Gabarito SME Recife PE extraoficial: VEJA aqui!

Gabarito SME Recife PE extraoficial: confira os comentários de nossos mestres sobre a prova

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28 min. de leitura

O Concurso SME Recife PE para ingresso na Secretaria Municipal de Educação está com provas aplicadas. O Gran está realizando a correção da avaliação e divulgará o gabarito SME Recife PE extraoficial.

Navegue pelo índice e saiba todos os detalhes sobre a Prova Recife PE

Ser aprovado é questão de treino

Gabarito SME Recife PE extraoficial: Gabarito extraoficial

O gabarito Concurso SME Recife PE extraoficial está em elaboração, aguarde para maiores informações!

Gabarito SME Recife PE extraoficial: Comentários

Para auxiliar os candidatos, o Gran disponibilizará o gabarito extraoficial das questões da prova para o cargo de Professor I comentadas por nossos professores especialistas.

Este conteúdo será atualizado de acordo com o recebimento dos comentários.

Utilizamos a seguinte prova como referência: Clique aqui para acessar!

Navegue pelo índice abaixo de acordo com a disciplina:

Gabarito SME Recife PE extraoficial: Língua portuguesa

Comentários feitos pelo professor Gustavo Silva:

Questão: 01
Gabarito preliminar: errado
Comentário:

Darcy Ribeiro não se considerava fracassado por ter-se dedicado a várias áreas de conhecimento. Conforme o texto, ele tão só “dizia ter fracassado em sua missão de tornar o Brasil aquilo que ‘poderia ser’”.

Questão: 02
Gabarito preliminar: errado
Comentário:

O comentário do sociólogo dá a entender que o texto de Darcy Ribeiro era envolvente como se o autor estivesse efetivamente vocalizando suas ideias, como se estivesse falando com o leitor. A forma como o item se apresenta formulado sugere que Darcy escrevia tal qual as pessoas falam, o que torna a afirmativa errada.

Ressalte-se que a banca pode sugerir a correção do item considerando a escrita de Darcy Ribeiro semelhante a forma de ele falar, discursar. Contudo, essa não é visão adequada, visto que, para ser minimamente aceitável, no texto do item, deveria constar referência clara ao autor, com o uso, por exemplo, de possessivo no trecho pertinente: o “seu” discurso falado.

Questão: 03
Gabarito preliminar: certo
Comentário:

O texto informa que Darcy Ribeiro “participou da criação do primeiro curso de pós-graduação em antropologia cultural no Brasil”, o que implica afirmar que ele de fato “foi pioneiro no campo educacional de antropologia cultural”.

Vale ressaltar que a banca pode sugerir a incorreção do item ante a ideia de ser pioneiro na hipótese de ter sido um dos primeiros professores dessa disciplina em cursos de graduação. Contudo, essa percepção só seria viável se o item fosse mais específico e dissesse pioneiro no ensino de antropologia cultural.

Questão: 04
Gabarito preliminar: certo
Comentário:

Em vista de Darcy Ribeiro se reconhecer como “um homem de ‘muitas peles’”, uma vez que se dedicou a várias áreas de conhecimento, pode-se depreender que sua atuação como professor universitário não constitui sua atividade mais frequente. Confirma isso o trecho seguinte: “Apesar de ter sido reitor, fundador e reformador de universidades, Darcy viveu a maior parte de sua carreira fora de instituições universitárias brasileiras”.

Questão: 05
Gabarito preliminar: errado
Comentário:

A rotulação mencionada no item não é mencionada no texto. Além disso, ele informa que “a análise dos povos latino-americanos e a valorização do ponto de vista indígena fazem da obra de Darcy Ribeiro uma fonte de inspiração para pesquisadores do campo de estudo pós-coloniais e decoloniais” (grifei). Ademais, o próprio texto afirma: “São releituras e apropriações, porque, quando ele publicou, esses termos não eram usados” (grifei).

Questão: 06
Gabarito preliminar: certo
Comentário:

De fato, o texto menciona alguns elementos do projeto de Darcy Ribeiro para o ensino superior: “Publicou livros com A universidade necessária e La universidad latinoamericada, em que expôs seu projeto baseado em interdisciplinaridade, investimento em pesquisa científica avançada, compromisso social e participação do corpo discente na tomada de decisões”.

Questão: 07
Gabarito preliminar: errado
Comentário:

Trata-se de texto que se apresenta com linguagem objetiva cujo tema gira em torno da carreira de Darcy Ribeiro e suas ideias; portanto, o que se tem é um texto dissertativo expositivo.

Questão: 08
Gabarito preliminar: errado
Comentário:

O verbo projetar no texto é empregado com o sentido de sugerir possibilidades de acontecimentos para o futuro, não planejar.

Questão: 09
Gabarito preliminar: errado
Comentário:

Vírgula após “reitor” efetivamente separa termos de uma enumeração; contudo, a vírgula após “universidades” isola a estrutura da oração adverbial anteposta à oração principal.

Questão: 10
Gabarito preliminar: certo
Comentário:

Efetivamente, os substantivos “etnólogo”, “gestor” e “político” são qualificados pelos adjetivos “indigenista”, “público” e “militante”, respectivamente

Questão: 11
Gabarito preliminar: errado
Comentário:

“Apesar de” introduz oração subordinada adverbial concessiva reduzida de infinitivo e expressa no período ideia de oposição fraca, não de causa.

Questão: 12
Gabarito preliminar: errado
Comentário:

De fato, a presença do pronome relativo “que” como sujeito sintático de “projetaram” permite emprego do singular; contudo, a concordância passaria a ser com “um”, não com “figura”.

Questão: 13
Gabarito preliminar: certo
Comentário:

“Este”, no texto, equivale a este momento. Considerado o contexto enunciativo, o demonstrativo carrega consigo a mesma ideia de “agora”: Agora é um momento excelente para reexaminar suas ideias.

Vale ainda acrescentar que, entre os sentidos dicionarizados de agora se encontram “na época em que estamos”, “atualmente”, que correspondem à semântica presente no texto.

Questão: 14
Gabarito preliminar: errado
Comentário:

A expressão “Na mesma época” se refere aos dois anos em que Darcy Ribeiro “ensinou etnologia brasileira” na “Escola Brasileira de Administração Pública, da Fundação Getúlio Vargas”. Já “Nesse período” diz respeito ao tempo em que ele “lecionou na Universidade do Brasil, atual Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)”.

Gabarito SME Recife PE extraoficial: Legislação

Comentários feitos pelo professor Carlinhos Costa:

Questão: 15
Gabarito preliminar: certo
Comentário: Essa vinculação é descrita no início da lei em dois momentos. Como um princípio da educação e como concepção progressista da lei.

Questão: 16
Gabarito preliminar: errado
Comentário: A educação digital não é um princípio da LDB, mas sim uma garantia ou dever do Estado adicionado em 2023.

Questão: 17
Gabarito preliminar: errado
Comentário: Na parte diversificada do currículo do Ensino Fundamental será incluído, obrigatoriamente, a partir do 6º ano, o ensino de, pelo menos, uma Língua Estrangeira moderna, cuja escolha ficará a cargo da comunidade escolar.

