pedido do Ministério Público para aplicação de medida socioeducativa deverá ser julgado improcedente pela autoridade judiciária nas seguintes hipóteses: comprovação da inexistência do fato; ausência de prova da existência do fato; não caracterização do fato como ato infracional; e falta de prova da participação do adolescente no ato infracional.

ECA

Art. 189. A autoridade judiciária não aplicará qualquer medida, desde que reconheça na sentença:

I – estar provada a inexistência do fato;

II – não haver prova da existência do fato;

III – não constituir o fato ato infracional;

IV – não existir prova de ter o adolescente concorrido para o ato infracional.

QUESTÃO NÚMERO: 38
GABARITO PRELIMINAR: E
COMENTÁRIO:
O condenado por crime de tortura, bem como aquele que se houver omitido em face das condutas que o caracterizam quando tinha o dever de evitá-las ou apurá-las, iniciará o cumprimento da pena em regime fechado.

LEI 9.455/97:

§ 7º O condenado por crime previsto nesta Lei, salvo a hipótese do § 2º, iniciará o cumprimento da pena em regime fechado.

QUESTÃO NÚMERO: 39
GABARITO PRELIMINAR: C
COMENTÁRIO: 

QUESTÃO 39 – A apreensão dos meios de transporte e dos maquínários, utensilios, instrumentos e objetos de qualquer natureza utilizados para a prática, habitual ou não, do tráfico ilicito de drogas deve ser imediatamente comunicada pela autoridade de polícia judiciária responsável pela investigação ao juizo competente, que, no prazo de trinta dias, contado dessa comunicação, deve determinar a alienação dos bens apreendidos, excetuadas as armas.

LEI 11.343/06

Art. 61. A apreensão de veículos, embarcações, aeronaves e quaisquer outros meios de transporte e dos maquinários, utensílios, instrumentos e objetos de qualquer natureza utilizados para a prática, habitual ou não, dos crimes definidos nesta Lei será imediatamente comunicada pela autoridade de polícia judiciária responsável pela investigação ao juízo competente.        (Redação dada pela Lei nº 14.322, de 2022)

§ 1º  O juiz, no prazo de 30 (trinta) dias contado da comunicação de que trata o caput , determinará a alienação dos bens apreendidos, excetuadas as armas, que serão recolhidas na forma da legislação específica.   

QUESTÃO NÚMERO: 40
GABARITO PRELIMINAR: C
COMENTÁRIO:
Pratica crime o proprietário de empresa de segurança e transporte de valores que, nas primeiras 24 horas depois de sofrer perda, furto, roubo ou outra forma de extravio de arma de fogo, acessório ou munição que estejam sob sua guarda, deixa de registrar ocorrência policial e de comunicar o fato à Polícia Federal.

LEI 10.826/03 

Omissão de cautela

        Art. 13. Deixar de observar as cautelas necessárias para impedir que menor de 18 (dezoito) anos ou pessoa portadora de deficiência mental se apodere de arma de fogo que esteja sob sua posse ou que seja de sua propriedade:

        Pena – detenção, de 1 (um) a 2 (dois) anos, e multa.

        Parágrafo único. Nas mesmas penas incorrem o proprietário ou diretor responsável de empresa de segurança e transporte de valores que deixarem de registrar ocorrência policial e de comunicar à Polícia Federal perda, furto, roubo ou outras formas de extravio de arma de fogo, acessório ou munição que estejam sob sua guarda, nas primeiras 24 (vinte quatro) horas depois de ocorrido o fato.

QUESTÃO NÚMERO: 41
GABARITO PRELIMINAR: C
COMENTÁRIO:
A carteira de identidade fará prova de todos os dados nela incluídos, dispensando a apresentação dos documentos que lhe deram origem ou que nela tenham sido mencionados.

LEI 7116/83

Art 6º – A Carteira de Identidade fará prova de todos os dados nela incluídos, dispensando a apresentação dos documentos que lhe deram origem ou que nela tenham sido mencionados.

QUESTÃO NÚMERO: 42
GABARITO PRELIMINAR: C
COMENTÁRIO:
Nas infrações penais derivadas de condutas e atividades lesivas ao meio ambiente, a ação penal é pública incondicionada.

LEI 9.605/97

Art. 26. Nas infrações penais previstas nesta Lei, a ação penal é pública incondicionada.

QUESTÃO NÚMERO: 43
GABARITO PRELIMINAR: E
COMENTÁRIO:
No âmbito do Serviço de Identificação do Cidadão, compete à Polícia Federal definir especificações técnicas de documentos de segurança vinculados à identificação de pessoas naturais e regulamentar o procedimento a ser adotado em caso de divergência na verificação dos dados da pessoa natural.

DECRETO 11.797/23

Art. 22.  Compete à Polícia Federal, no âmbito do Serviço de Identificação do Cidadão:

I – propor à Cefic:

a) padrões técnicos das bases e dos dados biométricos para identificação de pessoas naturais;

b) padrões e especificações técnicos de documentos de segurança vinculados à identificação de pessoas naturais; e

c) a regulamentação do procedimento a ser adotado em caso de divergência na verificação dos dados da pessoa natural;

Art. 10.  Compete à Cefic (Câmara-Executiva Federal de Identificação do Cidadão) editar normas sobre:

V – padrões e especificações técnicas de documentos de segurança vinculados à identificação de pessoas naturais;

Art. 23, § 2º  A Secretaria Especial da Receita Federal do Brasil do Ministério da Fazenda analisará e decidirá sobre eventuais divergências relativas aos dados cadastrais da base do CPF.

