Gabarito CNMP extraoficial: faça a correção da prova

Gabarito CNMP extraoficial. Saiba comentários por itens e informações sobre interposição de recursos

Por
25 min. de leitura

concurso CNMP para ingresso no Conselho Nacional do Ministério Público está com provas aplicadas. O Gran realizará a correção da avaliação e divulgará o gabarito CNMP extraoficial.

As provas objetivas e a prova discursiva foram aplicadas no dia 16 de abril de 2023, nesse domingo. As provas objetivas valerão 120,00 pontos e será constituída de itens para julgamento de certo ou errado.

Navegue pelo índice e saiba todos os detalhes sobre a Prova do concurso CNMP:

Gabarito CNMP extraoficial

O gabarito extraoficial está em elaboração. Em breve, aqui.

Gabarito CNMP Técnico: comentários

Para auxiliar os candidatos, o Gran Cursos Online disponibilizará o gabarito extraoficial das questões da prova para o cargo de Técnico do CNMP – Área: Apoio Técnico Administrativo – Especialidade: Administração, comentadas por nossos professores especialistas.

VEJA AQUI A PROVA CORRIGIDA

Este conteúdo será atualizado conforme o recebimento dos comentários.

Confira abaixo os comentários por disciplina:

Gabarito Língua Portuguesa – Prof. Gustavo Silva

QUESTÃO NÚMERO 1
GABARITO PRELIMINAR: C
COMENTÁRIO: A referência às novíssimas nações americanas aos países da Europa se apresenta no trecho “recém-emancipados países da América e os antigos Estados europeus”. A ideia associada a “problemas” é inferida no trecho “revoluções e guerras”, enquanto as “necessidades políticas” são depreendidas do trecho “necessidade de criar estruturas de governo”.

QUESTÃO NÚMERO 2
GABARITO PRELIMINAR: C
COMENTÁRIO: Infere-se do texto que não havia unanimidade no que se refere à tripartição dos poderes no início do século XIX, com base neste trecho: “Alguém que acompanhasse os trabalhos de elaboração de textos constitucionais no início do século XIX não necessariamente apostaria que, ao final desse período, estaria consolidado um modelo de organização do Estado em que o poder se desdobraria em três partes […]. Havia projetos com quatro, cinco ou até mais poderes.

QUESTÃO NÚMERO 3
GABARITO PRELIMINAR: E
COMENTÁRIO: O texto dá a entender que o conflito ocorreu pouco após o início dos trabalhos da Assembleia Constituinte de 1823, mas não que ela o provocou. De acordo com o texto, o conflito entre os poderes se concretizou por conta da dissolução da Assembleia por tropas do Imperador Dom Pedro I.

QUESTÃO NÚMERO 4
GABARITO PRELIMINAR: C
COMENTÁRIO: O poeta romano levanta a indagação de “Quem controla os controladores”, os quais seriam os poderes (executivo, legislativo e judiciário). O Poder Moderador, no texto, traz características que podem ser associadas a essa ideia, visto que é associado, ali, à ideia de controle dos poderes, à ideia de “garantir que a atuação dos poderes, seja na formulação das leis [legislativo], seja na administração pública [executivo] ou no julgamento de casos [judiciário], não se choque com as normas constitucionais”.

QUESTÃO NÚMERO 5
GABARITO PRELIMINAR: C
COMENTÁRIO: Com efeito, o texto permite inferir que, na prática há uma dificuldade maior do que na teoria, em vista deste trecho: “’Uma coisa é teorizar sobre a separação em três poderes […]. Outra coisa é colocar na prática’, […]. ‘Aí surgem os problemas, porque um poder pode tentar assumir as atribuições de outro’.”

QUESTÃO NÚMERO 6
GABARITO PRELIMINAR: E
COMENTÁRIO: A citação da historiadora é pautada na ideia de que a os poderes devem apresentar suas próprias atribuições autônomas e distintas, uma vez que o compartilhamento de atribuições representaria uma situação problemática: “Aí surgem os problemas, porque um poder pode tentar assumir as atribuições de outro”.

QUESTÃO NÚMERO 7
GABARITO PRELIMINAR: C
COMENTÁRIO: Efetivamente, o que se quis dizer no texto é que “ela [a primeira Constituição] se afastava pouco do projeto elaborado em 1823, mas [a primeira Constituição] continha uma diferença crucial: os poderes eram quatro”.

QUESTÃO NÚMERO 8
GABARITO PRELIMINAR: E
COMENTÁRIO: O sentido original do texto apresenta ideia de reflexividade aparente, e a proposta de reescrita traz noção de passividade. Isso implica afirmar que haverá necessariamente mudança do sentido original da frase.

QUESTÃO NÚMERO 9

GABARITO PRELIMINAR: C
COMENTÁRIO: Efetivamente, no contexto em que é empregado – “diferença crucial” – o termo “crucial” é associado a ideia de diferença decisiva, diferença importa.

QUESTÃO NÚMERO 10
GABARITO PRELIMINAR: E
COMENTÁRIO: No trecho indicado – “[…] os recém-emancipados países da América e os antigo Estados europeus se viram diante da necessidade de criar estruturas de governo, marcando a transição do antigo Regime […]” – as leituras mais adequadas para o gerúndio “marcando” seriam as orações desenvolvidas “as quais marcaram” (oração subordinada adjetiva explicativa) ou “e marcaram” (oração coordenada aditiva). Não se verifica, portanto, ideia de oposição.

QUESTÃO NÚMERO 11
GABARITO PRELIMINAR: C
COMENTÁRIO: Trata-se de texto que aborda tema expresso pelo próprio título: “Experimentação constitucional fomentou criação de Poder Moderado”. Isso implica afirmar que se tem aí texto dissertativo.
Além disso, verifica-se que a abordagem é feita mediante o ponto de vista do autor (Diego Viana), o qual também é expresso pelo título do texto e sustentado pelos argumentos que são apresentados ao longo da abordagem, cujo objetivo é convencer o leito da correção do ponto de vista ali expresso.

QUESTÃO NÚMERO 12
GABARITO PRELIMINAR: E
COMENTÁRIO: O gênero resenha se refere a texto breve de tipologia normalmente descritiva que pode apresentar a opinião do autor acerca de um determinado texto resenhado. Ocorre que o texto apresentado tem natureza dissertativa argumentativa e emprega várias referências textuais (não só uma) como base para a defesa do ponto de vista do autor.