Questão: 18
Gabarito preliminar: errado
Comentário: Mesmo quando o sistema de ensino ou a escola, no uso de sua autonomia, fizerem opção pelo regime seriado, será necessário considerar os três anos iniciais do Ensino Fundamental como um bloco pedagógico ou um ciclo sequencial não passível de interrupção, voltado para ampliar a todos os alunos as oportunidades de sistematização e aprofundamento das aprendizagens básicas, imprescindíveis para o prosseguimento dos estudos.

Questão: 19
Gabarito preliminar: certo
Comentário: O principal objetivo da Política de Tecnologia na Educação da Rede Municipal de Ensino do Recife – RMER é contribuir no atendimento às demandas sociais por uma formação de qualidade tendo como princípio a tecnologia a serviço da construção e socialização do conhecimento e do exercício da cidadania. Busca-se com isso o desenvolvimento do senso crítico, a criatividade, o trabalho colaborativo e a autoria dos estudantes.

Questão: 20
Gabarito preliminar: errado
Comentário: São Eixos e Princípios da Política de Ensino: Escola Democrática, Diversidade, Meio Ambiente e Tecnologia, esses são tratados como os alicerces conceituais e os caminhos que assegurarão as aprendizagens, considerando os eixos como veículo da convivência e da experiência cidadã.

Questão: 21
Gabarito preliminar: certo
Comentário: Para garantir a articulação entre os diferentes cursos e programas destinados à Formação Continuada de Professores, e para superar a fragmentação e ausência de articulação dos diferentes saberes, é recomendada às IES a criação de institutos/unidades integradas para a formação de professores, que tenham no seu corpo docente, além daqueles que compõem a instituição formadora, professores experientes das redes escolares de ensino, criando, assim, uma ponte orgânica e contextualizada entre a Educação Superior e a Educação Básica.

Questão: 22
Gabarito preliminar: errado
Comentário: Não são aprendizagens iniciais, mas sim essenciais.

Questão: 23
Gabarito preliminar: certo
Comentário: Descrição perfeita e de acordo com o artigo 205 da CF/88.

Comentários feitos pela professora Fabiana Aparecida:

Questão: 23
Gabarito preliminar: certo
Comentário: A assertiva está CORRETA, pois é a literalidade do que está previsto no artigo 205 da Constituição Federal.

Questão: 24
Gabarito preliminar: certo
Comentário: A assertiva está incompleta, todavia não se pode afirmar que está errada. Seu fundamento está no artigo 53-A do Estatuto da Criança que afirma:
É dever da instituição de ensino, clubes e agremiações recreativas e de estabelecimentos congêneres assegurar medidas de conscientização, prevenção e enfrentamento ao uso ou dependência de drogas ilícitas.

Comentários feitos pelo professor Carlinhos Costa:

Questão: 25
Gabarito preliminar: certo
Comentário: O profissional de apoio escolar é a pessoa que exerce atividades de alimentação, higiene e locomoção do estudante com deficiência e atua em todas as atividades escolares nas quais se fizer necessária, em todos os níveis e modalidades de ensino, em instituições públicas e privadas, excluídas as técnicas ou os procedimentos identificados com profissões legalmente estabelecidas.

Questão: 26
Gabarito preliminar: E
Comentário: O servidor não poderá se afastar para estudo ou missão de qualquer natureza, com ou sem vencimento, sem prévia autorização ou designação pelo Prefeito ou pelo Presidente da Câmara Municipal, conforme o caso. (Redação dada pela Lei nº 18964/2022).

Comentários feitos pela professora Fernanda Borges Camargo:

Questão: 27
Gabarito preliminar: certo
Comentário: Embora, de fato, a educação seja um direto fundamental social previsto na Constituição, com relação a educação em Direitos Humanos, é um direito humano que tem registro em tratados internacionais, sendo ratificado pelo Brasil.

Questão: 28
Gabarito preliminar: certo
Comentário: Artigo 26. Todo ser humano tem direito à instrução. A instrução será gratuita, pelo menos nos graus elementares e fundamentais.

Questão: 29
Gabarito preliminar: 
Comentário: apesar de todos os avanços sobre o tema, ainda é preciso que se evolua com relação a diversidade e multiculturalismo.

Comentários feitos pela professora Charlene Rodrigues (conhecimentos básicos):

Questão 30
Gabarito preliminar: certo
Comentário:

A banca tenta confundir o candidato no que tange às concepções sobre a Teoria Histórico-Cultural (envolve Vygotsky e seus colaboradores)  e a Teoria Histórico- Crítica (Saviani e seus colaboradores). Vale salientar que a Teoria Histórico-Cultural conceitua o aprendizado do indivíduo por meio de sua natureza social. Também se faz necessário resgatar que a base psicológica da Pedagogia Histórico-Crítica é a psicologia Histórico-Cultural, aplicada à educação, através de seu principal representante, Vygotski, que entende o desenvolvimento psicológico como originário das diversas formas de ação do sujeito e de sua consciência no interior das relações sociais.

A  Pedagogia Histórico-Crítica apresenta a educação em função da transformação das relações sociais. Quando nos reportamos a didática da Pedagogia Histórico-Crítica, por exemplo, podemos afirmar que se refere ao processo dialético associado a concepção de práxis pedagógica, ou seja, a unicidade entre teoria e prática de elaboração do conhecimento científico. Assim, é possível compreender que ambas, tanto a teoria Histórico-Cultural quanto a Pedagogia Histórico-Crítica, abarcam uma abordagem didática de perspectiva do mundo e de análise da educação capaz de ser um instrumento significativo de elaboração do conhecimento científico voltada à transformação social.

Questão 31
Gabarito preliminar: errado
Comentário:

Conforme exposto na justificativa da questão anterior, as concepções sobre a Teoria Histórico-Cultural envolve Vygotsky e seus colaboradores, e a Teoria Histórico- Crítica Saviani e seus colaboradores). A Teoria Histórico-Cultural conceitua o aprendizado do indivíduo por meio de sua natureza social. Também se faz necessário resgatar que a base psicológica da Pedagogia Histórico-Crítica é a psicologia Histórico-Cultural, aplicada à educação, através de seu principal representante, Vygotski, que entende o desenvolvimento psicológico como originário das diversas formas de ação do sujeito e de sua consciência no interior das relações sociais. 

Abrantes e Martins (2007, p. 319), […] a prática social pressupõe domínios teóricos e práticos e, assim sendo, quando o sujeito do conhecimento empreende um pensamento sobre a realidade, tendo em vista nela intervir, a qualidade de sua intervenção estará na dependência dos domínios conceituais que lhe estão disponibilizados, ou seja, o pensamento (como expressão da capacidade de conhecer) não é um bem espontâneo que se ativa automaticamente quando um indivíduo é exposto à realidade.