QUESTÃO NÚMERO: 44
GABARITO PRELIMINAR: C
COMENTÁRIO:
Quando houver repercussão interestadual ou internacional que exija repressão uniforme, poderá o Departamento de Polícia Federal do Ministério da Justiça, sem prejuizo da responsabilidade dos órgãos de segurança pública arrolados na Constituição Federal de 1988, proceder à investigação de quaisquer crimes praticados por meio da rede mundial de computadores que difundam conteúdo misógino, definido como aquele que propaga ódio ou aversão às mulheres.

LEI 10.446/02

Art. 1o Na forma do inciso I do § 1o do art. 144 da Constituição, quando houver repercussão interestadual ou internacional que exija repressão uniforme, poderá o Departamento de Polícia Federal do Ministério da Justiça, sem prejuízo da responsabilidade dos órgãos de segurança pública arrolados no art. 144 da Constituição Federal, em especial das Polícias Militares e Civis dos Estados, proceder à investigação, dentre outras, das seguintes infrações penais:

VII – quaisquer crimes praticados por meio da rede mundial de computadores que difundam conteúdo misógino, definidos como aqueles que propagam o ódio ou a aversão às mulheres.             (Incluído pela Lei nº 13.642, de 2018)

Gabarito Estatística

Prof. Josimar Padilha

QUESTÃO NÚMERO: 45
GABARITO PRELIMINAR: Errada
COMENTÁRIO:
X tem distribuição normal, não é uma variável dicotômica (sucesso/fracasso).

A distribuição binomial só se aplica a somas de variáveis de Bernoulli (0 ou 1).Cada Xi∼N(M,V)⇒S∼N(4M,4V)

QUESTÃO NÚMERO: 46
GABARITO PRELIMINAR: Certo
COMENTÁRIO:

QUESTÃO NÚMERO: 47
GABARITO PRELIMINAR: Errado
COMENTÁRIO:

QUESTÃO NÚMERO: 48
GABARITO PRELIMINAR: Certo
COMENTÁRIO:

QUESTÃO NÚMERO: 49
GABARITO PRELIMINAR: Errado
COMENTÁRIO:

QUESTÃO NÚMERO: 50
GABARITO PRELIMINAR: Errado
COMENTÁRIO:

QUESTÃO NÚMERO: 51
GABARITO PRELIMINAR: Certo
COMENTÁRIO:

QUESTÃO NÚMERO: 52
GABARITO PRELIMINAR: Certo
COMENTÁRIO:

Gabarito Raciocínio Lógico

Prof. Diego Ribeiro

QUESTÃO NÚMERO: 53
GABARITO PRELIMINAR: CERTO
COMENTÁRIO:
Proposições:

P: “Se Paulo é parente da vítima, então ele é inocente e estava no exterior no dia do crime.”

Q: “Se Paulo tem o mesmo sobrenome da vítima ou tem o mesmo tipo sanguíneo, então ele é parente da vítima.”

Queremos concluir:

“Se Paulo não estava no exterior no dia do crime, então ele não tem o mesmo tipo sanguíneo da vítima.”

Considerando:

P: Paulo é parente da vítima 

I: Paulo é inocente

E: Paulo estava no exterior no dia do crime

S: Paulo é parente da vítima

T: Paulo tem o mesmo tipo sanguíneo 

Queremos: ¬E → ¬T

O que temos:

P: P → (I ∧ E)

Q: (S ∨ T) → P

Portanto: (S ∨ T) → (I ∧ E)

O que queremos: ¬E → ¬T

Contrapositiva de (S ∨ T) → (I ∧ E) é:

 ¬(I ∧ E) → ¬(S ∨ T) 

(¬I v  ¬E)  → (¬S ∧ ¬T)

Logo, podemos concluir que “Se Paulo não estava no exterior no dia do crime, então ele não tem o mesmo tipo sanguíneo da vítima” .

QUESTÃO NÚMERO: 54
GABARITO PRELIMINAR: ERRADO
COMENTÁRIO:
Queremos preencher a última coluna da tabela:

(P ∨ Q) → ¬R

Vamos analisar linha a linha (Lembre-se que ¬R inverte o valor de R):

PQRPQ¬R(PQ)→¬R
VVVVFF
VVFVVV
VFVVFF
VFFVVV
FVVVFF
FVFVVV
FFVFFV
FFFFVV

Temos 5 valores V e 3 valores F.

QUESTÃO NÚMERO: 55
GABARITO PRELIMINAR: CERTO
COMENTÁRIO:
Proposição: “Se Aldo ou Bruno é filho de Carlos, então Daniel é pai de Elza e de Fernanda.”

A v B → E ^ F

Dado: Elza não é filha de Daniel (~E).

Então a consequente (Daniel é pai de Elza e Fernanda) é falsa.

Em uma condicional, se a consequente é falsa, para que a proposição inteira seja verdadeira, o antecedente também deve ser falso.

Logo:

~ (A v B) = ~A ^ ~B

Aldo não é filho de Carlos e Bruno não é filho de Carlos.

QUESTÃO NÚMERO: 56
GABARITO PRELIMINAR: ERRADO
COMENTÁRIO:
Temos 3 suspeitos: X, Y e Z.

Cada um fez uma afirmação. Sabemos que todos mentiram.

Afirmações:

X disse: “Nem Y nem Z são culpados.”

Forma lógica: ¬Y ∧ ¬Z

Como mentiu, a negação disso é:

Y ou Z é culpado → Y ∨ Z

Z disse: “Os culpados foram Y e X.”

Forma lógica: Y ∧ X

Como mentiu → negação: ¬(Y ∧ X)

Ou seja: ¬Y ∨ ¬X

Y disse: “O culpado foi Z ou X.”