QUESTÃO NÚMERO 13
GABARITO PRELIMINAR: E
COMENTÁRIO: Apesar de a rescrita sugerida manter a correção da primeira oração do período, geraria erro de pontuação, visto que a nova construção seria uma oração subordinada adverbial condicional deslocada, o que demandaria uso de vírgula obrigatória após “XIX”. Além disso, seria perdida a referência de sujeito do verbo “apostaria”, da 2.ª oração.

QUESTÃO NÚMERO 14
GABARITO PRELIMINAR: E
COMENTÁRIO: No trecho do quinto parágrafo “no breve período de seis dias em que acumulou a coroa”, o vocábulo “que” retoma “período”.

QUESTÃO NÚMERO 15
GABARITO PRELIMINAR: E
COMENTÁRIO: O vocábulo “Entretanto” é conjunção coordenativa adversativa, de sorte que expressa adversidade, oposição, contrariedade, não conclusão.

Gabarito Ética no serviço público

Aguardando comentário do professor.

Gabarito Legislação Institucional

Prof. Vinicius Ribeiro

Questão 28
Gabarito da questão: E
Comentários: 

O rito tradicional de tramitação e aprovação é excepcionado nas situações de abertura de crédito extraordinário, em que são adotadas medidas provisórias.

Questão 29
Gabarito da questão: C
Comentários: 

De fato, o poder executivo é obrigado a executar a programação das emendas individuais constantes da loa, observadas as ressalvas postas na própria cf/88: impedimento de ordem técnica e  situações de reestimativa de receita e despesa que possam resultar no não cumprimento da meta de resultado fiscal.

Questão 30
Gabarito da questão: E
Comentários:
O orçamento não é uma simples peça contábil, visão que era típica do orçamento tradicional. Não cabe essa definição para o orçamento-programa. Além disso, conforme a lei 4.320/64, as despesas são fixadas e as receitas são previstas.

Questão 31
Gabarito da questão: E
Comentários:

As metas não são definidas ou revisadas na lei orçamentária anual. A lei de diretrizes orçamentárias compreenderá as metas e prioridades da administração pública federal.

Questão 32
Gabarito da questão: C
Comentários:

De fato, a loa tem duração de um exercício financeiro, em obediência ao princípio da anualidade, consignado na lei 4.320/64.

Gabarito Noções de Informática

Prof. Maurício Franceschini

Questão 33
Gabarito da questão: E
Comentários: a opção Compartilhar do MS Word 365 permite compartilhar o arquivo por meio de link para qualquer pessoa ou para pessoas específicas, com permissão de exibição ou de edição ou ainda como anexo de e-mail. Entretanto, não é uma opção o compartilhamento por meio de redes sociais. Veja abaixo a caixa de compartilhamento de arquivo no Word 365.

 

 

Questão 34
Gabarito da questão: C
Comentários:

O MS Outlook permite o compartilhamento de arquivos locais ou da nuvem OneDrive como anexo nas mensagens de e-mail. Para isso, o usuário precisa estar autenticado em sua conta da nuvem da Microsoft, o que permitirá acesso ao seu drive online. Veja abaixo a opções que o MS Outlook 365 oferece ao anexar arquivos às mensagens.

Questão 35
Gabarito da questão: C
Comentários:

A configuração padrão do Google Chrome é o salvamento automático do histórico de navegação, ou seja, os endereços dos sites visitados, bem como os arquivos das páginas visitadas, cookies e dados de navegação são salvos no computador do usuário.

Questão 36
Gabarito da questão: C
Comentários:

O MS PowerPoint permite exportar a apresentação de slides como um arquivo em PDF, por meio da guia Arquivo/Exportar, conforme imagem abaixo.

Questão 37
Gabarito da questão: E
Comentários: O recurso Favoritos salva apenas o endereço da página que o usuário seleciona para ser salva, mas não os arquivos daquela página. O recurso que salva as páginas visitadas chama-se histórico de navegação.

Questão 38
Gabarito da questão: C
Comentários:

Dentre as opções de backup do Windows, encontramos a possibilidade de criar uma imagem do sistema, a qual copia integralmente uma unidade de disco na qual o Windows está instalado, incluindo os arquivos ali também armazenados, preservando seu estado atual, o qual será restaurado, em caso de necessidade. Veja abaixo um fragmento da janela de imagem do Windows.

Questão 39
Gabarito da questão: C
Comentários:

Firewall é um muro de fogo, que impede o acesso/conexão não autorizado ao ambiente privado do usuário, ou seja, sua rede ou seu computador pessoal. No caso desta questão, foi abordado o aspecto do computador pessoal do usuário, no qual pode ser utilizado o Windows Defender Firewall, um software utilitário nativo do Windows para proteção da estação de trabalho pessoal.

Questão 40
Gabarito da questão: C
Comentários:

O OneDrive é a nuvem de armazenamento de arquivos da Microsoft, a qual é integrada ao Windows. Se um usuário do Windows estiver devidamente autenticado ao seu OneDrive, é possível abrir um arquivo no modo online da sua nuvem e editá-lo, sendo que, caso a conexão com a internet seja interrompida, a edição ainda é permitida nos aplicativos do MS 365, ficando pendente o upload das alterações, ou seja, elas ficarão salvas apenas localmente, até que a conexão seja restabelecida, oportunidade em que os dados serão sincronizados. Veja a barra de títulos do MS PowerPoint 365, no qual um arquivo foi aberto no modo online, porém o upload está pendente por falta de conexão, a qual foi interrompida por mim propositalmente.

Gabarito Noções de Direito Constitucional

Prof. Aragonê Fernandes

Questão 41
Gabarito da questão: E
Comentários:  o artigo 102, I, r, da CF prevê que cabe originariamente ao STF processar e julgar as ações contra o CNJ e contra o CNMP. Reforçando, o tribunal pacificou o entendimento de ser sua a competência exclusiva para julgamento de ações ordinárias e constitucionais contra os conselhos.

Questão 42
Gabarito da questão: E
Comentários: de fato, o CNMP é composto por 14 integrantes. Porém, eles são nomeados pelo Presidente da República, e não pelo PGR. É o que diz o artigo 130-A da CF.

Questão 43
Gabarito da questão: E
Comentários: questão mais polêmica da prova de direito constitucional. O artigo 130-A fala na competência do CNMP para atuar no controle do cumprimento dos deveres funcionais de seus membros, não incluindo os servidores administrativos.

Some-se a isso o fato de o STF, no MS 28.827, ter afastado a competência do CNMP para revisar punições impostas aos servidores, pois isso geraria um efeito reflexo de levar o questionamento direto ao STF (pois a ação seria contra o CNMP).