Ele se desenvolve como conquista do ser social em processos de ensino, cujo o acervo resulta da história humana objetivada como riqueza pela ação práxica dos indivíduos que se apropriam dessas conquistas históricas. O indivíduo que pensa a realidade e sobre ela age, somente pode fazê-lo por meio da apropriação das conquistas históricas. Logo, a didática da pedagogia histórico-cultural critica a prática tecnicista em sala de aula.

Questão 32
Gabarito preliminar: errado
Comentário:

A Teoria Histórico-Cultural de Vigotski, em sua gênese, apresenta uma abordagem  social da aprendizagem, ou seja, é por meio das interações sociais que o indivíduo desenvolve suas funções psicológicas superiores. As funções psicológicas superiores contemplam a memória, a consciência, a fala, a percepção, a formação de conceitos, entre outros. As ações reflexas, as associações simples e as reações automatizadas são tidas como elementares. Logo, são consideradas superiores por se distinguirem dos processos psicológicos elementares como as ações reflexas (ex: o bebê ao sugar o leite materno no seio), as associações simples (ex: desviar o toque da mão com o fogo) e as reações automatizadas (ex: deslocar a cabeça em sentido de um barulho súbito).

Questão 33
Gabarito preliminar: errado
Comentário: Para Jean Piaget, o pensamento simbólico está associado à linguagem, mas vale ressaltar a importância de se considerar, inclusive, as especificidades apresentadas em cada estágio do desenvolvimento.

Questão 34
Gabarito preliminar: errado
Comentário:

Jean Piaget apresentou as etapas/fases/estágios do desenvolvimento cognitivo humano, abarcando dentre elas, quatro estágios diferentes de desenvolvimento: sensório-motor (0-2 anos); pré operatório (2-7 anos); operatório-concreto (7 – 11 anos)  e operatório formal (12 anos em diante). De acordo com ele, o pensamento abstrato, tão quanto o raciocínio, se desenvolvem no último estágio de desenvolvimento, ou seja, no  estágio das operações formais. ·      Estágio esse que também contempla a resolução sistemática de problemas.

Comentários feitos pelo professor Carlinhos Costa:

Questão 36
Gabarito preliminar: Certo
Comentário: A avaliação diagnostica é aplicada no início de cada ano letivo para mapear os conhecimentos prévios, as potencialidades e dificuldades do estudante.

Questão 37
Gabarito preliminar: Errado
Comentário: O professor da situação hipotética utiliza as avaliações diagnóstica, formativa e somativa. Diagnóstica no início do ano letivo, somativa através das provas bimestrais e formativa através da autoavaliação, dos rendimentos individuais dos estudantes e dos trabalhos.

Questão 38
Gabarito preliminar: Correto
Comentário: Os aspectos quantitativos foram considerados através do resultado das provas bimestrais e os qualitativos por meio da autoavaliação, dos rendimentos individuais dos estudantes e dos trabalhos.

Gabarito SME Recife PE extraoficial: Uso de tecnologia na educação e informática básica

Comentários feitos pelo professor Fabrício Macedo de Melo:

Questão 39
Gabarito preliminar: certo
Comentário:

Área de Trabalho (Desktop) é o principal ambiente do Windows ao qual o usuário tem acesso aos seus programas arquivos e pastas. Nela, é possível fixar o que utilizamos com maior frequência.

Questão 40
Gabarito preliminar: errado
Comentário:

O Explorador de arquivos é a ferramenta utilizada para o gerenciamento de arquivos pastas e programas do nosso computador. Por ele é até possível acessar um site utilizando a sua barra de endereços, porém, esse site será aberto no navegador padrão do Windows.

A ferramenta padrão do WINDOWS para navegação em sites é: Até o Windows 8.1 Internet Explorer; Windows 10 e 11 Edge

Questão 41
Gabarito preliminar: errado
Comentário:

O comando Salvar ao ser utilizado em um arquivo já nomeado irá apenas atualizar as alterações desse arquivo. Para Salvar com outro nome o comando correto é o SALVAR COMO.

Questão 42
Gabarito preliminar: errado
Comentário:

Animações é a guia onde se encontra os efeitos que aplicamos nos objetos do slides como caixas de texto e figuras. A guia que contém os efeitos de transição de slides é conhecida como TRANSIÇÕES.

Questão 43
Gabarito preliminar: certo
Comentário:

Quando você quiser que todos os seus slides contenham as mesmas fontes e imagens (como logotipos), poderá fazer essas alterações em um só lugar — no Slide Mestre, e elas serão aplicadas a todos os slides. Para abrir o modo de exibição do Slide Mestre, na guia Exibir, selecione Slide Mestre.

Observe que na opção TAMANHO DO SLIDE, TAMANHO DO SLIDE PERSONALIZADO, podemos alterar para a orientação Paisagem, onde todos os slides pertencentes a essa apresentação também serão alterados.

Com relação aos conceitos básicos e ao uso da Internet bem como às ferramentas Google utilizadas na área da educação, julgue os itens a seguir.

Questão 44
Gabarito preliminar: errado
Comentário:

O item está invertido.

O navegador possui uma JANELA que contém um ou mais ABAS que podem ser abertas cada uma com um endereço diferente para a visualização.

Questão 45
Gabarito preliminar: certo
Comentário:

O Google Drive é a ferramenta de armazenamento em nuvem da Google. Através dele é possível armazenar arquivos e organizá-los por pastas e assim utilizá-lo como um espaço para backup (cópia de segurança).

Questão 46
Gabarito preliminar: errado
Comentário:

O Histórico de navegação é responsável em listar as páginas que foram acessadas durante a navegação na Internet. A pasta responsável em armazenar, de forma padrão, os arquivos baixados pelo usuário chama-se DOWNLOADS.

Questão 47
Gabarito preliminar: errado 
Comentário:

PENDENTES são os trabalhos que o aluno ainda não entregou.

Na parte superior, clique em Pendentes e escolha uma opção: Para ver os trabalhos atribuídos pelo professor, clique em Atribuídos. Para ver os trabalhos que você não entregou, clique em Pendentes.

No ambiente do PROFESSOR, essa opção é conhecida como PARA CORRIGIR

Questão 48
Gabarito preliminar: errado
Comentário:

Como responsável, você pode receber resumos por e-mail sobre as atividades do aluno no Google Sala de Aula. Os resumos não incluem notas. Para saber as notas, pergunte ao aluno ou entre em contato com o professor.

Nos resumos por e-mail, você pode analisar os seguintes itens:

Trabalhos pendentes: trabalhos que ainda não tinham sido entregues quando o resumo foi enviado.

Próximos trabalhos: trabalhos com entrega hoje e amanhã (nos e-mails diários) ou na próxima semana (nos e-mails semanais).

Atividades da turma: os avisos, as atividades e as perguntas postados recentemente pelos professores.

Questão 49
Gabarito preliminar: certo
Comentário:

Através do Menu Inserir, CAIXA DE SELEÇÃO. Através dessa opção é possível inserir pequenas caixas que servirão de checklist para o usuário usar como controle de atividades.

Questão 50
Gabarito preliminar: errado
Comentário:

O compartilhamento dos arquivos do Drive do Google só são permitidos para quem tem uma conta no GOOGLE.

As contas do Google não precisam usar endereços do Gmail.