Forma lógica: Z ∨ X

Como mentiu → negação: ¬(Z ∨ X)

Ou seja: ¬Z ∧ ¬X

Agora analisamos as 3 verdades (negações):

(I) Y ∨ Z

(II) ¬Y ∨ ¬X

(III) ¬Z ∧ ¬X

Pela afirmação III) já concluímos que não foi X.

QUESTÃO NÚMERO: 57
GABARITO PRELIMINAR: ERRADO
COMENTÁRIO:
Dados:

  • 120 com problema na documentação do veículo
  • 85 com problema na documentação do condutor
  • 40 com problema na documentação da carga
  • Os que tiveram problema na carga não apresentaram problema nos outros dois.
  • Queremos saber se é inferior a 40 o número de veículos com problema simultâneo em veículo e condutor.

Pela soma simples:
Total de irregulares: 120 (veículo) + 85 (condutor) + 40 (carga) = 245
Mas como 40 da carga não se repetem, o total que pode se sobrepor = 205
Como temos 200 irregulares, há interseção.

Pelo Princípio da Inclusão e Exclusão:

Sejam:

  • A: veículos com problema no veículo → 120
  • B: com problema no condutor → 85
  • A ∪ B ≤ 160

Logo:
|A ∩ B| = |A| + |B| – |A ∪ B| ≥ 120 + 85 – 160 = 45

Ou seja, mais de 40 veículos têm problema simultâneo.

Usando os diagramas temos:

QUESTÃO NÚMERO: 58
GABARITO PRELIMINAR: CERTO
COMENTÁRIO:
O que a questão quer saber quantas combinações possíveis de 3 dígitos (com repetições) existem com soma ≥ 26, e se é possível que ao menos 250 das 1.000 placas tenham os mesmos 3 dígitos nas mesmas posições.

Total de combinações possíveis com 3 dígitos (com repetições):

Como são 3 posições e cada uma pode ir de 0 a 9:

10×10×10=1.000 combinações possíveis

Quantas dessas têm soma dos dígitos ≥ 26?

Vamos considerar os possíveis valores da soma dos três dígitos. A menor soma possível é 0+0+0 = 0 e a maior é 9+9+9 = 27.

Nos interessa o total de combinações com soma ≥ 26, ou seja, soma 26 e 27.

Vamos contar quantas sequências de 3 dígitos com soma 26 e 27 existem.

Soma = 27:

Só há uma forma de fazer 27 com 3 dígitos: 9 + 9 + 9
→ Apenas 1 combinação

Soma = 26:

As combinações de 3 dígitos com soma 26 são:

  • (9,9,8)
  • (9,8,9)
  • (8,9,9)

Total = 3 combinações distintas

Total de combinações com soma ≥ 26:

→ 1 (para soma 27) + 3 (para soma 26) = 4 combinações possíveis

Aplicação do Princípio das Gavetas (Pigeonhole Principle)

Temos 1.000 placas com apenas 4 possíveis combinações dos 3 dígitos finais (com soma ≥ 26).

Logo, pelo Princípio das Gavetas:

⌈1000/4⌉=250

Conclusão: pelo menos 250 placas obrigatoriamente terão os mesmos 3 dígitos numéricos, nas mesmas posições.

QUESTÃO NÚMERO: 59
GABARITO PRELIMINAR: CERTO
COMENTÁRIO:
Informações conhecidas (da questão 57):

  • Total de veículos: 1.000
  • Em situação irregular: 200
  • Em situação regular: 800

A questão quer saber:

Qual é a probabilidade de selecionar um par com uma placa irregular e outra regular, ao escolher duas placas aleatórias entre as 1.000?

Etapas do cálculo:

1. Total de pares possíveis:

C1000,2 = 1000⋅999/2 = 499.500

2. Quantidade de pares com uma placa irregular e uma regular:

Temos:

  • 200 placas irregulares
  • 800 placas regulares

Quantidade de pares com 1 de cada tipo:

  • (irregular, regular): 200 × 800 = 160.000
  • (regular, irregular): 800 × 200 = 160.000

Mas como ordem não importa (estamos formando pares), contamos apenas uma vez:

Pares “mistos”=200×800=160.000

3. Probabilidade:

P = quero/total

P=160.000/499.500≈0,3203

Também poderíamos calcular usando as probabilidades individuais:

1 – Regular e Irregular

800/1000 x 200/999 = 0,8 x 0,2 = 0,16

2 – Irregular x Regular 

200/1000 x 800/999 = 0,2 x 0,8 = 0,16

0,16 + 0,16 = 0,32

Conclusão:

0,32  > 0,3

Portanto, é verdadeira a afirmativa de que essa probabilidade é superior a 0,3.

QUESTÃO NÚMERO: 60
GABARITO PRELIMINAR: ERRADO
COMENTÁRIO:
A negação do TODO = PEA+NÃO

P: “Todo condutor abordado era brasileiro ou estrangeiro”

~P =Existe pelo menos um condutor abordado que não era brasileiro nem estrangeiro.

Gabarito Informática

Prof. Fabrício Melo, Prof. Júlio Leitão, Prof. Vitor Kessler e Prof. Cleirton Monte

QUESTÃO NÚMERO: 61

GABARITO PRELIMINAR: CERTO

A Internet é uma rede pública global de comunicação e acesso a informações, a o passo que a intranet é restrita a organizações; ambas permitem o uso de navegadores, email, grupos de discussão, mecanismos de busca e redes sociais, e utilizam tecnologias como autenticação e criptografia, que garantem segurança no compartilhamento de dados.

COMENTÁRIO: Conceituou de maneira simples a INTERNET = REDE PÚBLICA e a INTRANET = REDE PRIVADA.