Questão 44
Gabarito da questão: C
Comentários: a EC 45/04 previu competir ao Senado processar e julgar, nos crimes de responsabilidade, os membros do CNJ e do CNMP.

Questão 45
Gabarito da questão: C
Comentários: envolve os incisos XVIII e XXVIII do artigo 84 da CF. É bom lembrar que o PR propõe a decretação do estado de calamidade, mas quem decreta é o CN.

Gabarito Noções de Direito Administrativo – Prof. Diogo Surdi

QUESTÃO NÚMERO 16
GABARITO PRELIMINAR: Errada
COMENTÁRIO: O que o §9º do artigo 16 estabelece é que “A celebração do acordo de leniência interrompe o prazo prescricional dos atos ilícitos previstos nesta Lei”.

QUESTÃO NÚMERO 17
GABARITO PRELIMINAR: certa
COMENTÁRIO: A questão está de acordo com o texto estabelecido no artigo 6º da Lei 12.846/2013, de seguinte teor:
Art. 6º Na esfera administrativa, serão aplicadas às pessoas jurídicas consideradas responsáveis pelos atos lesivos previstos nesta Lei as seguintes sanções:
I – multa, no valor de 0,1% (um décimo por cento) a 20% (vinte por cento) do faturamento bruto do último exercício anterior ao da instauração do processo administrativo, excluídos os tributos, a qual nunca será inferior à vantagem auferida, quando for possível sua estimação; e
§ 4º Na hipótese do inciso I do caput , caso não seja possível utilizar o critério do valor do faturamento bruto da pessoa jurídica, a multa será de R$ 6.000,00 (seis mil reais) a R$ 60.000.000,00 (sessenta milhões de reais).

QUESTÃO NÚMERO 18
GABARITO PRELIMINAR: certa
COMENTÁRIO: Assim como afirmado, o artigo 11 determina que “No processo administrativo para apuração de responsabilidade, será concedido à pessoa jurídica prazo de 30 (trinta) dias para defesa, contados a partir da intimação”.

QUESTÃO NÚMERO 19
GABARITO PRELIMINAR: errada
COMENTÁRIO: Estabelece o §8º do artigo 1º da Lei 8.429/1992 que “Não configura improbidade a ação
ou omissão decorrente de divergência interpretativa da lei, baseada em jurisprudência, ainda que não
pacificada, mesmo que não venha a ser posteriormente prevalecente nas decisões dos órgãos de
controle ou dos tribunais do Poder Judiciário”.
Ainda que a questão tenha se limitado à literalidade da norma, é importante destacar que a previsão em
questão está com eficácia suspensa, tendo em vista a decisão do STF no julgamento da ADI 7236.

QUESTÃO NÚMERO 20
GABARITO PRELIMINAR: certa
COMENTÁRIO: A questão está de acordo com o §2º do artigo 11, que estabelece que “A mera perda
patrimonial decorrente da atividade econômica não acarretará improbidade administrativa, salvo se
comprovado ato doloso praticado com essa finalidade

QUESTÃO NÚMERO 21
GABARITO PRELIMINAR: errada
COMENTÁRIO: Atualmente, apenas as condutas dolosas podem ser tipificadas como ato de improbidade
administrativa. Neste sentido, o artigo 3º estabelece que “As disposições desta Lei são aplicáveis, no que
couber, àquele que, mesmo não sendo agente público, induza ou concorra dolosamente para a prática do
ato de improbidade”.

QUESTÃO NÚMERO 46
GABARITO PRELIMINAR: errada
COMENTÁRIO: O dever estabelecido para os servidores é o de cumprir as ordens superiores, exceto quando
manifestamente ilegais.
Art. 116. São deveres do servidor:
IV – cumprir as ordens superiores, exceto quando manifestamente ilegais;

QUESTÃO NÚMERO 47
GABARITO PRELIMINAR: certa
COMENTÁRIO: Temos aqui uma das situações em que o ato administrativo deverá ser motivado, nos
termos da Lei 9.784/1999.
Art. 50. Os atos administrativos deverão ser motivados, com indicação dos fatos e dos fundamentos
jurídicos, quando:
IV – dispensem ou declarem a inexigibilidade de processo licitatório;

QUESTÃO NÚMERO 48
GABARITO PRELIMINAR: errada
COMENTÁRIO: O MPU não pertence à Administração Indireta, sendo, em sentido oposto, uma instituição integrante da Administração Direta. Por fazer parte da Administração Pública Direta, o MPU deve observar as regras relacionadas com as licitações públicas.

QUESTÃO NÚMERO 49
GABARITO PRELIMINAR: certa
COMENTÁRIO: Na situação narrada, estamos diante de uma das hipóteses de licitação dispensável.
Art. 75. É dispensável a licitação:
II – para contratação que envolva valores inferiores a R$ 50.000,00 (cinquenta mil reais), no caso de outros serviços e compras;

QUESTÃO NÚMERO 50
GABARITO PRELIMINAR: certa
COMENTÁRIO: No caso, Ticiano descumpriu a ordem da autoridade superior. Este descumprimento, por sua vez, violou o poder hierárquico, que é o relacionado com a estrutura interna dos órgãos e entidades administrativas.

QUESTÃO NÚMERO 69
GABARITO PRELIMINAR: certa
COMENTÁRIO: Assim como informado, as sociedades de economia mista e as empresas públicas são entidades integrantes da Administração Indireta, medida que ocorre tanto para as prestadoras de serviços públicos quanto para as exploradoras de atividades econômica.

QUESTÃO NÚMERO 70
GABARITO PRELIMINAR: certa
COMENTÁRIO: A desconcentração administrativa é uma técnica administrativa de repartição interna de competências, dando ensejo, conforme afirmado, à criação dos órgãos públicos.

QUESTÃO NÚMERO 77
GABARITO PRELIMINAR: errada
COMENTÁRIO: O que o §4º do artigo 115 estabelece é que “Nas contratações de obras e serviços de engenharia, sempre que a responsabilidade pelo licenciamento ambiental for da Administração, a manifestação prévia ou licença prévia, quando cabíveis, deverão ser obtidas antes da divulgação do edital”.