Gabarito SME Recife PE extraoficial: Temas educacionais e pedagógicos

Comentários feitos pela professora Charlene Rodrigues:

Questão 51
Gabarito preliminar: certo
Comentário:

Segundo Vygotsky, a aprendizagem ocorre por meio da interação social, ou seja,  o desenvolvimento do sujeito abarca a relação com o outro e com o mundo que o cerca. Vale lembrar que para ele, o indivíduo não é apenas ativo, mas também interativo, pois adquire conhecimentos a partir de relações intra e interpessoais.  A questão, de maneira ampla, coaduna com  as concepções apresentadas por Neves e Damiani (2006) ao apresentar algumas das contribuições:

[…] da Teoría SocioHistórica de Lev Vygotsky, que tem o seguinte princípio: a aprendizagem não é uma mera aquisição de informações, não acontece a partir de uma simples associação de ideias armazenadas na memória, mas é um processo interno, ativo e interpessoal. (NEVES E DAMIANI, 2006, p.1)

Questão 52
Gabarito preliminar: certo
Comentário:

Vygotsky, dava ênfase ao papel da linguagem e do processo histórico social no desenvolvimento do sujeito, ou seja, defende a aquisição de conhecimentos pela interação do sujeito com o meio, considerando, conforme citado na justificativa da questão anterior que o sujeito não é apenas ativo, mas também interativo, uma vez que adquire conhecimentos a partir de relações intra e interpessoais. De acordo com as teorias  Vygotskyanas o meio social é determinante do desenvolvimento humano, ou seja,  é por meio da troca com outros indivíduos que o conhecimento e as funções sociais são realizadas, e, nessa perspectiva o educador, por exemplo,  realiza a mediação do processo de ensino e aprendizagem. O estudante é  o sujeito da aprendizagem, e quem aprende na relação com o outro, nos grupos sociais em que está inserido, no meio, nos mais diversos contextos sociais. A aprendizagem é o motor do desenvolvimento. Segundo Neves e Damiani (2006), Vygotsky considera que a consciência é engendrada no social, a partir das relações que os homens estabelecem entre si, por meio de uma atividade sígnica, portanto, pela mediação da linguagem.

Questão 53
Gabarito preliminar: errado
Comentário:

Para Piaget, a evolução do conhecimento refere-se a um processo contínuo, construído a partir da interação ativa do sujeito com o meio (físico e social). O desenvolvimento humano passa por estágios sucessivos, estágios/fases de organização do campo cognitivo e afetivo, que vão sendo construídos em virtude da ação da criança e das possibilidades que o ambiente possibilita a mesma. De acordo com ele, a evolução do conhecimento corresponde a um processo contínuo, realizado por meio da interação ativa do sujeito com o meio (físico e social) por meio de sucessivas assimilações, acomodações e equilibrações. Em outras palavras, a ideia central de suas teorias defende que “[…] o conhecimento não procede nem da experiência única dos objetos nem de uma programação inata pré-formada no sujeito, mas de construções sucessivas com elaborações constantes de estruturas novas”. (PIAGET, 1976, prefácio).

Questão 54
Gabarito preliminar: certo
Comentário:

Lev Vygotsky desenvolveu sua perspectiva teórica tendo por base o desenvolvimento do indivíduo como resultado de um processo sócio-histórico, enfatizando o papel da linguagem e da aprendizagem no desenvolvimento, ou seja, no viés da  teoria  histórico-social. Para  Vygotsky (1982), além de  superar os unilateralismos na análise da relação sujeito-objeto, o importante é buscar compreender as especificidades dessa relação quando sujeito e objeto são históricos e quando a relação entre eles também é histórica.

Comentários feitos pela professora Andreia Sousa:

Questão 55

Gabarito preliminar: E

Comentário: Os objetivos são o ponto de partida, as premissas gerais do processo pedagógico. Representam as exigências da sociedade em relação à escola, ao ensino, aos alunos e, ao mesmo tempo, refletem as opções políticas e pedagógicas dos agentes educativos em face das contradições sociais existentes na sociedade. As atividades realizadas com os alunos com base nos objetivos estão relacionadas com as metodologias.

Questão 56

Gabarito preliminar: E

Comentário: A organização escolar reúne pessoas interagindo entre si e age via estruturas e processos organizativos próprios, com a finalidade de atingir seus objetivos de ensino e aprendizagem. O plano de aula juntamente com outros componentes da organização do trabalho pedagógico da escola é um dos produtos e não o produto final.

Questão 57

Gabarito preliminar: C

Comentário: o planejamento de aula é um instrumento essencial para o professor elaborar sua metodologia conforme o objetivo a ser alcançado, tendo que ser criteriosamente adequado para as diferentes turmas, havendo flexibilidade caso necessite de alterações. É de fato a situação didática real que envolve o processo de ensino e aprendizagem.

Questão 58

Gabarito preliminar: E

Comentário: A avaliação precisa ser concebida como feedback para que o professor possa redimensionar sua prática pedagógica, propiciando assim, a melhoria do processo ensino-aprendizagem. Ela passa a ser um instrumento que auxiliará o educador a atingir seus objetivos propostos em sua prática educativa e está relacionada aos objetivos e não aos conteúdos de ensino.

Questão 59

Gabarito preliminar: C

Comentário: Conforme (LIB NEO, 2013, p. 24), “[…] a educação escolar constitui-se num sistema de instrução e ensino com propósitos intencionais, práticas sistematizadas e alto grau de organização, ligado intimamente às demais práticas sociais”. É nesse ambiente que há possibilidade de construir, diariamente, a formação profissional através das práticas cotidianas de trabalho, podendo, assim, adotar formas de planejamento para que haja um direcionamento intencional.

Questão 60

Gabarito preliminar: C

Comentário: Ele deve ser um mediador, facilitador e articulador do conhecimento e não apenas aquele que detém a informação. Ele deve atuar como um pesquisador, que provoca o aluno a ser também curioso e descobrir a partir de seus próprios questionamentos.

Comentários feitos pelo professor Francisco Carlos Soares Costa:

Questão: 61
Gabarito preliminar: errado
Comentário:

Comentário – Segundo a lei 12.764/2012, o termo correto é pessoa com deficiência, como está descrito no artigo 1º § 2º – A pessoa com transtorno do espectro autista é considerada pessoa com deficiência, para todos os efeitos legais.

Questão: 62
Gabarito preliminar: errado
Comentário:

A professora deve adequar as atividades para promover ações de integração entre os estudantes, logo o termo não é cancelar, mas se reorientar/adequar.

Questão: 63
Gabarito preliminar: certo
Comentário:

Essa é uma ação positiva que irá promover a inclusão e envolver todos no processo para que o desenvolvimento seja o melhor entre os estudantes.

Questão: 64
Gabarito preliminar: certo
Comentário:

A ação da criança de utilizar outras formas de comunicação foi muito interessante e a professora deve estimular a criatividade e o trabalho que envolvam todos os estudantes.