QUESTÃO NÚMERO: 62

O Microsoft Remote Desktop e o TeamViewer permitem acesso remoto a computadores, o que possibilita a transferência de arquivos, e os ambientes Microsoft Office e LibreOffice oferecem ferramentas para criação de textos. planilhas e apresentações, garantindo compatibilidade com diversos formatos.

GABARITO PRELIMINAR: CERTO

COMENTÁRIO: Microsoft Remote Desktop e o TeamViewer são conhecidos programas utilizados para acesso remoto (à distância). Já os pacotes MS-Office e Libre Office, conhecidas suites de aplicativos para escritório.

QUESTÃO NÚMERO: 63

Em distribuições Linux, o comando ipconfig é utilizado para exibir informações de configuração de rede, como endereço IP e máscara de sub-rede; no Windows, o comando i f c o n fi g desempenha a mesma função, permitindo a visualização e configuração de interfaces de rede.

GABARITO PRELIMINAR: ERRADO

COMENTÁRIO: Houve uma inversão de comandos.

WINDOWS = IPCONFIG;

LINUX = IFCONFIG.

QUESTÃO NÚMERO: 64

Firewalls são ferramentas de segurança que monitoram e controlam o tráfego de dados entre redes, podendo bloquear acessos não autorizados, a o passo que  os antivírus são projetados para detectar, remover e prevenir a ação de vírus e outras pragas virtuais.

GABARITO PRELIMINAR: CERTO

COMENTÁRIO: Outro item simples, pois conceituou de maneira resumida a função de um antivírus e um Firewall.

QUESTÃO NÚMERO: 65

No protocolo IPv6, cada endereço tem 256 bits, que são divididos e m duas partes ( a primeira define a rede e a segunda identifica o host); esse protocolo elimina o uso de máscaras de sub-rede, substituindo-as por prefixos de rede fixos; por sua vez, o IPv4 utiliza endereços d e 32 bits e máscaras de sub-rede variáveis para definir a separação entre rede e host.

GABARITO PRELIMINAR: ERRADO

COMENTÁRIO: Afirmou incorretamente que o endereço IPv6 tem 256 bits (são 128 bits!). O uso de “prefixos fixos” está impreciso, pois o IPv6 pode usar prefixos de diferentes comprimentos, embora o padrão mais comum seja /64. O trecho sobre IPv4 está corretamente descrito.

QUESTÃO NÚMERO: 66

A computação em nuvem permite que os usuários acessem recursos computacionais s o b demanda,  como armazenamento e processamento, sem a necessidade de conexão com a Internet, pois os dados e serviços são armazenados localmente nos dispositivos dos usuários.

GABARITO PRELIMINAR: ERRADO

COMENTÁRIO: A nuvem exige conexão com a Internet e os dados são armazenados em servidores controlados por grandes provedores/empresas como Microsoft, Google, Apple etc.

QUESTÃO NÚMERO: 67
GABARITO PRELIMINAR: Errada
COMENTÁRIO: (Júlio Leitão)

Mesmo com requisitos bem documentados, especificação de requisitos transforma necessidade em um documento técnico estruturado, claro e preciso, base para o programador. Detalhando tanto requisitos funcionais como não funcionais, possíveis protótipos para validação, dentre outros. Por isso, é necessária a fase de especificação de requisitos.

QUESTÃO NÚMERO: 68
GABARITO PRELIMINAR: Certa
COMENTÁRIO: (Júlio Leitão)

Frontend: a parte visível do sistema, com a qual o usuário interage (telas, botões, formulários, etc.).

Backend: a parte lógica e de processamento, que lida com as regras de negócio, manipulação de dados e integração com banco de dados ou serviços externos.

TGS: Um sistema é composto por partes interdependentes.

Compreender essas partes isoladamente e em interação facilita a análise, o desenvolvimento e a manutenção de sistemas complexos. Cada parte tem suas responsabilidades, mas todas atuam para o bom funcionamento do sistema que estão inseridos.

QUESTÃO NÚMERO: 69
GABARITO PRELIMINAR: ERRADO
COMENTÁRIO: (Vito Kessler)

A mineração de dados não utiliza exclusivamente algoritmos de aprendizado supervisionado, e o Big Data requer soluções além de bancos relacionais tradicionais para lidar com volume, variedade e velocidade.

QUESTÃO NÚMERO: 70
GABARITO PRELIMINAR: CERTO
COMENTÁRIO: (Vito Kessler)

A questão está correta ao descrever os modelos entidade-relacionamento e relacional, bem como a normalização até 3FN, BCNF ou 4FN para eliminar redundâncias e anomalias.

QUESTÃO NÚMERO: 71
GABARITO PRELIMINAR: CERTO
COMENTÁRIO: (Vito Kessler)

A afirmativa está correta: na teoria da informação, dados são fatos brutos que, ao serem organizados e interpretados, tornam-se informação; e a segurança da informação visa garantir confidencialidade, integridade e disponibilidade

QUESTÃO NÚMERO: 72
GABARITO PRELIMINAR: ERRADO
COMENTÁRIO: (Vito Kessler)

A afirmativa está incorreta: dados estruturados possuem formato fixo e são armazenados em tabelas relacionais; já dados não estruturados não têm formato rígido e são geralmente armazenados em bancos NoSQL.

QUESTÃO NÚMERO: 73
GABARITO PRELIMINAR: CERTO
COMENTÁRIO: FPIR (False Positive Identification Rate), em português Taxa de Falsos Positivos na Identificação, é o índice que mede quantas vezes o sistema identifica erradamente um usuário não autorizado como autorizado — ou seja, quando um impostor é aceito por engano.

O limiar de decisão é o valor de corte utilizado pelo sistema biométrico para dizer se uma correspondência é suficiente para ser aceito.

Um limiar mal ajustado pode causar:

FPIR alto: Sistema aceitando muitos não autorizados (compromete a segurança).