QUESTÃO NÚMERO 78
GABARITO PRELIMINAR: certa
COMENTÁRIO: Dentro dos limites legalmente estabelecidos, a alteração unilateral poderá ocorrer, conforme previsão da Lei das Licitações.
Art. 124. Os contratos regidos por esta Lei poderão ser alterados, com as devidas justificativas, nos seguintes casos:
I – unilateralmente pela Administração:
b) quando for necessária a modificação do valor contratual em decorrência de acréscimo ou diminuição quantitativa de seu objeto, nos limites permitidos por esta Lei;

QUESTÃO NÚMERO 80
GABARITO PRELIMINAR: certa
COMENTÁRIO: Em relação à multa, o texto legal determina que esta não poderá ser inferior a 0,5% do valor do contrato licitado.
Art. 156, § 3º A sanção prevista no inciso II do caput deste artigo, calculada na forma do edital ou do contrato, não poderá ser inferior a 0,5% (cinco décimos por cento) nem superior a 30% (trinta por cento) do valor do contrato licitado ou celebrado com contratação direta e será aplicada ao responsável por qualquer
das infrações administrativas previstas no art. 155 desta Lei.
No caso, estamos diante de um contrato de R$ 110 mil. Logo, o valor da multa não poderá ser inferior a R$ 550,00, motivo pelo qual a questão está correta.

QUESTÃO NÚMERO 81
GABARITO PRELIMINAR: errada
COMENTÁRIO: Na contratação por tarefa, a execução poderá ocorrer com ou sem o fornecimento de materiais.
Art. 6º Para os fins desta Lei, consideram-se:
XXXI – contratação por tarefa: regime de contratação de mão de obra para pequenos trabalhos por preço certo, com ou sem fornecimento de materiais;

QUESTÃO NÚMERO 82
GABARITO PRELIMINAR: certa
COMENTÁRIO: Para o serviço de restauração de obras de arte e de bens de valor histórico, teremos a inexigibilidade de licitação.
Art. 74. É inexigível a licitação quando inviável a competição, em especial nos casos de:
III – contratação dos seguintes serviços técnicos especializados de natureza predominantemente intelectual com profissionais ou empresas de notória especialização, vedada a inexigibilidade para serviços de publicidade e divulgação:
g) restauração de obras de arte e de bens de valor histórico;

QUESTÃO NÚMERO 83
GABARITO PRELIMINAR: certa
COMENTÁRIO: Uma vez que o termo de referência é utilizado, os critérios de medição e de pagamento devem, obrigatoriamente, constar no referido documento.
Art. 6º Para os fins desta Lei, consideram-se:

XXIII – termo de referência: documento necessário para a contratação de bens e serviços, que deve conter os seguintes parâmetros e elementos descritivos:
g) critérios de medição e de pagamento;

QUESTÃO NÚMERO 84
GABARITO PRELIMINAR: errada
COMENTÁRIO: Por estarmos diante de um serviço de natureza predominantemente intelectual, o que deverá ocorrer, no caso, é a inexigibilidade da licitação, e não a realização de pregão.
Art. 74. É inexigível a licitação quando inviável a competição, em especial nos casos de:
III – contratação dos seguintes serviços técnicos especializados de natureza predominantemente intelectual com profissionais ou empresas de notória especialização, vedada a inexigibilidade para serviços de publicidade e divulgação (…)

QUESTÃO NÚMERO 85
GABARITO PRELIMINAR: certa
COMENTÁRIO: A questão elenca algumas das informações que devem constar no edital do leilão, conforme previsão do artigo 31.
Art. 31, § 2º O leilão será precedido da divulgação do edital em sítio eletrônico oficial, que conterá:
I – a descrição do bem, com suas características, e, no caso de imóvel, sua situação e suas divisas, com remissão à matrícula e aos registros;
II – o valor pelo qual o bem foi avaliado, o preço mínimo pelo qual poderá ser alienado, as condições de pagamento e, se for o caso, a comissão do leiloeiro designado;
III – a indicação do lugar onde estiverem os móveis, os veículos e os semoventes;
IV – o sítio da internet e o período em que ocorrerá o leilão, salvo se excepcionalmente for realizado sob a
forma presencial por comprovada inviabilidade técnica ou desvantagem para a Administração, hipótese em
que serão indicados o local, o dia e a hora de sua realização;
V – a especificação de eventuais ônus, gravames ou pendências existentes sobre os bens a serem leiloados.

QUESTÃO NÚMERO 86
GABARITO PRELIMINAR: errada
COMENTÁRIO: A licitação dispensável é aplicável, no caso, para as contratações de obras de engenharia inferiores a R$ 100 mil.
Art. 75. É dispensável a licitação:
I – para contratação que envolva valores inferiores a R$ 100.000,00 (cem mil reais), no caso de obras e
serviços de engenharia ou de serviços de manutenção de veículos automotores;

QUESTÃO NÚMERO 119
GABARITO PRELIMINAR: errada
COMENTÁRIO: O §1º do artigo 55 estabelece que “Eventuais modificações no edital implicarão nova divulgação na mesma forma de sua divulgação inicial, além do cumprimento dos mesmos prazos dos atos e procedimentos originais, exceto quando a alteração não comprometer a formulação das propostas”.
Assim, nem sempre as modificações do edital implicarão em nova divulgação. Quando a alteração não comprometer a formulação das propostas, não haverá necessidade de nova divulgação.

QUESTÃO NÚMERO 120
GABARITO PRELIMINAR: errada
COMENTÁRIO: Questão bastante específica. Ainda assim, mesmo as contratações emergenciais devem ser realizadas dentro de um parâmetro mínimo estabelecido, evitando com isso excessos por parte dos administradores. Logo, o mais provável é que a questão seja considerada errada.

Gabarito Noções de Administração Financeira e Orçamentária

Prof. Vinicius Ribeiro

Questão 51
Gabarito da questão: C
Comentários:

De fato, de acordo com o manual técnico do orçamento – mto, ao observar o 1º dígito do cógido, pode-se identificar se a ação é um projeto (números ímpares), uma atividade (números pares, exceto o zero) e uma operação especial (zero).

Questão 52
Gabarito da questão: C
Comentários:

É isso. São 4 dígitos para os programas, 4 dígitos para as ações e 4 dígitos para os subtítulos.

Questão 53
Gabarito da questão: E
Comentários:

O elemento de despesa 81, distribuição constitucional ou legal de receitas, não provoca impacto direto na geração de riqueza no pib.

Questão 54
Gabarito da questão: E
Comentários: Isso não é fonte para crédito adicional.

Questão 55
Gabarito da questão: E
Comentários:

Tanto crédito suplementar (reforço de dotação) quanto crédito especial (despesas para as quais não haja dotação específica) dependem de decreto para abertura.