Questão: 65
Gabarito preliminar: certo
Comentário:

O trabalho deve ser conjunto com a família e deve auxiliar o trabalho da escola. E deve mesmo ser envolvendo para alcançar todos os objetivos propostos para o estudante.

Comentários feitos pelo professor Carlinhos Costa:

Questão 66
Gabarito preliminar: Correto
Comentário: A pesquisadora argentina Delia Lerner classificou o trabalho em classe em três grandes blocos – atividades permanentes, sequências didáticas e projetos didáticos -, que hoje são conhecidos como modalidades organizativas.

Questão 67
Gabarito preliminar: Correto
Comentário: Uma prática pedagógica alicerçada na afetividade permite estabelecer um clima de confiança e respeito entre o professor e o aluno. Este vínculo é uma fonte de motivação no processo de ensino e aprendizagem, no qual fortalece o desenvolvimento cognitivo da criança.

Questão 68
Gabarito preliminar: 
Comentário: O aluno é o centro do processo ensino aprendizagem e é dever do professor forma-se continuamente para aperfeiçoar as suas práticas pedagógicas e fornecer o apoio necessário aos estudantes na construção do conhecimento.

Questão 69
Gabarito preliminar: Errado
Comentário: Na organização do trabalho pedagógico o professor deve priorizar as atividades intencionais e planejadas.

Comentários feitos pela professora Fernanda Borges:

Questão 70
Gabarito preliminar: Certo
Comentário:

Segundo Piaget, a criança não é um adulto em miniatura e o seu cérebro não é um cérebro de adulto em ponto reduzido. Ela representa características próprias de sua idade e é competente socialmente.

Questão 71
Gabarito preliminar: Certo
Comentário:

Paulo Freire dedicou-se para uma educação emancipadora, libertadora. Sua pedagogia era voltada para instrumentos que permitisse que o cidadão, por meio da problematização e reflexões de situações do cotidiano, consiga refletir de forma crítica, libertando-o da imposição da cultura do opressor. A questão da prova foi retirada das ideias de seu livro: Pedagogia da Libertação.

Gabarito SME Recife PE extraoficial: Conhecimentos Específicos

Comentários feitos pela professora Charlene Rodrigues:

Questão 70
Gabarito preliminar: certo
Comentário:

As concepções teóricas de Piaget, conforme exposto em suas obras, foi expressa nas palavras de Rousseau, citadas pelo próprio Piaget, segundo as quais uma criança não é um adulto em miniatura e o seu cérebro não é um cérebro de adulto em ponto reduzido.

Questão 71
Gabarito preliminar: certo
Comentário:

Conforme apresentado por  Chiarella, Lima, Moura, Marques e Marsiglia (2015) :

A proposta de Paulo Freire da educação da libertação (ou educação problematizadora) se baseia na indissociabilidade dos contextos e das histórias de vida na formação de sujeitos, que ocorre por meio do diálogo e da relação entre alunos e professores. Freire enfatiza que ambos, professores e alunos, são transformados no processo da ação educativa e aprendem ao mesmo tempo em que ensinam, sendo que o reconhecimento dos contextos e histórias de vida neste diálogo se desdobra em ação emancipadora. A educação problematizadora busca estimular a consciência crítica da realidade e a postura ativa de alunos e professores no processo ensino-aprendizagem, de forma que não haja uma negação ou desvalorização do mundo que os influencia. Sendo assim, a educação é encarada como um ato político, e as relações estabelecidas entre alunos e professores devem ser embasadas em interações de respeito entre sujeitos e cidadãos, de modo a construir conhecimento crítico e centrado na busca pela autonomia. No entanto, Freire ressalta que: “Ninguém é sujeito da autonomia de ninguém”(p.67), uma vez que a autonomia é sempre resultado de um esforço individual que gera o próprio amadurecimento e se constrói nas relações entre seres humanos e, somente nestas interações, ela se consolida.

Comentários feitos pela professora Andreia Sousa:

Questão 72
Gabarito preliminar: certo
Comentário: Quando as pessoas estão aprendendo a ler, formulam ideias sobre o funcionamento da língua escrita. Essas teorias internas evoluem por meio de reflexões que o próprio aluno faz sobre o sistema de escrita e por meio das interações com o ambiente.

Questão 73
Gabarito preliminar: certo
Comentário: A correspondência citada não está de acordo com o nível pré silábico, pois a criança nesse nível ainda não entende a escrita como representação gráfica da fala e nem faz associações com palavras prontas

Questão 74
Gabarito preliminar: certo
Comentário: A alfabetização e letramento começa bem antes que as crianças saibam ler e escrever formalmente, uma vez que se trata de um processo que se faz presente antes mesmo da criança vir ao mundo e se integrar na sociedade. Ele pode estar presente no cotidiano de todos seres humanos e conforme se desenvolvem percebem que saber ler e escrever é uma necessidade para que possam interpretar o mundo a sua volta.

Questão 75
Gabarito preliminar: certo
Comentário: O letramento vai além do ler e escrever, onde é necessário interagir com a leitura e a escrita dentro e fora do contexto escolar, de modo a cumprir as exigências atuais da sociedade, ou seja, a pessoa que sabe fazer uso da leitura e da escrita como prática social.

Questão 76
Gabarito preliminar: certo
Comentário: A relação entre alfabetização e letramento acontece quando entendemos que alfabetizada é a pessoa que aprende a escrita alfabética com habilidades para ler e escrever, sequencialmente, letramento é a continuação do saber ler e escrever, associado e vivenciado nas práticas sociais, por isso mesmo sendo analfabeto o individuo por meio do letramento pode ter sua inserção no meio social.

Questão 77
Gabarito preliminar: certo
Comentário: Uma prática constante de leitura de textos diversificados favorece a curiosidade das crianças, incentivo e novas descobertas . No contexto de letramento com livros, histórias contadas por adultos, acaba também tentando exercer práticas de leitura e escrita.

Questão 78
Gabarito preliminar: errado
Comentário: Enquanto a alfabetização desenvolve a aquisição da leitura e da escrita, o letramento se ocupa da função social de ler e escrever. Um indivíduo alfabetizado não significa necessariamente um indivíduo letrado.

Comentários feitos pelo professor Carlinhos Costa:

Questão 79
Gabarito preliminar: Certo
Comentário: As conversas entre os professores da ed. Infantil e do ensino fundamental são fundamentais para favorecer esse momento de transição das crianças entre as etapas da educação básica.

Questão 80
Gabarito preliminar: Errado
Comentário: A transição de forma abrupta é a menos é a menos producente. Apoio e continuidade são conceitos fundamentais para garantir que esse processo não seja uma ruptura, o que requer planejamento e implementação de melhores práticas por parte dos professores e gestores. Além de proporcionar apoio às crianças, para que se sintam seguras durante essa transição, os educadores devem compartilhar informações entre si, a fim de compreender como acolher cada aluno em seu caminho de aprendizagem, além de dialogar com as famílias para alinhar expectativas e diminuir preocupações.

Questão 81
Gabarito preliminar: Errado
Comentário: Na transição para o Ensino Fundamental a proposta pedagógica deve prever formas para garantir a continuidade no processo de aprendizagem e desenvolvimento das crianças, respeitando as especificidades etárias.