FNIR alto (False Negative Identification Rate): Sistema rejeitando muitas pessoas autorizadas (compromete a usabilidade).

QUESTÃO NÚMERO: 74
GABARITO PRELIMINAR: ERRADO
COMENTÁRIO: Full-duplex é um modo de comunicação em que a transmissão de dados ocorre simultaneamente nos dois sentidos (exemplo: telefone fixo tradicional, redes Ethernet modernas).

Ambos os dispositivos podem enviar e receber dados ao mesmo tempo, por canais independentes, não havendo a necessidade de estarem sincronizados no mesmo clock lógico.

QUESTÃO NÚMERO: 75
GABARITO PRELIMINAR: ERRADO
COMENTÁRIO: A fragmentação e reconstrução de pacotes IP não são funções da camada de sessão, mas sim da camada de rede.

A camada de sessão trata de controle de sessões, checkpoints, sincronização, recuperação, e não de manipulação de pacotes IP.

QUESTÃO NÚMERO: 76
GABARITO PRELIMINAR: ERRADO
COMENTÁRIO: O principal objetivo é não permitir que nenhum impostor entre no sistema.

Portanto, um FPIR alto (admitir impostores) é o maior risco possível! 

Rejeitar um legítimo (FNIR alto) é ruim, mas menos grave do que permitir o acesso de impostor.

Ou seja, prioriza-se sempre a redução do FPIR, mesmo que isso cause um aumento “tolerável” do FNIR.

QUESTÃO NÚMERO: 77
GABARITO PRELIMINAR: Errada
COMENTÁRIO: (Júlio Leitão)

Listas (list) são estruturas de dados mutáveis, ou seja, seus elementos podem ser alterados após a criação.

Listas não podem ser usadas como chaves de dicionários, justo por uma das características das chaves ser a imutabilidade. 

QUESTÃO NÚMERO: 78
GABARITO PRELIMINAR: Certa
COMENTÁRIO: (Júlio Leitão)

Funções lambda são funções anônimas

Lambda em Python permite criar funções sem nome (por isso são chamadas de anônimas)

A sintaxe é curta e usada para expressar funções simples de uma linha só

Funções lambda podem ser passadas como argumentos

Isso é muito útil com funções de ordem superior, ou seja, funções que recebem outras funções como argumento.  Por exemplo a função sorted, que ordena elementos de uma coleção iterável.

Interface gráfica do usuário, Texto, Aplicativo

O conteúdo gerado por IA pode estar incorreto.

QUESTÃO NÚMERO: 79
GABARITO PRELIMINAR: ERRADO
COMENTÁRIO: Função do DNS (Domain Name System): A principal e única responsabilidade do DNS é atuar como uma “lista telefônica da internet”. Ele traduz nomes de domínio (como www.grancursosonline.com.br), que são fáceis para humanos lembrarem, em endereços IP (como 142.251.128.100), que são os endereços que os computadores usam para se localizar na rede. O DNS, por si só, não tem nenhuma função relacionada à confidencialidade ou criptografia do conteúdo da comunicação. O conceito abordado está mais relacionado ao uso de uma VPN (rede privada virtual).

QUESTÃO NÚMERO: 80
GABARITO PRELIMINAR: CERTO
COMENTÁRIO: (Cleirton)

Está correto. Isso mesmo. Não tem o que dizer. Quando as consultas excedem 512 bytes ou troca de zonas, pode-se utilizar o TCP.

QUESTÃO NÚMERO: 81
GABARITO PRELIMINAR: CERTO
COMENTÁRIO: 
(Vitor Kessler)

A afirmativa está correta: em machine learning supervisionado, o algoritmo aprende com dados rotulados para identificar padrões e realizar previsões em novos dados.

QUESTÃO NÚMERO: 82
GABARITO PRELIMINAR: ERRADO
COMENTÁRIO: Na IaaS, o gerenciamento do sistema operacional fica com o cliente; o provedor se limita a oferecer a infraestrutura virtualizada.

QUESTÃO NÚMERO: 83
GABARITO PRELIMINAR: ERRADO
COMENTÁRIO: Platform as a Service (PaaS) oferece ao cliente uma plataforma pronta para desenvolvimento, execução e gerenciamento de aplicações. O usuário não gerencia nem o hardware, nem o sistema operacional subjacente — esses componentes são responsabilidade do provedor.

QUESTÃO NÚMERO: 84
GABARITO PRELIMINAR: CERTO
COMENTÁRIO: O comando chmod serve para alterar as permissões de arquivos (ou diretórios) em sistemas Unix/Linux.

O número 755 é uma notação octal que define as permissões para proprietário, grupo e outros. 

Cada dígito representa permissões para uma das “categorias” de usuários:

1º dígito (7): proprietário (user, u)

2º dígito (5): grupo (group, g)

3º dígito (5): outros (others, o)

Número Leitura Escrita Execução Total 
r    w    x     rwx 
r    x     r-x 

7 para proprietário → rwx (leitura, escrita, execução)

5 para grupo → r-x (leitura, execução)

5 para outros → r-x (leitura, execução)

QUESTÃO NÚMERO: 85
GABARITO PRELIMINAR: ERRADO
COMENTÁRIO: (Cleirton Monte)

Sandbox não roda em ambiente compartilhado, mas sim em ambiente isolado. Utilizamos para colocar um código e analisar o comportamento dele para saber se é malware. Podemos criar uma máquina virtual e fazer excitar lá, assim, protegemos o sistema hospedeiro e a rede.

QUESTÃO NÚMERO: 86
GABARITO PRELIMINAR: ERRADO
COMENTÁRIO: (Cleirton Monte)

Errado porque o HOTP expira sim. São códigos utilizados para acesso único, após ser utilizado uma vez, precisará usar outro.