Questão 56
Gabarito da questão: E
Comentários:

Na verdade, é fonte o superávit financeiro: Entende-se por superávit financeiro a diferença positiva entre o ativo financeiro e o passivo financeiro, conjugando-se, ainda, os saldos dos créditos adicionais transferidos e as operações de credito a eles vinculadas.

Questão 57
Gabarito da questão: C
Comentários: Conforme preconiza o mto 2023.

Questão 58
Gabarito da questão: E
Comentários: Nenhum plano orçamentário consta da LOA.

Questão 59
Gabarito da questão: C
Comentários: 

Conforme preconiza o mto 2023.

Questão 60
Gabarito da questão: C
Comentários: De fato, trata-se de função alocativa.

Questão 61
Gabarito da questão: E
Comentários: no tripé, temos metas de inflação, em vez de controle de preços, como diz a assertiva.

Questão 62
Gabarito da questão: E
Comentários:  houve a troca de conceitos entre seleção adversa e moral hazard.
recurso para anulação: o tema da questão extrapola o conteúdo do edital, já que envolve assuntos afetos à economia, matéria que não se confunde com a administração financeira e orçamentária.

Questão 63
Gabarito da questão: C
Comentários: É isso. Como é o exemplo de uma doação recebida.

Questão 64
Gabarito da questão: C
Comentários:  De fato, o estado precisa devolver o recurso temporário.

Questão 65
Gabarito da questão: C
Comentários: Conforme preconiza o mto 2023.

Questão 66
Gabarito da questão: C
Comentários: de fato, ainda que indiretamente, o estado empresário tende a promover justiça social mediante distribuição de renda.

Questão 67
Gabarito da questão: C
Comentários:  Distinção correta entre liberalismo e igualitarismo.

Questão 68
Gabarito da questão: E
Comentários:  Na verdade, a estatização de empresas representa uma intervenção direta.

Gabarito Noções de Administração

Prof. Adriel de Sá Monteiro

QUESTÃO NÚMERO 69

GABARITO PRELIMINAR: CERTO
COMENTÁRIO: Sim, as sociedades de economia mista e empresas públicas de direito privado destinadas à prestação de serviços públicos ou execução de atividades subordinadas são membros da administração indireta.

Essas entidades são criadas pelo Estado para prestar serviços públicos ou executar atividades que estejam subordinadas ao interesse público, porém, são constituídas sob a forma de empresas com participação do Estado e do setor privado, caracterizando-se como uma forma de intervenção do Estado na economia.

 

QUESTÃO NÚMERO 70
GABARITO PRELIMINAR: CERTO
COMENTÁRIO: A desconcentração administrativa na Administração Direta é um processo pelo qual se transfere competências e atribuições de uma autoridade central, geralmente o órgão ou entidade da Administração Pública situado na sede do poder, para outros órgãos ou unidades administrativas situados em diferentes regiões ou setores do território nacional.

Por exemplo, um ministério pode desconcentrar suas atribuições e competências para órgãos regionais ou setoriais, como superintendências, delegacias, unidades de atendimento, entre outros, de forma a atender às necessidades e demandas específicas de cada região ou setor.

QUESTÃO NÚMERO 71
GABARITO PRELIMINAR: ERRADO
COMENTÁRIO:  Uma amplitude administrativa ampla significa que cada gerente tem um grande número de subordinados, o que pode levar a uma maior especialização do trabalho, maior rapidez nas decisões e, em teoria, menor custo administrativo. No entanto, pode haver dificuldades na comunicação e na coordenação, bem como problemas de sobrecarga de trabalho para o gerente e de falta de supervisão adequada para os subordinados.

Por outro lado, uma amplitude administrativa estreita significa que cada gerente tem poucos subordinados, o que pode levar a uma maior supervisão e orientação por parte do gerente, bem como a uma melhor comunicação e coordenação. No entanto, pode haver um aumento dos custos administrativos, já que mais gerentes são necessários para administrar a mesma quantidade de funcionários.

 

QUESTÃO NÚMERO 72
GABARITO PRELIMINAR: CERTO
COMENTÁRIO:

De fato, em organizações com poucos níveis administrativos, como as horizontalizadas, é comum que as oportunidades de promoção sejam mais raras, já que há menos cargos hierárquicos disponíveis. Porém, em contrapartida, as decisões costumam ser mais rápidas e o processo de comunicação é mais fluído, com menos distorções.

Isso acontece porque em organizações com muitos níveis administrativos, há uma maior burocratização e formalização do processo de tomada de decisão e comunicação, o que pode tornar o processo mais lento e sujeito a distorções, além de gerar custos administrativos elevados. Já em organizações com poucos níveis administrativos, há uma maior proximidade e interação entre os funcionários e gestores, o que facilita a troca de informações e a tomada de decisão mais ágil.

 

QUESTÃO NÚMERO 73

GABARITO PRELIMINAR: ERRADO
COMENTÁRIO: A divisão de uma organização em departamentos masculino, feminino e infantil é um exemplo de departamentalização por clientes.

A departamentalização por clientes é uma forma de agrupar as atividades de uma organização com base nas necessidades e características dos clientes atendidos. Isso envolve a criação de departamentos que se concentram em atender a clientes específicos.

 

QUESTÃO NÚMERO 74
GABARITO PRELIMINAR: ERRADO
COMENTÁRIO: A introdução de inovações tecnológicas pode ser vantajosa tanto em processos de centralização quanto de descentralização administrativa, pois pode aumentar a eficiência, produtividade e qualidade do trabalho em ambos os casos.

No entanto, em processos de descentralização, a introdução de inovações tecnológicas pode permitir uma maior autonomia para os diferentes níveis da organização, possibilitando que eles tomem decisões mais ágeis e eficientes em suas respectivas áreas de atuação. Isso pode permitir uma maior eficiência e eficácia nos processos de tomada de decisão e execução de tarefas.

Por outro lado, em processos de centralização, a introdução de inovações tecnológicas pode permitir um maior controle e coordenação dos processos, permitindo uma melhor monitorização e análise dos resultados.

 

QUESTÃO NÚMERO 75
GABARITO PRELIMINAR: ERRADO
COMENTÁRIO: Os processos de apoio são aqueles que não estão diretamente ligados à realização do objetivo principal da organização, mas que são necessários para que as atividades principais possam ser realizadas de maneira eficiente e eficaz.

Assim, se o processo denominado “elaborar relatórios” seja estratégico para a realização dos objetivos de um órgão, ele será classificado como processo essencial ou primário.