Questão 82
Gabarito preliminar: Errado
Comentário: Os conhecimentos adquiridos na educação infantil não são pré-requisitos para o acesso ao ensino fundamental.

Questão 83
Gabarito preliminar: Correto
Comentário: Na transição da educação infantil a continuidade dos processos de aprendizagens por meio da criação de estratégias adequadas aos diferentes momentos de transição vividos pela criança (transição casa/instituição de Educação Infantil, transições no interior da instituição, transição creche/pré-escola e transição pré-escola/Ensino Fundamental).

Comentários feitos pelo professor William Dornela:

Questão 84
Gabarito preliminar: errado
Comentário: O trabalho com as práticas de linguagens não devem limitar-se a cópia ou memorização. A BNCC orienta que o professor deve diversificar com estratégias e metodologias ativas e contextualizadas.

Questão 85
Gabarito preliminar: certo
Comentário: O trabalho pedagógico não deve ser fragmentado. Logo, deve haver a integração entre as diferentes vertentes que contribuem para a leitura e letramento efetivos.

Questão 86
Gabarito preliminar: errado
Comentário: O ensino da gramática normativa não deve se sobrepor às práticas de leitura e escrita. O aluno deve aprende-las de maneira contextualizada.

Questão 87
Gabarito preliminar: certo
Comentário: Cabe ao trabalho pedagógico considerar todas os conhecimentos e as vivências prévias dos estudantes.

Comentários feitos pela professora Charlene Rodrigues:

Questão 88
Gabarito preliminar: certo
Comentário:

Estreitar as relações com a História da Matemática pode ajudar a dar sentido às aulas, levar o aluno a entender qual os motivos que levaram os pesquisadores a descobrirem tal conceito, a fim de tornar a matemática mais prazerosa dando sentido às atividades propostas, não as deixando soltas e desconexas.

Questão 89
Gabarito preliminar: certo
Comentário:

Na escola, as situações-problema devem apresentar-se como possibilitadoras de construção, desconstrução, compartilhamento e aprimoramento das estratégias resolutivas, métodos e leituras singulares de/para cada indivíduo. Para tanto, deve haver fatores motivadores e desafiantes para as crianças, de modo que haja mobilização dos saberes e os conhecimentos práticos sejam colocados em uso.

Questão 90
Gabarito preliminar: errado
Comentário:

Os aplicativos matemáticos devem ser utilizados como recurso  pedagógico no ensino da matemática, pois favorecem o desenvolvimento do raciocínio dos estudantes, possibilitando a construção de novas aprendizagens e requer atenção, organização, cuidado, planejamento e intencionalidade educativa para que não crie dependência dos estudantes em relação a essas ferramentas  para a resolução de situações matemáticas.

Questão 91
Gabarito preliminar: errado
Comentário:

O ensino da matemática deve orientar-se de maneira mútua para a apropriação, pelo estudante, do conhecimento científico constituído pela humanidade, considerando-se a importância do desenvolvimento de competências relacionadas ao espírito investigativo e a produção de argumentos convincentes na resolução de problemas. A Base Nacional Comum Curricular, por exemplo, apresenta dentre as dez competências gerais da Educação Básica:

Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital –, bem como conhecimentos das linguagens artística, matemática e científica, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo. (BRASIL, 2018, p. 9)

O documento supracitado,ao tratar das competências específicas para o ensino da matemática no ensino fundamental, explicita que:

  1. Utilizar processos e ferramentas matemáticas, inclusive tecnologias digitais disponíveis, para modelar e resolver problemas cotidianos, sociais e de outras áreas de conhecimento, validando estratégias e resultados. 6. Enfrentar situações-problema em múltiplos contextos, incluindo-se situações imaginadas, não diretamente relacionadas com o aspecto prático-utilitário, expressar suas respostas e sintetizar conclusões, utilizando diferentes registros e linguagens (gráficos, tabelas, esquemas, além de texto escrito na língua materna e outras linguagens para descrever algoritmos, como fluxogramas, e dados). (BRASIL, 2018, p. 267)

Questão 92
Gabarito preliminar: errado
Comentário:

Odesenvolvimento moral perpassa  o processo de desenvolvimento do indivíduo. Segundo Piaget as experiências lúdicas apresentam um papel fundamental no que tange a cooperação entre os indivíduos, por meio de jogos coletivos, por exemplo. A ideia de que o jogo é um importante recurso para o desenvolvimento moral da criança é o fundamento da obra de Piaget.

Questão 93
Gabarito preliminar: errado
Comentário:

O jogo simbólico é importante para o desenvolvimento da imaginação da criança nas diversas etapas, inclusive no Ensino Fundamental, e em algumas modalidades da educação básica, conforme o público-alvo e as demandas e necessidades apresentadas pelos estudantes, por exemplo, na Educação Especial.

Questão 94
Gabarito preliminar: errado
Comentário:

Os jogos e as atividades lúdicas são importantes para o desenvolvimento dos estudantes, considerando, a importância de associá-los às intencionalidades educativas propostas, o planejamento elaborado, os conteúdos trabalhados, os objetivos a serem alcançados, as estratégias didáticas adotadas e a análise do processo de ensino e aprendizagem, preferencialmente, na perspectiva diagnóstica e formativa.

Questão 95
Gabarito preliminar: certo
Comentário:

Para Vygotsky,  brincar  pode ter papel essencial no desenvolvimento infantil uma vez que o aprendizado ocorre por meio das interações, a ludicidade possibilita atuações na zona de desenvolvimento proximal do sujeito, ou seja, gera-se condições para que determinados conhecimentos e/ou valores sejam construídos ao usufruir a imaginação e criar situações representativas e culturais, por exemplo. Em outras palavras, é possível afirmar que por meio da brincadeira há a criação de processos de desenvolvimento, que permitem internalizar o real e promover o desenvolvimento cognitivo. Afinal, para Lev Vygotsky, o jogo da criança perpassa a transformação criadora das impressões para a formação de uma nova realidade que responda às exigências e inclinações dela mesma. Vale lembrar que  o jogo permite a criação de um vínculo para o desenvolvimento intelectual da criança.

Questão 96
Gabarito preliminar: certo
Comentário:

Podemos retratar a importância dos jogos nas duas perspectivas, tanto para Jean Piaget quanto para Vygotsky. Vale ressaltar que para Piaget, a criança transforma a realidade a partir de suas necessidades e expectativas. Já para Vygotsky, o sujeito cria a partir do que conhece, ou seja, das oportunidades do meio e do contexto no qual está inserida, em função das suas necessidades e preferências.