QUESTÃO NÚMERO: 87
GABARITO PRELIMINAR:CERTO
COMENTÁRIO: MFA é um método de aumentar a segurança no processo de autenticação, exigindo dois ou mais fatores distintos:

Algo que você sabe: senha, PIN.

Algo que você tem: cartão, token físico, smartphone.

Algo que você é: biometria (impressão digital, íris, rosto).

O que são hardware tokens?

Hardware tokens são dispositivos físicos criados para gerar ou armazenar códigos de autenticação usados em MFA.

Podem ser geradores de códigos temporários (One Time Password – OTP), como as “chavinhas” bancárias ou tokens tipo RSA SecurID.

Outros são dispositivos físicos do tipo USB, chamados de security keys (como YubiKey, Feitian) que podem ser conectados diretamente ao computador para autenticação (usando protocolos como FIDO, U2F/WebAuthn).

Há também tokens de cartão inteligente (smartcard) e além.

QUESTÃO NÚMERO: 88
GABARITO PRELIMINAR:CERTO
COMENTÁRIO: A detecção heurística é um método de análise utilizado por softwares de antivírus para identificar ameaças novas ou desconhecidas (vírus, malwares) mesmo quando a assinatura específica daquele código não está presente na base de dados.

Essa técnica analisa comportamentos suspeitos e características estruturais do arquivo ou programa, buscando padrões comuns a códigos maliciosos (por exemplo: tentativas de se replicar, modificar arquivos do sistema, esconder-se, etc.).

O objetivo é detectar ameaças zero-day ou variantes modificadas de vírus, aquelas que ainda não foram formalmente catalogadas pelas empresas de segurança.

QUESTÃO NÚMERO: 89
GABARITO PRELIMINAR: ERRADO
COMENTÁRIO: (Vitor Kessler)

A afirmativa está incorreta: o princípio da consistência exige que uma transação válida leve o banco de um estado consistente para outro também consistente; transações inconsistentes devem ser rejeitadas, não aplicadas.

QUESTÃO NÚMERO: 90
GABARITO PRELIMINAR: CERTO
COMENTÁRIO: (Vito Kessler)

A afirmativa está correta: o princípio da atomicidade garante que uma transação só é confirmada (commitada) se todas as suas operações forem executadas com sucesso; caso contrário, ela deve ser totalmente desfeita (rollback).

Texto, Carta

O conteúdo gerado por IA pode estar incorreto.

QUESTÃO NÚMERO: 91
GABARITO PRELIMINAR: CERTO
COMENTÁRIO: (Vitor Kessler)

O SELECT exibe os metadados guardados em uma tabela, incluindo a descrição textual da relação com produtos.

QUESTÃO NÚMERO: 92
GABARITO PRELIMINAR: ERRADO
COMENTÁRIO: (Vitor Kessler)

A regra ‘valor_venda > 0’ aparece no campo regras_negocio, que o SELECT recupera e apresenta a regra.

QUESTÃO NÚMERO: 93
GABARITO PRELIMINAR: ERRADO
COMENTÁRIO: (Vitor Kessler)

O overfitting é um dos principais problemas em aprendizado de máquina, quando o modelo se ajusta demais aos dados de treino e perde capacidade de generalização.

QUESTÃO NÚMERO: 94
GABARITO PRELIMINAR: CERTO
COMENTÁRIO: (Vitor Kessler)

Classificação e regressão são técnicas fundamentais de aprendizado supervisionado usadas para resolver diversos problemas reais.

QUESTÃO NÚMERO: 95
GABARITO PRELIMINAR: Errada
COMENTÁRIO: (Júlio Leitão)

Contraria um dos princípios fundamentais das APIs RESTful, o mais comum modelo adotado em aplicações modernas: a statelessness (ausência de estado)

Segundo o estilo arquitetural REST (Representational State Transfer), cada requisição deve conter todas as informações necessárias para que o servidor possa entendê-la e processá-la independentemente de requisições anteriores.

QUESTÃO NÚMERO: 96
GABARITO PRELIMINAR: Certa
COMENTÁRIO: (Júlio Leitão)

REST é um estilo arquitetural no desenvolvimento de APIs web, baseado em recursos identificados por URLs e no uso de métodos HTTP como GET, POST, PUT e DELETE. As respostas geralmente são estruturadas em JSON ou XML, e cada endpoint representa um recurso específico, retornando dados pré-definidos. 

GraphQL, por outro lado, é uma linguagem de consulta para APIs criada pelo Facebook que permite ao cliente especificar exatamente quais dados deseja obter, mesmo quando os dados estão relacionados a diferentes fontes. Diferentemente do REST, que depende fortemente da estrutura dos endpoints, o GraphQL foca na estrutura da consulta enviada pelo cliente.

Gabarito Contabilidade Geral

Prof. Egbert Buarque

QUESTÃO NÚMERO: 97
GABARITO PRELIMINAR: E
COMENTÁRIO:
O plano de contas não é um livro contábil e não precisa ser registrado na junta comercial. Ele é um instrumento de uniformização dos registros contábeis.

QUESTÃO NÚMERO: 98
GABARITO PRELIMINAR: E
COMENTÁRIO:
Uma movimentação entre conta do ativo e do passivo é um fato permutativo, pois não altera quantitativamente o patrimônio líquido.

QUESTÃO NÚMERO: 99
GABARITO PRELIMINAR: E
COMENTÁRIO: 
O principal objetivo dos relatórios gerais é atender aos usuários externos.