 

QUESTÃO NÚMERO 76
GABARITO PRELIMINAR: CERTO
COMENTÁRIO: Os padrões ou normas estabelecidos em um processo são importantes para garantir a qualidade e consistência do trabalho realizado. Quando ocorrem divergências entre o conteúdo apresentado e o padrão estabelecido, isso pode indicar que o processo não está sendo seguido de acordo com as expectativas da organização, o que pode resultar em problemas de qualidade e eficiência.

Por exemplo, se um processo de produção de um produto estabelece um padrão para a quantidade de matéria-prima a ser utilizada, e essa quantidade não é seguida corretamente, isso pode resultar em produtos de qualidade inferior ou em desperdício de matéria-prima.

Portanto, é importante identificar e corrigir problemas relacionados ao padrão ou norma estabelecida para garantir a qualidade e eficiência do processo.

 

QUESTÃO NÚMERO 79
GABARITO PRELIMINAR: ERRADO
COMENTÁRIO: Na gestão de processos, as organizações buscam uma visão integrada e holística do funcionamento dos seus processos, em vez de uma visão compartimentada e individualizada das unidades existentes.

Isso porque a gestão de processos parte do pressuposto de que as atividades de uma organização devem ser vistas e gerenciadas como um todo integrado, e não como unidades isoladas. Dessa forma, as organizações buscam entender como os processos funcionam e como eles interagem entre si, para identificar oportunidades de melhoria e eliminar gargalos.

 

Gabarito Noções de Arquivologia

Prof. Elvis Correa Miranda

Questão 87
Gabarito da questão: C
Comentários:

O item se refere ao princípio da proveniência, também chamado na bibliografia arquivística de princípio do respeito aos fundos. Entende-se por fundo ou fundo de arquivo o conjunto de documentos de uma entidade (pessoa física ou jurídica). É um conceito importante para entidades que custodiam arquivos de entidades distintas, como os Arquivos Públicos Estaduais ou Municipais, por exemplo. Nesta situação, recomenda-se que tais fundos não se misturem uns com os outros, mantendo a sua individualidade. Assim, podemos afirmar, realmente, que o princípio da proveniência delimita o contexto dos documentos de um fundo de arquivo, no sentido de que, ao manter fundos (arquivos) de entidades distintas separados, podemos compreender cada conjunto (fundo ou arquivo) dentro da sua realidade distinta, sem a “contaminação” dos outros arquivos (fundos arquivísticos).

Questão 88
Gabarito da questão: C
Comentários:

Organicidade é o princípio segundo o qual os documentos de arquivo são acumulados em função das atividades vinculadas à entidade acumuladora (pessoa física ou jurídica), refletindo tais atividades. Em função deste princípio os documentos de arquivo se vinculam à entidade acumuladora e ao conjunto (arquivo) a que pertencem. Desta forma, o item está correto, pois resume bem uma característica deste princípio.

Questão 89
Gabarito da questão: E
Comentários:

A bibliografia apresenta diferenças básicas entre arquivos, bibliotecas e museus, com destaque para os dois primeiros. Uma das diferenças é com relação à finalidade. Os arquivos guardam documentos para fins funcionais (atender às atividades da instituição), enquanto bibliotecas e museus guardam documentos para fins culturais.

Questão 90
Gabarito da questão: E
Comentários:

 O termo “coleção” caracteriza documentos acumulados de maneira artificial (não orgânica). É uma característica dos documentos das bibliotecas, e não dos arquivos. Em regra, o termo “coleção” é contrário ao conceito de acumulação orgânica, característica dos documentos de arquivo. Ao afirmar que o fundo de arquivo é uma “coleção” de documentos, o item se torna incorreto.

Questão 91
Gabarito da questão: C
Comentários:

O termo classificação aqui é utilizado no sentido da organização dos documentos no acervo. Nas bibliotecas, realmente, há uma classificação padronizada em nível mundial (por meio da CDU ou CDD). Nos arquivos, não há esta padronização, e cada instituição deverá organizar o seu arquivo da forma que melhor atenda às suas necessidades.

Questão 92
Gabarito da questão: C
Comentários:

O artigo 6º da Lei 8.159/1991 afirma que “Fica resguardado o direito de indenização pelo dano material ou moral decorrente da violação do sigilo, sem prejuízo das ações penal, civil e administrativa”.

Questão 93
Gabarito da questão: C
Comentários:

 O artigo 18 da Lei 8.159/1991 prevê que “Compete ao Arquivo Nacional a gestão e o recolhimento dos documentos produzidos e recebidos pelo Poder Executivo Federal, bem como preservar e facultar o acesso aos documentos sob sua guarda, e acompanhar e implementar a política nacional de arquivos”.

Questão 94
Gabarito da questão: E
Comentários:

O artigo 8º da Lei 8.159/1991 prevê que “Os documentos públicos são identificados como correntes, intermediários e permanentes, e não impessoais, ordinários e ostensivos, como afirma o item.

Questão 95
Gabarito da questão: E
Comentários:

O artigo 2ºA da Lei 12.682/2012, conhecida como a Lei da Digitalização, prevê, em seu § 1º, que “Após a digitalização, constatada a integridade do documento digital nos termos estabelecidos no regulamento, o original poderá ser destruído, ressalvados os documentos de valor histórico, cuja preservação observará o disposto na legislação específica”. Este trecho foi incluído nesta lei por meio da Lei 13.874/2019. Portanto, os documentos de valor permanente não podem ser eliminados, ainda que tenham sido digitalizados, o que torna o item incorreto.

Questão 96
Gabarito da questão: E
Comentários:

As atividades de protocolo visam garantir o controle da tramitação dos documentos que circulam na instituição, em busca de solução. É uma atividade, portanto, da idade corrente do ciclo vital e não da idade intermediária como afirma o item.

Questão 97
Gabarito da questão: C
Comentários:

Os documentos de arquivo são preservados em função da importância que apresentam para a entidade acumuladora ou para a sociedade. É o que a bibliografia da área chama de valor dos documentos. Este valor pode ser: primário, quando vinculado à importância administrativa, fiscal ou jurídica, motivo pelo qual o documento foi criado, ou secundário, quando vinculado à importância histórica não só para a entidade acumuladora como para a sociedade em geral. O valor primário dos documentos estará presente nas idades corrente e intermediária do ciclo vital, enquanto o valor secundário estará presente nos documentos da idade permanente.

Questão 98
Gabarito da questão: C
Comentários:

A classificação consiste na identificação das atividades e funções da instituição, organizando-as de forma hierarquizada (das mais gerais para as mais específicas). O resultado da classificação é o plano de classificação, que será adotado nos arquivos para a organização do acervo. A ordenação é a definição da sequência a ser adotada para guardar os documentos dentro de cada unidade de classificação (por exemplo, notas fiscais ordenadas cronologicamente dentro do grupo “documentos fiscais”). Desta forma, o item resume corretamente esta situação.