Questão 97
Gabarito preliminar: errado
Comentário:

Vale destacar que Errada, linearidade não constitui a perspectiva de apropriação dos aspectos socioculturais, e que a BNCC afirma, de maneira explícita, o seu compromisso com a educação integral. Reconhece, assim, que a Educação Básica deve visar à formação e ao desenvolvimento humano global, o que implica compreender a complexidade e a não linearidade desse desenvolvimento, rompendo com visões reducionistas que privilegiam ou a dimensão intelectual (cognitiva) ou a dimensão afetiva. Significa, ainda, assumir uma visão plural, singular e integral da criança, do adolescente, do jovem e do adulto – considerando-os como sujeitos de aprendizagem – e promover uma educação voltada ao seu acolhimento, reconhecimento e desenvolvimento pleno, nas suas singularidades e diversidades. (BRASIL, 2018, p. 14)

Questão 98
Gabarito preliminar: errado
Comentário:

Segundo a Base Nacional Comum Curricular, a BNCC, ao tratar do ensino da História no ensino fundamental, […] um dos importantes objetivos da História no Ensino Fundamental é estimular a autonomia de pensamento e a capacidade de reconhecer que os indivíduos agem de acordo com a época e o lugar nos quais vivem, de forma a preservar ou transformar seus hábitos e condutas. A percepção de que existe uma grande diversidade de sujeitos e histórias estimula o pensamento crítico, a autonomia e a formação para a cidadania.(BRASIL, 2018, p.400).

Questão 99
Gabarito preliminar: certo
Comentário:

Dentre as dez competências gerais da educação básica apresentada na BNCC, voltadas a justificativa do gabarito da questão, por exemplo, podemos citar a quarta, que visa : Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital –, bem como conhecimentos das linguagens artística, matemática e científica, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo. (BRASIL, 2018, p.9).

Questão 100
Gabarito preliminar: errado
Comentário:

Conforme apresentado na BNCC, o Ensino Fundamental deve ter compromisso com o desenvolvimento do letramento matemático, definido como as competências e habilidades de raciocinar, representar, comunicar e argumentar matematicamente, de modo a favorecer o estabelecimento de conjecturas, a formulação e a resolução de problemas em uma variedade de contextos, utilizando conceitos, procedimentos, fatos e ferramentas matemáticas. É também o letramento matemático que assegura aos alunos reconhecer que os conhecimentos matemáticos são fundamentais para a compreensão e a atuação no mundo e perceber o caráter de jogo intelectual da matemática, como aspecto que favorece o desenvolvimento do raciocínio lógico e crítico, estimula a investigação e pode ser prazeroso (fruição). (BRASIL, 2018, p. 266).

Comentários feitos pelo professor Carlinhos Costa:

Questão 101
Gabarito preliminar: Certo
Comentário: O eixo da diversidade abrange questões como: gênero, sexualidade, raça e etnia entre outros.
“No encontro entre essas sociedades ou entre seus grupos, surgem diferenças que são marcadas como fronteiras, definindo que os indivíduos não são iguais, que têm singularidades próprias ao gênero, à raça e etnia, à religião, especificidades próprias de geração, de orientação sexual, da região onde vivem, da classe social a que pertencem. ” Política De Ensino Da Rede Municipal Do Recife. Página 51

Questão 102
Gabarito preliminar: Certo
Comentário: “A Educação é o instrumento mais importante no processo de mudanças para os novos paradigmas ambientais e de cidadania que a civilização humana precisa adotar. Nesse sentido, uma prática educativa em que a Educação Ambiental esteja sendo sedimentada, deve ser uma prática participativa, uma ação ampla, em que educadoras (es), estudantes e comunidade escolar se envolvam no processo. ” Política De Ensino Da Rede Municipal Do Recife. Página 80

Questão 103
Gabarito preliminar: Errado
Comentário: A educação especial inclusiva integra o eixo da diversidade.

Questão 104
Gabarito preliminar: Errado
Comentário: “Propor e coordenar atividades instigantes e desafiadoras, que impulsionem o desenvolvimento das (os) estudantes, é ampliar suas experiências e práticas socioculturais, concebendo que eles não só recebem, mas também criam, transformam e produzem cultura. ” Política De Ensino Da Rede Municipal Do Recife Fundamentos Teórico-Metodológicos – Página 175

Questão 105
Gabarito preliminar: Errado
Comentário: A avaliação diagnóstica ou sondagem, como é mais conhecida no contexto escolar, é um ato de inclusão, realizada no início e durante um processo de aprendizagem, buscando dar oportunidade ao aluno estar dentro do processo de ensino-aprendizagem. É parte importante da avaliação formativa.

Questão 106
Gabarito preliminar: Errado
Comentário: É indicado que a avaliação diagnóstica seja aplicada no início de um processo ou ciclo de ensino e aprendizagem.

Questão 107
Gabarito preliminar: Certo
Comentário: Emília Ferreiro e Ana Teberosky defenderam que a aquisição da escrita é um processo de construção baseado na forma como os estudantes pensam e entendem o universo letrado. As crianças evidenciam, ao tentar escrever, em qual estágio desse percurso se encontram – as hipóteses de escrita –, oferecendo as informações necessárias para o professor fazer intervenções e planejar atividades que lhes permitam avançar.

Questão 108
Gabarito preliminar: Certo
Comentário: Libâneo (1994), sugere que a avaliação deve ser feita no início como uma sondagem de conhecimentos, durante todo ano letivo, acompanhando o progresso dos alunos e no final cumprindo a função de realimentação do processo de ensino, para dar não só ao aluno a oportunidade de expor o que o mesmo já traz de conhecimento, mas também à professora de refletir sobre as estratégias a serem usadas para atingir as suas expectativas e dos alunos no decorrer do processo.

Comentários feitos pela professora Charlene Rodrigues:

Questão 109
Gabarito preliminar: errado
Comentário:

Segundo Jean Piaget, há 4 fases/estágios de desenvolvimento: Sensório-motor (0 a 2 anos);   Pré-operatório (2 a 7 anos);  Operações concretas (7 a 11 ou 12 anos);  Operações formais (11 ou 12 anos em diante). O estágio pré-operacional é uma continuação do primeiro estágio de desenvolvimento, o estágio de desenvolvimento sensório-motor. Nesta primeira fase a criança explora mais  mais as atividades sensório-motoras e o conhecimento é construído por meio da manipulação direta com objetos. Vale lembrar que no estágio pré-operacional a criança ainda recorre às atividades sensório-motoras para construir conhecimento, mas o desenvolvimento intelectual está baseado predominantemente nas atividades representacional, simbólica e social. Destaca-se ainda, que a criança conseguirá representar eventos internamente, e recorrerá menos às ações sensório-motoras para direcionar o comportamento.

Questão 110
Gabarito preliminar: certo
Comentário:

Jean Piaget apresentou as etapas/fases/estágios do desenvolvimento cognitivo humano, abarcando dentre elas, quatro estágios diferentes de desenvolvimento: sensório-motor (0-2 anos); pré operatório (2-7 anos); operatório-concreto(7 – 11 anos)  e operatório formal (12 anos em diante). De acordo com ele, no estágio sensório-motor, a criança apresenta pensamento restrito aos objetos de seu ambiente imediato. Gradativamente, a criança desenvolve o pensamento simbólico que marcam o início do desenvolvimento intelectual da criança.