QUESTÃO NÚMERO: 100
GABARITO PRELIMINAR: C
COMENTÁRIO: 
O patrimônio líquido é a diferença entre os ativos (bens e direitos) e os passivos (obrigações) de uma entidade. Quando a questão frisa que se trata do início do ano, ela quer assegurar que ainda não houve nenhum lançamento em contas de resultado, o que poderia afetar diretamente o saldo do patrimônio líquido.

QUESTÃO NÚMERO: 101
GABARITO PRELIMINAR: E
COMENTÁRIO: 
O lançamento correto é:

Débito: terrenos……………………………………120.000

Crédito: bancos…………………………………….120.000

QUESTÃO NÚMERO: 102
GABARITO PRELIMINAR: C
COMENTÁRIO: 
Pelo regime de competência, contabilizam-se as receitas e despesas cujos fatos geradores tenham ocorrido, independentemente de recebimento ou de pagamento. Portanto, o resultado é um lucro de R$ 15.000 (125.000 – 110.000).

QUESTÃO NÚMERO: 103
GABARITO PRELIMINAR: E
COMENTÁRIO: 
Uma troca entre ativo e passivo, a exemplo do pagamento a fornecedores, também é um fato permutativo, pois não altera o patrimônio líquido.

QUESTÃO NÚMERO: 104
GABARITO PRELIMINAR: C
COMENTÁRIO: 
O pagamento antecipado do aluguel da sala, à luz do regime de competência, representa um direito e, portanto, deve ser registrado no ativo a título de despesa antecipada, devendo ser apropriada proporcionalmente, ao final de cada mês.

QUESTÃO NÚMERO: 105
GABARITO PRELIMINAR: E
COMENTÁRIO: 
Pelo regime de competência, as receitas e as despesas devem ser contabilizadas no momento da ocorrência do seu fato gerador, independentemente de recebimento ou de pagamento.

QUESTÃO NÚMERO: 106
GABARITO PRELIMINAR: C
COMENTÁRIO: 
a questão enumera os elementos do lançamento:

– data

– conta debitada

– conta creditada

– histórico

– valor 

E, por se tratar do livro diário, os lançamentos devem ser realizados em ordem cronológica.

QUESTÃO NÚMERO: 107
GABARITO PRELIMINAR: C
COMENTÁRIO: 
apurando o resultado, temos:

(+) receita de serviços……………………………….7.000

(-) despesa com taxas………………………………(1.500)

(-) despesa com pró-labore……………………….(2.000)

(=) lucro…………………………………………………3.500

QUESTÃO NÚMERO: 108
GABARITO PRELIMINAR: C
COMENTÁRIO: 
a única conta do passivo apresentada na questão foi “contas a pagar”, a qual se presume ser operacional e, portanto, classificada no passivo circulante.

QUESTÃO NÚMERO: 109
GABARITO PRELIMINAR: E
COMENTÁRIO: 
o patrimônio líquido, considerando o resultado do período é de R$ 103.500 (capital social de R$ 100.000 + lucro de R$ 3.500).

QUESTÃO NÚMERO: 110
GABARITO PRELIMINAR: C
COMENTÁRIO: 
somando as contas do ativo, temos:

(+) bancos…………………………….95.000

(+) materiais de consumo…………4.000

(+) máquinas…………………………9.000

(+) despesas antecipadas………..1.200

(=) total do ativo…………………109.200

QUESTÃO NÚMERO: 111
GABARITO PRELIMINAR: C
COMENTÁRIO: 
o item está de acordo com o parágrafo 56 do CPC 26:

“56. Na situação em que a entidade apresente separadamente seus ativos e passivos circulantes e não circulantes, os impostos diferidos ativos (passivos) não devem ser classificados como ativos circulantes (passivos circulantes).”

QUESTÃO NÚMERO: 112
GABARITO PRELIMINAR: E
COMENTÁRIO: 
se os débitos e créditos estiverem equilibrados, o balancete de verificação não identificará erro.

QUESTÃO NÚMERO: 113
GABARITO PRELIMINAR: C
COMENTÁRIO: 
o cálculo da receita líquida é feito da seguinte forma:

(+) receita bruta

(-) deduções da receita bruta (impostos sobre vendas e serviços/devoluções/abatimentos/descontos incondicionais ou comerciais)

(=) receita líquida

QUESTÃO NÚMERO: 114
GABARITO PRELIMINAR: C
COMENTÁRIO: 
o item está de acordo com o parágrafo 55 do CPC 27:

“55. A depreciação do ativo se inicia quando este está disponível para uso, ou seja, quando está no local e em condição de funcionamento na forma pretendida pela administração. A depreciação de um ativo deve cessar na data em que o ativo é classificado como mantido para venda (ou incluído em um grupo de ativos classificado como mantido para venda de acordo com o Pronunciamento Técnico CPC 31 – Ativo-Não Circulante Mantido para Venda e Operação Descontinuada) ou, ainda, na data em que o ativo é baixado, o que ocorrer primeiro. Portanto, a depreciação não cessa quando o ativo se torna ocioso ou é retirado do uso normal, a não ser que o ativo esteja totalmente depreciado. No entanto, de acordo com os métodos de depreciação pelo uso, a despesa de depreciação pode ser zero enquanto não houver produção.”

QUESTÃO NÚMERO: 115
GABARITO PRELIMINAR: E
COMENTÁRIO: 
se a perda for considerada possível, a entidade não está obrigada e contabilizar uma provisão no passivo.