Questão 99
Gabarito da questão: C
Comentários:

A classificação consiste na identificação das atividades e funções da instituição, organizando-as de forma hierarquizada (das mais gerais para as mais específicas). O resultado da classificação é o plano de classificação, no qual serão atribuídos códigos a cada atividade ou função da entidade. Desta forma, cada documento que ingressa na instituição terá seu código anotado na primeira folha, e este código servirá para indicar sua posição dentro do arquivo. Assim, a classificação do documento de arquivo realmente é feita a partir da função ou atividade a que este documento está vinculado.

Questão 100
Gabarito da questão: E
Comentários:

 Na verdade, a atividade de classificação, que consiste na identificação das atividades e funções que geram documentos na instituição é anterior à avaliação, que é a atividade em que são definidos os prazos de guarda a destinação de cada tipo de documento da entidade. A avaliação, que resulta na criação da tabela de temporalidade, inclusive, é feita a partir do plano de classificação da instituição, instrumento arquivístico que resulta da atividade de classificação.

Questão 101
Gabarito da questão: E
Comentários:

 Na verdade, a tabela de temporalidade apresentará os prazos de guarda dos documentos nas idades corrente e intermediária e, em seguida, a destinação final dos documentos (eliminação ou recolhimento para guarda permanente). Em instituições em que os documentos são submetidos à digitalização ou à microfilmagem de documentos esta informação até pode estar presente na tabela de temporalidade, mas não é o tipo de informação padrão, que caracteriza a tabela de temporalidade, como afirma o item, o que o torna incorreto.

Questão 102
Gabarito da questão: C
Comentários:

Marilena Leite Paes, em sua obra: “Arquivo: Teoria e Prática”, apresenta como principais atividades de conservação de documentos a desinfestação, a limpeza, o alisamento e a restauração/restauro. A limpeza, segundo a autora, é a fase posterior à fumigação, que é a principal técnica de desinfestação. A autora acrescenta que “em países desenvolvidos há instalações especiais para esta operação” e que “na falta destas instalações, usa-se um pano macio, uma escova ou um aspirador de pó”.

Questão 103
Gabarito da questão: E
Comentários:

 Tanto a luz natural (luz do sol) quanto a luz artificial provocam o envelhecimento precoce dos documentos e devem ser evitados nos depósitos de arquivo.

 

Gabarito Noções de Recursos materiais – Prof. Adriel de Sá Monteiro

QUESTÃO NÚMERO 104
GABARITO PRELIMINAR: ERRADO
COMENTÁRIO: Na verdade, o cross-docking é uma técnica logística que tem como objetivo reduzir os níveis de estoque e minimizar os custos de armazenagem.

O cross-docking consiste em receber os produtos dos fornecedores, consolidá-los e distribuí-los diretamente para os clientes finais, sem passar pelo processo de armazenagem intermediário. Dessa forma, o estoque fica em trânsito e é reduzido ao mínimo necessário para a operação.

 

QUESTÃO NÚMERO 105
GABARITO PRELIMINAR: ERRADO
COMENTÁRIO: O tempo de reposição é composto pelo tempo de entrega do fornecedor, acrescido do tempo de processamento interno da empresa, como o tempo de elaboração do pedido, o tempo de aprovação do pedido, o tempo de processamento do pedido, entre outros.

Assim, é importante que as empresas incluam o tempo de elaborar e confirmar o pedido junto ao fornecedor no cálculo do tempo de reposição, para que possam estimar de forma mais precisa quando o produto estará disponível em estoque novamente e evitar rupturas ou excessos de estoque.

 

QUESTÃO NÚMERO 106
GABARITO PRELIMINAR: ERRADO
COMENTÁRIO:  Materiais não produtivos são aqueles que não são diretamente utilizados na produção do produto final, mas que são necessários para o funcionamento da empresa e para o processo produtivo.

Esses materiais incluem itens como materiais de escritório, equipamentos de proteção individual, ferramentas de manutenção, produtos de limpeza, entre outros. Embora esses materiais não agreguem valor diretamente ao produto final, são essenciais para que a produção possa ocorrer de forma eficiente e segura.

 

QUESTÃO NÚMERO 107
GABARITO PRELIMINAR: CERTO
COMENTÁRIO:  Ao considerar o peso líquido de cada item de consumo, é possível também definir a forma de armazenagem e manuseio dos materiais, garantindo que os colaboradores responsáveis pelas atividades de movimentação e transporte dos produtos possam realizar o trabalho com segurança e sem riscos de acidentes ou danos aos materiais.

Dessa forma, a informação acerca do peso líquido de cada item de consumo é importante para garantir a eficiência e a segurança no processo de gestão de estoques e movimentação de materiais no almoxarifado.

 

QUESTÃO NÚMERO 108
GABARITO PRELIMINAR: CERTO
COMENTÁRIO:  Quanto à colocação de itens mais leves na parte superior das prateleiras, essa é uma prática que pode ser adotada em determinadas situações, por exemplo, quando se tem uma grande quantidade de itens pequenos e leves a serem armazenados.

Em geral, é recomendado que os itens mais utilizados sejam colocados em prateleiras de fácil acesso e em altura adequada para os colaboradores responsáveis pela movimentação dos materiais, a fim de evitar lesões ou acidentes. Além disso, é importante que a distribuição dos materiais nas prateleiras seja feita de forma que permita uma boa visibilidade e identificação dos itens, facilitando a localização e retirada dos mesmos.

 

QUESTÃO NÚMERO 109
GABARITO PRELIMINAR: CERTO
COMENTÁRIO:  De fato, a verificação quantitativa de embalagens padronizadas e em grandes quantidades pode ser realizada por meio de cálculos.

Por exemplo, se uma empresa recebe uma grande quantidade de caixas de um produto, cada caixa com 50 unidades do produto, a verificação quantitativa pode ser feita calculando-se o número total de unidades recebidas. Nesse caso, basta multiplicar o número de caixas recebidas pelo número de unidades em cada caixa, ou seja, 50. Se foram recebidas, por exemplo, 100 caixas, o número total de unidades recebidas será de 100 x 50 = 5000 unidades.