Questão 111
Gabarito preliminar: errado
Comentário:

Segundo Jean Piaget, há 4 fases/estágios de desenvolvimento: Sensório-motor (0 a 2 anos);   Pré-operatório (2 a 7 anos);  Operações concretas (7 a 11 ou 12 anos);  Operações formais (11 ou 12 anos em diante). O estágio pré-operacional é uma continuação do primeiro estágio de desenvolvimento, o estágio de desenvolvimento sensório-motor. Nesta primeira fase a criança explora mais  mais as atividades sensório-motoras e o conhecimento é construído por meio da manipulação direta com objetos. Vale lembrar que no estágio pré-operacional a criança ainda recorre às atividades sensório-motoras para construir conhecimento, mas o desenvolvimento intelectual está baseado predominantemente nas atividades representacional, simbólica e social. Destaca-se ainda, que a criança conseguirá representar eventos internamente, e recorre menos às ações sensório-motoras para direcionar o comportamento.

Questão 112
Gabarito preliminar: certo
Comentário:

Segundo Jean Piaget, há 4 fases/estágios de desenvolvimento: Sensório-motor (0 a 2 anos);   Pré-operatório (2 a 7 anos);  Operações concretas (7 a 11 ou 12 anos);  Operações formais (11 ou 12 anos em diante). Na fase pré-operatória, a criança pode classificar e seriar objetos por aproximações sucessivas embora sem lógica de conjunto.

Questão 113
Gabarito preliminar: errado
Comentário:

Segundo Jean Piaget, há 4 fases/estágios de desenvolvimento: Sensório-motor (0 a 2 anos);   Pré-operatório (2 a 7 anos);  Operações concretas (7 a 11 ou 12 anos);  Operações formais (11 ou 12 anos em diante). A capacidade de reversibilidade é característica  do estágio das Operações Concretas, ou seja,  momento em que a criança apresenta a capacidade de o pensamento voltar ao ponto de partida.

Questão 114
Gabarito preliminar: certo
Comentário:

Segundo Piaget, há 4 fases/estágios de desenvolvimento: Sensório-motor (0 a 2 anos);   Pré-operatório (2 a 7 anos);  Operações concretas (7 a 11 ou 12 anos);  Operações formais (11 ou 12 anos em diante). No estágio operatório-concreto, o sujeito começará a utilizar a lógica e o raciocínio a partir de informações específicas para um princípio geral, embora tais informações sejam muito concretas e literais em seu pensamento. 

Comentários feitos pelo professor Carlinhos Costa:

Questão 115
Gabarito preliminar: Errado
Comentário: As crianças desenvolvam suas capacidades e exercitem sua maneira própria de pensar, sentir e ser, ampliando suas hipóteses acerca do mundo ao qual pertencem.

Questão 116
Gabarito preliminar: Certo
Comentário: “Brincar é uma das atividades fundamentais para o desenvolvimento da identidade e da autonomia. O fato de a criança, desde muito cedo, poder se comunicar por meio de gestos, sons e mais tarde representar determinado papel na brincadeira faz com que ela desenvolva sua imaginação. ” REFERENCIAL CURRICULAR NACIONAL PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL – Volume 2 – página 22

Questão 117
Gabarito preliminar: Errado
Comentário: Conforme disposto nas DCN´S da Educação Infantil – “Art. 9º As práticas pedagógicas que compõem a proposta curricular da Educação Infantil devem ter como eixos norteadores as interações e a brincadeira, garantindo experiências que…”. Portanto, promover contextos favorecedores de interações sociais é responsabilidade das instituições de educação infantil. Além disso, a finalidade da educação infantil é promover “o desenvolvimento integral da criança até cinco anos de idade em seus aspectos físicos, psicológicos, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade”. Sendo assim, a função primordial da educação infantil não é meramente o preparo cognitivo da criança.

Questão 118
Gabarito preliminar: Errado
Comentário: “A imitação é resultado da capacidade de a criança observar e aprender com os outros e de seu desejo de se identificar com eles, ser aceita e de diferenciar-se. (…) A observação é uma das capacidades humanas que auxiliam as crianças a construírem um processo de diferenciação dos outros e consequentemente sua identidade. ” REFERENCIAL CURRICULAR NACIONAL PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL – Volume 2 – página 21

Questão 119
Gabarito preliminar: Certo
Comentário: “É na interação social que as crianças são inseridas na linguagem, partilhando significados e sendo significadas pelo outro. Cada língua carrega, em sua estrutura, um jeito próprio de ver e compreender o mundo, o qual se relaciona a características de culturas e grupos sociais singulares. Ao aprender a língua materna, a criança toma contato com esses conteúdos e concepções, construindo um sentido de pertinência social. ” REFERENCIAL CURRICULAR NACIONAL PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL – Volume 2 – página 24

Questão 120
Gabarito preliminar: Certo
Comentário: “As crianças orientam-se para outras pessoas à medida que expandem seus campos de ação. Embora bem pequenas, elas também demonstram forte motivação para a interação com outras crianças. A orientação para o outro, além de lhes garantir acesso a um grande conjunto de informações que este outro lhes proporciona, evidencia uma característica básica do ser humano que é a capacidade de estabelecer vínculos. ” REFERENCIAL CURRICULAR NACIONAL PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL – Volume 2 – página 17.

Gabarito SME Recife PE extraoficial: Gabarito preliminar

A consulta individual aos gabaritos preliminares da prova objetiva será disponibilizada no site da banca organizadora Cebraspe nos dias 13 a 15 de junho de 2023.

Gabarito SME Recife PE extraoficial: Recursos

O candidato que desejar interpor recursos contra os gabaritos oficiais preliminares das provas objetivas disporá do período provável dos dias 14 e 15 de junho para fazê-lo, ininterruptamente, diretamente no site do Cebraspe.

Para recorrer contra os gabaritos oficiais preliminares das provas objetivas, o candidato deverá utilizar o Sistema Eletrônico de Interposição de Recurso, disponível no endereço da banca Cebraspe, e seguir as instruções ali contidas.

Gabarito SME Recife PE extraoficial: análise

Fez a prova do Concurso SME Recife PE neste domingo (11/06)? Deixe nos comentários a sua análise sobre a prova.

• O que você achou do nível de dificuldade da prova?
• O conteúdo cobrado na prova estava de acordo com o previsto no edital?
• A banca trouxe alguma inovação na cobrança do conteúdo?
• Havia muitos candidatos ausentes na sua sala?

Veja AQUI mais informações sobre o Concurso SME Recife PE

Aprovado em 2023: 10 motivos para começar a estudar para concursos agora! – Com os professores Aragonê, Luana e Fernanda

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Resumo do Concurso SME Recife PE

Concurso Concurso SME Recife PE
Situação atual em andamento
Banca organizadora Cebraspe
Cargos Professor
Escolaridade Níveis médio e superior
Carreiras Educação
Lotação Estado de Pernambuco
Número de vagas 1000 + CR
Remuneração de R$ 2.211,00 a R$ 3.642,40
Inscrições de 27/3 a 25/4/2023
Taxa de inscrição de R$ 157,28
Data da prova objetiva 11/6/2023
Clique aqui para ver o edital do Concurso SME Recife PE

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