QUESTÃO NÚMERO: 116
GABARITO PRELIMINAR: C
COMENTÁRIO: 
o item está de acordo com o parágrafo 55 do CPC 27:

“55. A depreciação do ativo se inicia quando este está disponível para uso, ou seja, quando está no local e em condição de funcionamento na forma pretendida pela administração. A depreciação de um ativo deve cessar na data em que o ativo é classificado como mantido para venda (ou incluído em um grupo de ativos classificado como mantido para venda de acordo com o Pronunciamento Técnico CPC 31 – Ativo-Não Circulante Mantido para Venda e Operação Descontinuada) ou, ainda, na data em que o ativo é baixado, o que ocorrer primeiro. Portanto, a depreciação não cessa quando o ativo se torna ocioso ou é retirado do uso normal, a não ser que o ativo esteja totalmente depreciado. No entanto, de acordo com os métodos de depreciação pelo uso, a despesa de depreciação pode ser zero enquanto não houver produção.”

QUESTÃO NÚMERO: 117
GABARITO PRELIMINAR: E
COMENTÁRIO: 
a despesa com o pagamento da remuneração das férias deve ser apropriada ao resultado como despesa, proporcionalmente, a cada mês, conforme determina o regime de competência.

QUESTÃO NÚMERO: 118
GABARITO PRELIMINAR: E
COMENTÁRIO: 
o item está em desacordo com o parágrafo 6.2.1 do CPC 00:

“Custo corrente 

6.21 O custo corrente de ativo é o custo de ativo equivalente na data de mensuração, compreendendo a contraprestação que seria paga na data de mensuração mais os custos de transação que seriam incorridos nessa data. O custo corrente de passivo é a contraprestação que seria recebida pelo passivo equivalente na data de mensuração menos os custos de transação que seriam incorridos nessa data. Custo corrente, como custo histórico, é o valor de entrada: reflete preços no mercado em que a entidade adquiriria o ativo ou incorreria no passivo. Assim, é diferente do valor justo, valor em uso e valor de cumprimento, que são valores de saída. Contudo, diferentemente de custo histórico, custo corrente reflete condições na data de mensuração.”

A definição apresentada na questão corresponde ao conceito de valor em uso.

QUESTÃO NÚMERO: 119
GABARITO PRELIMINAR: E
COMENTÁRIO: 
de acordo com o CPC 00, as características fundamentais da informação contábil são a relevância e a representação fidedigna.

QUESTÃO NÚMERO: 120
GABARITO PRELIMINAR: C
COMENTÁRIO: 
o item está de acordo com o parágrafo 2.6 do CPC 00:

“Relevância 

2.6 Informações financeiras relevantes são capazes de fazer diferença nas decisões tomadas pelos usuários. Informações podem ser capazes de fazer diferença em uma decisão ainda que alguns usuários optem por não tirar vantagem delas ou já tenham conhecimento delas a partir de outras fontes.”

Gabarito Agente PF: gabarito preliminar

Os candidatos poderão conferir seus gabaritos preliminares de forma individualizada entre os dias 29 e 31 de julho. A consulta estará disponível no site do Cebraspe, com início às 19h do dia 29 e encerramento às 18h do dia 31.

Já a divulgação pública do gabarito está prevista para 1º de agosto.

Gabarito Agente PF: recursos

Caso queira contestar alguma resposta do gabarito preliminar, será possível enviar recurso pelo site do Cebraspe entre as 10h do dia 30 e as 18h do dia 31 de julho de 2025.

Gabarito Agente PF: próximas etapas

Se você já está ansioso para as próximas etapas do certame, confira quais são elas:

Além das provas objetiva e discursiva, o concurso PF terá as seguintes etapas:

  • Exame de Aptidão Física: 13 e 14 de setembro de 2025;
  • Realização da avaliação médica e biopsicossocial: 25 e 26 de outubro de 2025;
  • Avaliação psicológica para Agentes: 7 de dezembro de 2025;
  • Heteroidentificação para Agentes: 14 de dezembro de 2025.

Prova concurso PF: análise

Fez a prova da Polícia Federal neste domingo (27/07)? Deixe nos comentários a sua análise sobre a prova.

• O que você achou do nível de dificuldade da prova?
• O conteúdo cobrado na prova estava de acordo com o previsto no edital?
• A banca trouxe alguma inovação na cobrança do conteúdo?
• Havia muitos candidatos ausentes na sua sala?

Prepare-se com o Gran: Assinatura Ilimitada X

Assine agora e receba acesso IMEDIATO a plataforma que mais aprova em concursos públicos e, o melhor, com acesso às 5 novidades da plataforma: Tutor 24h, Gran Comunidade, Banco de Discursivas Exclusivas, Vade Mecum Facilitado e o Guia do Aprovado. Faça o teste de 07 dias. O Gran está comprometido com a sua preparação! Satisfação garantida ou seu dinheiro de volta!

*Os cursos para OAB, CFC e Residências não estão disponíveis na Assinatura Ilimitada.

Resumo do Concurso PF

Concurso PFPolícia Federal
Situação do concursoEm andamento
Banca organizadoraCebraspe
CargosAgente de Polícia, Escrivão, Delegado, Perito Criminal, Papiloscopista e Cargos Administrativos
EscolaridadeNível superior
CarreirasPolicial
LotaçãoNacional
Número de vagas1.000 vagas
Remuneraçãoaté R$ 26,8 mil
Inscriçõesde 26/05/25 a 13/06/25 (prorrogado até 17/06/25)
Taxa de inscriçãode R$ 180,00 a R$ 250,00
Data da prova objetiva27/07/25
Clique aqui para ver o edital completo da Policia federal
Concurso PF: resumo


Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil? Clique nos links abaixo:

CONCURSOS FEDERAIS

CONCURSOS 2026

CONCURSOS 2025

CONCURSOS ABERTOS

QUESTÕES DE CONCURSOS

Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias do mundo dos concursos. Clique no link abaixo e inscreva-se:

WHATSAPP

TELEGRAM

Por
Atualizado em
Publicado em
30 min. de leitura

Tudo que sabemos sobre:

destaque edital publicado