 

QUESTÃO NÚMERO 110
GABARITO PRELIMINAR: CERTO
COMENTÁRIO:

Quando o material é recebido e conferido, ele passa a fazer parte do estoque da empresa, e o valor correspondente deve ser registrado contabilmente. Esse registro deve ser feito de acordo com as normas contábeis, que determinam que os estoques devem ser registrados pelo valor de custo de aquisição ou produção, acrescido dos custos necessários para colocá-los em condições de venda ou de uso.

 

QUESTÃO NÚMERO 111
GABARITO PRELIMINAR: CERTO
COMENTÁRIO:

De fato, o código 200.110.003.120 é um exemplo de sistema decimal de codificação para controle de bens patrimoniais. Nesse sistema, os números são organizados em grupos separados por pontos, sendo que cada grupo representa um nível hierárquico do código.

No caso desse código específico, ele tem quatro níveis hierárquicos e cada um deles representa uma informação específica sobre o bem patrimonial, como o órgão responsável, a categoria do bem, a subcategoria e o número de identificação. Esse sistema é amplamente utilizado na administração pública para controle patrimonial.

 

QUESTÃO NÚMERO 112
GABARITO PRELIMINAR: CERTO
COMENTÁRIO:

O método de cálculo mais utilizado pelas empresas é o Método Linear, bem como é o método de depreciação fiscal aceito pela Receita Federal do Brasil nos termos da Instrução Normativa RFB 1700/2017.

O sistema de depreciação linear é um método de cálculo que permite distribuir o valor do bem ao longo de sua vida útil de forma uniforme. Esse método é baseado na ideia de que o bem perde valor de maneira constante ao longo do tempo.

 

QUESTÃO NÚMERO 113
GABARITO PRELIMINAR: ERRADO
COMENTÁRIO:

Segundo a IN 205/88, os tipos de Inventários Físicos são:

  1. a) anual – destinado a comprovar a quantidade e o valor dos bens patrimoniais do acervo de cada unidade gestora, existente em 31 de dezembro de cada exercício – constituído do inventário anterior e das variações patrimoniais ocorridas durante o exercício.
  2. b) inicial – realizado quando da criação de uma unidade gestora, para identificação e registro dos bens sob sua responsabilidade;
  3. c) de transferência de responsabilidade- realizado quando da mudança do dirigente de uma unidade gestora ;
  4. d) de extinção ou transformação – realizado quando da extinção ou transformação da unidade gestora;
  5. e) eventual – realizado em qualquer época, por iniciativa do dirigente da unidade gestora ou por iniciativa do órgão fiscalizador.

Assim, é o inventário de extinção ou transformação que é realizado quando da extinção ou transformação da unidade gestora.

 

QUESTÃO NÚMERO 114
GABARITO PRELIMINAR: ERRADO
COMENTÁRIO:

O inventário patrimonial é um procedimento administrativo e, ao mesmo tempo, contábil. É a checagem pra verificar se tanto a quantidade quanto os valores contábeis conferem fisicamente com o registrado no sistema.
Portanto, ao utilizar o termo “”Além”, o item dá a entender que se tratam de instrumentos distintos, quando na verdade se trata de um único instrumento com mais de um objetivo.
Ainda, não há nada em Administração Pública que fale da obrigatoriedade de um inventário contábil anual.”

 

QUESTÃO NÚMERO 115
GABARITO PRELIMINAR: ERRADO
COMENTÁRIO:

Segundo a IN 205/88, a alienação é que consiste na operação que transfere o direito de propriedade do material mediante, venda, permuta ou doação. Já a cessão consiste na movimentação de material do Acervo, com transferência de posse, gratuita, com troca de responsabilidade, de um órgão para outro, dentro do âmbito da Administração Federal Direta.

 

Gabarito CNMP preliminar

Os gabaritos oficiais preliminares das provas objetivas serão divulgados na internet, no endereço
eletrônico http://www.cebraspe.org.br/concursos/cnmp_23, a partir das 19 horas do dia 18 de abril até 18h do dia 20 de abril de 2023.

Gabarito CNMP: recursos

O candidato que desejar interpor recursos contra os gabaritos oficiais preliminares das provas objetivas terá que fazer no período estabelecido no cronograma constante do edital, sendo das 10 horas do dia 19 até 18 horas do dia 20 de abril de 2023.

Para recorrer contra os gabaritos oficiais preliminares das provas objetivas, o candidato deverá utilizar o Sistema Eletrônico de Interposição de Recurso, disponível no endereço eletrônico http://www.cebraspe.org.br/concursos/cnmp_23, e seguir as instruções ali contidas.

Todos os recursos serão analisados, e as justificativas das alterações/anulações de gabarito serão divulgadas no site da banca.

Não serão encaminhadas respostas individuais aos candidatos. O candidato deverá ser claro, consistente e objetivo em seu pleito. Recurso inconsistente ou intempestivo, será preliminarmente indeferido.

Concurso CNMP: próximas etapas

O concurso CNMP será composto por três etapas, são elas:

  1. Prova Objetivas, de caráter eliminatório e classificatório, para todos os cargos;
  2. Prova Discursiva, de caráter eliminatório e classificatório, somente para os cargos de nível superior;
  3. Teste de Aptidão Física, de caráter eliminatório, somente para o Cargo 11: Técnico do CNMP – Área: Apoio Técnico Administrativo – Especialidade: Segurança Institucional.

Prova CNMP: análise

Fez a prova neste domingo (16/04)? Deixe nos comentários a sua análise sobre a prova.

  • O que você achou do nível de dificuldade da prova?
  • O conteúdo cobrado na prova correspondia com o previsto no edital?
  • A banca trouxe alguma inovação na cobrança do conteúdo?
  • Havia muitos candidatos ausentes na sua sala?

Resumo do concurso

Concurso CNMP Conselho Nacional do Ministério Público
Situação Atual edital publicado
Banca organizadora Cebraspe
Cargos Técnico e Analista do CNMP
Escolaridade Níveis médio e superior
Carreiras Legislativa, administrativa e tecnologia da informação
Lotação Brasília – DF
Número de vagas 9 + Cadastro de Reserva
Remuneração de R$ 7.591,36 a R$ 12.455,30
Inscrições 27 de janeiro a 17 de fevereiro de 2023
Taxa de inscrição de R$ 55,00 a R$ 75,00
Data da prova objetiva 16 de abril de 2023
Clique aqui para ver o edital do concurso CNMP 2023

Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil?
Clique nos links abaixo:

CONCURSOS ABERTOS

CONCURSOS 2023

Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias do mundo dos concursos!
Clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:

TELEGRAM

Por
25 min. de leitura

Tudo que sabemos sobre:

edital publicado